Facebook anuncia nova gama do Portal, com especial foco na privacidade do utilizador
O Facebook, há cerca de um ano, anunciou os seus dispositivos para assistência pessoal no lar dos utilizadores. A gama Portal, onde estão inseridos estes equipamentos, foi agora renovada. Um dos modelos foi descontinuado, mas um novo foi adicionado.
Para além disso, o Facebook pretende dar mais poder aos utilizadores nas permissões dos dados que recolhe nestes terminais. O objetivo passa por conceder mais liberdade aos consumidores no controlo da sua privacidade.
O Portal do Facebook é um dispositivo diferente do que está no mercado para os nossos lares, apenas se equiparando ao Amazon Echo Show. A aposta da empresa de Mark Zuckerberg não se quer limitar a ser apenas um assistente pessoal comandado por áudio, mas também ter uma componente visual ajustada. Assim nasceu o conceito que está quase a fazer um ano de mercado.
Agora, é momento de renovar esta gama. No ano passado foram apresentados dois modelos, sendo que este ano um deles foi descontinuado, mas houve uma nova entrada. Ou seja, atualmente a gama é constituída pelo Portal, Portal Mini e pelo Portal TV.
Os dois primeiros modelos são idênticos aos do ano passado, sendo que o Mini destaca-se naturalmente pelas menores dimensões, com ecrã de 8" ao passo que o base tem um ecrã de 10". O Portal+, modelo de maiores dimensões do ano passado, foi descontinuado.
O novo modelo é o Portal TV, dispositivo que no design até remete para o Kinect da Microsoft. Este liga-se à sua TV, podendo assim desfrutar de um ecrã de grandes dimensões para videoconferência ou consumo de conteúdo multimédia.
A privacidade também está em destaque nos novos Facebook Portal
O Facebook colocou como prioritárias as preocupações com privacidade nestes novos modelos. De modo a que o utilizador tenha a certeza que a câmara e o microfone estão desativados, com um único toque no dispositivo é possível fazê-lo. Para além disso, há um obturador físico para cobrir a câmara. Não obstante, este pormenor já estava presente no modelo do ano passado.
Quanto à funcionalidade de câmara inteligente, esta funciona localmente no dispositivo. Assim, os dados de reconhecimento facial não são enviados para o Facebook.
Estes novos equipamentos para o lar, desenvolvidos pelo Facebook, chegam ao mercado no próximo mês de novembro. No entanto, Portugal não está abrangido na lista de países onde será comercializado. De momento, apenas nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Austrália e Nova Zelândia se pode comprar os Portal.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Neowin
Neste artigo: Facebook, Facebook Portal, portal, Portal Mini, Portal TV
Porque sempre falam de Facebook? Ninguém usa este serviço….do velhos e meio-inteligentes.
O Facebook com foco na privacidade dos utilizadores essa é uma boa mentira para roubar mais dados.
PPLware tenham lá cuidado com a publicidade enganosa. Hoje (ainda) não é sexta-feira para a vossa rúbrica!
Facebook e Privacidade são duas palavras que não cabem na mesma frase! 😛
Bom dia.
😀 realmente não tem sido fácil ao Facebook virar a página, mas têm de fazer algo em prol da segurança.
Cump.
Facebook e Privacidade na mesma frase…