O melhor assistente virtual é da Google. Bixby, Siri e Alexa podem melhorar
Qualquer assistente virtual traz consigo um lote grande de vantagens, que muitos já se habituaram a usar. Estão presentes nos smartphones e auxiliam no dia a dia, com informações úteis e com o controlo destes dispositivos.
Uma comparação recente veio colocar frente a frente o Assistente da Google, a Siri, a Bixby e a Alexa, para encontrar o melhor. Os resultados podem não surpreender, mas certamente que não se esperava uma diferença tão grande entre as propostas do mercado.
Afinal qual o melhor assistente virtual?
Presentes no dia a dia, qualquer assistente virtual tem ainda muito para crescer e melhorar. Ainda longe de estarem em todos os idiomas, garantem que uma integração e uma automação de muitos processos nos smartphones e em outros dispositivos.
Um teste recente colocou frente a frente o Assistente da Google, a Siri, a Bisby e a Alexa. Procurava-se avaliar o seu grau de desenvolvimento e também a sua usabilidade de forma natural e com qualquer utilizador comum. Não se procuravam funcionalidades extraordinárias, mas pelo menos o básico era esperado.
Google domina com inteligência e integração
Do que pode ser visto no vídeo, há um assistente que se destaca de imediato. Falamos da proposta da Google que há vários anos tem mostrado que está no topo. Segue-se a Bixby e a Siri, que curiosamente não consegue criar algo tão simples como 2 ou mais contadores de tempo em simultâneo.
No que diz resposto à Alexa da Amazon, esta está muito longe do que a concorrência oferece de forma natural. Não consegue interagir com os sistemas operativos e mesmo em termos de acesso a apps é limitado. A razão está mesmo em ser um elemento externo e limitado a algum hardware da marca.
Siri destaca-se da Bixby mas por muito pouco
Quanto à Siri, a proposta da Apple, mostra-se muito desenvolvida, mas ainda com algumas limitações que não eram esperadas. A muitas das questões limita-se a responder com links para pesquisas da Internet e não consegue manter o contexto numa conversa com o utilizador. Tem como vantagem a integração com todo o ecossistema da marca.
Fica assim claro, mais uma vez, que o Assistente da Google está muito acima da sua concorrência. A Siri e a Bixby estão muito próximas entre si, mas com diferenças importantes. Quanto à Alexa, tem ainda muito que evoluir para ser mais do que uma ferramenta para fazer compras na Amazon.
Este artigo tem mais de um ano
Devo perceber muito pouco disto, pois o Google Assistant , comigo só funciona para o básico e mesmo assim mal. Muitas vezes não responde a “Ok Google” e outras responde com coisas que não se perguntou. Coisas simples como “Quando tenho consulta médica” transforma-as numa lista de clínicas à volta e outras aselhices. Então com o Android Auto, o “Ok Google” nem funciona e são 2 produtos da mesma casa, tudo devia correr como sobre esferas. Pode ser do pacote de linguagem PT-PT, mas não percebo a posição de destaque que lhe dão.
A Google Assistant é a melhor, sem dúvida. De realçar e como é possível não comentarem isto… a Bixby tem evoluído uma barbaridade, desde a assistente a quem ninguém ligava a começar a fazer sombra à tão badalada (mais uma vez) Siri. Parabéns Samsung.
O ponto negativo na minha opinião e sem desculpa alguma, é o facto da Bixby e da Siri (aquelas que mais uso) não estarem em português de Portugal, estando apenas no horrível, errado e caquéctico português do Brasil. Um erro inadmissível e não me venham com que os brasileiros são mais, pois quantidade não significa qualidade, pois temos muito mais poder de compra do que os brasucas.
O Brasil, segundo a wiki, tem 265782 milionários. Em Portugal são 55400, 5 vezes menos. Provavelmente os 10 milhões de Brasileiros mais ricos são mais ricos que todo Portugal. Lá porque em média os Brasileiros tem menos poder de compra não quer dizer que não haja muito mais poder de compra no Brasil que em Portugal.
São 2 línguas diferentes, ponto assente. E isto não devia ter a haver com um ter mais ricos ou mais poder de compra, são 2 países diferentes, 2 línguas diferentes, a Google opera nesses 2 países e como tal devia ser obrigada a dar suporte de linguagem funcional nos seus produtos. Algo que a UE talvez se devesse focar em legislar,digo eu.
+1
A Google opera e dá suporte de linguagem em Português de Portugal.
Também queres mirandês? E português tripeiro e alfacinha?
Apenas e tão só português de Portugal. O resto não interessa.
São duas línguas diferentes? Que comentário tão patético… essa foi mesmo à terceiro mundo!
Isso é a lógica da batata. Claro que o Brasil é um mercado muito mais apetecível que Portugal. !0 milhões para 200 milhões de habitantes é muita diferença. Para não falar dos recursos naturais que o Brasil tem. A única coisa que não compreendo é a razão de o Brasil ainda não ser uma das maiores potências mundiais mas acredito que vai lá chegar.
Esses números não têm lógica nenhuma, até porque desses milionários brasileiros metade já estão assassinados, outra metade emigrados e os poucos que sobraram estão presos! Qual foi a parte da quantidade e qualidade que não entendeste?
Qualidade não interessa, volume sim.
O PIB Brasileiro é 10x mais que o de Portugal.
PIB nominal sim, PIB per capita nem metade, logo o que interessa é poder de compra e infelizmente os brasileiros não têm ou têm muito pouco. A tal qualidade que Portugal tem. E não é só isso, português só há um, é o original e mais nenhum.
Só a cidade de São Paulo tem mais habitantes que todo o Portugal, isso não te diz nada?
Para mim todos precisam melhorar, cá em casa tenho a google home e quando digo ” Ok Google ligar Tv, ela diz: você quer ligar para a sua avó? qual é o numero da sua avó? Com a Siri se passa a mesma coisa. Mesmo em ingles tenho dificuldade de perceber o que “elas” percebem. LOL Feliz 2023
Pplware a fazer pirataria (sim copiar um video do youtube e meter o do SAPO é pirataria)
João, lamento informar mas acho que estão completamente enganados ,para quem tem casas inteligentes não á melhor que o alexa e em segundo lugar o Google os outros dois são para esquecer, todos são bons é para perguntar que horas são ou tempo para hoje e pouco mais,o Google tem mais inteligência que a Alexa ,mas para casas inteligentes não a como a Alexa é preciso e comprar os produtos certos eu por exemplo ligo TV,s digo para ligar a TV,mudar de canal levantar ou baixar volume e muitas outras coisas,luzes,aspiradores, só por voz e ainda o mais interessante e ainda poder fazer rotinas,programar respostas ligar ou desligar qualquer aparelho,ver câmeras etc, por voz tanto no tlm como em casa com aplicação e ainda tem os echo show que dão imagem e câmeras embutidas, poder ver videos e ou filmes.Onde estão esses aparelhos para ligar em casa com ecrã teem agora um ou dois aparelhos com ecrã e é a Google porque com respeito ao Siri ou o da Samsung não teem nada.
+1 mas esta gente anda a dormir. É tão bom entrar em cara e a Alexa já sabe tudo o que tem de fazer sem eu dizer nada, basta abrir a porta de casa.. Tenho 4 echo 4, e 2 echo dot 5 e um echo show 10″ e fazem tudo eu estou no quarto e falo para a minha mulher que esteja onde ela estiver vai ouvir e não preciso de gritar. A iluminação e tomadas é toda zegbee e os sensores de porta/janelas tb. Tv’s, Xbox aspirador tudo integrado no sistema Alexa.. Google? Tadinha….
Já usas-te o assistente da google? É que consigo fazer exatamente o mesmo que tu sem tirar nem por, talvez até mais devido a todo o ecossistema google.
O google nunca me entende já a Siri em Inglês US nunca falha, recuso-se a falar Português com sotaque do Brasil acho vergonhoso para a Língua Portuguesa PT-PT ter de me sujeitar a isso, mas é o que temos.
Pois é o que temos mas eu sou Português não sou inglês e enquanto não houver em português de Portugal,o português do Brasil compreende tudo e além disso ele vai aprendendo a nossa língua,estou a falar claramente do Alexa
Pois, não consegue fazer chamadas porque não é faltando normalmente como falamos que o assistente percebe, tem que se falar às vezes mais ao promenor ou mais á calão.
Mas minhas google tv fala em português de Portugal, o problema não está no assistente em si mas sim nos dispositivos principalmente os mais antigos que não suportam português de Portugal.
Pois, mas não consigo fazer chamadas da minha operadora pelo Google assistente. Abre sempre uma página da internet sem nexo quando peço para ligar a alguém dos meus contactos.
Consigo perfeitamente. Apenas tens de ter o numero da pessoa e nada mais. Por exemplo, eu tinha numero com o *31# (identificar chamada) e não realizava a chamada. Retirei e agora sim funciona.
Enquanto os assistentes não tiverem português de Portugal… são todos para limpar o rabo
2021 e 2020 , 2019 também era melhor que os outros 3 grandes. Que novidade este tipo vem trazer? Mais uns milhares dólares para o bolso dele com views no youtube?
Só pelo facto de ser a única com PT-PT já ganhou.
Bom dia o Google para casas inteligentes não teem maneira como criar rotinas e nem sequer tem produtos com ecrã criaram agora recentemente um ou dois, o Alexa até tem echo show 10 com 10 polegadas que até se vira 170 graus para qualquer lugar de onde é chamado ou visto pela câmera e brevemente vai sair um robot que inspeciona toda a casa e também com uma câmera telescópica que sobe até um metro para ter acesso a tudo em casa como fogões animais etc e informa em tempo real qualquer anormalia
Por repetires a mesma mentira varias vezes não se torna verdade!
Tenho tudo integrado com o google home, ecras, camaras e sensores e com rotinas.
areia para os olhos…
Bom dia,eu nem sequer tenho entesse em falar do Alexa , ninguém me paga para isso isto é apenas uma conversa de opiniões,mas como tenho dito ,eu tenho tudo com Alexa ,mas em simultâneo também tenho o Google,só com o Google trabalho apenas com o Smart phone e o Smart watch, não tenho assistentes,mas como tenho dito anteriormente o Google com respeito a cultura geral mete qualquer outro assistente a um canto,eu refiro-me e a assistentes de vários tamanhos com ecrãs e sem ecrãs não á melhor,que é que a Google tem como assistentes? Um ou dois com ecrã e mais um ou dois só de voz,onde estão as opções para criar rotinas, como basta por exemplo dizer bom dia quando me levanto acende logo a luz da mesa de cabeceira,a luz da casa de banho liga a máquina de café abre o estore da cozinha,tudo o que queiramos configurar por exemplo quando me vou deitar não preciso de me preocupar com nada basta dizer boa noite automaticamente (tendo sido configurado anteriormente) apaga tudo TV luzes estores e isto é só um exemplo porque pode-se criar dezenas de rotinas