Gráfica Nvidia GeForce RTX 4060 vai consumir mais energia que a RTX 3070
Enquanto se faz o compasso de espera pelo anúncio e lançamento da nova linha das placas gráficas GeForce RTX 40 da Nvidia, vão chegando, cada vez com mais regularidade, os habituais leaks e informações que revelam alguns dos possíveis detalhes e características destes próximos chips.
Neste sentido, sabemos agora através de fontes da indústria, que o modelo Nvidia GeForce RTX 4060 deverá consumir mais energia do que a GeForce RTX 3070 da atual geração.
GeForce RTX 4060 precisa de mais energia que a RTX 3070
De acordo com os mais recentes rumores, a próxima placa gráfica GeForce RTX 4060 da Nvidia vai consumir mais energia do que a GeForce RTX 3070. Recordamos que esta última, que pertence à atual geração de GPUs da marca, conta com um TDP de 220W. Assim sendo, estas informações dão então conta de que o modelo GeForce RTX 4060 irá consumir ainda mais do que este valor.
A informação foi revelada pelo confiável leaker @kopite7kimi, na sua conta da rede social Twitter, como já é costume. No tweet, o leaker diz que não se interessa pela data de lançamento, mas está curioso sobre a performance da RTX 4060, a qual irá consumir mais energia do que a RTX 3070.
I don't care about the real release date. I'm just curious about the performance of RTX 4060, which consumes more power than RTX 3070.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) June 5, 2022
Os detalhes indicam que este novo modelo, da geração com arquitetura Ada Lovelace, contará com um aumento de pelo menos mais 50W em relação à atual geração. Como tal, a próxima geração de placas gráficas da Nvidia vai marcar o fim do design de chips monolíticos, ou seja, baseados num único chip.
É importante também lembrar que a Nvidia deixa de lado o processo de 8 nm da Samsung Foundry para passar para os 5 nm da taiwanesa TSMC. Assim, uma vez que o consumo energético não diminui, espera-se que a grande surpresa seja de facto o nível de performance destes equipamentos.
Posto isto, as expetativas estão altas em relação à próxima linha de GPUs da Nvidia, mas também da AMD. E não nos podemos esquecer da Intel, que parece estar a apostar forte com a suas placas gráficas Arc Alchemist.
Este artigo tem mais de um ano
Criticam a mineração, mas produzem GPU’s que consomem cada vez mais.
Na mineração as GPU’s são configuradas para consumir menos de 50% do consumo normal….
Não entendo tanto alarido…. Talvez não interesse aos banqueiros a descentralização….
“Na mineração as GPU’s são configuradas para consumir menos de 50% do consumo normal….”
1.Não é verdade para todos os algoritmos
2.Minerar normalmente é 24/7, a usar regularmente o consumo médio é muito menos.
1 – se for ethash só minerais com as memorias
2 – mesmo minerando 24/7 é capaz de consumir menos que um pc rodar jogos 4h por dia
1 – não é verdade, mete o core a velocidade idle e vez logo se assim o é, o que queres dizer é que depende mais da memória, mas continua ligado ao processamento paralelo.
2- ethash numa 3080 são uns 280w… Faz lá a conta para 4h de jogo…
Não vai existir um push qualquer no ethereum que vai tornar as graficas obsolentas no mining? Tenho ouvido falar disso, e tem-se visto uma catrefada de rigs no OLX. Pensei que esse era o motivo e que finalmente iamos ver uma baixa real de preço nas gráficas junta mente com este lançamento da nova geração.
Deves estar a falar da troca de proof or work, vs proof of stake.
Na prática ainda tens de usar algumas gpus mas como das como colateral uma boa quantidade de dinheiro caso faças alguma falcatrua , fica mais ao estilo dos bancos, eles é que arriscam o pescoço se fiverem porcaria e têm o trabalho da gestão da rede.
Pessoalmente não gosto, literalmente desvirtualiza a descentralizacao.
Ora, eu li algures num artigo que iria haver um salto de desempenho para aproximadamente o dobro das RTX 30 para as RTX 40…
Se assim for, essa RTX 4060 ficaria algures entre uma 3070 Ti e uma 3080 em desempenho…
Se isso se confirmar, não me parece assim TÃO escandaloso o consumo. Claro que se deveria dar atenção á eficiência energética, mas com os moldes atuais, não me choca..