Intel apresenta os novos modelos W da gama Xeon para workstations
Depois de muitos rumores e informações confirmadas por fora das vias oficiais, a Intel anunciou finalmente os novos modelos W da gama Xeon. Estes processadores são particularmente concebidos para workstations e têm preços mais simpáticos que no ano passado.
Para além disso foram apresentados os processadores da família X da gama Intel Core, que já tinham sido abordados no Pplware uns dias antes da fonte oficial.
A Intel anunciou, recentemente, a sua nova família de processadores Xeon e Core. Com propósitos diferentes, os modelos destas duas gamas destacam-se por trazerem melhorias lógicas ao nível do desempenho... Contudo, a grande novidade está no preço!
As duas melhores gamas da Intel - Xeon e Core - terão em breve novos modelos no mercado. Depois de termos apresentado todos os pormenores, de forma antecipada, relativos à gama Core, agora é momento de conhecer a gama Xeon.
Os modelos Xeon são muito usados em workstations de empresas, para tarefas exigentes de renderização, modelação 3D e muito mais. Neste sentido, a fabricante norte-americana trouxe diversas novidades que mostrarão a sua utilidade nos momentos de maior carga sobre o CPU.
Na edição de vídeo em resolução 4K, por exemplo, a nova gama W consegue ser 97% mais rápida do que o modelo de há três anos. E, para os trabalhos mais resistentes, o Intel Turbo Boost Max 3.0 está disponível para aumentar a velocidade de clock para um pico de 4,8 GHz nos modelos em que está disponível.
Para além do maior poder de processamento, a Inteligência Artificial - cada vez mais presente por toda a parte - não ficou de fora! O Intel Deep Learning Boost será responsável por elevar em 2,2x a performance de processos relacionados com IA.
A família de processadores W da gama Xeon é composta por oito propostas com preços de $294 até $1.333, dependendo das especificações. O modelo de topo, W-2295, tem 18 núcleos a 36 threads. Pode ver todos os pormenores de cada processador na imagem abaixo!
Para além da gama Xeon, conheça também a gama Intel Core
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intel
Neste artigo: cpu, Hardware, Intel, Intel Xeon, processadores, Xeon
Eu digo threadripper
LOL com quantos bugs de segurança?
Vou ter que desligar o hyperthreading no futuro outra vez?
20% de perda de performance daqui a uns anitos por causa de falhas?
Isso é como qualquer coisa no mercado.
A sua casa também pode ter falhas nos alicerces. O seu carro também pode ter uma falha no motor.
O software é feito por humanos, e portanto pode ter falhas. Não é por isso no entanto que vamos estagnar no tempo.
Então e a AMD não foi afectada nem por metade porquê ? bla bla bla bla…. é exactamente a conversa.
Tudo pode ter falhas, mas isso nestas arquiteturas não são falhas, são “atalhos” para se ter mais performance e gastar menos silício. A Intel já demonstra fazer isso há anos.
Solução: patch por software ou novo microcódigo que diminui a velocidade e aumenta os consumos anulando a vantagem com a concorrência. Mas aí já será tarde porque ninguém vai receber um cpu novo ou parte do dinheiro pago. Com a Intel recebes a proposta de voltares a gastar dinheiro e comprares um cpu novo.
A Intel passou gerações com gpu do mais rasca que existe, alterações mínimas na arquitetura e a cada “geração” um batismo da mesma coisa com outro nome e tunning das velocidades. Ah e preço renovado.
Pode ser que a AMD até não seja melhor mas prefiro dar dinheiro à concorrência em vez de alimentar a Intel. Até comprava um Ryzen 3 mas como estourei a conta a comprar um PC desktop com cpu Intel que até nos downloads ou ver vídeo 2160p mete a ventoinha a funcionar?! a gráfica integrada só serve para ocupar espaço… Em comparação o meu S9 Plus lê o mesmo vídeo a gastar uma pequena fração de energia…
bem, uma coisa é certa, o avanço brutal da AMD só fez bem ao mercado, consumidores e empresas, afinal a intel começou a praticar preços mais baixos em todas as gamas de produtos !!!! obrigado AMD
Sim,a competição entre empresas é sempre benéfica para o consumidor. Ainda bem que a AMD está a apresentar produtos de qualidade a preços competitivos!