PplWare Mobile

Intel finaliza as especificações dos chips da litografia de 1.8 nm e 2 nm

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Nanómetro says:

    depois do 1 nm, haverá 0,5 nm? e menos que isso existe outra unidade de medida menor?

    • André says:

      De pouco servirá. É só arranjar forma de se manterem ocupados a enganar quem quer estar sempre na tecnologia moderna. Um i7-4790k deixou de servir? Para alguns sim, porque é 4a geração. Consumismo é que é…

      • Sabe-se lá says:

        Concordo e discordo…
        Não deixou de servir, porque funciona 🙂
        Mas hoje em dia, tem processadores com o “dobro” do desempenho, e com “metade” do consumo energético (números por alto).
        Basta comparar esse 4790k com um 13100F, por exemplo.

    • Jorge says:

      Sim, não faltam medidas menores: 0,5 nm (nanometros) corresponde a 500 pm (picometros) e a 500000 fentometros e por aí fora …

      Mas neste caso …
      Mantendo-se a utilização de silício no fabrico dos CI haverá uma limitação que se prende com a dimensão dos átomos de silício, que têm uma dimensão aproximada de 0.2nm.
      Mas como a 0.5nm já se esperam comportamentos instáveis … o limite com este tipo de material está mesmo próximo 🙂

  2. Nuno says:

    “No que respeita aos prazos, as informações indicam que o ano de 2024 será quando tudo vai aconteceu, mais concretamente a litografia de 2 nm deverá chegar no primeiro semestre e a litografia de 1.8 nm chegará no segundo semestre do próximo ano.”

    Ou seja, este ano, eles finalmente vao lançar os seus processadores de 7nm (intel 4) e ano que vem saltam logo para o processo de fabricação de 2nm?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.