AMD pode comprar a Xilinx por 54 mil milhões de dólares no Dia dos Namorados
Há muito que já se fala da possibilidade e intenção da AMD em comprar a empresa Xilinx, que é a principal fornecedora de dispositivos lógicos programáveis.
E as últimas informações indicam agora que o negócio está praticamente fechado, sendo que a fabricante de chips deverá adquirir a sua conterrânea já no próximo dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, por 54 mil milhões de dólares.
AMD já tem aprovação para comprar a Xilinx
Foi no dia 27 de outubro de 2020 que a AMD partilhou um comunicado oficial onde divulgou que iria comprar a Xilinx. A empresa norte-americana, fundada em 1984 e sediada na Califórnia, é a principal fornecedora a nível mundial de dispositivos lógicos programáveis, tendo sido a responsável pelos chips FPGA (Field-programmable Gate Array).
Mas hoje (10), a fabricante responsável pelas gráficas Radeon e processadores Ryzen, divulgou um novo comunicado onde afirmou que "recebeu a aprovação de todas as autoridades necessárias para prosseguir com a aquisição da Xilinx". Desta forma, ficam apenas a faltar alguns pormenores finais para fechar totalmente o negócio.
De acordo com as informações, parece que o acordo será selado através do pagamento de 54 mil milhões de dólares, algo como 47 mil milhões de euros. Para além disso, estima-se que a transação possa estar concluída no Dia dos Namorados, na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro. E não poderia haver melhor data para um enlace deste género.
Depois de a AMD ter anunciado o interesse pela Xilinx, em 2020, as ações da empresa valorizaram, mas o negócio sofreu alguns atrasos. No entanto agora tudo está no caminho certo, numa altura em que a rival Nvidia desistiu de comprar a ARM.
Aquando do anúncio, há dois anos, Lisa Su, CEO da AMD referiu que a aquisição poderia "estabelecer a AMD como uma líder em computação de alto desempenho do setor" e descreveu a fundição como "uma combinação realmente atraente que criará um valor significativo para todas as partes interessadas".
Este artigo tem mais de um ano
E ninguém sabe o que FPGA é, nem sequer para que são usados 😉 tudo pensa que é uma especie de ARM mas que nunca ouviram falar… 😉 e também ninguém sabe que estes processadores são os responsáveis para que a industria aeronáutica, aeroespacial etc… funcione. Todos os satélites tem no minimo um 😉
a FPGA não é um processador. mas pode-se fazer um processador com base em FPGA 🙂 “Ninguém sabe..” facepalm
Correcto… mas para um bom entendedor meia palavra basta… a xilinx o que faz com FPGA? 😉
A Xilinx fabrica-as. Depois pode fazer muitas coisas, usar no ramo automóvel, nas telecom, aeroespacial, agora ML… tudo. De notar que a FPGA não faz processamento em série, mas sim em paralelo, daí não poder ser comparada a um processador…
Estas enganado, pesquisa TMR e vais encontrar… o ultimo Design que fiz em FPGA não vai assim ha tantos anos… alem do mais o forte da Xilinx é mesmo no Design, a produção é feita maioritariamente pela TSMC.
A Xilinx não faz designs para além dos demos. Vende as FPGAs e o software (Vivado, Vitis, etc. ) Se eles fizessem desenhos para tudo estavam tramados. Agora que disponibilizam ferramentas que facilitam o design, já com blocos feitos, é verdade.
A evolução da Xilinx foi enorme nos últimos anos… hoje em dia, com a lei do mínimo esforço, é possível chegar a um design viável num curto espaço de tempo graças aos módulos/blocos existentes e a certas alterações e evoluções feitas no software de há uns anos pra cá entre outras como Automação de blocos etc. Com AEIS, QEmu entre outros podes emular todas as funcionalidades antes da produção final ficando somente a radiação como algo não emulável, mas até para esse caso existem soluções viáveis e tolerantes a RAD em várias repos, muitas até podes simplesmente importar em XML. Podia até falar da performance alcançável com Vivado e Ultrascale+, que com o mesmo código é 33% superior a por exemplo Stratix ou Altera da Intel. Isso tudo é Design, Design do Software, Design dos módulos ou blocos como lhe queiras chamar, Performance superior e real alcançada com mesmo código é design etc… Por mim até podemos comparar as Boards de avaliação. Comparando batatas com batatas são 33% mais baratas que Intel mesmo assim + performance, funcionalidade etc… isso é design… dai dizer que xilinx é forte no design, extremamente forte até, daí a AMD querer comprar para ganhar mais um mercado importante em comparação há intel e assim ganhar mais um segmento no market-share. Sobre os Designs completos, a Xilinx também o faz apesar de indiretamente e através da Patmos Engineering, Digilent entre muitas outras… onde a Xilinx detém uma percentagem relativamente alta de shares nestas empresas, no fundo uma estrategia para impedir que a intel se apoderasse do mercado mesmo tendo tecnologia inferior.
Toca a comprar açoes da Xilinx…….
Acho que já vais tarde. Eu ainda comprei algumas no ano passado quando estavam a 100USD.
Fui um bocado estupido e só comprei 6, não estava à espera que duplicassem o valor no prazo de 1 ano.
O pormenor do “Dia dos Namorados” é magnífico… A AMD vai papar a Xilinx no Dia dos Namorados… Basicamente é isso!
Boa… agora só falta saber se pela frente ou por traz 😉