Fujifilm instax Square SQ10 – uma câmara instantânea híbrida
A Fujifilm apresentou esta semana em Portugal a primeira câmara fotográfica instantânea híbrida, que além de imprimir no momento a fotografia ainda a guarda para poder ser impressa novamente mais tarde depois de aplicados alguns filtros ou feita alguma edição ou, simplesmente, para ficar registada em formato digital.
Conheça mais sobre esta nova instax Square SQ10.
A nova instax Square SQ10, que se junta à já conceituada família de câmaras da marca, é simultaneamente digital e analógica, dirigindo-se a quem gosta de ter a sua foto impressa instantaneamente mas também a quem gosta de tratar as imagens, de colocar filtros, podendo assim editar, brincar e melhorar a imagem antes de a imprimir. Tudo isto é possível através do seu ecrã LCD de 3".
As fotos podem ser impressas e reimpressas em qualquer momento, pois mesmo depois de impressa a foto fica guardada na memória da câmara ou no cartão de memória. A instax Square SQ10 permite ainda importar imagens de outros dispositivos e imprimi-las.
Mas as novidades não ficam por aqui, tem ainda vários modos de disparo e de impressão dos quais se destacam:
- Dupla exposição, que combina dois temas diferentes numa única imagem
- Macro, que foca a uma distância de 10 cm.
- Bulb, exposição ampla para imagens com luz natural reduzida
O design da instax SQ10 é moderno, atrativo ao olhar e, tal como o nome indica, quadrado. De fácil manuseamento, inclui dois botões de comando de disparo, um em cada um dos lados, com bloqueio AE/AF. Esta câmara tem um sensor de 0,25 polegadas e apenas capta fotografias quadradas de 3,6MP (1920 x 1920 pixeís), talvez pareçam especificações fracas para o que estamos habituados, mas para este tipo de câmaras parece ser o suficiente.
A película, semelhante à de antigamente, nesta nova versão tem as dimensões de 62 x 62 (tamanho da imagem) e 86 × 72 mm (tamanho da película), oferece uma foto em alguns segundos, tendo a possibilidade de ser editada, com focagem automática, macro, exposição automática e reconhecimento de rosto. Permite ainda um maior controlo do resultado final através de várias ferramentas como a edição digital, o controlo de luminosidade, os 10 filtros disponíveis e o efeito vinheta.
As câmaras Instax estão a crescer no mundo, só durante o ano passado foram vendidas mais de 6,6 milhões. As gerações mais novas estão a abraçar esta recente forma de fotografia. Embora muito semelhante à foto instantânea de outros tempos, a possibilidade de edição acaba por ser um atrativo grande para os mais jovens.
Realidade do mercado Português
Em Portugal, as câmaras, películas e acessórios Instax representam cerca de 40% da faturação na área da fotografia, com um crescimento de 64% no número de unidades de câmaras vendidas.
Para este ano, em Portugal as expetativas são ambiciosas, a Fujifilm espera vir a ter um aumento das vendas em cerca de 60% em relação às vendidas em 2016.
A Square SQ10 estará disponível em Portugal a partir de 289,00€, já no início do mês de junho.
Este artigo tem mais de um ano
Comparativo com Câmara Compacta Polaroid Snap Touch pf!
Está é mto mais cara k a Polaroid e a Polaroid o ecran é touch e tem 10 mpxl esta só tem 3…