Análise: tablets Asus Transformer Prime TF201 & Pad TF300TG
Foi há pouco mais de um ano que a Asus trouxe um novo e diferente conceito associado aos tablets. Em qualquer tablet, o espaço necessário no ecrã para acoplar o teclado virtual e a dificuldade acrescida de interacção com esse teclado deixaram ficar um pouco aquém, para algumas pessoas, a utilidade destes dispositivos móveis, essencialmente para produção de conteúdos. Sim, os tablets não servem só para entretenimento e lazer!
Os últimos dois modelos da série Transformer, o Prime TF201 e Eee Pad TF300, sucessores do Eee Pad TF101, foram lançados com uma diferença de 5 meses e são bastante semelhantes. Analisámos ambos os modelos e vamos esclarecer as suas diferenças, semelhanças e os seus problemas.
1 – Notas inicias
A Asus, desde o seu primeiro Eee Pad Transformer TF101, marca uma posição nesta "sub-categoria" de tablets, aqueles que deixam de ser um simples tablet e se transformam instantaneamente num netbook. Foi lançado posteriormente o Asus Transformer Prime TF201 que, como equipamento de qualidade "premium", trouxe com ele - inadvertidamente - alguns problemas de cariz técnico. Passaram 5 meses e surgiu um novo modelo, o Transformer TF300 que, apesar de não ter o "toque premium" do Transformer Prime TF201, pode substituí-lo sem problemas.
Não apresentamos o "unboxing" pois não nos foi dada a possibilidade de "sentir o cheiro a novo". O Eee Pad Transformer Prime TF201, embora nos tivesse chegado na caixa original com a dock incluída (o teclado com bateria), trazia o cabo USB e carregador mal acondicionados. Já o Eee Pad Transformer TF300TG chegou-nos sem dock e "às soltas" no interior de uma caixa aleatória. De qualquer forma, os acessórios neles incluídos em caixa original são o cabo USB, carregador e manual.
Note-se que não tivemos acesso a estes tablets em simultâneo, pelo que não foi possível captá-los lado-a-lado.
2 – Características e comparação dos modelos
Antes de mais deixo uma pequena nota relativamente às duas letras presentes no modelo TF300TG. A série TF300 é composta por 3 modelos: TF300T que tem apenas Wi-Fi (tal como o TF201), TF300TG que tem Wi-Fi e 3G e o TF300TL que deverá ser lançado este mês e que suportará 4G LTE (apenas para América do Norte, Coreia do Sul e Japão), eventualmente com um processador dual-core pois o SoC Nvidia Tegra 3 não suporta LTE.
As características de ambos os modelos diferem pouco, com vantagem para o Transformer Prime (excepto na qualidade do GPS). No entanto, no geral, as diferenças não são grandes e quase que passam despercebidas. Deixo uma tabela que resume as características e identifica as diferenças existentes. A cor verde indica que, nessa característica, esse modelo é superior.
A tabela é clara e não há muito a acrescentar. Podemos reafirmar que o TF201 tem melhor qualidade de construção e é composto por componentes de qualidade superior ao TF300, quer a nível estético ou de hardware. As diferenças mais relevantes são a falta de opção 3G no TF201, a falta de Flash LED no TF300TG e, claro, o material de construção que é de alumínio contra o plástico no TF300TG.
3 – Hardware e design
3.1 – Asus Eee Pad Transformer Prime TF201
Como já foi referido, o Transformer Prime é um tablet com acabamento mais cuidado e com qualidade de materiais superior. Ao pegar nele sente-se um toque "frio", dada a sua estrutura metálica de alumínio que lhe dá um aspecto robusto e requintado.
Topo e lateral esquerda - de cima para baixo observa-se o botão Power, que serve para ligar/desligar o tablet ou "acordar/adormecer" o ecrã, os botões de aumentar e diminuir o volume de som, a saída de vídeo micro-HDMI e a entrada para cartões micro-SD. O botão Power tem um "clique" fraco, ou seja, ao utilizá-lo há dificuldade em sentir, com precisão, que foi premido, dificultando por vezes essa acção.
Lateral direita - nada mais que a saída de som de jack 3.5 mm.
Base - encaixes para fixar à dock e porta de comunicação e alimentação (é uma porta proprietária).
Frente - na frente encontra-se, como seria de esperar, algo comum a todos os tablets: ecrã, circundado de uma moldura com cantos arredondados. Tem o símbolo da marca no canto superior esquerdo e ao centro encontra-se a câmara frontal e o sensor de luminosidade.
Trás - num dos lados, e apenas num, encontra-se o altifalante "stereo". Coloquei a designação anterior entre aspas pois, por muito bom que seja o stereo, perderá bastante qualidade quando existem dois altifalantes a milímetros de distância. Desde que experimentei os tablets Samsung de 10" que sinto e conheço a vantagem de um altifalante em cada lado. A experiência e envolvência é totalmente diferente e muito melhor. No topo, ao centro, encontra-se a câmara de 8 MP com LED Flash.
3.2 – Asus Eee Pad TF201 Mobile Docking
A Mobile Docking é o que traz um gosto de superioridade a este tablet, pelo menos em relação à generalidade. Está muito bem conseguida em termos estéticos, qualidade de construção e teclas de funcionalidades rápidas dedicadas ao sistema operativo Android.
Assemelha-se bastante à experiência de trabalho conseguida num netbook e oferece um touchpad multi-toque (útil para funcionalidades como scroll de páginas) e os vulgares botões esquerdo e direito. Se preferir usar um rato, tem à sua disposição uma porta USB na parte direita da dock.
Esta porta USB serve e é compatível com dispositivos como ratos com ou sem fios, gamepads para jogos, unidades de armazenamento USB como PEN drives, adaptadores de cartões, discos externos, quer estejam formatados em FAT ou NTFS. Testei todos estes dispositivos e todos funcionaram muito bem e sem qualquer problema.
Existe ainda um local para introduzir um cartão SD de tamanho vulgar.
O teclado tem muito bom aspecto e um toque de escrita muito preciso. É um teclado QWERTY completo onde, de forma a adequar-se ao Android, em vez de ter as teclas F1~F12 no topo tem cada uma delas direccionada à sua função no sistema. Existe, inclusive, uma tecla Fn para utilizar funções de PageUp, PageDown, Home e End, a partir das teclas direccionais, algo que adorei que tivesse sido implementado numa dock.
E é claro, no interior desta Mobile Dock TF201 existe uma bateria que serve de suporte à bateria existente no tablet. Sempre que o tablet se encontra encaixado na dock, esta começa a carregá-lo. A dock tem uma bateria com capacidade de 22 Wh sendo capaz de elevar a autonomia de trabalho contínuo do tablet de 12 horas para 18 horas. A Mobile Dock TF300 tem uma bateria inferior, de 16.5 Wh, e é capaz de aumentar a autonomia do conjunto em 4 horas e meia perfazendo 14 horas de utilização contínua.
Pode parecer estranho que uma bateria de 25 Wh (do tablet) consiga 12 horas de autonomia e uma de 22 Wh (da dock) apenas consiga metade disso, 6 horas. Ora, isso dever-se-á às percas na transferência de energia de uma bateria para a outra, já que a bateria da dock não alimenta directamente o tablet mas sim, apenas recarrega a sua bateria.
Segundo informação oficial da Asus, não é suposto utilizar a Mobile Dock TF201 com o Transformer TF300, devido a este ter uma maior espessura que impede que encaixe. No entanto, alguns utilizadores reportam que conseguiram encaixar sem muito esforço e que tudo funciona perfeitamente, mas não deixa de ser uma manobra de risco quer para o tablet quer para a dock.
3.3 – Asus Eee Pad Transformer TF300TG
O Transformer TF300 é um tablet mais modesto em tudo, no entanto é também mais barato, em cerca de 100€.
Laterais - na lateral esquerda encontra-se a "gaveta" para colocar o cartão SIM (já que este se trata de um modelo 3G), a entrada para cartão micro-SD, a saída de vídeo micro-HDMI e o botão de diminuir e aumentar o volume. Na lateral direita encontra-se apenas a saída de som para auscultadores de jack 3.5 mm.
Topo, base e frente - no topo encontra-se o botão Power, com o mesmo "defeito" já referido no TF201. Na base, tal como TF201, encontram-se os encaixes para fixar a dock e a porta do comunicação/alimentação. Na frente, a câmara e o sensor de luminosidade.
Notam-se ainda dois pormenores adicionais. Um deles é, em volta de todo o ecrã, a existência de uma pequena borracha ou esponja dura que, pelo que me parece, pretende proteger o ecrã contra as quedas que o tablet poderá sofrer. Como este ecrã não tem a protecção Corning Gorilla Glass, será por isso mais frágil e a sua protecção parece ter sido compensada com o pormenor que descrevi. Não "atrapalha" a nível estético.
O outro pormenor refere-se à grelha "touch" existente sobre o ecrã. Como é de esperar, sobre todos os ecrãs terá de existir uma tecnologia que detecte o toque humano (tecnologia de toque capacitivo) e em determinados ecrãs, quer de tablets ou smartphones, por vezes notam-se uns pequenos pontos brilhantes em forma de grelha.
A "novidade", ou estranheza neste caso, é a grelha estar colocada de forma oblíqua, onde faz 45º/135º com todas as margens.
Índice
- Página 1
- 1 - Notas iniciais
- 2 – Características e comparação dos modelos
- 3 – Hardware e design
- 3.1 – Asus Transformer Prime TF201
- 3.2 – Asus Eee Pad TF201 Mobile Docking
- 3.3 – Asus Eee Pad Transformer TF300TG
- Página 2
- 4 – Qualidade do ecrã
- 5 – Problema de GPS no Transformer Prime: funciona mesmo mal?
- 6 – Funcionalidades e aplicações Asus
- Página 3
- 7 – Autonomia
- 8 – Câmara
- 9 – Testes de desempenho
- 10 – Veredicto
« página anterior pág. 1/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Mt boa review, venha a do TF700!!!!
x2
Boas, alguém tem um asus transformer tf300t avariado que queira vender.
Obrg.
eu tenho um
Por acaso no FDS comprei um TF300. Ok, não é tão bom como o Prime 201, mas o processador é o mesmo, a resolução também, memória, etc.
As diferenças são: Display ICS não é o Super ICS como no Prime, é mais pesado e mais grosso (umas gramas e uns milimetros), camera sem flash.
Por uma diferença de 100 euros, optei pelo TF300. Estou bastante contente com ele.
Não, nem o processador (SoC) nem a memória são os mesmos.
Tal como refiro, o TF201 tem o T30 e o TF300 (bem como o novo Google Nexus 7) tem o T30L
O TF201, além de ter uma velocidade de relógio superior em 100 MHz, tem o GPU mais rápido (520 MHz contra 416 MHz) e a BUS de memória é também superior (1600 MHz contra 667 MHz).
É por isso que os resultados nos benchmarks são um pouco inferiores.
Muito boa análise, de para perceber que tenho que esperar mais um pouco 🙂
Para quando a análise do Samsung Galaxy S3?
Tenho o TF300 com o 3G e estou mesmo satisfeito com ele… Até agora sem problemas 😉
Já agora, uma bolsa para ele (quanto mais fino melhor), alguém sabe?
x2
Também ando à procura do mesmo.
Eu encomendei uma IVSO® ASUS Transformer Pad TF300 Slim-Fit Folio da amazon. Deve chegar no final desta semana, inicio da proxima.
HHhhhmmmm Gostei…
Já encomendei uma também… 😉
Sim, no EBay…montes delas!!Eu mandei vir uma e estou satisfeito (supercheapcity.com)!!
Okis, já recebi o meu e aparenta estar mesmo muito porreiro…
Gostei do que pretendi que é ser fina. Nao tras muita mais espessura ao do tablet.
Parece ser resistente e dar bom nivel de robustez.
Me faz “Like” 😉
Bom review, ainda para mais, numa altura em que estou à procura do tablet ideal.
Não quero gastar muito € e quero a melhor relação qualidade/preço/versatilidade (portas extra, cartões, etc)… o que me fez afastar um pouco d’ “o novo iPad”.
Gosto da possibilidade de personalização – widgets, etc – do Android (coisa que não é possível no iOS). Gosto da fluidez que têm vindo a apresentar.
Já experimentei:
Toshiba AT100-101, o Novo iPad, um destes Asus (não sei qual porque não olhei ao modelo…
Gostei imenso do Toshiba…
Qual acham ser a melhor compra de tablets nesta altura?
🙂
PS:
Como alternativa ao iPad, que tem os inconvenientes de não ter entradas USB, HDMI… e exigir que se comprem acessórios extra para termos mais versatilidade.
Com um Transformer tens a vantagem de poderes comprar uma dock mais tarde, caso não o faças ao início. Se achares que te poderá vir a ser útil, então a vantagem de estar preparado para tal (quer a nível de funcionalidade de trabalho, expansão de dispositivos e aumento de autonomia).
Mas claro, o melhor é poderes experimentar todos e com muita calma.
Boas,
Há muito que aguardava esta análise.
Eu comprei à coisa de 2 meses o TF201 64Gb e comprei mais tarde a dock keyboard.
De facto o problema do GPS é reconhecido pela asus e já requisitei o meu adaptador e ficou a funcionar bem.
No entanto desiludiu-me o wireless, isto porque estando eu a 2 m de um router sem obstáculos o sinal era apenas bom e não excelente. comparei com o sinal recebido no meu Boston e no boston o sinal no mesmo ponto era excelente.
A explicação que me deram na loja onde comprei a dock, foi que o problema estava no facto de a protecção do T201 ser metálica e isso bloqueava um pouco o sinal.
Deixo então este desafio ao pessoal do PPLWare de ver se verificam este problema com o vosso TF201.
De qualquer maneira e como achei que não estavam bem as coisas mandei para reparação pelo que daqui a uns dias já poderei ter outra postura em relação ao wireless.
De resto estou bastante satisfeito com o TF201. 🙂
Dica para quem estiver a pensar comprar o TF201 de 64 GB e que depois queira adquirir a dock keyboard: informem-se primeiro da disponibilidade da dock. em todo o caso liguem com a asus e perguntem onde podem obter uma eu tive alguma dificuldade, mas consegui.
Cumprimentos
com o TF300 o problemas de sinal com a wireless e GPS foram resolvidos, pois a parte de tras do table é de plástico/borracha.
Não senti qualquer dificuldade com o Wi-Fi. A força do sinal e alcance são os mesmo obtidos com os outros tablets (que por vezes são ligeiramente superiores aos smartphones).
Hugo,
Obrigado por esclareceres isso. Então o meu deve ter vindo com algum problema. De qualquer maneira é como disse, já reportei o problema à asus, por isso vou aguardar. 🙂
Sou mais um que estava distraido quando comprei o Prime de 64G. GPS é o que se sabe, wifi menos 20% do que qualquer tablet ou telefone mais básico que possa ser, e se nos afastamos mais de 10m do router ui ui. Por fim e por agora, a camara traseira avariou, ficou verde, avaria tb já mundialmente conhecida. Na ASUS à 2 semanas. É vergonhoso que coloquem produtos experimentais à venda, assim se perdem clientes.
A própria FNAC reconhece oralmente a falta de qualidade do produto.
2 semanas antes de o comprar em Lisboa, tentei comprar um nos EUA.Não me foi permitido porque alegou o vendedor como sendo um produto que a ASUS disponibilizava para testes de loja. É outra cultura de serviço.
Mesmo assim distrai-me e comprei esta porcaria carissima.
Boas,
O problema do prime sobre o GPS não era bem sobre a capacidade de ele conseguir fixar os satélites de GPS, que isso ele conseguia, mas era por algum motivo não conseguir atualizar essa informação em movimento(pelo menos foi a minha situação).
a juntar a essa situação e visto que fui um dos felizes contemplados e comprei o prime 201 na primeira semana que tinha saído em Portugal, veio com mais uns X defeitos: Muitos problemas de software(completamente normal), carregadores que em cerca de 30 minutos de tanto overheating que faziam que derretiam(literalmente) e também problemas no ecrã(não me recordo o nome mas o ecrã em certos pontos ficava esbranquiçado).
Agora estou é a fazer tempo para comprar o nexus 7, que já não me apanham em mais nenhum gadget nos primeiros 2 meses 😀
Abraço
So lhes falta o Windows 8 para ficar perfeito. Porque com esse SO nao serve.
lol!
Subscrevo a qualidade do TF201.
Adquiri um no inicio deste ano, 64gb, e não podia estar mais satisfeito. Deixo no entanto um reparo à recepção GPS que é deficiente, no meu caso, mas foi prontamente resolvida pela ASUS através do “dongle” que melhora o GPS e Wi-Fi (algumas pessoas tiveram problemas com Wi-Fi também). Considerando o preço que paguei (600 euros) não me agradou de todo a deficiência, mas como no meu caso o GPS é secundário, decidi manter a compra, e a pronta resolução da ASUS foi apreciada – vários updates da firmware foram melhorando a prestação e o dongle resolveu de vez o problema do GPS.
O ecrã é de extrema qualidade e a bateria dura quase 10h.
Embora o hardware seja fantástico, e a performance não deixe nada a dever a nenhum tablet no mercado, optei por fazer unlock, root e testar umas quantas roms e kernels. Fiquei, para já, pela AndroWook (procurem no XDA, tem pormenores interessantes) que eleva o patamar de performance do TF201 a algo que desconhecia – sim, é muito bom. Extremamente rápido, sem lags de qualquer tipo e sem SODs ou Reboots aleatórios. Na minha opinião, nunca considerei o iPad como uma escolha válida considerando o que é oferecido neste tablet.
Serve a presente opinião meramente como informação do meu caso pessoal. Obviamente existirão diferentes opiniões.
Com a saída do TF700 o TF201 certamente baixará de preço.
Fica também a nota que o jelly bean (android 4.1) em breve deverá ficar disponível para o TF201.
Tenho uma opinião totalmente contrária do ecrã, aliás, está claramente à vista quer no TF201 ou no TF300 que testei.
– Notaste alguma coisa idêntica ao que refiro na análise?
– Com alteração de ROM a qualidade/intensidade da cor melhorou? (se sim, prova-se que é problema de software na afinação da cor)
Não tenho grande possibilidade de comparação com outros tablets, apenas com telemóveis. Comparando com o Galaxy Nexus, as cores parecem-me realmente um pouco esbatidas, mas poderá ser devido ao tipo de ecrã (Nexus é pentile onde os negros são mais profundos).
Embora não tenha estado com o tablet lado a lado com outro, experimentei bastantes em lojas e não encontrei nenhum que me fizesse sentir que a qualidade é superior ao meu TF201. Poderá ser psicológico, de inconscientemente não querer que tal diferença exista. 😉 De qualquer forma, independentemente de eventuais variações de cor, com toda a utilização que lhe dou, sejam filmes, fotos, etc. nunca senti que a qualidade pudesse ser melhor, ou seja, não tenho nada a apontar.
Um outro reparo sobre o ecrã: li sobre algumas pessoas com “bleed” nas extremidades (a fronteira entre o ecrã e o negro da margem fica ligeiramente iluminada em certas áreas), e examinando cuidadosamente o meu, consigo reparar em alguma coisa, mas desconhecendo o problema, não repararia. Existem roms com alterações para resolver parte desse problema (com o sony bravia engine).
Sobre as roms – não posso precisar mas recordo-me de ler algures sobre a possibilidade de afinar alguns parâmetros de cor, aliás, a kernel do franco acho que permite isso. No caso da AndroWook, não existe essa possibilidade. Estranhamente, lembro-me de, após instalar a rom, pensar que o teclado estava extremamente nítido, mas admito que poderá ser (é certamente) apenas uma ideia ridícula.
Deixo a nota que, sempre que pretendo comprar algum gadget, investigo, leio e comparo tudo que me é possivel, tentando adquirir o melhor possivel. Mais uma vez, tudo termina com a opinião final muito pessoal.
Penso que essa desculpa da fraca recepção wireless talvez seja um pouco disparatada. No meu TF-101 que tb tem a parte de trás em alumínio não verifico nenhum problema de recepção, tanto de wireless como de GPS, tenho a titulo de verificação o sgs3 que tem exactamente o mesmo nível de sinal que o transformer.
Excelente review.
Posso dizer que dos dois, na minha opinião o que tem melhor custo / benificio é o TF300. É claro que o look & feel de aluminio do TF 200 prime é superior. Mas tem o reverso da medalha, já estive com um varias vezes na mão, na fnac e aquilo aquecia como tudo, no caso de se começar a puxar por ele…. O TF300 parece-me que aquece menos.
Há ainda a questão do GPS, quem quiser utilizar esse recurso o TF200 tem um problema de recepção devido à sua construção de aluminio (já reconhecido pela asus). Penso que a ASUS se disponibilizou a todos os clientes do Prime que quisessem utilizar GPS para enviar um adaptador usb. Mas… é um apêndice e não é muito agradável.
Quanto à utilização do tablet para ambientes exteriores de facto a tecnologia IPS + é melhor, mas… lembrem-se que devido à claridade também consome muito mais energia, e se não quiserem ver ebooks em plena luz do dia a bater no ecrã… não me parece que vos faça diferença.
A minha opinião, é que de longe o TF300, canibaliza o prime e mesmo a dock/teclado é incluída neste modelo o que marginaliza qualquer diferença entre os dois. Eu gosto de produtos de aluminio e toque “premium”, como prime e quem quiser dar mais para ter uma construção melhor sem precisar de GPS então sim o prime é uma excelente opção. Agora o TF300 é um verdadeiro campeão e tenho a certeza que vai vender muito bem, devido Às diferenças de características serem mínimas.
Isto para mim perde todo o significado do que é um tablet…. para que o teclado? A ideia do tablet é ter um taclado virtual. Para comprar um tablet com teclado mais vale comprar um netbook que faz mais que isto e é mais barato.
Faço das tuas as minhas palavras. Neste caso considero que a maneira de pensar da Apple está correcta. Mas apenas iremos tirar as dúvidas de quem está certo, quando avaliarmos o sucesso de vendas do microsoft surface.
Há diferentes gostos e métodos de trabalho. Se um tablet + dock for suficiente para o trabalho e tablet for bom para lazer, então é o conjunto perfeito.
Mas concordo também com o roliveira, será interessante conhecer o que aí virá do Surface.
Não concordo, de todo. Questão de propósito. Tens os dois mundos. Portabilidade como tablet e a possibilidade acrescida de ter um teclado para outro tipo de tarefas. Com um netbook, tens sempre a possibilidade e peso acrescidas. 😉
Na tabela apresentam a dock por 100€ mas isso é o valor de diferença quando se compra uma das opções acima com dock. Se comprarem em separado custa 150€…. certo??
Acho que foi isso que já vi como PVP final….
Eu dei 115 euros pela minha dock do TF201 numa loja no Porto.
Não. Comprar junto ou em separado, segundo os preços actuais que andei a ver, a diferença é mínima e na ordem de 10~15€. Os preços também oscilam muito, dependendo das lojas. Os preços que referi são preços médios.
Se for permitido divulgar um site de uma loja no Porto que vende artigos da ASUS cujos preços estão no site, eu divulgo.
Aguardo aval dos responsáveis do site.
Tenho um TF300 e estou muito contente com ele, a dock da muito jeito quando se quer navegar na NET.
Boa tarde srs.
Tenho um TF201 com a AndroWook já falada atrás e estou maravilhado.
Vivo com o hardware e isto é do melhor.
O gps foi um erro esquisito da asus, mas lá me enviaram um dongle.
Bom trabalho esta review, como sempre.
Como proprietário de um Prime, garanto-lhes que e um excelente equipamento… Quanto ao problema GPS, sim, é mesmo um grande problema… O meu apenas detectava um satélite no exterior… Apos receber a dongle, consigo fixar mais de 20… Quanto ao wireless, as vezes noto que falha, muito raramente… A excepção disso… Do melhor… Ate corre Ubuntu… 😀 A questao da imagem, nao concordo… Apenas se usar IPS é que as cores nao parecem tao reais. Mas o IPS é apenas para uso exterior em condições de iluminação extrema… Com adocking, nunca testei… Estou a 3 meses a espera mas o meu fornecedor ainda não tem… Tambem vale a pena dizer que a câmera é mui boa… Enviado do meu TF-201 através da app PPLWARE… 😀
Almeno, em relação às cores, repara nos vermelhos. Repara por exemplo na cor do “M” no ícone de app do Gmail (ou da app G+) e o laranja da app Catch Notes. São ambas cores fortes e garridas, mas nos Transformers que aqui tive não o são, longe disso.
Boa review, tenho um TF201 e confirmo o que a maioria dos comentários abordam. GPS pouco uso, mas funciona em casa… com janelas grandes! 🙂 Uma correção importante: micro-HDMI e não mini…
Obrigado por essa correcção, é de facto micro-HDMI.
Para mim o maior problema do prime está no software pois o hardware não está a ser aproveitado ao máximo. Tem demasiado lag principalmente no browsere reboots aleatorios…ainda nao fiz o unlock do meu só mesmo por causa da garantia…
Não há que ter receio. É possível repor qualquer alteração e basta ler um pouco para fazer tudo com calma e precisão. As vantagens são muito superiores às (eventuais) desvantagens.
Certo, mas pelo que tenho lido, fazer unlock ao bootloader anula a garantia. Fazer root é uma história diferente. A própria ASUS disponibiliza uma ferramenta para fazer unlock mas informa que a garantia é automáticamente anulada. Mas se conheceres forma de fazer rollback a um unlock agradeço que partilhes 🙂
trabalho numa loja que comercializa este equipamento, gosto bastante de um como de outro modelo, apesar de não ter nenhum, optaria em compra pelo TF201.
deixo a interessado e futuros compradores de tablet ou Docking Keyboard link para estudo e compra.
http://www.novoatalho.pt/ProductsSearch.aspx?ModelName=transformer&Manufacter=
obrigado.
Excelente review Hugo Cura.
Para quem estiver interessado na zona do Porto. Eu comprei a minha dock na MHR.
Os preços estão descriminados no site.
Tablet – http://www.mhr.pt/catalogo/index.php?cat=1152&sessao=1
Acessórios Tablet Asus – http://www.mhr.pt/catalogo/index.php?cat=1189&sessao=1
Estava a pensar comprar o TF300 mas tenho-o visto em todo o lado a 399€.. alguém sabe onde é que ele se encontra a 390€ como diz o artigo?
Não é por isso que o vou deixar de comprar mas não me queixava se tivesse de pagar menos 10 € 🙂
Como disse, os preços referidos tratam-se de preços médios, isso significa que há ainda mais barato. Quer o branco ou azul existem por 376€. Procura em kuantokusta.pt .
Um tablet nunca devia ter teclado … isso é um portatil ! Mas como com a excepção do IPAd nenhum tablet consegue ser produtivo com teclado … lá tiveram de acrescentar o teclado para combater as falhas que o S.O tem. Talves assim as pessoas os usem mais … porque a maioria encosta.
Sem faltar ao respeito…ganha juizo. Com o comentário, mostras que não necessitas de um tablet a não ser para jogar, talvez. 🙂
O teclado não colmata falhas, aliás, a frase nem sentido tem.
Ninguem precisa de um tablet para trabalhar é para isso que existem os notebook’s e os netbook’s … com sistemas operativos decentes e adequados ao trabalho.
Tablet é um dispositivo de entretenimento … as pessoas é que criam a necessidade de os ter, mas sao completamente inuteis ao nivel de produtividade.
Utilização numero 1 … Jogos , Filmes , Musica e fotos …
Diz-me lá para que serve o teclado mesmo ?? Para nada
Sr Hugo…não é bem assim. O universo das pessoas que preferem a produtividade de um tablet poderá ser menor, mas existe e garanto-lhe com exemplos práticos que um tablet consegue ser mais eficiente e produtivo que um netbook…depende é do fim a que se destina a sua utilização!No meu trabalho toda a gente está a substituir o netbook pelo tablet, pois é garantidamente mais eficiente e dinâmico!
Toda gma de aplicativos que existe para NOTEBOOK e DESKTOPS e NETBOOKs tb existe para os tabletes. É por isso que os programadores lanção novos aplicativos em suas appstore. Um exemplo de aplicação para mostrar o poder: você pode usar um aplicativo no android ou IOS para controlar seu pc usando a internet, isto é útil para quem trabalha ou quer acessar seu DESKTOP que estar em casa usando seu tablet da rua.(com imagems e login no windows usando um tablet, é isso mesmo)
Realmente este TF300TG é muito bom… vendi um a um cliente no dia seguinte estava a ligar-me a dizer que o touch n funcionava! esta a 15 dias na asus..
Alguem com o mesmo problema?
Depois de ler toda a análise, venho acrescentar/modificar algumas coisas aqui ditas que não estão bem explicadas. O TF300 também tem a tecnologia CORNING(detentora da patente) Gorilla Glass, só que mais fino, ou seja, a tecnologia de permuta de iões que cria esta camada protetora pode ser aplicada em vidros de 0,5 a 2mm. Outro facto que eu posso comprovar é que o TF300 é muito superior na captação de redes WiFi (analisei os 2 modelos, lado-a-lado). Por último, também é sabido por todos que trazer o ICS de origem o torna mais fluido que o TF201 que não o traz de origem, mas sim é atualizado.
Esqueci-me de mencionar que o departamento SonicMaster fez um excelente melhoramento no TF300, pois ao testar ambos os modelos verifiquei a superioridade da qualidade e volume de som em relação ao TF201. São ambos excelentes modelos, mas acredito naquilo que uma revista britânica publicou, ao dizer que o facto de o TF300 ter saído logo a seguir ao TF200 foi o facto de a ASUS ter redefinido o TF201 para um modelo mais equilibrado e eficiente. Esse equilibrio também se traduziu no preço. Espero ter esclarecido os leitores.
migo ja comprei um netbook da ASUS de 10.1 polegadas windows XP sp3 EEPC 1005 onde a placa 3d nao ativava o directx (aceleração de textura agp) ficando os graficos limitados sem texturação agp. apenas o 3d e directdraw ficam ativados. com este modelo de seu blog ele ativa esta função tudo normal?
Boa Noite,
Sou novo nisto mas tenho acompanhado todos os comentarios e julgo que ha aqui alguém que me pode ajudar.
Quero comprar um Tablet e já dicidi quais são as marcas mas estou na duvida no modelo e é aqui que podem ajudar.
Da Sansung será o Galaxy Note 10.1
Da Asus o TF300TG ou TF300TL
A utilização será ludica mas não quero abdicar do 3G e da expasibilidade que ambos permitem.
Em termos de gosto tenho preferencia pelo Galaxy e estive a testar e é muito agradavel de se tabalhar.
Mas a Dock do Asus é muito pratica e agrada-me.
Se houver alguém que me possa ajudar eu agradeço pois queria comprar sem arrependimentos.
Obrigado
José Carlos
Boas, comprei o tablet da asus tf201 com dock mas usei uma vez com o dock e ele vem com uma pequena folga, quando fecho o tablet com a dock, sera mesmo assim?
Aproveito agora tanbem para perguntar como fizeram para o gps funcionar melhor, é que o meu nao esta a funcionar