PplWare Mobile

3D XPoint – Novo tipo de memória 1000x mais rápida

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Kn0xx says:

    Intel Optane, tem havido bastante comentarios negativos…. embora o principal efeito seria substituir as RAM’s…

    • joão says:

      as RAMs são um bocado mais rápidas q a Intel Optane. estas servirão para SSD rápidos. talvez com o tempo seja possivel ter memória flash com a velocidade e durabilidade da RAM mas ainda não é desta.

  2. Rafael Cardoso says:

    No meu samsung ssd 850evo activo o rapid mode e faz uso da RAM para ficar fom velocidades vertiginosas sem gastar mais um €

    • Carlos says:

      Também ativei no meu SSD 850 PRO e lê a 5.520 MB/s e escreve a 4.456 MB/s

      • Paulo Martins says:

        Como é que o SSD lê a 5.520mb/s quando a velocidade de leitura é ligeiramente superior a 500mb/s para um ficheiro contínuo?

        O que estão a usar é um RAM Disk, por isso estão a usar a RAM como cache para ler/escrever, neste caso se quiserem gravar um ficheiro de 1gb a impressão que dá é que foi instantâneo mas na verdade demora alguns segundos a passar o ficheiro da RAM para o disco, sendo que há o risco de o ficheiro ficar corrompido se houver uma interrupção de energia enquanto o ficheiro é passado da RAM para o SSD. Da mesma forma que a leitura só é assim tão rápida se o ficheiro já estiver em RAM.

        O Optane têm velocidades de leitura/escrita de 2400/2000mb/s quase 5x mais que o teu SSD, sendo que se quiseres também podes usar o mesmo truque do RAM Disk para dar exatamente a mesma velocidade de leitura.

        Agora também não acho que justifique o preço, mas quanto ao Rapid Mode a menos que compres uma UPS não vale o risco de ficar com ficheiros corrompidos, por isso também não fica a 0€ o “upgrade”.

    • zémanucasdopimbatrucas says:

      obrigado pela dica

    • Goncalo Pinto says:

      Eu tambem tenho um 850Evo de 250Gb, tinha antes um HDD de 1Tb hibrido com SSD de 8Gb, era bastante rapido tambem, agora uso-o como secundario, ganhei imenso em performance, embora antes fosse tambem bastante rapido.
      O SO carrega cerca de 10 vezes mais rapido, e apps pesadas abrem muito mais rapido. E a melhoria foi bastante significativa depois de activar o Rapid Mode.

  3. Pedro says:

    Há que espremer a tecnologia actual bem, até estar bem espremida…

  4. Antunes says:

    Intel Optane o maior fracasso de sempre.

    Discos com rapid mode da samsung fazem o mesmo a anos…

  5. Carlos says:

    Nao me espanta que só apareça agora. A indústria militar anda sempre a frente do consumidor final. Os processadores usados agora no armamento atual só os vamos ter para consumo final daqui a uns 5 ou 10 anos. Quem pensa o contrário engana-se

  6. Hugo Gomes says:

    Eu só vou fazer um pc novo quando sair o primeiro processador quantico para a linha doméstica ate la vou dando umas jogadas no meu pentiun 200

    • Goncalo Pinto says:

      Pentium 200? Isso ja e peca de museu ha alguns anos. O que consegues jogar nisso? Solitaire e pouco mais. Qualquer Smartphone e mais rapido que isso.

  7. Daniel isidro says:

    Giro, mas… há ali uma frase que me intriga: “Convenientemente, esta tecnologia consegue guardar informações mesmo quando o dispositivo está desligado, ao contrário de outras fontes de armazenamento voláteis, como a RAM.”
    Quer dizer que se pode aceder a este dispositivo e registar informação mesmo estando desligado?
    Se sim Isso é o Santo Gral da pirataria e dos serviços de informação, conseguir colocar dados num dispositivo desligado, que ao ligar-se pode ficar refém de virus. ransomeware ou abrir backdoors para espionagem!
    Ou então percebi mal o que lá estava escrito em cima!

    • Hugo says:

      Não. A informação apenas lá permanece quando desligado, mas não é possível aceder ao dispositivo.

    • Nuno says:

      Percebeste mal… Simplesmente é como um disco e não perde a informação quando é desligado…

    • BRUNO CERQUEIRA says:

      Percebeste mal Daniel, o que se quer dizer com essa frase é apenas que ao contrário da RAM que apenas com o dispositivo ligado consegue “Reter” informação, perdendo-a quando o dispositivo é desligado, o Optane retem essa informação, tal como um disco regular hdd ou ssd. A comparação era apenas com a RAM, obviamente que com o dispositivo desligado não tens acesso a ler/escrever no optane.

  8. Jose Leal says:

    “Quando comparado com outras formas de armazenamento de informações, como NAND e DRAM, 3D XPoint é quase 1000 vezes mais rápido na leitura e escrita de informações.”

    Isto é incorrecto.
    Estão a comparar o 3D Xpoint com NAND _e_ DRAM?!?!
    DRAM é 10x mais rapido que NAND… por isso o 3D Xpoint não pode ser 1000x mais rápido que ambos…
    Por favor rectifiquem o artigo, já que induz em erro quem não está mais atento.

  9. Nuno Oliveira says:

    A intel só compara com NAND e não com DRAM…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.