Meo Smart Home: Primeiras configurações
O Pplware tem em testes o Kit Meo Smart Home que permite ter a nossa casa debaixo de olho. O kit que temos em testes vem com uma câmara de vídeo HD, um detetor de fumo, um sensor de abertura de portas ou janela, uma central de controlo, uma sirene interior e um telecomando para ativar/desativar todo o sistema.
Depois do Unboxing, hoje ensinamos a realizar as primeiras configurações.
O que é o Meo Smart Home?
O Meo Smart Home é um sistema de proteção e controlo à distância da sua casa ou empresa. É fácil de instalar e utilizar. Com recurso a um smartphone, tablet ou PC, o Meo Smart Home permite-lhe:
- Receber alertas em tempo real por chamada, SMS ou email sempre que se detetar uma intrusão (através da abertura das portas, janelas ou detetado movimento através da câmara) ou, por exemplo, a deteção da presença de fumo
- Verificar, em tempo real, as áreas vigiadas (de dia ou de noite e consultar gravações em vídeo)
- Efetuar gravações automáticas em caso de alerta;
- Consulta de eventos;
- Entre outras funcionalidades
O Meo Smart Home tem autonomia para um período máximo de 48 horas através da bateria que está presente na Central Smart Home.
Ativar e instalar o Smart Home
O processo de ativação, configuração e instalação acontece de forma guiada. Depois de adquirir o kit, deve ir à Área de Cliente e proceder à ativação do Kit. Para tal basta que introduza o Nº de Série da Central do seu pacote MEO Smart Home.
Após a ativação, o utilizador recebe um Nº de serviço MEO que é necessário para o primeiro acesso ao site MEO Smart Home.
Depois de carregar no link onde diz Meo Smart Home é solicitado ao utilizador que introduza o Nº de Serviço e também o Código de Acesso MEO que se encontra disponível na Central.
Depois do registo da Central MEO com sucesso, é necessário indicar quais os números de alerta e e-mails para serem contactados em caso de alerta.
O próximo passo é a instalação de cada um dos seus equipamentos. Siga as instruções apresentadas para configurar, passo a passo, os equipamentos do seu Pack de Segurança e Vídeo Smart Home.
Para cada equipamento é apresentado um guia, de forma muito interativa, que ajuda no processo de configuração. Basta seguir as instruções que vão desde o inserir pilhas, ligar cabos, etc. Se por algum motivo a Central não detetar um dos dispositivos o utilizador pode sempre voltar a proceder à Instalação do seu pacote.
Depois dos equipamentos configurados e "emparelhados" com a Central, basta ir à plataforma de gestão aqui e no menu Equipamentos > Estado dos Equipamentos verificar se estão listados todos os equipamentos que configurou. Se sim, o sistema está pronto a funcionar.
Caso contrário pode ir a Definições > Instalação do seu pacote e instalar todos os dispositivos ou então algum específico.
Num próximo artigo vamos explorar a plataforma Web e também a aplicação móvel para visualizar todos os alertas e configurar ações.
Este artigo tem mais de um ano
Parece interessante.
Uma duvida, vem com “um sensor de abertura de portas ou janela”, se a casa tiver 7 portas e umas 20 janelas, terá de ser um desses sensores por cada uma, correcto? Totalizando, neste caso, 27 sensores.
mais vale por um alarme, casas inteligentes com estas características já existem há 20 anos.
Sim, aí não tens hipótese. No entanto a Webcam pode cobrir uma boa área e dar esse feedback.
Na minha opinião o sistema é limitado, mas para quem não percebe muito de segurança até poderá ser engraçado. Se pretendem um sistema que resulte este não é o melhor. Por exemplo quantas divisões possui uma casa? Uma só câmara é para colocar num espaço comum ( ex: Corredor), mas se alguém entra para um quarto e não passar pelo corredor de que serve a Câmara? O sistema deverá ser global e se possível redundante.
Mas a duração de apenas 48 horas de bateria é pouco para quem vai de férias por exemplo, não?
Ou têm outra alimentação alternativa?
Tem alimentação por energia elétrica, só se faltar a eletricidade é que passa para a bateria.
O pacote base vem com estes acessórios mas é sempre possivel acrescentar mais cameras, sensores, etc…
Esta solução é uma adaptação do Homesys da EverSpring (em França SFR Maison Connectée). Para casas grandes falta o repetidor (Modelo SA-823 da HomeSys).
http://www.authorstream.com/Presentation/manching-2559039-homesys-2015-august/
Claro, a SFR pertence à Altice.
Prefiro o meu Raspberry pi a trabalhar com o Home Assistant e com sensores Xiaomi.
Em meia dúzia de meses fica pago. Pagar um serviço à Meo para sempre? Não me parece…
Essa opção de home assistant com sensores da xiaomi é bastante trabalhosa e complicada para quem quer um sistema de segurança.
Tem que se perder algum tempo na instalação e configuração inicial