MediaTek poderá ser a primeira empresa a lançar chips de 4nm
A indústria dos chips está cada vez mais evoluída no que respeita ao seu processo de fabrico. E numa altura em que a litografia de 5nm é atualmente a mais avançada já no mercado, também se começa a falar cada vez mais nos processos de 3nm e até de 2nm.
No entanto, as últimas notícias revelam que a taiwanesa MediaTek será a primeira empresa a lançar chips de 4 nanómetros.
Com a evolução do processo de fabrico, o mercado dos chips está cada vez mais competitivo. As marcas pretendem ser as primeiras a agarrar a oportunidade única de lançar em primeira mão equipamentos compostos com a mais atual tecnologia. Desta forma, marcas como a Apple, MediaTek, Qualcomm, entre outras, vão estar muito atentas a todas as oportunidades e movimentações da concorrência.
MediaTek poderá ser a primeira a lançar chips de 4nm
A MediaTek tem crescido gradualmente e, aos pouco, vai conseguindo alcançar as suas marcas rivais. Desta forma, segundo os últimos relatórios do mundo industrial, a empresa de Taiwan será a primeira a oferecer aos clientes OEM chips produzidos com o processo de fabrico de 4nm da conterrânea TSMC.
De acordo com os detalhes, a produção em massa destes componentes acontecerá no final deste ano de 2021 ou no início de 2022. Ou seja, mais tardar será a meio do próximo ano que chegarão os primeiros smartphones compostos por processadores com litografia de 4nm.
Por conseguinte, algumas das maiores fabricantes de smartphones já reservaram mesmo os próximos chips topo de gama da MediaTek. Entre essas marcas encontram-se a OPPO, Xiaomi, Samsung e Vivo.
O outro lado da moeda revela que, para garantir o pedido de 4nm, a MediaTek pagou 80 dólares (~66 euros) por cada chip. Já os atuais chips custam entre 30 a 35 dólares (~25 a 30 euros). Desta forma, podemos concluir que os próximos telefones com estes componentes serão significativamente mais caros do que os atuais.
Para espicaçar ainda mais este tema, um insider chinês revelou recentemente que o hardware da marca taiwanesa será capaz de competir diretamente com a linha topo de gama Snapdragon 800 da Qualcomm, ao nível de desempenho e consumo de energia.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
engraçado que falam que a Apple irá ter chips de 4nm para Macs ainda este ano, por isso como é que a MediaTek será a primeira?
Se calhar vai lançar antes da Apple, mas eu só fico satisfeito quando a tecnologia dos processadores chegar aos zero nm
se dizem que a produção pode começar ser no fim do ano ou no início de 2022… têm que se apressar… é que a Apple não espera por intermediários para lançar produtos com novos processadores.
A Apple tem sempre de esperar pela TSMC.
A TSMC não é um intermediário, é o local de fabrico, o ponto comum entre a Apple e a MediaTek, sendo que a MediaTek é o “intermediário” entre o fabrico e as empresas que necessitam dos processadores para os aparelhos vendidos ao consumidor final.
Então que intermediários é que falavas, numa conversa que se refere ao fabrico na TSM?
Já referi que MediaTek funciona como o “intermediário” antes de se lançarem produtos com os novos processadores para o consumidor.
A Apple não necessita de esperar por ninguém para começar logo a vender, até porque sendo supostamente para Macs nem precisa de muita produção. Já os fabricantes de smartphones têm que esperar pelas decisões e logística da MediaTek, e haverá duplicação de passos,
Tanto a Mediatek como a Apple, são empresas que desenham os seus próprios chips e mandam fabricar na TSMC.
Nenhuma é intermediária. A diferença é que a Apple não vende chips para fora do seu ecossistema.
A diferença é que a MediaTek não lança produtos com processadores… ela vende processadores.
Relê bem o comentário
“a Apple não espera por intermediários para lançar Produtos Com novos processadores.”
O foco da frase está nos produtos com novos processadores, não nos novos processadores!
Uma empresa que consiga integrar todas as fases de desenvolvimento tem capacidade para ser mais rápida nos seus lançamentos por não haver duplicação de esforços em certos passos, e por não ter que ficar à espera dos timings de outras empresas.
A Apple apenas desenha os seus produtos.
Tem de esperar como todas as empresas pela TSMC para fabricar os chips, tem de esperar pela Micron, Samsung, etc, pelas memórias, painéis de ecrã, controladores, flash, etc.
E o mesmo acontece com a Mediatek.
:S mas desde quando é que a MediaTek vende computadores ou smartphones?
E desde quando é que a Apple fabrica alguma coisa.
Apenas desenha, compra a outras fábricas as peças e manda fabricar o que precisa.
o que é que a Apple ter ou não fábrica em seu nome altera na comparação feita inicialmente?
A variável é o aparecimento dum novo processador dentro de aparelhos, a rapidez com que pode ser introduzido nos aparelhos… MediaTek não vende aparelhos.
Torço muito pra Media Tek devagar ela está indo lá, o mesmo aconteceu com a AMD que hoje deixou a Intel pra trás.
O que se segue quando chegarmos ao 1nm? se for possível eheh
0.5 nm!
Ok. Então o que acontece se chegarmos aos 0nm?
Sim a TSMC é a fabricante de (waffes) bolachas base na fabricação de CPUs e a Samsung tb,…a Mediatek e Intel e Apple só desenham os seus CPUs e a TSMC ou Samsung fabricam,.. mas CPUs desenhados pela Samsung com a tecnologia Exynnos não valem nada….a Samsung tem de acabar com Exynnos
A mediatek é até entrar na lista dos US, toda a tecnologia de ponta utilizada pela tsmc é americana a huawei tambem desenhava e mandava fazer na tsmc e olha agora lixou-se
A mediatek não é uma empresa chinesa. Nem toda a tecnologia usada pela TSMC é americana. A maioria dos equipamentos usados no fabrico são desenvolvidos pela ASML