Hardware: Preço das wafers deverá aumentar 25% até 2025
A escassez de chips mostrou, para quem não tinha essa consciência, a importância que o setor dos chips eletrónicos tem no mundo tecnológico, o qual atualmente definitivamente não se restringe apenas ao segmento dos computadores e smartphones.
Mas depois da falta de stock, existem agora outras possíveis condicionantes neste mercado, agravadas também pela atual guerra da Rússia contra a Ucrânia. Neste sentido, segundo as informações recentes, o preço das wafers de silício deverá aumentar 25% até ao ano de 2025.
Wafers podem ficar 25% mais caras até 2015
Numa altura em que a disponibilidade dos chips eletrónicos pode estar no bom caminho, assim como os preços que começam a ficar cada vez mais próximos dos valores inicialmente tabelados, parece que se preveem novos obstáculos no futuro neste campo.
De acordo com os dados avançados por um novo relatório da indústria, os preços das wafers de silício poderão atingir novos recordes nos próximos anos. Assim, tal como indica o canal China Times, pelo menos o preço de dois wafers de 12 polegadas vão passar a custar mais de 200 dólares (~180 euros) pela primeira vez em 2024. Os detalhes revelam que todos as fabricantes de wafers de silício já estão a assinar contratos a longo prazo com os clientes de forma a fixar os preços tabelados. Mas depois já poderá ser difícil de encontrar os chips seguintes com os mesmos valores.
Em suma, espera-se que o aumento de preço dos componentes se encontre entre os 20% e 25% que deverá acontecer entre este ano e o ano de 2025. O aumento será devido a uma combinação de vários fatores, como a grande procura e alguma incompatibilidade no ciclo deste negócio.
Temos também noticiado que muitas fabricantes populares, como a Intel e a TSMC, estão a investir ainda mais neste setor, através sobretudo nos planos e na construção de novas fábricas.
Por outro lado, muitas empresas também já têm a garantia da venda total do seu stock atual, algumas até ano ano de 2026. Desta forma, embora o preço das wafers possa aumentar, o impacto deverá ainda demorar até ser sentido na carteira dos consumidores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
” o aumento de preço dos componentes se encontre entre os 20% e 25% ”
isto não implica um aumento de 20% nos componentes, é apenas o aumento no custo de substrato, sendo uma pequena parte do custo total de produção de componentes – para comparação na TSMC um wafer no final da produção pode custar mais de 15 mil dólares.
Não implica??? Porreiro a matéria prima encarece e o produto final mantem o preço segundo a sua visão, tá certo.
Sabes fazer contas?
um aumento de cerca de 50$ (os 25% no custo de 200$ que é indicado) significaria um aumento de apenas 0,33% num custo final de produção de 15000$, que é o que a TSMC cobra por wafer no seu processo mais recente de fabrico de chips.
O custo da produção dos chips está a ficar mais barato por isso deve amortecer esta subida. Nao deve haver aumento do produto final. A descida será menos.
Agua para os olhos já que não falam de ‘yelds’, (aproveitamento do wafer).
Poque é que a ASML não tem mais clientes , (fora da Russia, da China e outros claro), apenas a TSMC, (ROC-Taiwan) e a Samsung, (Coreia do Sul), não existem fabricas de 4nm nem no continente americano nem europeu? até aos 10 nm existiam !!!e quem são os ‘verdadeiros’ acionistas da TSMC e Samsung ?? serão tambem ‘investidores’ ocidentais !!! mais uma crise criada pela ‘falta de visão estratégica’ e ambição desmensura. E se o raio do Chineses, (invadirem Taiwan), ou/e os Russos ‘sabotarem’ as fabricas da TSMC e da Samsung, (não o fazem por não lhes interessa tem necessidade delas), afinal com a guerra da Ucrania, (tipo guerra do Iraque), já há falta de Neon essencial para produzir chips não me paree afinal um problema assim tão grande voltariamos aos 10nm, (afinal a Intel ainda lá está embora seja ligeiramente diferente),. Conclusão mutios tiveram anos para avançar com fabricas e recolher capital para comprar maquinas da ASML, (com autorização dos EUA ‘donod’ das patentes UEV), pois o investimente é enormemente elevado é verdade mas compensa imenso vejam os lucros da TSMC e da Samsung por terem p+ratica mente o MONOPOLIO da tecnologia e sabemos o que acontece com monopolios enquanto consumidores, (e consumistas), lixamo-nos.
Isto não é sobre produção de chips, é o preço do substrato, isto é, o preço do wafer de silício que uma TSMC compra para a sua produção de chips.
pois tens razão divaguei um pouco mas apesar de tudo está relacionado.
e esta?
https://www.eetimes.com/tsmc-to-buy-full-ownership-of-u-s-based-wafertech/
e wafers para 10nm e 4nm não são iguais quanto mais pequeno mais ‘pureza’ é necessário no wafer senão a margem de yelds baixa e o preço dos chips aumenta logo wafer para 4nm são mais caros.