Fenghua: a placa gráfica chinesa com GDDR6X compatível com Windows, Linux e Android
Quando falamos em placas gráficas, as marcas que predominam este setor são, sem qualquer dúvida, a Nvidia seguida da AMD. Mas é importante que o mercado também esteja atento a novidades e novos lançamentos vindos de nomes praticamente desconhecidos.
É o caso de que vamos falar hoje. Trata-se da placa gráfica Fenghua, desenvolvida pela empresa chinesa Xindong Technology. Este é o seu mais recente modelo de GPU para PCs e Data Centers focados no segmento gaming. A placa gráfica conta com memória GDDR6X e promete ser compatível com os sistemas Windows, Linux e também Android.
Placa gráfica Fenghua para PCs e Data Centers
A empresa chinesa de tecnologia Xindong Technology anunciou nesta semana o seu mais recente modelo de placa gráfica para computadores e Data Centers com foco nos jogos eletrónicos. Trata-se da GPU Fenghua e poderá ser vista como a rampa de lançamento da marca num mercado que inquestionavelmente é liderado pelas fabricantes norte-americanas Nvidia e AMD.
Todo o desenvolvimento da placa foi realizado pela marca chinesa e o produto foi projetado pelo designer de chips Innosilicon. Para já ainda não foram revelados muitos detalhes acerca do desempenho deste chip, nomeadamente através de testes realizados com o mesmo. Contudo, a empresa tem como objetivo que a gráfica seja aplicada em desktops, jogos em nuvem, jogos para dispositivos móveis e workstations.
Através de um comunicado oficial, a Innosilicon adiantou que a GPU vai chegar em breve e que será compatível com os sistemas operativos Windows, Linux e Android.
Este equipamento contará com um sistema baseado na memória GDDR6 que suporta todas as interfaces de programação e aplicações modernas para gráficos e computação, tais como DirectX, Vulkan, OpenGL, OpenCL e OpenGL ES. O chip usa uma interface PCIe Gen4 e pode produzir gráficos através das portas DisplayPort, eDP 1.4 e HDMI 2.1, já disponíveis nalgumas GPUs do mercado. Contará ainda com a tecnologia PUF (Physical Unclonable Function) de criptografia física não clonável patenteada da China.
Para já ainda são escassas as informações. Mas ficaremos atentos a mais detalhes de forma a definirmos melhor o perfil e o mercado desta nova placa gráfica chinesa.
Este artigo tem mais de um ano
Era prevista esta jogada por parte dos chineses desde que o presidente que não pode ser mencionado decidiu criar abertamente uma guerra comercial contra a China e proibiu empresas americanas de fazer negócio com a China.
A pergunta que se coloca é: o que vai acontecer quando a China se tornar totalmente (!!!) independente dos EUA? Acredito que tal vá acontecer, nem que seja daqui a 100 anos.
Acho que em 10 anos eles conseguem.
facil
EUA iniciam gerra com a china porque ninguém pode ser melhor(mais burro) do que eles kkkkkkkk
António Carvalho, o ataque desenfreado à R.P.China… diz tudo!!!
Hmmmm quanto fará de hashrate em ETH?
Também fiquei curioso, vou ficar à espera de um vídeo do RPM