Asus ZenBook – há uma nova geração de computadores portáteis
Foi no decorrer da IFA, em setembro passado, que a Asus deu a conhecer uma nova série de computadores portáteis que chegariam ao mercado em breve.
Os novos portáteis de 13", 14" e 15" são considerados os mais compactos do mundo, vêm com um touchpad completamente renovado e exclusivo com NumberPad integrado e já estão em pré-venda em Portugal.
A Asus acabou de anunciar em Portugal a chegada da nova geração ZenBook, com os novos ZenBook 13 (UX333), ZenBook 14 (UX433) e ZenBook 15 (UX533).
Inovação é a palavra de ordem
Estamos perante a série premium de portáteis finos e leves com um design totalmente original, onde o ecrã NanoEdge (quase sem margens) se destaca. Estamos a falar numa área de cerca de 95% de ecrã a ocupar a estrutura, segundo indicação da marca.
Os novos ZenBook 13 e 14 incluem o NumberPad exclusivo, considerado um aprimoramento de produtividade inovador que fornece um teclado numérico de tamanho grande retroilumindado por LED integrado no touchpad. Esta é uma característica que poderá aumentar a produtividade de muitos profissionais que se veem obrigados a utilizar o computador portátil diariamente.
De notar que todos os modelos possuem uma câmara IR 3D especial que permite autenticação facial rápida com Windows Hello, mesmo em ambientes com pouca luz.
O desempenho da nova geração dos Asus ZenBook
A marca equipou os novos Asus com processadores Intel Core i7 de 8.ª geração, sendo que o modelo da placa gráfica poderá variar consoante o modelo escolhido e o mesmo acontece com a placa gráfica que nalguns modelos é a Intel UHD Graphics 620 e outros poderão vir complementados com uma NVIDIA GeForce GTX 1050. Poderão também variar no que respeita à RAM que poderá ser de 8 ou 16 GB e ao próprio SSD que poderá variar entre os 256GB e os 512GB.
Outra particularidade prende-se com o facto de estes modelos já virem equipados com Wi-Fi 6. Além disso, como interfaces de ligação contam com uma porta USB Type-C e uma porta USB tradicional tipo A. Todos os modelos incluem ainda uma porta HDMI de tamanho normal e um leitor de cartões microSD ou SD.
A preocupação com o conforto
A nova série ZenBook vai mais além com a exclusiva dobradiça ErgoLift, uma obra-prima de engenharia projetada para inclinar automaticamente o teclado para a posição de digitação mais confortável. Para além dessa função, a inclinação cuidadosamente calculada melhora também o desempenho de refrigeração e qualidade de ressonância do áudio.
Os ASUS ZenBook 13 (UX333), o ZenBook 14 (UX433) e o ZenBook 15 (UX533) estão já disponíveis em Portugal com preço recomendado a partir de 999,99 € até aos 1599,99 €.
Este artigo tem mais de um ano
Asus, já foi razoável. Agora são materiais de péssima qualidade.
o que recomendas agora?
Tenho um Asus VivoBookPro, Impecável. É verdade que foi caro, mas cumpre com o prometido. Tenho apenas à um ano e estou muito satisfeito.
Mas Dell, Lenovo, Apple também tem produtos bastante bons.
MSI, tenho visto vários colegas com os portáteis a darem vários problemas. Qualidade de construção nada por ai além. Ecrã dá imensos problemas.
Hoje se tivesse de comprar um portátil, compraria Asus, Lenovo e um Mac Book Pro se tivesse um budget que o permitisse.
Já tive lenovo, Asus, Dell e Samsung, de todos, os mais resistentes são Asus e lenovo, pela minha experiência. Porém hj, me vejo atentado a voltar pro Asus.
No mercado PT
Dell
Apple
HP
MSI
Lenovo
Mas dizem que MSI não são grande coisa, ando à procura de um novo por volte de maximo 1600 euros com i7 e outras características, muitos dizem pra ir para a asus, dizem que até tem boa assistência técnica, HP também tenho visto bons resultados, Dell para o que quero não encontro nada ao meu gosto, Lenovo, até encontro algo de jeito, mas como não mexi em nenhum, não sei fico nas duvidas, já tive de olho em alguns rog da asus, da lenovo os legion….e ver alguns da msi, mas ainda ando com dúvidas….
Também ando a ponderar a compra de um portátil para trabalho.
Para o meu segmento (trabalho e edição de vídeo) estou entre DELL XPS e MSI P65.
Mas, sinceramente, estou um pouco preocupado com alguns comentários contra a MSI. Se bem que a nível de pessoal gammer, não gabam outra coisa…
Enfim, é um filme comprar portátil!
até ver Asus continua a ser uma boa marca e continuo a recomendar.
A Asus está a entrar num segmento muito PREMIUM. Portáteis superinflacionados, bonitos (é verdade) mas especificações nada por aí além.
Asus já não é como antigamente. Hoje, só para quem tem dinheiro ou, então, só olha para a estética…,
Asus comprei um que não vinha com sistema operativo. Tentei instalar linux e foi a primeira vez que não consegui instalar linux num portátil. A loja Novo Atalho onde comprei foi impecável e também tentaram instalar linux e não conseguiram. Contactada a Asus a resposta foi inacreditável. Os computadores Asus são fabricados para correr o sistema operativo Windows e que só davam suporte a computadores Asus com Windows. Por isso. Asus não vou comprar. A loja aceitou o portátil de volta e restituíu-me o dinheiro da compra. A loja Novo Atalho merece um elogio pela forma como procedeu perante este problema que tive com o portátil Asus.
Não posso concordar com essa afirmação ” Os computadores Asus são fabricados para correr o sistema operativo wondows é só davam suporte a computadores Asus com Windows ” eu comprei um Asus original e já vinha com Linux, e agora está a funcionar neste momento com o Linux é Windows 10, sem qualquer tipo de dificuldade.
HP nunca péssima assistência e material de segunda.