PplWare Mobile

Processadores Intel têm falha grave e vão perder performance


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

96 Respostas

  1. Carlos costa says:

    Isto quer dizer que a intel sacrificou a velocidade pela segurança e que agora os processadores AMD são os mais rápidos.

    Ou seja, todos os que não compraram Ryzen estão neste momento a perder!

  2. Nuno José Almeida says:

    “há já trabalhos a decorrer para resolver a falha no Linux”

    Em Linux o patch já está Live sendo que neste momento peca por, até prova em contrário, também outros processadores como os da AMD, levam com a mesma segurança.

  3. pedro says:

    e desta vez que a AMD passa á frente da Intel!!!! isto no pressuposto que os processadores da AMD também não tem este bug …

  4. Pastilhas says:

    Viva AMD 😛

  5. Rui M says:

    O problema existe só nos novos processadores, correto?

  6. Joao says:

    Actualizações que diminuem o desempenho…solução para voltar a ter a performance necessária: adquirir novo equipamento . Será que a Intel aprendeu com a Apple? Ou terá a Apple aprendido com a Intel, visto que isto é um problema já com uns aninhos… 😛

  7. Luís M says:

    Espero que o meu Core 2 Duo não seja um dos afetados senão é o fim dele.

  8. Sharp o verdadeiro says:

    Estou livre, uso AMD

  9. Bob says:

    1º – Preocupa-me, bastante, dado o “bug” que é…. mesmo em virtualização.
    2º – Esperar pelo patch respectivo, testes e impacto do mesmo em sistemas de produção.
    3º – Perceber realmente até onde vai o impacto, ou seja, desde que linha de processadores….
    4º – Se compramos um Core i7, ou um Xeon mega blast, espera-se X performance…. ora se têm defeito e perdem as caracteristicas que se comprou, que podemos esperar em troca?
    Nos EUA, pode dar logo asas a um “class action suit”, e todos os utilizadores só precisam de esperar por 1 julgamento/veredicto.

    5º – Parabéns pelo artigo. Pessoalmente, gostava de ver mais artigos na área de segurança de sistemas 🙂

  10. Belmiro says:

    A tecnologia anda escandalosa fruto de políticas empresariais escandalosas para os clientes: defeitos de fabrico (obsolescência programada), controlo de qualidade baixo, fazer o cliente crer que os defeitos deve ser ele a pagar, abrandar desenvolvimento por falta de competição (Intel), negócios escondidos para não usar AMD, usar propositadamente a falta de updates (Android) para vender terminais novos, etc etc.

    Eu por outro lado estou a evitar toda e qualquer empresa que entre nestes esquemas.

  11. censo says:

    Para um vulgar utilizador, qual a probabilidade de exposição às consequências de tal falha ?

    • ThornC says:

      Por enquanto, muito baixas, a falha está controlada e as correções estarão disponíveis em breve. Só quando se souber mais informação é que será possivel perceber o impacto global.

      O problema maior, na minha opinião, vão ser os “reboots” necessários para ativar as correções… tudo o que é pc/servidor/vm/terminal/router/etc com cpu intel vai ser afetado nos próximos dias.

    • Nelio says:

      Vamos imaginar que que instalas um programa que tiras-te da net para tratamento de imagem (tipo paint) e que esse programa tem código para explorar esta falha. O que esse programa vai fazer é interagir com todos os programas que tens instalados no teu PC e retirar as informações que interessem e por exemplo envia-las alguém. No caso de um browser pode retirar passwords, usernames, no caso do programa que usas quando ligas o teu telemóvel ao PC retirar dados do que estejam no telemóvel, e por ai adiante, é só dar asas a imaginação. Um programa quando instalado não deve ter acesso a informação sensível de outro, o que esta descoberta vem dizer, é que todos os programas estão potencialmente desprotegidos e que os programas podem trocar informações entre sim. Claro que isto não é uma falha que pode ser explorada por qualquer um, em todo caso é uma questão de tempo até aparecer, se é que já não existe algum programa que o faça.

  12. Tiago Oliveira says:

    Que anedota, enfim…

  13. Joao Reis says:

    Ainda não se sabe a amplitude da falha, dúvido que seja obrigatória se causar tanto impacto.

    Esperemos todos para ver em que medida e por onde podem surgir ataques, se for por browser aceito que seja fundamental.

  14. vitor leal says:

    É assim.. nada que não pudesse acontecer, e só sabemos uns detalhes, quando somos manipulados só por duas companhias fabricantes de Processadores Intel e AMD, assim como os SO Windows, e IOS (que agem em cartel) estamos sujeitos a isto. É o POLVO , a concentração da influência das empresas a nível Global trazem estas surpresas, em toda a área.

  15. Jesus says:

    Um decada? Então nem o meu velhinho Macbook branco de 2010 está livre disto?

  16. Balearic Soul says:

    Bem fiz eu que no meu último upgrade da torre cá de cada optei por um AMD Phenom II 965. Não perdeu performance nenhum desde que o adquiri, e sempre deu para as exigências. 🙂

  17. Marco Castanheira says:

    A Intel vai oferecer trocas de baterias por $29 dentro em breve…

  18. Jorge Geraldes says:

    O que diz a Intel? Outra vigarice como nos CO2 dos automóveis?
    Quem pagou gato por lebre? Cambada.

  19. Luís Pontes says:

    Na minha ignorância sobre o assunto, isto não me parece nenhuma falha. Há, decadas que a nossa informação nada tem de confidencial para quem a quer e necessita dela massivamente. Se a noticia veio a publico é porque deixou de ser privada logo já deve havernovo alçapão na programação.
    Só me admira a ingenuidade de alguns entendidos a não perceber que quem criou os sistemas operativos e os processadores terá sempre acesso a tudo, até mesmo remotamente via internet.
    A verdade é que nem é preciso as pessoas voluntariamente expõe todo nas redes sociais.

    agora mesmo vou dar o meu e-mail para partilhar isto.

  20. Tecnical says:

    Gostava de ver a intel a ser condenada a trocar todos os CPUs afetados…

    • k says:

      Só era justo, mas quase de certeza inviável. Não era pior, no entanto, a intel oferecer um desconto muito significativo no próximo processador deles (com o bug corrigido sem perda de performance) para quem tiver comprado um processador afectado. Não só garantiam a lealdade dos clientes como garantiam a venda de um número massivo de processadores. Certo que não iriam ter a mesma margem de lucro por processador mas por outro lado iam buscar dinheiro ao povo que já tem um processador relativamente antigo mas ainda razoável sem grande motivo para trocar até agora.

      • Belmiro says:

        E como hoje em dia uma grande parte dos CPU estão em portáteis e híbridos como fazes? A única solução era recompensar com um valor (se ficarão até 30% mais lentos, então 30% do valor do CPU quando ele saiu) do CPU. Como tal cairá em saco roto na Europa, só nos EUA irão provavelmente ressarcir os clientes, estilo VW. Na Europa é “come e cala”.

  21. Luís says:

    Só fiquei com dúvida se a “ultima década” inclui os Intel Core 2 (Duo, Quad e Extreme) uma vez que estes apareceram +/- há 10 anos. Tenho neste momento em casa um Core 2 Quad a 4Ghz que dá bem para trabalhar e que para jogar está dentro do aceitável… Uma perda de 5-30% em performance era praticamente inutilizar este sistema que atualmente chega perfeitamente.

    • Bob says:

      Dado ainda não se saber a lista dos processadores, e só termos 10 anos como indicação, ficam muito por explicar.
      Mas, dado que a correção será um patch de SO, talvez possa ser possível optar por não o instalar, e assumir ali a falha existente.
      Seria ainda mais escandaloso, descobrir que a falha era conhecida…. mas deixaram ficar, pois perdiam muita performance nos CPU’s… não ficaria admirado.

  22. João Gomes says:

    bug ou backdoor?

  23. Antero Bento says:

    Pelo que vejo aqui comentado, será que podemos confiar na Intel ou na AMD?

  24. Hugo Gomes says:

    A mim nao me preocupa nadinha, tipo sou intel aos anos se eles fizerem isso a todos quem vai ganhar mercado a AMD acham que tanto alarido vai fazer o que a malta ir toda embora para a AMD. Acham mesmo que a intel vai lixar milhões de clientes e deixa los ir para a,mao do concorrente. Então a intel é melhor fechar ja as portas uma década ora deve de apanhar da 2 ou terceira geração para a frente.

  25. Hugo Gomes says:

    Tambem pode ser uma notícia de simples markting espera se um susto a malta e depois obriga-mos eles a comprarem os novos processadores. Isto de a uns anos para ca é muita bombs junta é no serctor movel agora é esta dos pcs ja passou pelo sector automovel qualquer dia somos nos que temos um bug dentro da barriga da mãe dai sair mos ja com a tecnologia embutida na cabeça

    • Tecnical says:

      Não, não só para assustar.
      Tens aí toda a informação que precisares:
      https://meltdownattack.com/

      (Usa pontuação, já agora… não é fácil ler o que escreves)

    • Luz says:

      … como tu falas a verdade sem saber, e nem imaginas a quantidade de chips auricos que tens enfiados nas várias auras das várias dimensões …
      … mas para abordar a questão das falhas de HardWare, é normal, e ele apenas simulam ficarem surpreendidos com o problema, mas de certeza que tudo isto foi criado e mantido nas várias gerações de processadores para efeito de controlo e criação de vírus de manipulação e controlo da nova ordem mundial, … e pelo que li, a questão vem já desde 1995 … o único problema é que essa suposta falha foi detectada por uma outra empresa externa ao domínio, porque se não fosse o problema mantinha-se para manter a agenda, … mas na minha opinião: a resolução do problema vai ser falsa, eles irão manter os mesmos privilégios de controlo e manipulação como meio de controlo e manipulação da população a nível mundial , que está na AGENDA da NOVA ORDEM MUNDIAL …
      … felizmente o meu CPU é um AMD Phenom II 1100, e por isso devo estar livre deste problema, mas não dos outros que estão dentro de todos os sistemas operativos( SOs ), que todos nós usamos e estamos sub escrutino do controlo mental da Agenda da nova ordem mundial …
      … então o melhor é relaxar pois eles nos controlam de qualquer forma com as tecnologias informáticas, e eu posso garantir que não são as que mais são usadas pelas seitas secretas que controlam tudo e todos … por isso se não são donos de empresas e apenas utilizadores comuns, só têm que relaxar e divertir com tudo estes assuntos que apenas servem para manter a população em estado de medos e frustração, como meio de controlo mental, pois o controlo de muitos humanos de consciências mais despertas estão a fugir-lhes das mãos, mesmo com todos os meios que usam para o fazer …
      … bOM ano para Todos e divirtam-se muito …

      • Carlos Mogas da Silva says:

        Andas a ver demasiados filmes….

        • luz says:

          … é verdade, grande parte da realidade está para além do teu entendimento, mas não é só do teu, mas da grande maioria das pessoas … por isso abordei o tema muito por alto, com objectivo da mensagem ter o mínimo de abordagem para o humano comum … quem sabe um dia olhes pata dentro de ti mesmo, e encontres o teu ser interno e depois consigas ver mais além, pois tudo está em nós mesmos e acedido através do nosso interior … com não sou crente mas apenas um ser consciente, não dês demasiado atenção às minhas mensagens se não tens preparação para as entender … e olha que a minha área de formação é Eng. de Sistemas e informática … Abraços …

  26. Marco says:

    No OSX já se encontra corrigido, mas vêm por ai mais qq coisa…
    https://twitter.com/aionescu/status/948609809540046849

  27. Ricardo S. says:

    Venham então esses processadores da parceria Intel com AMD. 😛

  28. Samsunga5 says:

    Intel nunca mais 🙁

  29. Elionildo says:

    Intel sendo obrigada a fazer um total recal de seus processadores pelo órgão de defesa do consumidor… Kkkkkk ia a falência num instante. Kkkkkkkk

    É meu MiBook nem chegou ainda e tenho essa notícia.

  30. Je says:

    Vejm bem a AMD também está com este problema em alguns processadores:
    https://googleprojectzero.blogspot.pt/2018/01/reading-privileged-memory-with-side.html
    Está bonito está…. fdx

  31. Nuno José Almeida says:

    A vulnerabilidade também foi detectada em AMD e ARM. Vai haver corrida aos processadores.

  32. joao mendes says:

    Intel® Management Engine Critical Firmware Update (Intel-SA-00086)
    Last Reviewed: 26-Dec-2017
    Article ID: 000025619

    Intel® Management Engine (Intel® ME 6.x/7.x/8.x/9.x/10.x/11.x), Intel® Trusted Execution Engine (Intel® TXE 3.0), and Intel® Server Platform Services (Intel® SPS 4.0) vulnerability (Intel-SA-00086)

    https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000025619/software.html

    observei que a Dell na pagina de suporte do meu inspiron 6a geração intel lançou pelo menos duas atualizacoes da intel management engine. Não percebi perda de performance, mas nao testei nada a esse respeito.

  33. pcmasterace330 says:

    Quem compra intel nesta altura??Ryzen for the win.

  34. Pedro says:

    A apple já tinha corrigido isso antes de se tornar publico. (pelo menos antes de começar a sair em todos os meios de comunicação )

  35. On7 says:

    e os grandes beneficiados a curto prazo serao os fabricantes de MBoards e servidores… ja que muitas grandes empresas nao se podem dar ao luxo de perder 20% de performance (media)… vou comprar umas accoes da HP

  36. Alekshandr says:

    Eu pensei porque Intel parou Produçao de 8 geraçao de processadores ja ler isto ja se sabe porque como possivel intel nao detectar essa problema antes como possivel ja vamos na 8 geraçao e so agora essa problema detectada ainda bem nao montei computador de 8 geraçao actualmente estou na 4 geraçao haswell e nem vou montar mais sou tecnico de computadores e fico sem palavras como Intel deixou escapar essa falha esse bug incrivel

  37. Alekshandr says:

    Problema do esse Bug que toda informação que guardada no Chip pode ser roubada ou acessada pelo hacker que nem precisa esforçar para isso isso pode comprometer milhões de usarios em todo mundo Intel trabalha mal como admitiram lançar 8 gerações e nem repararam na falha depois de tantos anos Intel e triste nunca esperei que isso acontece sou Informático

  38. Raul Branco says:

    Será que já saiu alguma correção para os processadores da Intel?
    Trabalho com CADCAM e ao nivel de processamento isto está muito lento. Reinstalei o windows 10 e o programa de trabalho, atualizei as drivers da Intel, mas continua lento. Em operações normais não noto grande diferença, mas em alto processamento no CADCAM, está muito lento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.