Bateria inchada? Saiba porquê e como proceder
O seu dispositivo ora liga, ora desliga. Abre o compartimento da bateria e verifica que está visivelmente "inchada", como se estivesse prestes a rebentar. Como proceder? Será perigoso? Porque é que aconteceu... deverá substituí-la?
A causa poderá ser uma de muitas possíveis: condições adversas de calor, humidade, fabrico e até a forma como esta é carregada. Saiba mais acerca deste fenómeno e como proceder nessas situações.
Há algumas horas atrás decidi recuperar um velhinho Samsung Galaxy W para lhe instalar uma custom ROM (sistema operativo não oficial). Tentei ligá-lo, mas a meio do boot (ecrã de início) este desligava-se. Pensei que tal acontecesse por já lhe ter feito umas experiências, instalando umas custom ROMs e este ter ficado "brickado", isto é, num estado inválido devido a algum erro da minha parte.
Senti um ligeiro abaulamento na tampa traseira. Retirei-a e deparei-me com uma bateria com o dobro da grossura, como se estivesse prestes a explodir. Assustei-me e decidi colocá-la bem longe, enquanto pesquisei um pouco acerca deste fenómeno.
Porque é que as baterias incham?
Segundo a National Fire Protection Association, "uma bateria inchada pode ser fruto de um aumento da pressão interna no interior das células da bateria (células pouch, bolsa, no caso dos smartphones). O inchaço pode ser causado por uma variedade de reacções químicas adversas tais como: excesso de carga, armazenamento a temperaturas não ideais e intrusão de fluidos". A publicação refere que o inchaço das células pode tornar menos provável o aquecimento excessivo e consequente destruição (explosão), mas pode também resultar no rápido "vazamento" da capacidade da bateria.
Já a Battery University indica esta como uma das principais desvantagens das células pouch, frequentemente utilizadas nos smartphones. O inchaço pode ocorrer devido à geração de gás. Os fabricantes nunca chegaram a um consenso acerca da causa deste fenómeno, apesar da culpa ser, em última instância, do mau fabrico das mesmas. A pressão causada pelo inchar da bateria pode rachar a sua cobertura e até quebrar o ecrã ou o circuito electrónico.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se deve "furar" ou "picar" a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão. Para prevenir esta situação os fabricantes costumam criar um espaço adicional fora da célula, o chamado "saco de gás". Durante a primeira carga da bateria, os gases escapam para este saco que depois é deitado fora, tudo isto durante o processo de acabamento da bateria.
O site The Tech Corner acaba por resumir as 3 principais causas para o inchar de uma bateria.
- Carregamento excessivo – Não deverá ser um problema se utilizar sempre o carregador oficial que veio com o equipamento, mas por vezes até os próprios carregadores se avariam, resultando no carregamento excessivo da bateria. E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão carregados.
- Aquecimento – Se a temperatura da bateria aumenta demasiado (devido ao carregamento ou rápido descarregamento durante a sua utilização), poderá afectar negativamente a química da bateria, resultando no inchaço da mesma.
- Fabrico defeituoso – Neste caso, não há nada que possa fazer, dado que o problema reside no próprio processo de fabrico. As baterias mal construídas darão problemas mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, baterias de "marca branca", não oficiais, não têm qualquer garantia da qualidade do seu processo de fabrico.
O que fazer se uma bateria inchar?
Substitua-a imediatamente! Não se deve brincar com uma bateria inchada - é muito inseguro, dado que poderá rebentar e destruir o equipamento electrónico, e até mesmo explodir e causar um fogo. Nem se deve carregar novamente uma bateria inchada, ainda potencia mais o seu rebentamento.
Veja no vídeo acima o que acontece quando uma bateria incha e explode. Assustador, não? Imagine que isto acontece enquanto atende uma chamada.
Uma bateria inchada não pode ser "arranjada", apesar de haver pela web um conjunto de guias acerca de como o fazer.
Quando substituir a bateria, escolha o fabricante oficial em vez de marcas genéricas. O mesmo é válido para o carregador. Um bateria danificada deverá ser colocada no Pilhão, de acordo com o site oficial do Ecopilhas. Pode encontrar o Pilhão tipicamente próximo dos restantes contentores de reciclagem ou mesmo em alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo, de tecnologia.
Já se deparou com uma bateria inchada? E como reagiu?
Referências:
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
Já me aconteceu com o meu Asus TF201, em que parti o vidro e estive 2 meses à espera que o substituto chegasse.
No momento em que o desmontei para efectuar a troca reparei que a bateria estava inchada de um dos lados. A minha reacção foi pensar que teria de colocar uma nova. Mas mesmo assim decidi experimentar recarregar a bateria, isto resolveu-se sozinho e agora está a funcionar perfeitamente.
Mas relembro que a bateria estava apenas um pouco inchada, nada de assustador. O suficiente para fazer alguma pressão na parte de trás do LCD de forma a que este distorcesse a imagem.
E desde aí nunca mais fez o mesmo? Não notas uma diminuição muito acentuada da duração da mesma? Isso é estranho… eu acho que trocaria, mas é só uma opinião 🙂
É, eu se fosse a ti mandava isso para a garantia.
É que a próxima “avaria” da bateria pode ser pegar fogo (e acredita que não queres ver lítio a arder…) ou até mesmo explodir.
“estive 2 meses à espera que o substituito chegasse.”
Estava dentro da garantia e foi a reparação que demorou 2 meses? Para equipamentos dentro da garantia o reparador tem 1 mês para reparar, caso contrario tem de devolver o dinheiro ou um equipamento idêntico ou o modelo seguinte caso o que foi para reparação já não se encontre disponível.
Não, ele já não estava na garantia. Ou melhor, estava mas a garantia não ia cobrir o facto de ter o vidro partido 😀
E só me apercebi de que a bateria estava um pouco inchada pois tive de o desmontar para compor.
Já o desmontei outra-vez para ver se estava tudo em ordem e a bateria encontra-se no tamanho normal, não notei diferença na autonomia nem na temperatura do tablet em uso ou a carregar.
Bruno Martins e os demais que ler esse comentário ” a bateria do meu cel positivo inchou contínuo usando já li que e perigoso isso tem E
3 dias. Eu não consigo encontra uma pra co.ora já que meu cel e da positivo 8.1HD. Não encontrei no centro da cidade nen nas lojas onde comprei o aparelho. Tenho a nota fiscal da compra ainda não tem um ano. Mais essa nota não específica se tem garantia ou não . não sei oque fazer o cel tem 8 meses de uso apenas.
Moro em campinas se alguém souber onde posso encontra uma bateria da positivo porfavor me de um oi. No email. Ou facebook Mary Eluandes alves
Aconteceu o msm cmg a marca é a msm nem terminei de pagar éh a garantia não cobra pq a tela tá truncada,em lugar nenhum encontro a bateria pra comprar.
meu Asus ocorreu o mesmo, a bateria estufou e empurrou o visor, acho que isso pode ser um problema com a asus, problema de fabricação, no meu caso ocorreu apos a garantia, aparelho descartável, Asus Zenfone
Com o meu asus zenfone3max aconteceu a mesma coisa, a bateria, com menos de 3meses de uso estufou e empurrou o visor. É um aparelho descartável mesmo.
Também aconteceu com o meu ASUS, realmente estou muito decepcionado com o fabricante. Parece ser um problema crônico com o Zenfone.
Como assim recarregar? Eu tenho um Sony C4 e acho que está um pouco aberto dos lados mas é algo muito pequeno mesmo estou com dúvida :/
Ainda estes dias me alertaram numa loja para este facto que desconhecia, claro que também disseram que nestes casos o telefone poderia ficar sem reparação possível pois a bateria ao “inchar” danificava a placa de circuitos. Não sei com que frequência isto acontece mas…
Os tipos da loja por vezes também são uns sonhadores.
O artigo não tem reparação fácil? Foi humidade.
O artigo vem com problema de software? Vamos abrir e introduzir pó no ecrã.
E em particular de uma loja “especializada” em produtos Apple em Lisboa: Problemas na vibração? Vamos substituir o ecrã, o home button, estragar o power button, sem questionar quanto ao orçamento e ainda culpar o cliente por ser estupido e não saber usar o telefone.
Nem me fales nesses gajos da Apple, por culpa deles fiquei sem disco e sem conteúdo; primeiro diziam que o problema da máquina era o disco, que não funcionava (não era), depois já estava vazio. Mas em que ficamos? para saberem que está vazio, é porque funciona…
Mesma coisa com o portátil da minha namorada, mesmos gajos, não querem arranjar, é humidade, portátil com um ano, garantia ao ar. Arre incompetência.
quem falou em discos? estamos a falar de baterias
Resumo do Artigo: Bateria Inchada? Compra outra.
Retirem o “como proceder” do título e fica menos mal. 😉
Meu caro, o título destina-se exactamente a descrever de forma sintética o conteúdo do artigo. Se calhar é importante para algumas pessoas perceber o porquê. Quando algo fica mal, fecha-se os olhos e já passou 🙂
Sim, mas o Nuno tem razão. O titulo induz em erro. É umas um artigo do “porquê das baterias incharem” e não de como resolver porque na prática se manda comprar uma nova. Partindo do titulo até ao final do artigo há uma ligeira desilusão porque de facto não se arranjou a bateria apenas se ficou a perceber o porquê de acontecer… e não há mal disso se não for criada a expectativa errada no titulo.
Embora entenda que não tem qualquer razão, também entendo que há muito mais para além do título e que algumas pessoas conseguem ler para lá do título, sim OK, também há aqueles que apenas ficam no título e sentem alguma aflição.
A minha sugestão é que te envolvas no texto, que vejas o título como a porta para tudo o que foi dito no texto, nos vídeos, nas imagens. Vais ficar a ganhar. Vá força, passa lá do título para o resto do artigo. Força aí!
Não sei se a resposta foi para mim mas visto que responde à minha resposta penso que sim. Mesmo porque fui para lá do titulo é que fiz o meu comentário e não sei o que te levou a dizer que não o fiz.
Por mim podes entender como bem quiseres aquilo e se acharem que fizeram tudo bem e está impecável também não me chateio com isso o site é vosso (e leio regularmente e não apenas os títulos) fazem o que entenderem. É apenas a minha opinião. a primeira parte do titulo “saber porquê” está logo por si só errada porque na verdade li o texto todo e não descobri porquê porque na verdade não se sabe bem apenas há especulações e a parte “como proceder” está apenas “ok” porque na verdade o procedimento é “substituir”. Este foi o meu sentimento a ler o artigo agora interpretem como quiserem.
Não, foi geral a todos os que se focam no título em si como um todo.
O artigo, além de explicar o porquê, explica como proceder. Basta ler e comprovar. Não custa nada.
Não, não explica, lamento. Explica como proceder isso sim só acho que não corresponde à expectativa criada pelo titulo do artigo. Se quiserem “martelar” que sim pois muito bem não vou teimar mais e ficamos por aqui mesmo que eu não ganho nada com isto, antes pelo contrário, só me chateio.
O Nuno e o Rui têm toda a razão. Queria salvar um telemóvel antigo e ao encontrar o artigo fiquei animado porque o título parecia sugerir que há um procedimento para resolver o problema. Mas afinal o procedimento é: pegar na bateria>andar até ao pilhão mais próximo>abrir a tampa do pilhão>deitar fora a bateria>fechar a tampa do pilhão>sentir-se satisfeito por ter “resolvido o problema da bateria inchada”… Desilusão total precisamente por causa da expectativa criada pelo título. O título induz, sim, em erro, quer se fique pelo título quer se leia tudo até ao fim (aliás, ainda é mais óbvio nesse caso). Isto é de caras.
Mas decepcionante é também ler as respostas acerca disto. Não faz sentido nenhum presumir que aguém que queira saber do assunto fica apenas pelo título. Portanto, para quê tanto orgulho e condescendência? Não são seres perfeitos, têm de saber aceitar críticas construtivas. Mas nem tudo é mau: tenho a agradecer àquele Sr. pela risada que proporcionou aqui ao pessoal com aquela do “vá força!” e mais à frente “força aí”… eu até pensei que esse Sr. estava a ser condescendente, mas afinal se calhar ele estava a escrever a partir da casa de banho, daí todo aquele ênfase e arrebatamento.
Aconteceu-me precisamente o mesmo, com u Galaxy W (também), há cerca de um mês. Tinha acabado de o vender e quem o comprou mostrou-me a bateria inchada. Prontifiquei-me a trocar-lhe a bateria mas não sei que faça com a velha (inchada). Lendo o artigo vejo que pode ser perigoso ter aquilo em casa, que recomendam fazer?
*um
Coloca no pilhão ou entrega na loja onde compraste a bateria nova.
Exactamente como o “Anónimo” disse. Completei o fim do artigo com a recomendação que faltava, obrigada 🙂
Posso saber onde compras-te a tua bateria e por quanto?
Aconteceu o mesmo à minha bateria
Já, aconteceu-me num SG Ace… Troquei imediatamente a bateria. Foi a atitude mais sensata que me ocorreu na altura.
Junto-me ao clube. Também tenho um Galaxy Ace e ao fim de 2 anos e meio de uso notei que a vida útil da bateria começou a descer para cerca de 1 dia, e sem grande uso diário. Começou também a dar saltos de 20% na capacidade restante em períodos de 3 a 5 minutos de uso e notei que coincidia quando lhe pedia mais dele ao ligar o wireless ou o 3G.
Ao abri-lo deparei-me com a bateria ligeiramente inchada. 😐
Substitui-a à umas semanas e resolveu a situação. A autonomia está de volta à “glória” de velhos tempo. 🙂
A mim já me tinha acontecido algo do mesmo género só que com uma bateria comprada no chinês para um siemens que tinha na altura.
Procedimento a que estava inchada foi para lixo e comprei outra xD
Sim já e procurei pela mesma informação que está disponível aqui. Achei muito estranho e o fenómeno em si também o é. Apenas acho que devia se investigar um pouco mais, pois a informação com que fiquei naquele dia e como hoje, foi que ninguém sabe ou porque não existe mesmo explicação, o que eu duvido muito, ou porque a investigação é muito difícil e então fica por aqui.
Com isto, eu abri a minha claro com bastante cuidado e com protecção pois estava assustado e com medo que explodisse, o que não se sucedeu, apenas verteu um liquido semi-viscoso.
Darkness, sugiro a leitura das referências no fim do artigo. Principalmente o relatório da NFPA que está muito detalhado e explica ao pormenor, mas não é digerível por qualquer um.
muito obrigado, já o li e já fiquei a perceber, peço desculpa por não ter reparado nas referências.
Obrigado
Tem uma bateria inchada? Beba danacol!
lol!
Quando li isto dei um riso bem dado, ahah!
Ou então comer iogurtes Activia.
Eu tenho um galaxy S4 ha coisa de 1 mes substitui por 1 que nao é original … na loja disseram-me que tinham que ficar com o tlm e avaliar, infelizmente para nao ter que estar ha espera eu substitui , mas estou a pensar comprar um original , media 22€
Na verdade pelo preço que as baterias originais dos telefones estão hoje em dia quase nem compensa pensar em comprar uma compatível, a menos que a diferença dê para comprar umas 20.
Para o teu telefone.
Original – 12€ na w3blink 😉
Ah, não esquecer que se tens garantia do telefone deverias contactar a samsung antes de investires.
… e não esquecer que normalmente as baterias têm garantia de 6 meses (e não 2 anos)
isso não é bem verdade
por lei, as baterias que vêm com os dispositivos têm obrigatoriamente de ter garantia de dois anos; mesmo que nas condições de garantia diga que é de seis meses pois, de acordo com a legislação em vigor, qualquer condição imposta ao consumidor que seja abusiva é automaticamente anulada – dl84/2008
as marcas é que fazem caixinha, para lucrar muitos €
Sabes que a garantia de uma bateria pode ser sempre complicada, uma vez é um consumível…
Qualquer das formas não custa nada mandar para a Samsung mesmo tendo mais de 6 meses.
Pois, efectivamente uma bateria não tem que ter 2 anos de garantia exatamente por ser um consumivel e degradavel….veja o exemplo da garantia das pilhas, é nenhuma, não têm de todo.
È verdade. Tenho um Sony Xperia SP com 14 meses. A bateria começou a durar menos, levei-o à Vodafone e disseram-me que a garantia era só de 6 meses.
Mesmo assim o telemóvel ficou para verificarem se era mesmo a bateria ou outro problema.
Passado 6 dias entregaram-me o meu telemóvel com uma bateria nova e todo limpo por dentro! Custo Zero!
Tanta asneira sobre o prazo de garantia. E o pior é que depois induzem os outros em erro. Qualquer bem móvel, qualquer, repito, detém dois anos de garantia.
“Apesar do entendimento de algumas marcas, que equiparam as baterias a consumíveis e, por isso, as excluem da garantia do aparelho, a lei determina que lhes são aplicados os mesmos dois anos.”
Fonte: http://avozdoalgarve.pt/detalhe.php?id=6968
Ora aqui está um belo artigo … Tenho la em casa três telemoveis nokia ja ‘relativamente’ antigos, que lhes tive que tirar as baterias pois, ao fim de uns tempos guardados na gaveta as baterias incharam. O ridiculo é que nunca me perguntei porque é que isto aconteceria
Foi exactamente o que aconteceu comigo… telemóvel guardado na gaveta durante muito tempo, levou uma carga e inchou 🙂
Todas as baterias de LITIUM devem ser recarregas e usadas e tempos a tempos senão incham, para tentar evitar e mesmo deixar as baterias a +- 30% e mesmo assim não é garantido..
Aconteceu o mesmo ao meu Galaxy W (coincidência, mas para mim é defeito do smartphone, pois aquece demasiado). Mandei depois vir uma bateria do ebay UK por 6€ já com portes, e até agora funciona sem qualquer problema. Apenas tenho atenção á temperatura do smartphone para não voltar acontecer o mesmo.
Isso aconteceu com meu Galaxy W tbm!!! Um pouco após completar um ano!! Mandei email para a Samsung o que recebi foi um email padronizado dizendo para eu reiniciar meu telefone, como se isso tivesse algo relacionado a bateria estufada… Enfim, pesquisei na internet e existem muitos casos com o esse com omesmo modelo, porem a Samsung expertinha ignora o caso ao inves de fazer recall!!
Se vc conseguir alguma outra info sobre isso, por favor compartilhe!!
Samira Wegbecher.
‘EXpertinha’ – só pra esclarecer que estou ironizando!
Pois eu tb tenho um Samsung Galaxy W e tb a bataria inchou, mandei o tlm para a marca e a resposta foi de que as baterias apenas tem 6 meses de garantia. Ainda apresentei reclamação no livro por achar que este era um defeiro de fabrico, mas a resposta foi nula. É o chamado paga e não refila.
Tenho aqui em casa um HTC Magic com a bateria inchada, mas também a tenho fora do telemóvel. Como já não uso o telemóvel não vou comprar outra 😉
Não existe aqui uma contradição??
“A publicação refere que o inchaço das células pode tornar menos provável o aquecimento excessivo e consequente destruição (explosão)”
“Não se deve brincar com uma bateria inchada – é muito inseguro, dado que poderá rebentar e destruir o equipamento electrónico, e até mesmo explodir e causar um fogo.”
As afirmações não se contradizem, complementam-se.
Por um lado, a publicação referenciada indica que a bateria ao inchar (devido à expansão dos gases) torna menos provável o aquecimento excessivo – pois ao inchar, há mais espaço – logo menos pressão, se comparássemos com uma bateria com os mesmos gases mas sem estar inchada.
A segunda afirmação é uma recomendação de segurança. A bateria pode rebentar e derramar fluidos altamente corrosivos e se estiver quente, ao ser apertada no interior do compartimento pode mesmo entrar em ignição e explodir, por causa dos gases inflamáveis.
Reduz o perigo de explosão porque permite que o hidrogénio se escape da bateria propriamente dita para a parte exterior que aquece significativamente menos e onde o risco duma faísca elétrica é bem menor.
Já ouvi dizer por ai que a Samsung anda com um problema com as baterias e já reconhecido pela marca … se é verdade não sei . Posso dizer que o meu irmão tem um S4 que aconteceu isso e trocaram-lhe a bateria (mas também estava dentro da garantia )
Posso confirmar isso. O meu samsung também veio com problemas de bateria.
comprar uma nova 🙁
Excelente artigo.
Nunca me aconteceu tal situação, mas fico informado de como reagir. Serve de ajuda para muita gente que não estava bem informada!
E ando com a minha assim desde do final de novembro, so encontro gatunos a vender baterias, ou sao fakes, ou custam quase tanto como o valor do tlm (N97mini).
É melhor que a troques… vê o vídeo, ainda te explode na orelha… ou no bolso…
Tem 1mm de chapa xD Mas na orelha ja nao. Ja no outro dia vi a historia de um S4 que quase incendiou o apartamento por causa da porta de carregamento defeituosa.
A minha ainda so tem 1-2mm de concavidade, ja vi bem piores, e para a area que tem perigoso seria nos 5mm
Estranho pois a bateria para o N97 Mini, BL-4D custa 10€…
Não creio que aches que com esse valor te estão a roubar…
Onde encontraste a esse preço? 😮
Também tenho o N97 Mini mas até ver, ainda não inchou. No entanto, o telemóvel aquece muito do nada. Está no bolso sem aplicações abertas e puff começa a aquecer. Ainda não compreendi a razão mas como está a dar as últimas, não me preocupei em perceber.
A imagem de cima mais parece um balão. Aquilo é a tua bateria? Deve ser problematico em dispositivos que não dão acesso à remoção da bateria.
Sim, é mesmo uma bateria em muito mau estado. Olha que não tem muito a ver. Há casos de equipamentos sem acesso à bateria e que incham, por exemplo os iPhones. https://www.google.com/search?q=iphone+swelling+battery&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xVXUUsOKD8i-0QWez4GwAw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1304&bih=682#es_sm=122&espv=210&q=iphone+swollen+battery&spell=1&tbm=isch
“E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão carregados.”
Depende. Há situações onde é perfeitamente razoável. O router 4G do WoW da optimus. É essencialmente um telemovel transformado em router. Tem uma bateria igual a de um telemóvel e até usa o mesmo carregador com um cabo microusb.
http://www.alcatelonetouch.com/global-en/products/mobile_broadband/one_touch_y800.html
É pensado para ser usado como internet fixa e não móvel, não faz grande sentido andar a ligar e a desliga-lo.
Sim é verdade, tudo dentro do bom senso. Não deixa de ser uma recomendação válida. Supostamente as baterias estão feitas para deixarem de carregar após a carga completa, mas estas também avariam, não é? 🙂
Curiosamente a mim só me aconteu isto em telemoveis Samsung..
Já me aconteceu duas vezes. Uma com um Nokia 6280 e LG KU990i.
No caso do Nokia comecei a sentir dificuldades a fechar a tampa e reparei que a bateria estava inchada tipo a da imagem inicial.
Fui à loja queixar-me (ainda estava dentro da garantia), o telemóvel foi para o fornecedor e voltou com uma bateria nova 🙂
Do LG só reparei uns meses depois de o ter arrumado na gaveta lol
As baterias dos Galaxy S4 que são feitas na china têm problemas… eu por acaso quando fui comprar o meu pedi para ver a bateria antes, não fosse o diabo tecê-las.
A bateria do meu é feita no Vietname, que são as que a Samsumg está a usar para troca.
aconteceu o mm à minha bateria do samsung galaxy ace, a ver pelas imagens até diria que era a minha =) ehehe solução, encontram se muitos sites na net k vendem baterias novas de linha branca a preços da chuva! google it!
Comprou a bateria de marca branca?Em quanto lhe ficou?Qual o feedback do desempenho?Mandou vir de onde?
Cumprimentos e obrigado.
Excelente post nota 10… Já me aconteceu um caso igual
A bateria do meu Galaxy W tmb inchou dessa forma.
Parece que o problema acontece a muitos Galaxy’s W, ca em casa foi um assim também com a bateria….
gostei do artigo, o video quase que parece demonstração à mythbusters……portanto is totaly confirmed
Coisa que nunca me aconteceu foi a bateria inchada.
Tenho a bateria do meu Samsung Galaxy Ace bastante inchada e já ando para aí há um mês para a trocar. Este post só veio acelerar a minha vontade. Alguém conhece sites fidedignos para mandar vir baterias para este modelo? Vi umas baterias de marca branca de 2450mAh(capacidade da original é 1350mAh) na Amazon a bom preço. Algum conselho? 🙂 Obrigado. Cumps
Boas. Tenho um Sony Xperia S e, como vários equipamentos atuais, a bateria não é removível. Isto quer dizer que se me acontecer este problema… bye bye telemóvel?
Também já me aconteceu (também com o Galaxy W).
Acabei por trocar a bateria, mas nunca percebi qual teria sido a possível causa para o que aconteceu.
Obrigada pelo artigo, muito útil!
A mim aconteceu-me o mesmo há uns anos, com o Sony Ericsson v640i.
Quando comprei um iPhone, deixei de usar o Sony Ericsson, mas deixei-o desligado, com a bateria no interior. Nós temos muita humidade por aqui e, ao fim de 1 ano, lembrei-me de pegar no telemóvel novamente… ora, estava com a bateria inchada, obviamente, o telemóvel não ligava.
O que fiz? Retirei a bateria e deixei-a fora do telemóvel mais uns bons meses, com esperança de conseguir arranjar uma substituta. Ao fim de (não sei quantos) meses, para meu espanto, a bateria estava com a sua forma original… Decidi montar a bateria novamente no telemóvel e colocar a carregar.
Tive que limpar também os contactos do telemóvel para ligação do carregador, mas, o carregamento levou mais tempo do que o habitual… e, para meu espanto, novamente, o telemóvel está a funcionar na perfeição.
A única coisa que acontece agora, quando retiro a bateria e volto a colocar, é que a data/hora voltam a definições de fábrica.
Fora isso, funciona perfeitamente.
🙂
Não tive qualquer problema até agora.
Aconteceu-me isso com um Sharp 770SH e amigos meus que também tinham esse telemóvel tiveram o mesmo problema.
A mim aconteceu-me exactamente o mesmo num Galaxy W. Ainda mandei para a garantia da TMN, mas eles vieram logo com a conversa que a Samsung só dá 6 meses de garantia às baterias. Ainda fizeram um orçamento de 51€ + iva para trocar por uma nova… Claro que não aceitei e comprei uma original na Amazon por 8€.
Agora o telemóvel está a funcionar lindamente!
Estou com o mesmo problema pela 2º vez. Bateria trocada em janeiro de 2013 e agora em dezembro de 2013 inchou novamente. Apenas vou trocar novamente pois a compro por 39,90 no mercado livre e este valor me custa 3,32 ao mês… Para meu perfil de uso vale a pena pois tenho retornos financeiros com o aparelho e seu desempenho “FORA A BATERIA” é perfeito.
Ah, o meu é um Galaxy W 8150…
Por acaso já me aconteceu precisamente com o meu Galaxy W . =0
Acho eu que o inchaço da bat, em 90% dos casos, é devido ao excesso de tempo de carga. Infelizmente os carregadores deixaram de ser os inteligentes que controlam a corrente de carga a medida que a tensão da bat chega ao ideal. Como de costume deixa-se à carga durante toda uma noite. Resolvi isso com o uso de um temporizador onde conecto o carregador. Ajusto o tempo ideal para uma carga e durmo tranquilo. O tempo de vida útil da bateria ainda se prolonga.
E quer também vida mais longa para a bat de seu automóvel? Hoje se usam as baterias “secas” que lhe deixam sem partida na hora que menos quer. Sempre fiz assim, vencida a garantia tiro o lacre e levanto a tampa, com auxílio de um instrumento cortante, dos recipientes dos eletrodos. Verifique e complete a água periodicamente. Vai triplicar o tempo de vida útil da bat.
Boas pessoal,
De facto trabalho num laboratorio tecnico onde realizamos reparação de tudo o que é tecnologia, mas de facto esta anomalia é frequentemente detectada nos iphones, na maior parte dos iphones 3g e 3gs a motherboard chega a dobrar, ficando quebrada na zona central, sendo este o motivo pelo qual existem os famosos iphones explosivos.
O problema é que maior parte das pessoas utilizam o telemovel todo o dia no bolso das calças, no WC, no tablier do carro ao calor, etc, etc… E depois acontecem destes casos. Ainda à pouco tempo, por curiosidade furei uma bateria avariada de iphone 3gs e a bateria pegou fogo de uma forma assustadora… Nao volto a repetir.
Abraço pessoal, N78
Já aconteceu com galaxy W da mh mulher. Já troquei a bateria
Estou a ver que o galaxy W tem todos o mesmo problema. O meu tambem já lhe troquei a bateria por esse problema
Aconteceu ao meu S4 ao fim de 5 meses… Uma coisa mesmo mínima, mas decidi ir imediatamente à loja mais próxima. O equipamento foi enviado para a garantia e efectuaram a troca da bateria e também da placa no interior do telemóvel, não sei que placa é essa, mas até agora está 5*
Tenho um antigo Macbook White e sua bateria original Apple apresentou o mesmo fenômeno, sem excesso de carga ou armazenamento em condições anormais.
Imagino que tenha sido o longo tempo.
O laptop já tem uns 5 anos de uso.
Complicado, o meu galaxy W apresentou o mesmo problema, parece um padrão desse modelo de celular, troquei por outra bateria (não original) e ficou alguns milímetros de folga que resolvi com um pequeno calço de papel, o celular funcionou normalmente por algumas horas, +depois desligou já indicando bateria zerada (no visor apresentava com mais de 40% de bateria antes do reboot), irei trocar por uma original, +já vi muitos relatos na internet que nem isso resolve… 🙁
Conheço um caso bastante recente decorrido à duas semanas atrás num telemóvel Duos com uma Colega de Empresa em que o telemóvel simplesmente explodiu durante a noite.
Por sorte não ardeu nada porque o telemovel estava no chao durante o incidente. No entanto são bem visiveis os danos no chão e mesmo num móvel aquando a pancada do telemovel neste.
Todo o cuidado é pouco. Senão visse as fotos não acreditava, É algo assustador e poderia ter tido consequências bem graves =)
Cumprimentos
Também aconteceu com o meu Samsung Galaxy W e, como estava dentro da garantia, mandei-o para reparação. Será que me trocam a bateria?
Está mais que visto, o investimento em investigação, desenvolvimento e produção de tecnologias para Smartphones e outros dispositivos portáteis em ecrãs de resolução HD xpto, processadores quad, octa core e em diante, xxxxx ram, gpu alta performance, etc… etc… Tudo de alto rendimento e a sempre a crescer e evoluir!
Em Baterias, o desenvolvimento e evolução é de: 0000000000000000000000,000000%
O meu samsung galaxy y resolveu estufar a bateria, só reparei porque a capinha do celular começou a sair sozinha e a carga da bateria não dura mais que 30 minutos… como já não tem mais garantia o jeito é comprar outro 🙁
A minha bateria está inchada vai fazer 1 mês, porem não acho uma bateria original para o meu Samsung.
Isso aconteceu algumas vezes à bateria do meu Sony Ericsson z610i, na altura metia-o a carregar e ela desinchava! Posso dizer que tive sorte por não ter explodido!
Boa Tarde!
Bem… aconteceu-me o mm a minha bateria…
Ana, se podesses, pedia que partilhasses a ROM que utilizaste no teu galaxy W! E se não for pedir mto, o link do forúm que usaste para flashares o mm!
Cumprimentos Tecnológicos
Aconteceu com a minha , quer não era original , enquanto não achei outra para substituir continuei com a mesma , carregava e usava normalmente ,mas sei que é errado e muito perigoso,só tive a sorte de não acontecer nada arriscado !
Aconteceu o mesmo com o meu smartphone Nokia E63,
com medo de explodir, nao o carregay mais .Levei para uma oficina onde o técnico me disse que estava passando mais energia que o normal .
Aconteceu à bateria do meu Macbook ao ponto de fazer dobrar o chassi inferior…Foi aí que notei que algo nao estava bem…Como já tinham passado 2 anos da compra, a Apple recusou-se a trocar a bateria…Resultado…tenho um portátil que deixou de o ser…:P Nao estive para comprar outra bateria.
Ja tive 2 baterias de Celular java inchado, e agora um Lg também
gostaria de saber onde comprar outra bateria;
meu celular é um galaxy s4, a bateria ja inchou por varias vezes, ja comprei umas 3 baterias, mas mesmo assim ela sempre incha depois de um tempo… um lixo.. a bateria acaba toda hora e começa a estufar meu celular, além de não conseguir tirar fotos com flash pq o aparelho desliga e ficar mais devagar.
Tenho um Samsung Galaxy S3 GT-I9300 com 2 anos e meio de uso, e desde a passada quinta-feira dia 12/11/2015, que o telemóvel quando chegava aos 5% de carga, o ecran e as teclas de definições e de voltar atrás começavam a piscar e o equipamento bloqueava e não voltava a ligar, é como se toda a energia remanescente da bateria tivesse sido drenada. Tirei então a bateria e reparei que a mesma apresentava um ligeiro inchaço. Já a removi do equipamento, ele funciona, e neste momento já encomendei uma outra nova, original da Samsung.
Desde que substitui a bateria, não mais tive este problema que relatei!
Eu imagino como seria se em vez do meu S3 GT-I9300 tivesse um desses novos Galaxy S6 ou S6 Edge ou S6 Edge+ sem bateria removível, com dois anos e meio de uso e com um problema de bateria inchada? Não podia substituir a bateria comprando uma nova, teria então de o levar à assistência técnica e como já não estaria na garantia, imagino quanto não teria de pagar à Samsung! Por isso não comprarei nenhum Samsung no futuro que não tenha bateria removível!
vejo que alguns aparelhos Samsung Galaxy tem um problema sério né eu também tenho um S2 com o msm problema ,já é a minha terceira bateria!
Tenho um Motorola Razr HD. Furei a bolsa. Só havia prejudicado a tampa traseira. Bem colada pouco se nota. Sigo usando.
O meu celular está assim. Queria saber se a garantia cobre esse gasto?
A bateria do Galaxy S4 da minha namorada ficou assim. Notei isso quando o equipamento se começou a desligar com 70% de bateria e eu abri o telemóvel para ver se estava tudo ok. E lá estava ela, gordinha que nem um leitão 🙂
Contatei a Samsung e eles disseram-me que como a garantia já tinha acabado, não havia nada a fazer.
Ou seja, resumindo, uma pessoa paga 600€ por um equipamento, vem com uma bateria defeituosa (sim, porque foi usado sempre carregador de origem e sempre se tiverem os cuidados necessários), sujeito a rebentar com o equipamento na nossa cara ao atender uma chamada, ou na mesinha de cabeceira, ou até mesmo incendiar a casa se estiver a carregar em casa sem ninguém presente, e a solução é comprar um nova e rezar para que não aconteça o mesmo, porque se acontecer tem bom remédio, compra outra…
Tanta tecnologia nova, e sinceramente, não vale nada.
De mais ou menos um mês pra cá, eu venho percebendo diminuição na carga da bateria, comparando com antes, que eu recarregava em media no máximo 2 vezes ao dia, hoje é praticamente a cada 3 horas tem que ser feito nova recarga. Achei que era por conta da atualização recente do Android, o celular é um Samsung Gran Primer
Fui efetuar uma limpeza e verifiquei que por fora da capa tava meio elevado, achei que podia ter algo dentro, e abri a tampa, a bateria tava inchada que mal consegue ficar plugada. Me assustei
Estou pensando no que farei com a inchada, onde posso descarta-la
Minha bateria do meu celular j5 inchou e está na garantia e eu preocupado de acontecer alguma coisa tem fim nela tenho direito a outra bateria nova mesmo tendo jogado a que inchou fora!?ATT. PEDRO
Minha bateria do meu celular j5 inchou e está na garantia e eu preocupado de acontecer alguma coisa tem fim nela tenho direito a outra bateria nova mesmo tendo jogado a que inchou fora!?ATT. PEDRO
Minha bateria está um pouco inchada. É arriscado eu colocar ela no celular só para colocar algumas coisas no cartão de memória e depois tirar de novo????
Estou com uma bateria inchada em casa da marca “intel” como eu faço para se desfazer dela , e se alguém saber onde se encontrar outra bateria que eu possa comprar
tenho um samsung j5 , ele desligava sozinho, percebi que a bateria estava inchada, comprei uma bateria nova, mas o problema continuou, a nova bateria também inchou e o celular continua desligando. Alguma dica do que eu possa fazer?
O meu acontece a mesma coisa
Queria saber se posso usar a bateria do J3 G530, no J5 G530?
O meu é J3 6 Samsung…já é a segunda que incha…esta última está com um leve inchaço …vou trocar …como sei que a bateria é original ? Obrigada !
Ótima explicação!
Mas, uma bateria estaria na faixa de quantos reais?
O meu celular c positivo inchou a bateria com dois anos e meio de uso ele nunca deu defeito, só quebrou o vidro porque deixei cair no chão, mas acabei de comprar outro positivo que já está a caminho, gostei muito da marca.
Eu guardei um tablet que já não funcionava,não sabia em que tipo de lixo o colocar.
Algum tempo atrás,quando estava a limpar,encontrei o tablet completamente aberto em dois,a bateria muito inchada.
Tenho medo de fazê-la rebentar se lhe mexer.
Devo colocar todo o aparelho no pilhão,ou corro o risco de tentar tirar a bateria?
Olha tinha duas baterias li-íon uma Samsung e outra de maeca genérica que nem tinha nome que inchadas e minha reação foi nenhuma não tenho medo dessas coisas goste de coisas radioativas e perigosas e falando do artigo ele foi um dos melhores artigos de como e porque as baterias incham e como evitar muito bom parabéns além de eu ser um fã de Portugal
Ainda me lembro dos primeiros equipamentos que podiam funcionar apenas com o carregador e sem bateria.
Não é possível efetuar uma ligação desta natureza?
Já se torna é difícil fazê-lo com os equipamentos actuais visto que as baterias não são amovíveis.
a bateria a30 furada pode queimar a tela
a bateria a30 furada pode continuarem uso