Computador de Tomada da Marvell
Algumas pessoas são da opinião que tudo no final se reduz ao tamanho. E se alguém conseguisse reduzir, um modesto computador para o tamanho de por exemplo, um purificador de ar doméstico? O que acha que era possível conseguir?
A resposta a este sonho seria portanto, o novo computador pessoal de tomada da Marvell, denominado SheevaPlug. À primeira vista, a redução microscópica de vários componentes constituintes de um computador, leva-nos a pensar que poderia resultar, num dispositivo com características, para aí tão potentes como uma máquina de calcular.
Não poderíamos estar mais errados. Esta pequena maravilha da Marvell, tem requisitos absolutamente surpreendentes, integrados num único circuito integrado, o Kirkwood System-on-chip (CIC), que contém embutidas as seguintes características.
- CPU a 1.2 GHz - 512 MB de armazenamento Flash - 512 MB de memória DRAM - 1porta Ethernet Gigabit, - 1 porta USB 2.0
Além deste dispositivo ser bastante interessante devido às suas dimensões, sabe-se que consegue correr versões reduzidas de Linux. Bem, eu já ouvi dizer que o Linux até numa torradeira corre. Porém, este novo dispositivo pelas suas dimensões, causará inveja às melhores torradeiras à venda na sua loja favorita de electrodomésticos. Mais... irá certamente, gastar menos potência que a sua torradeira, consumindo apenas 5 watt's de potência. Já que estou a usar o exemplo deste electrodoméstico, saiba que uma torradeira não consome menos que cerca de 650 watt's, para que haja um termo de comparação (se é que há algum).
Mas, para que é que servirá afinal este computador de tomada? Um exemplo simples é dado no esquema da figura seguinte. Neste exemplo, este dispositivo é ligado via um cabo ethernet, que lhe permite que esteja acessível, em qualquer intranet ou mesmo na internet. Ora assim de cabeça, penso que poderá ser muito popular para pequenas e médias empresas, servindo como um servidor de impressora remoto (ligada até este dispositivo por porta USB), ou como um servidor web, pode servir também como reencaminhador de tráfego IP, por exemplo. Como já deve ter observado a flexibilidade do SheevaPlug reside na sua saída USB que permite que seja facilmente estendido, com a ligação de discos externos de grande grande armazenamento.
Está previsto o lançamento deste pequeno brinquedo em duas versões: uma na ordem dos $49 (cerca de 39 euros) e outra versão de $99 (cerca de 78 euros) para programadores.
Fonte: TGDaily
Este artigo tem mais de um ano
O mais pequeno que me lembro, e acho que vi por aqui, era um linux instalado numa “maquina” que pouco maior era que uma ficha rj45…
Found it:
http://www.linuxdevices.com/news/NS8386088053.html
Não é a mesma coisa, mas é mais pequeno 😀
Depois dos telemoveis fazerem o que fazem, isto não me admira mesmo nd…
@Berto
Sim de facto o que mencionaste é mais pequeno;) mas também tu com esse dispositivo não fazes quase nada,não tem as características deste. Para teres uma ideia, este PC tem um processador melhor que o primeiro modelo da série eeePC, o 700 da Asus.
Um ‘pda’ de ligar à corrente…
Olha a piada: é o novo super-herói da Marvel(L)
Mais a sério: tudo quanto seja reduzir, reduzir, é bom. O limite é o nosso corpo. Precisamos de écrans grandes, de teclas, etc. Se não fosse isso…
http://aospapeis.blogspot.com
@aospapéis
heheehe, apoiado 🙂
se correr um servidor apache com php e base de dados mysql compro um! 🙂
Bom pra mim não serviria não…não sou chegado a mini gadgets…sei lá…o máximo de portátil para mim seria um laptop de 17’…
_____________________________
Fender
http://is.gd/lpKL
@OmeuNOME
Corre, ligas a ele um disco externo, e toca a andar… 😉
Isto é capaz de dar muito MUITO jeito, é bem! 😀
Hmmmm …. uma coisa dessas a correr linux (uma distro leve ou modificada para isso) a correr um cliente de torrents e com um disco externo de 1T ligado por usb fazia maravilhas 😀
E se for por esse preço não é muito caro.
Então mas esses PDA’s e telemóveis todos pipis não acabam por ser já um pc !? Eu lembro-me que a potência de alguns dos pcs que tive não chegava ao que um iphone faz nem de perto …
Mas não sou nada contra gadgets … aliás tenho dito, quandos mais melhor … 🙂
Uma versão WiFi com uma placa gráfica é que era interessante.
Colocava-se um mediacenter em qualquer tv
Dá pra instalar Linux? Então faz muita coisa!
Se vem com uma interface wifi? Seria o super-heroi do 007!
Não precisa de uma Super-Tela para lidar com isso, bastava um acesso remoto, garanto que eu faria barbaridades com um trequinho desses.
Storage USB, Servidor de Impressão USB, boas idéias…
Já que vem com uma porta Ethernet Gigabit a porta USB deveria já ser a 3.0.
sim, realmente fazia falta uma versão com wifi… assim bastava pegar num lcd de 15″ e já tinha um verdadeiro portátil ultra leve 😛
Quero um. Ou dois. Ou tres. Espera compro uma extensão daquelas pcom 6 tomadas e… Quero 6, só gasto 30 watts…
Então pessoal da guerra Linux vs Windows, ninguem diz que mete aí o Windows a correr… LOL 🙂
Almeno Rocha -> tb ninguem mete um ambiente grafico numa coisa desas a funcionar… lol
aqui á uns anos encontrei um site dedicado a linux numa TI83 (pra quem não sabe é uma calculadora grafica) vi algumas imagens, mas não arrisquei pq até precisava dela e custou-me na altura 26 notas… mas se alguem souber de algo parecido…
Com wifi existe a fonera (da comunidade fon https://pplware.sapo.pt/2009/02/14/hotspots-gratuitos-em-todo-o-mundo/ e http://www.fon.com) que, depois de alterado o firmware corre apache… Muito mais não por falta de espaço…
Para armazenamento: pode usar-se um disco externo com ethernet! 😀
Quanto ao ecrã… isso já é outra coisa! 😉
Sem ambiente gráfico perde-se a ideia de media center, mas ainda há algumas aplicações interessantes.
@ aospapéis
se não fosse isso eras um robot…. :S