3D XPoint – Novo tipo de memória 1000x mais rápida
Memória... sim, muitas vezes dizemos que os nossos dispositivos apenas têm é uma "vaga ideia". Quer se trate do nosso computador, smartphone ou tablet, encontramos sempre problemas na capacidade de armazenamento ou na velocidade com que conseguimos aceder às nossas informações. Tudo tem a ver com ferramentas ao serviço do dispositivo.
A mais recente ferramenta de armazenamento é a 3D XPoint, uma tecnologia de memória de última geração que a Intel e a Micron Technology mantiveram escondida desde 2012.
3D XPoint... colosso de velocidade
O 3D XPoint é uma nova tecnologia para os SSD que consegue velocidades verdadeiramente vertiginosas no acesso à memória. A tecnologia é a junção da memória RAM e do armazenamento flash, sendo quatro vezes mais denso do que a memória RAM tradicional.
Convenientemente, esta tecnologia consegue guardar informações mesmo quando o dispositivo está desligado, ao contrário de outras fontes de armazenamento voláteis, como a RAM. Quando comparado com outras formas de armazenamento de informações, como NAND e DRAM, 3D XPoint é quase 1000 vezes mais rápido na leitura e escrita de informações.
Como funciona esta tecnologia?
A inovadora tecnologia 3D XPoint, cria um tabuleiro de tridimensional onde as células de memória assentam na interseção com as linhas, permitindo assim que as células sejam acedidas individualmente. Como resultado, os dados podem ser escritos e lidos em tamanhos pequenos, levando a processos de leitura / gravação rápidos e eficientes.
Este tipo de memória já está disponível na próxima geração de computadores. O Optane SSD DC P4800X será o primeiro produto da Intel com esta nova tecnologia. Este SSD de 375 GB terá um custo de 1520 dólares (cerca de 1320 euros). A Intel lançará também um segundo produto com esta tecnologia mais acessível, a 44 dólares (cerca de 40 euros), equipado com uma memória de 16 GB.
Eficiência melhorada
Esta tecnologia não é pensada para substituir completamente o seu disco, mas sim trabalhar lado a lado com ele. A memória Optane pode aumentar a produtividade carregando aplicações em quase 600% mais rápido. Sendo um gamer ou um profissional, necessita sempre de um grande poder computacional é aqui onde a tecnologia XPoint 3D faz a diferença em eficiência e velocidade.
Este artigo tem mais de um ano
Intel Optane, tem havido bastante comentarios negativos…. embora o principal efeito seria substituir as RAM’s…
as RAMs são um bocado mais rápidas q a Intel Optane. estas servirão para SSD rápidos. talvez com o tempo seja possivel ter memória flash com a velocidade e durabilidade da RAM mas ainda não é desta.
No meu samsung ssd 850evo activo o rapid mode e faz uso da RAM para ficar fom velocidades vertiginosas sem gastar mais um €
Também ativei no meu SSD 850 PRO e lê a 5.520 MB/s e escreve a 4.456 MB/s
Como é que o SSD lê a 5.520mb/s quando a velocidade de leitura é ligeiramente superior a 500mb/s para um ficheiro contínuo?
O que estão a usar é um RAM Disk, por isso estão a usar a RAM como cache para ler/escrever, neste caso se quiserem gravar um ficheiro de 1gb a impressão que dá é que foi instantâneo mas na verdade demora alguns segundos a passar o ficheiro da RAM para o disco, sendo que há o risco de o ficheiro ficar corrompido se houver uma interrupção de energia enquanto o ficheiro é passado da RAM para o SSD. Da mesma forma que a leitura só é assim tão rápida se o ficheiro já estiver em RAM.
O Optane têm velocidades de leitura/escrita de 2400/2000mb/s quase 5x mais que o teu SSD, sendo que se quiseres também podes usar o mesmo truque do RAM Disk para dar exatamente a mesma velocidade de leitura.
Agora também não acho que justifique o preço, mas quanto ao Rapid Mode a menos que compres uma UPS não vale o risco de ficar com ficheiros corrompidos, por isso também não fica a 0€ o “upgrade”.
Paulo, io problema da falha de power é num desktop, num portátil não se aplica, a ups está lá. É a bateria. 🙂
Pois mas não há Optane para portáteis, portanto a comparar é batatas com batatas, desktop com desktop…
obrigado pela dica
Eu tambem tenho um 850Evo de 250Gb, tinha antes um HDD de 1Tb hibrido com SSD de 8Gb, era bastante rapido tambem, agora uso-o como secundario, ganhei imenso em performance, embora antes fosse tambem bastante rapido.
O SO carrega cerca de 10 vezes mais rapido, e apps pesadas abrem muito mais rapido. E a melhoria foi bastante significativa depois de activar o Rapid Mode.
Há que espremer a tecnologia actual bem, até estar bem espremida…
Intel Optane o maior fracasso de sempre.
Discos com rapid mode da samsung fazem o mesmo a anos…
o rapid mode não é só cache em ram? assim até com disquetes.
Usa a Ram para guardar a informação antes de a escrever no disco.
O único problema é que podes perder alguma informação se o computador se desligar de repente.
não digo fracasso mas, parece já algo obsoleto, em comparação a alguns ssd’s.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel-optane-16gb&num=2
Esse artigo é usar um Optane como cache para um HDD, e embora acelere ligeiramente o sistema não se compara a ter um SSD em vez de um HDD.
Agora tamos a falar em trocar um SSD por um Optane, que é efetivamente mais rápido que qualquer SSD, mas como os SSD’s já não são propriamente lentos a diferença não é assim notória no dia a dia, a menos que trabalhes com ficheiros muito grandes (vários GB).
Finalmente um comentario com “nata”. A avaliar por outros comentarios aqui escritos por outros leitores, ve-se que ou nao leem os artigos ou nao conseguem entender o que esta escrito.
Nao me espanta que só apareça agora. A indústria militar anda sempre a frente do consumidor final. Os processadores usados agora no armamento atual só os vamos ter para consumo final daqui a uns 5 ou 10 anos. Quem pensa o contrário engana-se
Eu só vou fazer um pc novo quando sair o primeiro processador quantico para a linha doméstica ate la vou dando umas jogadas no meu pentiun 200
Pentium 200? Isso ja e peca de museu ha alguns anos. O que consegues jogar nisso? Solitaire e pouco mais. Qualquer Smartphone e mais rapido que isso.
Giro, mas… há ali uma frase que me intriga: “Convenientemente, esta tecnologia consegue guardar informações mesmo quando o dispositivo está desligado, ao contrário de outras fontes de armazenamento voláteis, como a RAM.”
Quer dizer que se pode aceder a este dispositivo e registar informação mesmo estando desligado?
Se sim Isso é o Santo Gral da pirataria e dos serviços de informação, conseguir colocar dados num dispositivo desligado, que ao ligar-se pode ficar refém de virus. ransomeware ou abrir backdoors para espionagem!
Ou então percebi mal o que lá estava escrito em cima!
Não. A informação apenas lá permanece quando desligado, mas não é possível aceder ao dispositivo.
Percebeste mal… Simplesmente é como um disco e não perde a informação quando é desligado…
Percebeste mal Daniel, o que se quer dizer com essa frase é apenas que ao contrário da RAM que apenas com o dispositivo ligado consegue “Reter” informação, perdendo-a quando o dispositivo é desligado, o Optane retem essa informação, tal como um disco regular hdd ou ssd. A comparação era apenas com a RAM, obviamente que com o dispositivo desligado não tens acesso a ler/escrever no optane.
“Quando comparado com outras formas de armazenamento de informações, como NAND e DRAM, 3D XPoint é quase 1000 vezes mais rápido na leitura e escrita de informações.”
Isto é incorrecto.
Estão a comparar o 3D Xpoint com NAND _e_ DRAM?!?!
DRAM é 10x mais rapido que NAND… por isso o 3D Xpoint não pode ser 1000x mais rápido que ambos…
Por favor rectifiquem o artigo, já que induz em erro quem não está mais atento.
Não, quem diz é a Intel: https://newsroom.intel.com/news-releases/intel-and-micron-produce-breakthrough-memory-technology/
A intel só compara com NAND e não com DRAM…