µduino: O mais pequeno Arduino do mundo
No segmento das placas programáveis, o projeto mais popular é indiscutivelmente o Arduino. Esta board tem um conjunto de interessantes especificações e também uma simples e boa plataforma de programação.
No entanto é fundamental que a tecnologia evolua e nesse sentido foi criado o µduino, o mais pequeno Arduino do mundo.
O Arduino foi possivelmente a plataforma com mais responsabilidade na banalização do desenvolvimento de aplicações de hardware/software capazes de interagir/sentir com o meio. Nesta área existem várias soluções no mercado e em breve poderá existir mais uma alternativa, o µduino.
O µduino é uma board baseada e compatível com o Arduino só que com uma dimensão minúscula (apenas 12x12 mm). Em termos de especificações destaque para:
- Microcontrolador ATMEGA32U4
- 6x portas analógicas I/O
- 14x portas digitais I/O (incluindo Rx/Tx)
- Status LED
- 2x portas 5V
- Botão reset
- Porta MicroUSB
- 6-pin ICSP portas de programação
- 1 oscilador de cristal
- Pode ser alimentado por baterias ou via porta MicroUSB
Relativamente às versões já disponíveis, a seguinte imagem mostra as diferenças entre o µduino e os projetos Uno, Micro, Digispark e Flora.
Conheça melhor o µduino em vídeo
Saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
ninguem criou um vidio no youtube a falar deste µduino ?
esta malta anda muito atrasada/ocupada 😀
*video lolol
Ainda não existe no mercado.
🙁 ja andava a investigar mas nada e so em crowdfunding mas encontrei ATtiny85 shrinkify progect 😀
É caro…. Vesse o micro a venda por 3eur..
Comprei 2 por 1.55€ cada no aliexpress xD
A partir do momento em que descobri o Nano (Nem é micro que se chama, mas ok xD ) deixei o uno de parte … Como estou no inicio o nano chega e sobra, o uno fica para decoração com a caixinha linda que lhe pus xD
Bem, o arduino nano já é suficiente pequeno e muito perto dessas dimensões. A diferença está no microcontrolador que no nano é normalmente o ATMega 328p e neste µduino é o ATMEGA32U4 que se não me engano é o mesmo microcontrolador que está no Leonardo. A vantagem deste arduino para o nano é a interface USB que é inexistente no nano pois o ATMega 328 não tem integração USB integrada e o chip conversor série para USB ainda ocupa muito espaço. (O arduino micro é basicamente o arduino nano com a ligação USB). Para quem precisa de ligação USB e o arduino micro é demasiado grande esta pode ser uma boa opção mas para quem não precisa de USB o nano é melhor, além disso custa apenas 1,5€ no eBay.
Eu vi um projeto bastante semelhante no kickstarter chamado PICO, que tem há volta de 15mm*15mm, convertendo polegadas para milimetros. Este µduino ainda tem mais I/O e é mais pequeno.
https://www.kickstarter.com/projects/melbel/pico-the-worlds-smallest-arduino-board