Foram vendidas 119 milhões de placas gráficas no 1º trimestre de 2021
O segmento das placas gráficas nunca antes fora tão abordado como o é atualmente. E bem sabemos quais são os grandes responsáveis por isso. Por um lado temos as potentes placas gráficas lançadas nos últimos meses e, por outro, a mineração de criptomoedas, como a Ethereum, que promoveu o açambarcamento de muitas unidades de GPUs.
Desta forma não é de admirar que os últimos dados indiquem que só no primeiro trimestre de 2021 tenham sido vendidas 119 milhões de placas gráficas.
Mesmo no meio de uma acentuada escassez de componentes, alguns equipamentos tecnológicos têm vendido melhor do que nunca. É o caso das placas gráficas que, atualmente, são dos produtos mais procurados no mercado.
Venda de placas gráficas cresceu quase 40% no 1º trimestre de 2021
De acordo com os dados divulgados pela empresa de análises Jon Peddie Research (JPR), durante o primeiro trimestre de 2021, a venda de placas gráficas para desktops atingiu as 119 milhões unidades vendidas. Desta forma, tal significa um aumento de 38,74% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, o primeiro trimestre de 2020.
E, claro, estamos perante uma escassez de chips e os números são estes. Podemos assim imaginar como seria caso houvesse abundância de equipamentos no mercado. Mas provavelmente a tendência será de que a procura e compra continue a aumentar. Para além disso, estima-se que entre os anos 2020 e 2025 sejam vendidas cerca de 3.333 milhões de unidades de GPUs.
Se nos focarmos em cada uma das fabricantes, os dados do 1º trimestre de 2021 mostram que a AMD detém uma quota de mercado de 16,65%, menos 0,12% face ao período anterior. Já a Intel é dona de 15,17%, uma descida de 0,39%. No entanto, e sem grandes surpresas, a Nvidia mantém a liderança, com 68,18%, o que representa um aumento de 0,49%.
O estudo revela ainda que as entregas totais de GPUs diminuíram 0,3% face ao trimestre anterior. As entregas da AMD baixaram 1%, as da Intel também diminuíram 1%, enquanto que as da Nvidia aumentaram 3,9%.
Pode ler o estudo completo aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Mal posso esperar por comprar mais umas dezenas de gráficas para minerar e deixar os gamers sem nenhuma MUAHAHAHAHAH
tudo vendido a scalpers e a miners, belo serviço que temos, uma pessoa quer comprar uma grafica de 300-400 paus e tem de pagar mais 1000 por ela (ja sei que tambem ha falta se semicondutores but the point still stands)
Exactamente.
Porque para jogadores e profissionais está tudo lixado.
Se és jogador profissional pagas o que pedem uma vez que vais rentabilizar o teu investimento e não pensas duas vezes… Depois falam da falta de placas gráficas como se não tivessem comida na mesa e como se fosse o fim do mundo… Condenem logo todos os miners e os fabricantes à morte que isto é inadmissivel!
GPUs é um bem de quarta, quinta ou décima necessidade, é como a droga.
Sem consumidores não á “febres” de preço. A culpa do scalping é 100% de quem compra.
Hora que de se dedicarem a desportos ao ar livre que é mais saudável.
O PGomes falou de jogadores e profissionais, não de jogadores profissionais. Os profissionais que dependem inteiramente das placas gráficas são por exemplo as pessoas que renderizam 3d e vídeo.
Até podes rentabilizar o rendimento, mas vais demorar mais tempo, e nos tempos que correm os trabalhos não são bem pagos.
Portanto sim, fala-se de placas gráficas como se não se tivesse comida na mesa, pois para muitas pessoas as gráficas são o ganha-pão.
C.R.E.A.M. (Cash Rules Everything Around Me)… Wu-Tang-Clan…
A febre do “ouro” digital a bater fortíssimo!!!
Espero que a minha 1050Ti dure por muitos e bons anos sem avariar 🙂
Tenho uma igual e penso exactamente da mesma forma.
Eu para conseguir a 3090 tive de trocar por 3 playstation 5.
A mim ficou-me por 1500 euros e quem me comprou vendeu as ps5 ao preço que bem entendeu. Como elas se vendiam bem na altura por 750 euros, imagino que tenha conseguido 2250 euros.
Ficamos os 2 a ganhar, eu comprei a 3090 por 1500 euros e quem me vendeu a gráfica vendeu por 2250 euros ou mais.
Felizmente as criptomoedas estão em queda. Pode ser que isto melhore para o ano.
Preços a 400%, não obrigado.