China ganha terreno e os seus CPUs estão quase ao mesmo nível dos Intel e AMD
Depois que os Estados Unidos começaram a virar as costas à China e a implementar duras medidas restritivas, nomeadamente ao nível do mercado e indústria tecnológica, o país asiático teve que encontrar outras formas de conseguir crescer nestes e noutros segmentos.
Como tal, uma das alternativas mais viáveis encontradas foi o afastamento da dependência norte-americana e a tentativa de criação, desenvolvimento e produção dos seus próprios equipamentos. E há agora informações de que os processadores chineses ganham terreno e já estão quase ao mesmo nível dos Intel Alder Lake e AMD Zen 3.
Processadores chineses podem ser ameaça à Intel e AMD
Há algum tempo que se fala de dois novos processadores chineses, nomeadamente criados pelas mãos da empresa Loongson Technology, uma entidade subsidiada pelo governo da China. E agora temos acesso a mais alguns detalhes que nos mostram aquilo que podemos esperar destes produtos.
Os processadores em questão são o Loongson 3A6000, que é mais abordado, e o Loongson 3A7000, que é também falado, mas com menos destaque, cuja chegada ao mercado está prevista para 2023. Esta criação pretendeu assim numa primeira fase melhorar o desempenho de um núcleos para depois aumentar o número dos mesmos, através de um design otimizado para melhorar o desempenho final oferecido pelo CPU.
Segundo os resultados, a nova arquitetura dos CPUs chineses, Dragon, permitiu a empresa alcançar um crescimento de 68% no desempenho de núcleo único (ponto flutuante) e 37% no desempenho de núcleo único (ponto fixo).
A empresa usou os valores SPEC CPU 06 dos CPUs Zen 3 da AMD e da 11ª geração (Tiger Lake) da Intel para comparação, cujos resultados pode ver de seguida:
- Loongson 3A6000 - 13/G
- CPUs AMD Zen 3 - 13/G
- Intel Tiger Lake - 13+/G
- Intel Alder Lake - 15+/G
Esta arquitetura está otimizada para sistemas operativos Linux e espera-se que seja um dos maiores negócios da tecnologia chinesa no próximo ano. Inicialmente a empresa irá lançar os modelos 3C6000 de 16 núcleos e já para metade do ano devem chegar os de 32 núcleos. Os de 64 núcleos são esperados para 2024.
Esta pode então ser uma forma de a população e entidades chinesas terem acesso a chips de processamento com um desempenho semelhante aos das marcas mais populares no mercado, mas sem as amarras e restrições do governo norte-americano.
Mas ainda existem muitas informações que não foram tornadas públicas sobre estes CPU, sendo que tal deverá acontecer nos próximos meses.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wccftech
Tem que haver sanções à China, porque estão a ganhar terreno 🙂
+ 1000
Finalmente!! Espero sinceramente que comecemos a ter mais players para competir com o monopólio estado-unidense em termos de CPUs e GPUs.
Não pode ignorar a Holanda. fizeste isso. Domina a tecnologia sem fazer estardalhaço.
A cópia é cada vez mais igual ao original ? ….é simples e fica mais barato , basta copiar o que os outros fazem de melhor
Se uma empresa estrangeira começar a ameaçar um americana, é logo a segurança nacional que está em causa.
É que não falha….
Mas se for ao contrário e outros responderem da mesma forma aqui dél Rei ai que não deixam o mercado funcionar…
Só não os topa quem for mesmo ingénuo.
Escolha um lado…..
Zé, aqui não há lados nem cantos.
Não se pode boicotar empresas apenas única e simplesmente porque os produtos delas competem com os nossos.
Mas depois apontam o dedo a quem faz igual…
Hipocrisia a quanto obrigas.
É como os putos donos da bola, quando estão a perder o jogo levam a bola para casa…
+1 Huawei…..
Continuo a dizer estamos a alimentar o monstro “China” que nos vai assustar no futuro.
Os Chineses não olham a nada por dinheiro vendem a própria mãe.
São disciplinados, fucados e astutos, não há povo como este e as suas ambições são desmedidas.
E atenção neste momento voltara ser uma ditadura de um só ditador, o Xi Jipig alterou a constituição que tinha sido criada para proteger os Chineses de voltar a acontecer
‘o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância mas a ilusão do conhecimento’
o preconceito também não ajuda nada…;D
Fiem-se na virgem e não corram!
Barão Vermelho, em vez de escrever disparates pegados, porque nao vai até à China e ver in loco tudo isso que diz?
A minha sogra, que eu saiba, ainda não foi vendida e nem a minha esposa tem ideias de o fazer.
Não se preocupe com a China, não serão os Chineses que vão dar cabo de nós.
Vamos ser nós próprios a destruir nos, vá para a rua e veja o que se passa.
Fronteiras abertas a tudo e todos, emigração dos jovens qualificados em massa, imigração de gente estranha que em nada se identificam connosco.
Agora multiplique e imagine como isto vai estar daqui a 10 ou 15 anos.
Chegou à conclusão que somos nós que nós estamos a destruir?
Parabéns, mais vale tarde que nunca.
Já disse aqui várias vezes e volto a repetir, está a acontecer na Europa o que aconteceu ao império Romano.
O resultado foi o colapso, como todos sabem…
Acorde que já é de dia .
A China só não é a melhor do mundo porque não quer, eles tem os designs de tudo, porque mandamos lá fazer de tudo.
De certeza que deve ser inspiração divina! Num dia nada sabem nem domina, noutro são mestres sem ter gasto um tostão, que os outram ou gastam! Não há dúvida, neste Mundo o que conta é ser “esperto” e não estudar e investir, os chineses são muito cuidadosos na cópia nos exames nacionais, mas depois é a desforra, não fazem outra coisa na vida, qualquer dia, estão a alunar e amartar logo à primeira, e sem muita pesquisa. Que espectáculo.
Uai, e quanta coisa foi copiada da China, e dos árabes, e dos indianos, africanos, argentinos…
Eles são tão bons… que há quem diga que eles até são bons a roubar.
Os americanos copiam e são considerados inovadores, os chineses copiam e são uns monstros que querem dominar o mundo, não entendo.
Deviam era estar mais preocupados com Portugal que nem para copiar muito menos inovar servimos.
Os americanos copiam ? ….Nice… IPHONE inovação que fez abanar o globo… apple watch idem. Tesla primeira marca COMERCIAL de veiculos eletricos, NASA ?! Satelites?! Toda a industria da Medicina ? Acha que a medicina mais avançada fica na CHINA ? Really? Pacemaker foi inventado onde mesmo? E podia continuar, mas a lista é tão extensa que ficava aqui a noite toda.
iphone abana o globo, apple watch???!!! ROTFL!!! Tesla primeira marca de veículos eléctricos??? desde quando? anos 70? até parece que inventaram a pólvora! a ignorância e o preconceito são uma combinação perigosa…;D
se ler o comentário anterior o que o i(/&%l disse foi que a Tesla foi a primeira marca comercial, e tendo a concordar com ele. Diga-me uma marca de veículos elétricos dos anos 70 que tenha sido comercializada. Não há. Sendo assim, você é o ignorante…
Pois… informe-se!
(…)The electric motor is often credited to Hungarian engineer Anyos Jedlik, while French physicist Gaston Plane invented commercial, rechargeable lead-acid batteries in 1859. It took an Englishman – Thomas Parker – to combine the two in a carriage to create the first production electric car, built in London in 1884.
O Rui só pork a China inventou a pólvora há está há frente dos outros a teu ver. A China há 30 anos atrás era muito atrasada foi os EUA e Europa que fizeram da China o que é hoje. Mas ainda hoje a China muito do que faz é copiar coisas com mais funções e graças há mão de obra escrava vendem muito mais barato e essa é a realidade
Como alguém uma vez disse ‘o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância mas a ilusão do conhecimento’!;D
Já agora pork parece mais uma propaganda da UE..;D
Nesta questão de quem é bom e quem não é, basta pesquisar e terão muitos e muitos nomes de cientistas chineses que contribuíram para as descobertas tecnológicas americanas (e indianos, e japoneses – só para falar de asiáticos),. É certo que os americanos lhes deram os meios e as oportunidades e lhes pagaram muito bem. Mas a acusação de que os chineses só copiam é a mesma que foi feita aos japoneses, quando ameaçavam a indústria americana, sofrendo depois sanções comerciais, e a mesma que se faz aos coreanos (que se cuidem, porque, embora sejam fortes aliado dos americanos, podem ser “restringidos”). SÓ os americanos é que criam ! No fundo, criamos estereótipos e desconhecemos a realidade de tantos povos e países, desprezando-os, como incapazes (uns burros!) nós, portugueses, um país de 10 M de pessoas, incapaz de criar condições para os nossos cientistas, ousamos criticar um país de 1, 4 B de pessoas e a sua gestão, vendo tudo através dos óculos americanos. E, como sempre, na nossa admiração bacoca pelos americanos, esquecemo-nos dos países europeus e da sua contribuição em termos de tecnologias, etc… Enfim, continuemos nesta senda de menosprezar os outros povos, não procurando encontrar informação fidedigna, que não seja propaganda, e remetendo-nos a papaguear o discurso repetitivo com que somos bombardeados no dia a dia, sem nele muito refletir.
Em relação à inovação americana, eles não inovam nada, quem inova são os estrangeiros que eles levam para lá.
Se não fosse o Von Braun e a sua equipa nunca os EUA teriam a bomba atómica naquela altura…
Mas há que lhes dar o crédito de ir buscar a nata da nata.
Nós, pelo contrário, só vamos buscar pés rapados.