AMD prevê placas gráficas com uma potência de 700W em 2025
O mundo evolui e o mercado tecnológico evolui com ele. E é por isso que os produtos que conhecemos hoje, deverão estar completamente mais avançados daqui a poucos anos.
Assim, as informações mais recentes indicam que a AMD prevê que existam placas gráficas com um TDP de até 700W para o ano de 2025.
Placas gráficas com um TDP de 700 W
De acordo com as novas informações, recentemente Sam Naffziger, vice-presidente sénior da AMD deu uma entrevista ao canal VentureBeat, referida pelo site Adrenaline, onde foi abordado o tema da eficiência energética das placas gráficas.
Neste âmbito, a fabricante norte-americana forneceu uma imagem onde apresenta uma projeção daquilo que se pode esperar daqui por três anos. Segundo o executivo, no ano de 2025 deverá existir placas gráficas com um TDP (Thermal Design Power) de 700W.
No entanto, os detalhes não indicam que está previsão possa dizer respeito especificamente aos produtos da AMD. Por sua vez, a menção parece sim ser aquilo que a marca estima que exista no mercado num futuro já próximo.
O gráfico respeita àquele que será o desafio energético que a indústria tecnológica irá atravessar ao longo do tempo, assim como ao consumo de energia das placas gráficas e os TDPs registados ao longos dos anos que foram passando, com uma estimativa daquilo que podemos esperar para o ano de 2025.
Um dos objetivos da AMD é conseguir um ganho de eficiência de 30 vezes mais em tarefas como a computação de alto desempenho. De acordo com Naffziger, a eficiência energética também consegue dar uma maior flexibilidade ao design dos equipamentos. Ou seja, com ela, as fabricantes conseguem aumentar o desempenho ou focarem-se sobretudo na eficiência.
Para além disso, o executivo destaca também na entrevista que a gestão da energia é um dos pontos chave para a redução do consumo geral, pois "com a gestão inteligente de energia, podemos detetar se estamos numa fase de um jogo que precisa de alta frequência ou se estamos numa fase limitada pela largura de banda da memória, por exemplo".
Sam Naffziger já se encontra a exercer funções na AMD há 16 anos, tendo assumido o seu cargo no setor dos gráficos em 2017. Um dos seus objetivos é então melhorar o desempenho geral e por watt e ainda a eficiência dos equipamentos da empresa norte-americana.
Este artigo tem mais de um ano
Está a chegar a hora de haver regulamentação para travar o consumo energético das gráficas.
Está a tornar-se ridiculo.
Ridiculo porque? Um aspirador consome 3000w, uma tostadeira tefal 2500w. Vamos banir as tostas?
Porquê Tefal??? 😀
Usas aspiradores e tostadeiras durante 8h por dia ?
Usa
Usas uma grafica 8h por dia?? Uns jogos e rendering umas 2-3. O forno uso 4 para assar um pato
O Conceito de evolução tecnológico, não é apenas em performance bruta, mas sim também em eficiência energética, onde por exemplo a Nvidia com os chips Pascal (Série 10)
fez um feito enorme, GPUS com uma performance ainda consideravelmente mais alta que as Maxwell, consumindo muito menos, isso sim é evolução, aliás a redução de litografia deveria servir para isso mesmo.
lole
Simplesmente devia ser proibido um tamanho gasto de energia numa placa gráfica!
Eu também acho que os valores que estão a ser atingidos começam-se a tornar ridículos, não tarda será necessário ter um disjuntor em casa apenas para o PC, mas daí a proibir?
Desde que o aumento de performance justifique o consumo não vale a pena proibir, digamos que se a gráfica gastar 750W mas for 4x mais potente que a geração actual que gasta metade, então a gráfica é mais eficiente…
Proibir tais consumos apenas só no caso de imaginemos existir um processo de fabrico que permitisse a mesma performance com um consumo mais baixo que não tivesse a ser usado por ser mais caro o fabrico, caso contrário não há grande vantagem. Porque digamos que estás a fazer um render de uma animação, se a gráfica consumir 750W mas terminar o projecto em 10 min, e uma gráfica de 350W demorar 30 min a concluir o mesmo processo, na realidade consomes mais energia com a gráfica de 350W.
A mesma coisa para gaming, porque teoricamente se limitares o FPS da gráfica de 750W para o máximo que a gráfica de 350W atinge, em princípio a gráfica mais potente deve consumir menos energia, porque não estará a trabalhar a 100%.
700 W !! Que Abuso ! Consome mais que todas as luzes acesas da minha vivenda.
Um microndas também consome 700W e ainda não vi ninguém a queixar-se disso…
Se está projetado para ser mais potente, é natural que tenha maior consumo energético.
Não concordo, o natural é ser projetado para ser mais potente e eficiente. Quanto mais eficiente energicamente menos calor é expelido, sucessivamente não é necessário uma solução termina muito complexa e volumosa.
O problema que se está a verificar é que no mundo da tecnologia estamos prestes a transbordar a lei de Moore e atualmente só aumentado o consumo de energia e criar soluções térmicas que são autenticos monos dentro das caixas que consegue-se tirar uma performance marginal em comparação com a tecnologia anterior.
E a tendência será ser cada vez mais marginal conforme se avançar no processo da criação da wafers para os chips.
A RTX4090 será 2x mais rápida que a RTX3090. Não são aumentos de performance marginais.
No papel…. Vamos esperar para ver 😉
Se te queixasses do forno, mas o microondas que apenas está ligado por 3-5 minutos.
E comparar com uma gráfica que pode estar horas
Quer dizer que vai começar a cozinhar com a placa gráfica?
Se estão cada vez mais a reduzir as litografias, a fazer menor e melhor, devia consumir menos!…
Nos processadores, por exemplo: um i5 gen 11 tem quase o mesmo poder que um i9 gen 9…com menos de metade do consumo…
Ou está algo a falhar nas minhas contas, ou falha é nas contas deles 😉
Aquecedor ou Ar condicionado consome ainda mais.
O microondas usas durante uns minutos no maximo. Um pc usas durante HORAS.
Mas quem é que está a falar de microndas ? este artigo é de uma gráfica dããããã …
Dá para jogar durante o inverno e ir aquecendo a divisão!
Para comparação, do que apurei, uma Nintendo Switch não gastará mais de 20W enquanto roda um jogo!
Mais vale as gráficas trazerem trazerem um cabo elétrico que liga diretamente a tomada da parede.
Assim era já não tínhamos de comprar uma fonte alimentação xpto de 750W que custa mais 80€
Mas segundo o artigo, uma de 750W não chega para 2025.
Tem de ser uma de 1000, 1200W….
Agora que o Bitcoin decola.
Nvidia vs AMD quem aquece mais rapidamente a casa no inverno
Na compra da proxima grafica oferecemos uma baixada de alta tensão e posto de tranformação a porta de casa , os primeiros 100 a encomendar, recebem uma assinatura de um ano para reserva de potência num gurpo gerador que uma qualquer central electrica a esolha!
Tanta gente a queixar se de 700W e dps tem tvs que gastam mais de 10000 w como as da samsung, ou aspiradores rowenda com quase 15000 W de potencia !!
Uma TV de 10KW, isso é que modelo? Os ecrãs gigantes do Rock in Rio?
Um aspirador de 15KW? A 230V? É se for monofásico São mais de 40A. Se calhar era melhor pensar e pesquisar um pouco antes de disparar bujardas desse género!
+1
São equipamentos industriais os dele 🙂
Só para constatar:
– TV Samsung Neo QLED UHD 8K 85QN900B
– Consumo de energia em 1000h (HDR) – 565 kWh
Ora, não chega aos 1000W (quanto mais 10kW), e mesmo assim, nem toda a gente tem capacidade de ter uma TV em casa de 12mil €…