Conheça os discos HDD que mais falharam no 2º trimestre de 2023
Volta e meia surgem notícias interessantes sobre o mercado dos discos rígidos, mesmo que atualmente a popularidade esteja virada sobretudo para os SSDs. E recentemente foi divulgada uma lista que mostra quais foram os modelos de discos HDDs que mais falharam no último trimestre deste ano de 2023.
Os discos HDD que mais falharam no 2º trimestre de 2023
Existem várias diferenças entre os discos HDD e os SSD, sendo que os primeiros acabam por ser mais baratos e face à capacidade de armazenamento. Mas também é um facto que há cada vez mais pessoas a optar pelas unidades de estado sólido.
No entanto, de forma a perceber quais foram os discos rígidos mais confiáveis e também os que falharam mais, a empresa Backblaze fez um apanhado geral com várias estatísticas do que se passou neste campo no segundo trimestre de 2023.
Na tabela seguinte podemos então ver os discos rígidos com mais taxas de falhas nesse período. E de acordo com o revelado, foram analisados 240.940 HDDs agrupados em 31 modelos diferentes. Se falarmos em taxa de falhas anual (AFR), o disco rígido com mais falhas foi o modelo Toshiba HDWF180 de 8 TB, com uma elevada taxa de 19,63%. Em segundo lugar encontra-se o modelo Seagate ST14000NM0018 de 14 TB com 14,28% seguido do HGST HUH728080ALE604 com 13,53% e do Seagate ST120000NM0086 de 10 TB com 12,31%.
Por sua vez, a Western Digital (WD) é uma das marcas com a menor taxa de falhas nos seus modelos de discos HDD.
Já se falarmos nos HDDs que não apresentaram falhas, temos dois modelos da Toshiba, dois modelos da Seagate, um modelo da WD e outro modelo da HGST, como podemos ver na imagem seguinte.
Outro detalhe interessante que a empresa apurou é que os discos rígidos com uma capacidade de 10 TB são os que mais falharam no segundo trimestre de 2023. E comparativamente aos primeiros três meses do ano, a taxa anual de falhas destes modelos passou de 4,85% para 12,31%, um aumento significativo.
Já os discos de 4 TB não sofreram uma diferença expressiva, passando de 2,14% para 2,33%, enquanto os de 8 TB passaram de 0,92% para 1,36%. Por fim, os HDDs de 8 TB também tiveram um pouco mais de falhas no segundo trimestre de 2023 (5,61%) em relação ao primeiro trimestre (3,01%).
Pode ver mais dados aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
eu odeio o HGST desde que ele apareceu em 2010, da muito mas muito defeito, o problema é que a seagate vendeu fabricas da QUANTUM para a HGST e ai eles devem ter aproveitado.
Seagate entao, tem dado muito defeito, NEM é a seagate q eu tenho hd de 1tb desde meu amd x2 6000 e funciona ate hoje SATA.
Estou com 4 hds seagate BUP externos que pararam de funcionar sem mais nem menos e o DG esta recuperando os dados.
Western digital GREEN tem dado defeito, mas o blue tem aguentado
SATAS SSDs q nao recomendo é sonambulist, kingpang, e kingdian. É jogar dinheiro fora.
Todos os discos HDD que tive até hoje foram e são da Seagate e nunca nenhum me falhou.Penso que seja a melhor marca de discos mecânicos(HDD),que possa haver.
“SEAGATE nunca falhou e a melhor marca”, duas piadas numa só frase, devias pensar que estás fazer comentários num local onde passa muita gente que percebe realmente disto e não leigos como tu…
A SEAGATE nunca foi em tempo algum a melhor marca de HDD, houve em tempos que era a pior de todas, e tu apregoas que sempre tiveste discos SEAGATE e nunca falhou nenhum, pois está bem, provavelmente ainda não viveste o suficiente para ter mais que 1 ou dois discos…
Tens que ter paciência com o garoto. Ele quer muito sentir-se integrado aqui.
Hmmm… desde 1991, quando comprei o meu primeiro PC, que tive Maxtor (que foi comprada pela Seagate), e Seagate, nos PC’s propriamente ditos (não conto discos externos, para já). Nunca tive problemas com a marca, e acredita que lhes dei uso. Com discos externos, já tive de tudo, Toshiba, Seagate, WD, Verbatim, etc. A única vez que um disco me morreu nas mão, era da Western Digital. Tive também um problema de sectores num outro da Toshiba. Também me ocorreu, um amigo me trazer um disco fanado para ver se dava para recuperar alguma coisa… da marca Western Digital. Não sou profissional da informática, mas até agora, nunca tive problemas com a Seagate, logo para mim é uma marca excelente. Tive sorte? Talvez, mas enquanto a sorte durar, não encontro motivo para mudar.
Para mim os Seagate sempre deram mais problemas. E a seguir os Toshiba.
Os melhores são da Western Digital.
Sempre preferi os discos da WD. Seagate nunca tive por isso nao posso dar a minha experiencia. Ja este WD que tenho tem aguentado bem. So uma pergunta para quem quizer responder. Imaginando que alguem cria um pc a medida. Seria benefico usar discos SSD ou investir melhor nos HDs ?
Eu tb só tive Seagate’s até hoje e nunca tive problemas.
Assim como conheço pessoal que já teve Western Digital e nunca tiveram problemas.
Como conheço pessoal que já teve problemas com ambas as marcas…acho que lá no fundo depende sempre do modo como usamos o material mas…é apenas a minha opiniao!
É preciso ser louco para ainda continuar a comprar discos HD D, eu agora só compro SSD, e até agora nunca tive problemas, hdd é uma tecnologia obsoleta e cheia de problemas já não compensa comprar , SSD já tão muito mais acessíveis
Amigo, louco, não, pelo contrario, ao contrario do que pensa o SSD só ganha ao HDD em velocidade de escrita e leitura mais nada, o HDD continua a ser a melhor opção para salvaguarda de informação(e problemas é como qualquer outra tecnologia), pois ao contrario do que pensa o SSD se deixar de funcionar o conteúdo já era nem sequer dá para pensar em recuperação, já o HDD visto que a informação fica gravada no mesmo, mesmo avariado existe sempre a possibilidade de recuperação, por isso é que ainda hoje o HDD ainda se mantem, apesar de haver outras alternativas como cloud’s para guardar informação.
Seja como for, lembre-se backups sempre a triplicar e atualizados regularmente em sítios diferentes, nunca se sabe o dia de amanha.
Mais depressa se degrada um SSD de 1 Tb que um HDD de 1tb…
se me conseguires arranjar um ssd de 16 tb por 300 euros concordo contigo
sin esta obsoleto em baixas capacidades, não em altas capacidades
e não esquecer que se 1 ssd e muito mais difícil recuperar informação