AMD revela finalmente as gráficas RX 6800 XT e RX 6900 XT! A Nvidia que se cuide!
Desengane-se quem pensava que a AMD estava a dormir à sombra da bananeira depois de a Nvidia ter lançado as suas potentes gráficas RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090.
Mas a fabricante apresentou finalmente as suas novas placas gráficas RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT e, pelas características, a Nvidia tem oficialmente uma concorrente à altura.
Chegaram as novas placas gráficas da AMD
Depois dos vários rumores, a AMD apresentou agora ao mundo as suas novas placas gráficas Radeon RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. A apresentação foi feita num evento online com transmissão em direto pelos canais oficiais da AMD, como o YouTube.
As novas GPUs são uma verdadeira resposta às recém-lançadas placas gráficas da Nvidia, em especial a RX 6800 XT que será uma concorrente direta da RTX 3080.
Radeon RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT
- RX 6800
A placa mais básica de todas as anunciadas é a Radeon RX 6800 que utiliza um GPU Navi 21 XL. Esta gráfica irá assim competir com o modelo básico da Nvidia, a GeForce RTX 3070 ou também com a RTX 2080 Ti. Este modelo da AMD vem equipado com 60 unidades de computação, um base clock de 1815 MHz, um boost clock de 1205 MHz, 16,17 teraflops e 16 GB de memória GDDR6.
De seguida poderá ver então a comparação entre a RX 6800 com a RTX 2080 Ti.
Esta GPU consome 250 watts de potência, o que é menos 10 do que a RTX 2080 Tu Founders Edition da Nvidia. A RX 6800 custará 579 dólares (~493 euros) e ficará disponível no dia 18 de novembro.
-
RX 6800 XT
Já a RX 6800 XT traz consigo um GPU mais potente, o Navi 21 XT e poderá ser uma concorrente direta da RTX 3080, que é uma das mais promissoras placas gráficas da Nvidia. Ao nível da memória, a gráfica traz 16 GB GDDR6 e, de acordo com a AMD, é capaz de superar a RTX 3080 em vários jogos de computador, quer na resolução 4k ou 1440p, conseguindo ainda um menor consumo energético. Traz um base clock de 2015 MHz, boost clock de 2250 MHz, 20,74 teraflops de desempenho e ainda 72 unidades de computação.
Os seguintes gráficos da AMD comparam a RX 6800 XT com a RTX 3080.
O preço desta placa será de 649 dólares (~553 euros) e também ficará disponível no dia 18 de novembro.
-
RX 6900 XT
Por sua vez, a topo de gama é a RX 6900 XT, alimentada pelo GPU Navi 21 XTX, que é assim o mais poderoso da AMD. Esta placa será então a que vai jogar no mesmo campeonato de elite da RTX 3090 da Nvidia. Traz consigo uma 16 GB de memória GDDR6 e consegue um poderoso desempenho, mas com menos energia, a um valor bem mais baixo do que a RTX 3090.
Este modelo traz 80 unidades de computação, conta com 23,04 teraflops, mas o base clock mantém-se nos 2015 MHz, podendo aumentar para os 2250 MHz.
Veja a comparação da RX 6900 XT com a RTX 3090 da rival.
A RX 6900 XT vai custar 999 dólares (~851 euros) e chegará ao mercado a 8 de dezembro.
Todos os três modelos são baseados na arquitetura RDNA 2, a mais recente tecnologia da AMD, que, por conseguinte, também é encontrada na PlayStation 5 e na Xbox Series X. Trazem ainda um tradicional design de slot 2,5, com conexões PCIe e um sistema triplo de ventilação para refrigerar as placas.
Mas se não acompanhou a apresentação destas placas em direto, pode agora ver no seguinte vídeo:
Com que opinião ficou das novas gráficas AMD?
Este artigo tem mais de um ano
Agora só falta ver o mais importante, os testes em ambiente “real” com raytracing e sem.
Também ficamos a saber que as novas consolas não são full RDNA 2, a ps5 é tipo RDNA 1.5 e a SX é tipo RDNA 1.7. Nenhuma é full features RDNA2.
Que features é que a PS5 e XBSX não têm para não serem RDNA2?
Tens a infinity cache que nenhuma possui e que é de grande valor no RDNA2.
Algo me diz que andas a ler uns posts na Zwame.
Mas sim, tens razão sobre a Infinity cache.
Segundo post da Microsoft as novas consolas Xbox incorporam a totalidade da arquitectura RDNA 2 :
“Xbox Series X|S are the only next-generation consoles with full hardware support for all the RDNA 2 capabilities AMD showcased today.”
Isso é treta de departamentos de marketing.
Vou fazer novamente a pergunta, que features da RDNA2 é que faltam na PS5 e na XBSX.
Tens também o mesh shaders.
Onde tens a confirmação que a PS5 não tem suporte para mesh shaders.
Pois tudo pode ser como treta de departamentos de marketing visto que ainda falta mais informação técnica bem como reviews independentes das placas gráficas como das consolas .
Podemos especular como pouco provável que a PS5 tenha features que RDNA 2 suporta como “Microsoft direct storage API” porque PS5 tem uma solução costumizada deles .
A Microsoft ja confirmou que a XBOX é full RDNA2, Aliás mensionou ainda que é a única consola com RDNA2. Por isso não venhas com fake news. Ta?
Como é que a XBSX é full RDNA 2 se nem tem Infinity Cache? Ou o Smart Access Memory?
São duas features da RDNA2, que a XBSX não tem.
Apenas porque um gajo do marketing da Xbox manda umas postas de pescada, não quer dizer que seja verdade.
Xbox Velocity Architecture(mas mais optimizado) = Smart Access Memory
DirectX Raytracing,
Mesh Shader
Sampler-Feedback
Variable Rate Shading
Lag free e screen tearing = imput lag amd
Sabes quando eles dizem Full RDNA 2 e tudo, e quando dizem based RDNA 2, nao é rdna2.
A sony deveria dizer full rdna 1 com uns extras.
O Smart Access Memory é um acesso directo do CPU à vram do GPU.
O Xbox Velocity Architecture é um sistema de armazenamento optimizado para SSDs. O mais parecido será o Direct Storage para Windows.
Ou seja, Xbox Velocity Architecture não tem nada haver com o Smart Access Memory.
O DirectX é uma API proprietária da MS. Como é óbvio, mais nenhuma empresa a pode usar, incluindo a Sony.
Mas a API é apenas software. A Sony terá de fazer a sua própria APi para comunicar com as features da RDNA2. mas isso não significa que não é RDNA2.
Aliás, a CEO da AMD já confirmou por várias vezes que a PS5 usa RDNA2.
Mas de onde tiraste essa informação….saõ todas RDNA2….simplesmente usam menos ou mais CUs com menos ou mais frequêncnia
Com que opinião ficou das novas gráficas AMD?
Isto é como uma pessoa que recebe o ordenado mínimo nacional e sonha com um Ferrari ou Lamborghini. Nunca os há-de ter mas sonha com eles… 😀
Após vários anos sem qualquer hipótese no mercado do GPU face ao domínio/monopólio da NVIDIA, a AMD aparece com gráficas extremamente competitivas tanto no preço como na performance. Já deu provas no mercado CPU em que deixou a INTEL KO, sem qualquer hipótese neste momento com os enumeros refreshs (14nm e 10nm), a cota de mercado CPU está a aumentar largamente a favor da AMD.
Isto é ótimo para o consumidor, porque a competitividade trás preços mais baixos e upgrades tecnológicos mais rápidos.
A AMD com GPUs com performance similares e preços mais baixos, juntando ao facto da NVIDIA estar com problemas de stocks, está aqui uma grande oportunidade para a AMD aumentar a cota de mercado GPU, se não tiver o mesmo problema de falta de stocks. O esquema do mambo feito pela NVIDIA a tentar “trair” a TSMC correu mal, e agora vemos que afinal os chips da samsung… lol
Quem não “comprou” as rtx30 series, tem aqui uma grande oportunidade que será ainda maior se também investir nos novos ryzen 5000 series, pois estes dois vão tirar partido um do outro.
Espectante para quando chegar realmente o RDNA2 🙂
Falta ver testes independentes e de performance com e sem ray tracing, para conseguir conseguir tirar conclusões
Sim, claro. Porque departamentos de marketing já vimos do que são capazes (Intel, nvidia, amd). Mais recentemente tenho gostado mais da atitude da amd em relação a essa postura. Mas os indicadores são promissores. Claro que estamos a falar de gráficas de mais de 500$, mas espero que tenha sido um travão à NVIDIA parar de ser apple 🙂
Nota: os rumores da rtx30 series foram verdade, a NVIDIA fez os benchmarks com o seu cooler de 150$ para obter melhores resultados, mas depois iriam deixar de produzir para ser apenas os 3th parties. Veremos se quando houver stock se a teoria ainda se mantem lol
rdna2 para xbox x/s
rdna 1.5 para ps5
A amd confirma que xbox e a unica por full Rdna2, a arquitectura foi desenvolvida em conjunto com a microsoft..
A AMD confirmou que a PS5 usa RDNA2
https://twitter.com/lisasu/status/1260602084669390850?lang=en
isso era em maio, quando as specs do rdna 2 nao tinham sido todas confirmadas, ou achas que a sony usa o directx sem pagar as licencas as microsoft, ha coisas que aono dx tem e foi desenvolvido com a Msoft, tanto que as specs xbox estao la todas e a ps5 nao as tem…
isto e o que a xbox x/s tem que a ps5 nao tem:
DirectX Raytracing, Mesh Shader, Sampler-Feedback e Variable Rate Shading, tecnologia de lag-free velocity acess memory exclusiva xbox e amd.
dai a sony desenvolver o seu ssd para competir, mas que me parece que nao e tao bom na pratica.
Não é necessário a MS vir dizer isso, a própria sony disse que a PS5 era “based” RDNA2 e não RDNA2.
Em maio a RDNA2 já estava pronta para produção, tanto nas consolas como para PC.
Fazer milhões de chips, para depois colocar num PCB, meter vrms e afins, demora muito tempo. É preciso criar stocks durante meses, para garantir um lançamento em condições.
Mas se achas mesmo que a AMD confirmou que a PS5 não usa RDNA2, mostra a fonte.
O canal xbox acabou de publicar que a nova Xbox será a única com full RDNA2. Mas não vejo o espanto, esse rumor já vem de muito de trás, a AMD apenas confirmou o que todo mundo já sabia.
https://news.xbox.com/en-us/2020/10/28/a-closer-look-at-how-xbox-series-xs-integrates-full-amd-rdna-2-architecture/amp/?__twitter_impression=true
ou procura no site wirexbox… esta la, e afirmacoes destas, so podem ser escritas com autorização das marcas intervenientes.
Rumores passados:
PS5 tem 9.2 teraflops com 36 CUs a 2.0 Ghz – check
Cooling da PS5 caro devido a problemas de aquecimento – check
PS5 é uma especie de RDNA 1.5 – Check
Os 10.3 teraflops da PS5 são conseguidos apenas em boost – check
PS5 teria sido planeada para ter lançamento em 2019 – No check, mas bem provável devido ao check anteriores.
Com a AMD a apostar novamente nas gpu’s de alto desempenho quem fica a ganhar é o consumidor, e isso é notorio no preço das gráficas, desempenho equivalente por um preço mais baixo. Ex: RTX 3090 1500€ vs RX 6900 999€ e o que se reflete em todos as gráficas subsequentes. A AMD chamou também a atenção para a contrução de sistemas AMD, cpu e gpu em X570 será uma mais valia… tudo com suporte para DX12 ultimate e Vulkan.
Curiosidade O Crysis Remaster corre Ray-tracing no Windows 7 em dx11 com ajuda do Vulkan API.
Não é bem assim.
“A RX 6800 custará 579 dólares” e vai competir com a 3070.
A 3070 apenas custa 499 dólares…
Tem mais memória
Com a RTX 3070 já no mercado encontrei a mesma listada no intervalo de 528€ a 691€. Com o lançamento de novo hardware e com equivalente desempenho é bom existir concorrência não só entre Amd vs Nvidia como entre a (Asus, MSI, Gigabyte, EVGA, etc).
A vantagem atual da NVidia é que já tem pelo menos 3 gpu’s da serie RTX 3000 no mercado.
Acho que é uma excelente altura para construir um novo sistema, motherboard, cpu, ram, fonte-de-alimentação, cooler, gpu. Preço/ desempenho com a saída de novo hardware, Natal de 2020… é só começarem a sair preços…
Outra opinião sobre a construção do meu próximo sistema é que não pode ser para um determinado jogo…, mas para o motor (engine) que faz o jogo, assim todos os jogos que forem feitos por aquele engine, não terei problemas em correr os mesmos. Unreal Engine (Gears 5), Frostbite (Battlefield V), CryEngine (Sniper: Ghost Warrior), id Tech 7 (Doom), Source 2 (Half-Life: Alyx).
Com a saída de novo hardware só terei que fazer simulações, sub. 700€, sub. 1000€, sub. 1500. Só com o preço da RTX 3090 daria para fazer um pc completo…
quero lá saber se uma grafica sem os eye candy gráficos ligados dá 250 FPS contra outra que dá 200 FPS
prefiro é a gráfica que com tudo o que é tecnologia ligada dá 60 fps vs 40fps da outra.
A nvidia não precisa de se cuidar porque a falta de suporte ao DLSS deixa as novas 6000 da amd só para quem está a pensar no preço. A única que vale a pena é a mais potente porque no fundo é uma 3900 que custa menos 500€. Esperemos pelos benchmarks isentos e veremos que mais uma vez a nvidia continuará à frente pois só há concorrência nos números no papel, mas em desempenho não. Neste momento, e infelizmente (porque concorrência a sério é boa para nós consumidores), gráficas da amd são apenas um gimmick de quem acha que quer ser sempre do contra porque o resto do mundo são todos ovelhas.
como assim? DLSS é tecnologia de código fechado detida pela NVIDIA, a AMD não pode dar suporte. Portanto não é falta de suporte, é falta de transparência por parte da NVIDIA.
São duas filosofias totalmente diferentes, NVIDIA tenta desenvolver tecnologias de código fechado e com os seus milhões compra o uso exclusivo dessas tecnologias aos criadores de jogos. A AMD por outro lado, utiliza e desenvolve tecnologias de código aberto, que toda a gente poder usar no desenvolvimento dos seus jogos.
Portanto, não estamos a falar da capacidade do hardware em si, porque isso foi demonstrado, se fores bater com a AMD em hardware, ela ganha, pura e simplesmente porque tem a melhor gráfica. O que se passa no mundo das GPUs é guerra de software proprietário vs software open source e é aí que a NVIDIA com os seus milhões faz refém muita gente de apenas escolher a sua gráfica (que é inferior) para ter acesso ao seu software proprietário.