Kingston lança um novo SSD com teclado numérico para proteção dos dados com código
O mundo tecnológico está em constante evolução e as marcas tentam lançar para o mercado novos equipamentos cada vez mais robustos e seguros para o utilizador.
Como tal, agora a Kingston anunciou um novo disco externo SSD que traz um teclado numérico para que o utilizador possa definir um código para melhor proteger os seus dados.
Novo SSD da Kingston traz teclado para inserir código de proteção
Foi neste segunda-feira (23) que a Kingston anunciou o lançamento do seu novo disco externo SSD que se destina a todos aqueles que se preocupam com a sua privacidade e segurança. Trata-se do modelo IronKey Vault Privacy 80 VP80ES que traz consigo um ecrã sensível ao toque para que o utilizador possa definir um código específico que permite o acesso aos dados constantes no equipamento.
Assim que o dispositivo é desbloqueado, surge no ecrã uma interface onde basta selecionar e arrastar os ficheiros para que estes possam ser transferidos. De acordo com a Kingston, o IronKey Vault Privacy 80 traz uma certificação de segurança FIPS 197, a qual garante a proteção contra ataques de força bruta e conta ainda com a tecnologia BadUSB com firmware com assinatura digital e criptografia XTS-AES de 256-bit.
Veja o vídeo da promoção deste novo disco externo SSD da Kingston:
A marca norte-americana diz que o seu novo SSD externo não exige configurações prévias nem depende da instalação de determinados sistemas operativos nos equipamentos nos quais é ligado.
Através das imagens reveladas pela Kingston, o IronKey Vault Privacy 80 mostra ser um equipamento bastante compacto e elegante. De acordo com a empresa, o SSD suporta até duas contas de utilizador e um modo exclusivo de leitura que garante uma forte proteção e segurança contra malware.
No caso de o disco ser roubado e parar às mãos erradas, todo o seu conteúdo é criptografado automaticamente assim que o código seja incorretamente colocado por 15 vezes consecutivas. Mas para além de um código numérico, o equipamento pode também ser configurado para se protegido através de uma palavra-passe.
Na caixa, o disco traz consigo dois cabos adaptadores USB 3.2 Gen1 (1. Tipo A para Tipo C; 2. Tipo C para Tipo C). Caso esteja interessado, saiba que o IronKey Vault Privacy 80 VP80ES já se encontra à venda nalgumas lojas por 427 dólares na versão de 480 GB; 535 dólares na versão de 960 GB e 762 dólares na versão de 1,92 TB. No momento deste artigo, praticamente ainda nenhuma loja portuguesa disponibilizava o produto para venda.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Kingston
Neste artigo: disco externo, disco SSD, IronKey Vault Privacy 80 VP80ES, Kingston
Já tinha pensado num produto assim, na verdade seria exactamente assim, e ainda bem que a Kingston lançou, acho que será muito útil para muita gente. Acho que não faria melhor dentro daqueles parâmetros do funcionamento actual.
A única coisa que me deixa “nervoso” é a ausência de um relatório de pelo menos uma empresa independente especializada em atacar tanto a parte física como a parte lógica, para verificar se nenhum erro não intencional foi cometido.
Por outro lado é muito difícil que uma empresa destas não tenha deixado alguma forma alternativa de entrar se eles quiserem mesmo, como uma chave universal oculta ou algo similar… para agradar aos serviços de espionagem um pouco por todo o mundo, que querem proteger os seus segredos mas querem obter o dos outros a todo o custo.
No produto em si talvez só acrescentasse a possibilidade de também pedir a impressão digital com um daqueles leitores mais modernos que vê as veias por infravermelhos ou lá o que é, e que é muito mais complicado de enganar… e em simultâneo a palavra-chave de tal forma que ambos tivessem de corresponder mas se alguma coisa estivesse errada desse um erro genérico sem dizer o quê para um eventual atacante não ter como determinar de forma definitiva se aquele dispositivo é ou não daquela pessoa… útil se por exemplo se a informação no interior for considerada mais valiosa para aquela pessoa do que a sua própria vida.
Joao Ptt,o poder haver algum backdoor oculto resolve-se fazendo do SSD inteiro um contentor Veracrypt ou PGP.
Mesmo que o backddor dê acesso ao disco, boa sorte depois no resto…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
a VERBATIM, modelo “store n´go” tem um idêntico e pela comparação de valores…