Modder criou um cartão de memória para a PlayStation 1 com um Raspberry Pi
Volta e meia surgem notícias sobre ideias e equipamentos criados pelos utilizadores. Umas mais engraçadas e úteis do que outras, mas, no geral, todas têm um mesmo ingrediente em comum: a criatividade.
Assim sendo, recentemente um modder decidiu criar um cartão de memória para a consola PlayStation 1 da Sony através de um Raspberry Pi.
Criado cartão de memória para a PlayStation 1 com um Raspberry Pi
Possivelmente muitos dos leitores mais jovens não têm ideia de que, para haver uma PlayStation 5, houve inicialmente uma PlayStation 1. Pois bem, esta consola deu o pontapé de saída a um conjunto de PlayStations que se tornaram num verdadeiro sucesso da marca Sony, geração após geração. E basta olharmos para uma PS1 para percebermos quanto é que o mundo tecnológico já evoluiu.
No entanto, estes equipamentos mais antigos também podem estar mais atualizados com algumas alterações simples. E é aqui que entra o modder Daniele Guiliani que criou um cartão de memória para a sua PlayStation 1, através de um Raspberry Pi Pico.
Com esta criação, a consola consegue detetar e validar o cartão de memória através do mini computador. O sistema adiciona uma interface USB ao cartão de memória e faz a ligação através de cabos soldados. Desta forma, o Raspberry Pi é usado para guardar jogos na interface do cartão de memória e este 'pequeno hack' permite assim expandir a capacidade da consola para muito mais além dos jogos.
Para além de simples, este processo até acaba por ficar bastante barato. No entanto convém que o utilizador tenha alguns conhecimentos sobre estes sistemas para saber aquilo que está a fazer.
Uma das grandes vantagens desta modificação é a transferência de dados da consola para outros equipamentos. Para além disso, Guiliani adianta que está a trabalhar numa PCB personalizada para que o cartão original não necessite ser partido para ser retirada a parte externa e interna.
Veja melhor esta ideia no seguinte vídeo:
A ideia do modder é comercializar este sistema mas, para já, ainda não não revelou uma data de lançamento ou preços. Como tal, será necessário aguardar pela criação do primeiro protótipo funcional para percebermos melhor o que esperar desta ideia.
Pode ver mais detalhes sobre este sistema aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto, esse modder complicou aquilo que antes era simples.
Btw. “Possivelmente muitos dos leitores mais jovens não têm ideia de que, para haver uma PlayStation 5, houve inicialmente uma PlayStation 1”. Não foi necessario haver 359 Xbox,s para Existir uma Xbox 360
Lamento que não tenhas percebido uma coisa simples.
Podia ate dar o meu ponto de vista, mas não ias perceber, apesar de ser simples.
Não pode ser simples, pois se assim fosse, conseguias mostrar esse ponto de vista. Afinal, a ideia da caixa de comentários é expressar também pontos de vista.
Se fossemos por essa logica do simples, ainda eras uma célula dentro de agua, em vez de um comentador inútil.
optimo agora quem não tiver o que inventar já pode criar um lança missel com uma play station 🙂
O mais importante não foi mencionado. Depois é possível ter um cartão de, por exemplo 1Gb, ou continua-se limitado aos 1Mb?
o raspberry pi pico sò tem 1mb de armazenamento por isso não passa disto
estou certo que o pico tem spi e como tal podes la ligar um cartao de 1gb. No entanto tb acredito que a playstation 1 nao suporte cartoes maiores que 4 ou 8mb
No entanto com um bocadinho de codigo podes fazer 100 cartoes de 8mb sem tirar o cartao, e assim ser compativel com a playstation1.
mas só estou a atirar coisas para o ar… nao fui investigar
Acho inacreditável certos seres “humanos”…., enfim, observe-se o seguinte:
“For free” cada um de nós, humanos, podemos ter acesso, ler, e quem sabe criar alguma cultura , com este artigo\post.
Ora…, se a primeira coisa que alguém vem “comentar” em um artigo, é fazer um comentário daqueles…vá lá pessoal !!…temos de mudar\adaptar\ensinar a nós próprios, de forma “simples” 😉
Todos nós, por uma razão ou outra, podemos não gostar, mas fogo, respeitem o trabalho uns dos outros!! Veio ler a noticia, não gosta, ponto..não precisa de ir mais além.., porque se fosse mais além chamar-se-ia opinião, própria!!!!!!, mesmo que construtiva! Obrigado pelo artigo, equipa pplware.