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A DECO intenta ação judicial contra a Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nelson says:

    Esta APPLE… sinceramente sem comentários… se não tivessem concorrência nem quero imaginar o que fariam aos clientes…

    • Rui says:

      As outras marcas são iguais, ou nunca tiveste artigos com problemas??? Se for nas marcas automóveis nem se fala!!! Mania de criticar a Apple só porque é Apple!

      Quanto á noticia, espero bem que a Deco consiga proteger os interesses dos consumidores, acho lamentavel esta prática que por acaso se está a generalizar aos comerciantes. Já não é a 1ª vez que estou numa Worten ou Fnac e vejo os seus funcionários a tentar vender planos de manutenção aos clientes. VERGONHOSO!!!

      • Rui says:

        PS: e os planos de manutenção não são exclusivamente para os produtos Apple, são para os restantes, seja lá que marca for!

      • Nelson says:

        as leis são para cumprir… e para todos… não é correcto induzir em erro os clientes…

      • MrT says:

        Mas há uma linha que separa os planos da worten e fnac, e os planos da apple. a diferenca, é que a apple é obrigada a oferecer, de borla, as condiçoes mencionadas no artigo. e esse tipo de suguros, são extensões, que normalmente visão outro tipo de avarias que sejam causadas pelo utilizador. quanto a outras marcas, quer de produtos informaticos que de outro tipo, até nunca tive problemas, se estavam na garantia, rapraram, trocaram, ou reembolsaram-me (entre os mais variados produtos e marcas, sem incluir a apple, pois não tenho produtos apple)

        • Rui says:

          Há linha de separação entre a Apple e os outros? Não creio… mas cada um com as suas opiniões.
          Eu já ouvi alguem a dizer numa loja… “ah e tal, se tiver o plano a reparação e a assistencia é mais rápida.”
          Desculpa lá mas isto é o que?

        • Moktta says:

          Isso depende muito, já tive um portátil HP que avariou e estava dentro da garantia e foi um problema, mas um grande problema para a radio popular aceitar a reparar aquilo. Tive perto de 4 meses sem pc e eles na loja nunca sabiam se já estava pronto ou não e quando vinha.

          As próprias lojas não têm muita vontade de pôr produtos a arranjar de graça, o que acho piada é que muitos dos produtos vão mesmo para as marcas que produziram para arranjar não havendo prejuízo para a loja.

          • Serva says:

            Desculpa se isso te aconteceu contigo com um portatil HP é porque não soubeste fazer o que devias , ligando para a assistência da HP eles vêm buscar o portátil a casa e entregam igualmente em casa , podes escolher levar ao sitio que te indicarem e ir também recolher dessa forma em 3 dias tens o portátil , tenho 2 e foi assim que se passou com a assistência , aliás as lojas nem querem receber normalmente o produto como é lógico a garantia é do fabricante não da loja .

            Cumprimentos

            Serva

          • João Pinho says:

            A HP tem sem duvida dos melhores serviços de assistências, comunicando directamente com a marca práticamente no dia comunicam com uma empresa de transporte (UPS em exemplo), e vâo ao domicilio buscar o equipamento e por norma numa semana tens resposta do equipamento… As lojas muitas vezes fazem exactamente isso pelo que são processos desnecessários e demorosos quando o próprio cliente o pode fazer.

          • RaCcOn says:

            Enganas-te, vão mesmo para um reparador autorizado.
            Em alguns casos poderá haver prejuízo para a loja, no entanto não se podem negar a receber um equipamento em garantia…a menos que o mesmo apresente mau uso.

            😉

          • Tiago says:

            Amigo, isso é treta, porque A PARTIR DO MOMENTO EM QUE DEIXAS NA LOJA, NÃO “NÃO” TENS de ligar à HP, apenas tens de esperar e se em 30 dias a LOJA não tiver o equipamento tens o direito de pedir troca de equipamento! nos 2 anos de garantia não tens de falar com ninguem excepto onde compraste

      • Rui says:

        Eu já adquiri planos de manutenção, como lhe chamas, mas na realidade são extensões da garantia de 2 para 5 anos…

        Nos meus casos tem compensado porque os electrodomesticos (por obra do diabo, será?) tem uma tendência para avariarem quando pouco passam dos seus primeiros 2 anos de vida….

        • M. Maria Silva says:

          Atenção que os planos de extensão de garantia da Apple têm apenas o total de 3 anos, a contar da data da compra do equipamento ao qual se destinam.
          Quer isto dizer que consumidor final goza de mais um ano e as empresas de mais 2. 3 no total para todos os casos.
          Excepção feita ao iPad, vá-se lá saber porquê, o APC só estende até 2 anos de garantia. Desnecessário portanto para o consumidor final…

      • Ruben Melo says:

        A única coisa que tenho a certeza, é que a DECO vai avançar com uma acção judicial contra APPLE, não é contra a Samsung, HTC, etc. E não me venhas dizer que fazes um trabalho melhor que a DECO neste aspecto.

        “Mania de defender só porque é a APPLE”

        • Rui says:

          Mania de comentar sem ler tudo, ou ignorar parte!

          “Quanto á noticia, espero bem que a Deco consiga proteger os interesses dos consumidores,”

          • Ruben Melo says:

            Li tudo, sim.

            e continuo a dizer:

            “Mania de defender só porque é a APPLE” 😉

          • Rui says:

            então não deves estar a ler bem ou simplesmente não queres ler bem porque eu não estou a defender a apple mas sim a imparcialidade nos comentários

      • Paulo Truta says:

        “Ao comprar um produto com defeito, o consumidor pode escolher entre a reparação, substituição, redução do preço ou anulação do contrato.”

        Isto está na lei Portuguesa? Eu posso levar um produto que tenha defeito à loja e exigir a troca por um novo na própria hora? Abraço

        • Carlos Nascimento says:

          Podes… se estiver no prazo de 14 dias, algumas lojas alargam esse prazo para 1 mês, mas a lei fala de 14 dias.

          Isso já me aconteceu com “n” artigos, desde telemóveis a discos rígidos externos e até mesmo com um computador portátil, este ultimo foi na Fnac que (pelo menos na época)é um dos comerciantes que alargam o prazo para 1 mês.

          Mas nota bem: o prazo é 14 dias, isto não se aplica aos 2 anos de garantia, aí a loja (vobis,worten,fnac… ect) manda para reparação ou substituição, dependendo do que o fabricante decidir.

          • Master of Menir says:

            Caro Carlos Nascimento, cuidado com essa afirmação !. Em bom rigor não existe nenhum preceito legal que obrigue qualquer comerciante (se na presença de uma compra activa, o que com excepção das compras online configura a generalidade das compras do comum dos nossos concidadãos no dia-a-dia)a trocar o artigo adquirido neste formato.

            Existe porém uma prática comercial, assumida pela esmagadora maioria dos agentes no mercado e desde logo nas marcas de mass market, que pratica este tipo de situação.

            De igual modo e de novo em abono do rigor, a possibilidade que qualquer consumidor tem ao accionar a garantia de venda vs aquilo a que tem de facto direito, não é para ser exercido a bel prazer de cada freguês; a saber os remédios que lei prevê (reparação, substituição, redução do preço ou porventura a anulação do contrato) como também noutros post já se mencionou, não são para ser exigidos como nos dê, a nós todos consumidores também, na vontade em função da nossa disposição em cada momento.

        • Carlos says:

          Legamente, não.

          Mas o vendedor pode sempre oferecer mais garantias do que o que a lei obriga.

          O que a lei diz é que podes pedir a substituição da “coisa defeituosa”, a teu critério, exceto se isso for impossível (porque por exemplo já deixou de se fabricar) ou desproporcionado (se o defeito for facilmente reparável, por exemplo).

          E já agora, uma coisa que pouca gente sabe: as condições que estão na publicidade também têm valor legal. Se na publicidade disserem que te dão 10 anos de garantia, tens direito a 10 anos de garantia.

          🙂

        • Cláudio Esperança says:

          Sim, está na lei. Decretos lei nº 67/2003 de 8 de Abril e nº 84/2008.

          Se o produto tiver defeito (ou mais corretamente, uma não conformidade – ler o artigo nº2, alínea 2 para caraterização do termo), o consumidor tem até 2 meses desde a sua descoberta para comunicar essa não conformidade ao vendedor (ou ao seu representante – quando o apoio é dado diretamente pela marca), desde que isto aconteça no prazo legal de dois anos para o qual a lei obriga que sejam dadas garantias aos bens móveis (no caso de bens imóveis – habitação, por exemplo – a garantia é de 5 anos).

          Quando uma loja diz que de oferece 15 dias para experimentares o produto e o devolveres é um completo absurdo, pois a lei permite experimentar o produto durante pelo menos 60 dias (tempo máximo até ao qual podes reportar uma não conformidade desde a sua descoberta).

          Por outro lado, como foi dito e bem, cabe ao consumidor e não ao vendedor a escolha entre a reparação, substituição, redução de preço ou anulação do contrato (devolução do dinheiro). Por outro lado o vendedor tem no máximo 30 dias para executar a escolha do consumidor e apenas no caso deste período de espera não causar problemas ao consumidor. Por exemplo, um equipamento médico como um sistema para controlo de glicémias deve ser resolvido no menor curto espaço de tempo, sob pena do consumidor poder processar o vendedor pelos danos causados pela falta do bem.

          Se alguma loja vos negar estes direitos, façam uma reclamação no livro de reclamações, baseado-se nos artigos dos decretos-lei que referi (são meia dúzia de páginas que garanto que farão toda a diferença). Caso não obtenham uma resposta do vendedor no prazo máximo de 30 dias (o limite máximo definido na lei para resolução de uma não conformidade – não sei se este prazo é mais curto em caso de reclamações), visitem a página da ASAE e preencham o formulário para apresentação de uma denúncia. Em alguns dias terão uma resposta da ASAE com a análise à vossa denúncia. Se a análise vos for favorável, podem sempre entrar em contato com o vendedor informando-o de que as entidades competentes foram informadas. Em caso de violação dos vossos direitos, o vendedor incorre em multas que não são nada simpáticas.

          Chamo só a atenção que o vendedor pode negar em algumas situações os vossos direitos. Por exemplo, se pegaram no vosso telemóvel e o enfiarem no microondas e este deixar de funcionar, o vendedor não é obrigado a assumir defeitos que advenham da má utilização do bem (tendo no entanto que provar que é este o caso). Este é o principal motivo pelo qual nas lojas de telemóveis, quando tentam trocar o equipamento, este tem sempre riscos que não lhes permitem efetuar a troca (riscos que nunca nos apercebemos no momento da compra, mas magicamente surgem sempre quando têm algum problema com o equipamento).

          Uma última nota para as extensões de garantia: durante os dois anos, a lei estipula quais os direitos e garantias que um vendedor tem de fornecer. Para além destas o vendedor por dar outras no âmbito de um contrato extra. No entanto um vendedor nunca pode tentar ser superior à lei e retirar direitos e garantias que não lhe convenham. Por outro lado, as extensões de garantia (por exemplo mais anos de cobertura), após o término do período legal, podem não fornecer os mesmos direitos que no período de vigência da garantia legalmente exigida. Estes direitos extra terão cláusulas próprias que deverão estar de acordo com o contrato fornecido no âmbito da extensão de garantia.

          (desculpem o testamento, mas espero que isto possa ajudar alguém)

      • Serva says:

        Mas isso são extensões da garantia ou em caso de roubo , ou de partires algo como o display do telemóvel não confundir o artigo esta muito bem escrito , ler bem e falar assertivamente .

        Cumprimentos

        Serva

      • BC says:

        Rui, quanto aos planos da Worten, nem tudo é mau.
        A mim por exemplo, na compra de um netbook da Acer, perguntaram-me se queria fazer seguro, que por acaso cobria derrames de líquidos e deu mesmo muito jeito.
        Faltava uma semana para acabar o seguro, tive um acidente desses com o netbook, telefonei para a seguradora e foi só entregar na Worten. Para além de reparem os danos, como a tecla de espaço estava também já marcada por uma queimadura de cigarro, substituíram-me o teclado todo e parte toda à volta a custo zero.

        Quanto à Apple, lembro-me perfeitamente da altura em que a Vodafone começou a comercializar os primeiros Iphones e a Apple, sendo a perfeição que é, nem sequer consideravam que podia haver defeitos de fabrico, por isso nem sempre é à toa que são criticados.

        Mas lá está, não serão os únicos a terem este tipo de prática, têm é mais visibilidade.

        • Rui says:

          @BC, realmente nem tudo é mau, mas a forma pouco clara como comercializam os ditos planos de protecção (a exemplo da Apple) é que não é a correcta.

          Os planos de protecção deviam ser promovidos com mais clareza, salvaguardando que existe uma garantia de 2 anos que já cobre o mau funcionamento dos equipamentos.

          Se olharmos para o site da Apple, está lá explicado que existe garantia de 2 anos, e o que é que os planos cobrem, mas clareza na mensagem não existe, daí o processo da DECO.

          • Serva says:

            Rui tu ainda não percebeste pois não ? a Worten o que te faz é um seguro que não só estende a garantia para além dos 2 anos obrigatórios , mas esse plano cobre todo o tipo de acidentes durante esses 2 anos de garantia como por exemplo roubo ou uma queda que te destrua o equipamento .

            Cumprimentos

            Serva

          • Rui says:

            Serva, já percebi à muito tempo o que os planos de manutenção cobrem, mas tu é que não leste bem o que eu escrevi, ou seja, eu já assisti a um funcionário da worten a vender um plano destes como se a garantia normal de 2 anos não servisse de muito.

            Acho que fui claro no que disse:
            “Os planos de protecção deviam ser promovidos com mais clareza, salvaguardando que existe uma garantia de 2 anos que já cobre o mau funcionamento dos equipamentos.”

            Saudações

  2. Jorge Rodrigues says:

    Ainda bem que assim é, uma vez que a legislação do nosso pais obriga a dois anos de garantia sem custos adicionais.

    Noutros países não acontece e a Apple tem um ano por padrão… deve ser o que é obrigatório nos EUA.

    • M. Maria Silva says:

      “O Decreto-Lei 84/2008, de 21 de Maio define que todos os bens móveis têm 2 anos de garantia sobre faltas de conformidade (defeitos de fabrico na origem).
      Diz no seu Artigo 1º-B, alínea a) que “nos termos do nº 1 do artigo 2º da Lei nº 24/96 de 31 de Julho, se entende por “consumidor” aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise obtenção de benefícios.”

      De facto a garantia que a Apple dá é a garantia internacional – 1 ano. Cabe a cada país exigir à Apple a garantia no segundo ano, nos casos em que esta se aplica. E a Apple aceita essa garantia, sem qualquer senão – a não ser que existam danos causados pelo utilizador.

      Também é verdade que a Apple aconselha a compra do AppleCare – cabe a quem vende o discernimento de o aconselhar mais a empresas (que gozarão uma extensão de 2 anos de garantia) do que a particulares (que apenas gozarão mais um)…

      • Jorge Rodrigues says:

        obrigado pelo apoio no que toca ás leis:)
        eu tenho um Macbook pro de Novembro de 2007 e a meio de 2009 citei esses artigos e não tive problema algum com a APPLE.. fizeram a reparação a custo zero.

      • Carlos says:

        “Cabe a cada país exigir à Apple a garantia no segundo ano, nos casos em que esta se aplica. ”

        Hã?

        Como é que é?

        • M. Maria Silva says:

          Muito simples, caro Carlos.
          Nem todos os países da Europa dão dois anos de garantia.
          Cabe portanto aos que são abrangidos por essa lei (como Portugal) mostrar à Apple que o equipamento em questão está no segundo ano e que pertence a um “Consumidor Final”, isto através da prova de compra, vulgo, factura. A partir daqui o processo percorre os trâmites normais…

    • Edexote says:

      Por acaso não, no EUA a garantia mínima são só 90 dias… Compras alguma coisa com 1 ano de garantia e fazes uma festa.

    • Serva says:

      Sim nos USA é só um ano , por causa dessa historia que envolveu um IPOD touch , levei a um dos representantes da Apple em Lisboa ” TOU AQUI TOU AÍ http://www.touaquitouai.pt/ , apresentei a factura da FNAC mas como não tinha NIF não era válida para efeitos de garantia apesar de o funcionário ter verificado que o dispositivo tinha poucos meses , devo dizer que foram muito simpáticos , voltei a FNAC e aí é que a coisa se tornou difícil a FNAC tinha mudado de aplicação e o IVA também tinha sido alterado resumindo passaram-me uma factura manual , quando levei essa factura disseram-me que não sabiam como é que os Americanos iriam ver a situação pelo sim pelo não enviou-se também o talão de compra que nós pensamos ser a factura mas que sem NIF é um simples talão de compra , no final ao fim de 3 dias ligaram-me a informar-me que já tinham um IPOD novo que vinha só com um plástico e mais que apresenta defeitos na junção do display com a moldura , sinceramente já não me tive para chatear mais .

      Cumprimentos

      Serva

      • Alexandre Cunha says:

        Essa de não NIF e não ser válido para efeitos de garantia, não vejo fundamento. Um documento de venda é válido independentemente de ter ou não o NIF do cliente.

        Seria para distinguir cliente profissional de não profissional? Porque aí há diferenças quanto à aplicação direito consumidor (consumidor é não profissional).

        • Serva says:

          Alexandre de facto é um talão de venda não uma factura são coisas diferentes , nós é que facilitamos , por exemplo com os talões de gasóleo não podes colocar como despesa na contabilidade de uma empresa , para isso tens de requisitar uma factura com o NIF da empresa .

          Cumprimentos

          Serva

  3. Jorge Vieira says:

    WELCOME HATERS! Que comece a diversão!

    • Dlencastre says:

      Haters? Exigir um direito fundamental como o cumprimento de uma garantia? Se eu sou um hater por isso, tu és um fanático.
      Até parece que alguém disse que andas a comer pc disfarçado de Macintosh.

  4. Gerardo says:

    Se a Apple tivesse metade da qualidade que se apregoa por ai, não tinha problemas em dar 2 anos de garantia. Em tempos idos, quando era técnico de electrónica na Sony, a garantia obrigatória ainda era só de 1 ano e a Sony oferecia 3 anos nos seus televisores. Isto é de uma marca que acredita nos seus produtos.

    • Vítor M. says:

      E sabemos que tem e dá a garantia de dois anos, agora tem é de estar bem explicito e não ter no site uma indicação “chapa 5” que é usada em países fora da comunidade europeia.

      Essa é a razão deste processo judicial. A Apple noutros países já resolveu o problema, basta ali uma frase e está o assunto arrumado, basta dizer que a garantia em todos os produtos é de 2 anos e caso queiram prolongar essa garantia só têm de comprar o produto Apple Care pelo preço xpto…

      Tanto simples quanto isso. É um serviço como qualquer outro e legitimo.

      Como podemos ver pelo historial da marca, os produtos têm tanta ou mais durabilidade como qualquer outra marca, arrisco-me a dizer que tem muito mais, basta ver os materiais de construção que a Apple apresenta. Só os cegos não conseguem ver.

      Cegos = haters.

      Estas atitudes são sempre muito bem vindas por parte de entidades reguladoras, obrigam estas empresas a ajustar as politicas aos mercados onde operam.

      • Alexandre Amaral says:

        Diz-me uma coisa Vitor M. achas que o serviço Apple Care vale a pena? Estava a pensar em aderir para o meu iphone 4.

        • Vítor M. says:

          Queres mesmo que te diga a verdade?

          Não sei, não tenho e não faço ideias em ter. Tenho desde que saiu um iPhone 3GS que trabalha sem qualquer problemas na mão da minha esposa (leva porrada que nem te passa. ela que não leia isto 😀 ). Tenho um iPhone 4 que está impek sem qualquer stress e todos os dias sempre a laborar, o mais escravizado é o 4S e também não há stress.

          iPads… sem qualquer stress. Quando tive um problema numa tecla, no MacBook recorri à Colossos, Oficina dos Neurónios (para mim a melhor assistência técnica do pais) e como o Mac estava dentro da garantia não paguei nada.

          Portanto… existem hoje casas que têm serviços de qualidade a bom preço e são casas certificadas… não sei se vale a pena teres o Apple Care. Mas…

          • Alexandre Amaral says:

            Por acaso queria dizer 4S, falhou-me a tecla! Sendo assim pensarei duas vezes…obrigado!
            Qualquer das maneiras acho o Iphone bastante coeso na sua estrutura, o meu medo era mesmo a falta de suporto técnico de qualidade caso seja preciso, e diga-se de passagem para quem não conhece quais são as melhoras casas do género (sou de Lisboa)ganha-se um pouco medo. Pelas historias que se ouve é uma autentica roda vida.

          • Eu mesmo says:

            Alexandre,

            80% dos iphones 4+ estão estilhaçados

            (99% das estatísticas são inventadas e esta faz parte, mas a mensagem está lá)

        • João Pinho says:

          Tenho um macbook e no que toca à garantia já o mandei para trás, nao por defeitos de fabrico mas por derrame de liquidos (onde também existem seguros para isso mas… :P) no entanto não levantaram quaisquer entraves e fizeram-me a substituição do teclado, ao que ainda pedi se possível para trocarem a base do portatil (borracha) que estava rasgada, e assim o fizeram.

          Portanto, a MINHA opinião será de que 2 anos de garantia serão suficientes e a extensão da mesma vejo como algo “excepcional”.

        • Bruno Silva says:

          Não vale a pena e ainda por cima pagas as chamadas e bem caras, e, ou tive azar ou o gajo do Apple Care que tive ao telefone é um grande burro!

      • Nao me parece que seja só uma frase aqui e ali.
        Ao que parece já existem muitas queixas, e se as queixas existem é porque a Apple não está mesmo a cumprir a nossa lei.
        Essa atitude é inadmissivel, seja pela Apple ou por outra qualquer!

        • Vítor M. says:

          Então o que é, explica lá. Ora diz lá quais são as queixas que de que falas. Ora vamos lá saber….

          • Miguel Ribeiro says:

            Epá… Há tanto tempo como blogger e continuas a dar pão a malucos?

            DO NOT FEED THE TROLL

            😛

          • Vitor Costa says:

            Bom dia Vitor! Não sei se me consegues ajudar, tenho um Imac 27″, o qual necessito de mudar 2 ventoinhas e o display por ter defeito de fábrica, será melhor pedir uma substituição do equipamento? ou reparação? ou até mesmo anulação? o que será melhor? não sei até que ponto confio na PC CLINIC para estas reparações! Preferia ser eu a fazer! Abraço

          • Dlencastre says:

            Vítor… O meu iPad 64gb, 3g + Wifi custou-me os olhos da cara. E está irrepreensível. Em maio passado congelou e ficou tudo azul escuro. Mandei à Apple (via fnac) e o resultado foi? FORA DA GARANTIA! Percebes? FORA DA GARANTIA? Claro que reclamei e agora está reparado em casa. Conclusão? E se o barro colasse?

          • Nelson says:

            Com ou sem qualidade… as regras tem que ser cumpridas por todos… e a APPLE não está acima de ninguém…

          • Bónus says:

            Vitor Costa, lê o meu comentário mais abaixo onde faço referência à PC-Clinic.

          • Caro Vitor estás a falar a serio?
            Eu não estou a falar nem bem nem mal!
            Simplesmente disse que se há queixas por alguma razão deve ser!

            Estás a negar que existam queixas? Eu só falei no que li em noticias… Se sabes mais que eu, elucida-me sff porque felizmente tanto no meu iPhone como no da minha namorada nunca tivemos problemas.

            Enfim, nao percebo…

          • Vítor M. says:

            Alexandre Pinto sim há queixas sim, mas é sobre o mesmo problema, o facto da Apple ser pouco explicita no que toca ao tempo de garantia dada aos seus equipamentos em Portugal. A lei é clara, são dois anos e é isso que deve estar clarinho no site e que não está.

          • Vítor M. says:

            Vitor Costa… a melhor e todas: Colossus, Oficina dos Neurónios:

            http://www.colossus.pt/

          • Vítor M. says:

            Dlencastre eu das FNACs… não sei, mas tenho ouvido cada coisa. Não sei, como sou cliente Apple directamente da Apple… não sei.

            Gosto pouco de “intermediários”.

            Repara, no limite e por amizade e digo já para não levantarem ondas, aponto a Promais como uma alternativa, mas, como já disse, os meus equipamentos são adquiridos via Apple Online.

          • Caro Miguel Ribeiro, troll é comentar apenas para criticar quem tem opinião contraria.
            Penso que o meu comentário não ofendeu ninguém, muito menos o autor do artigo.

        • Vítor M. says:

          Miguel Ribeiro, 😀 está giro o termo, mas gosto de dialogar, no fundo e conhecendo pessoalmente alguns destes nossos visitantes, são pessoas que precisam de informação e são pessoas excelentes.

          Nada como conversar 😉

          • Vitor Costa says:

            Obrigado pela dica! Já contactei a colossus 🙂 é com “u” super prestáveis e ainda me ajudaram a contornar uma certa situação, além de que me dizem que a reparação demora nó maximo 4 dias enquanto que a PCCLINIC me dizem que ronda os 11 ou 15 dias!

      • Paulo Cardoso says:

        Olá Vítor,

        Se assim fosse a DECO não perdia tempo com o assunto.
        Se a situação fosse apenas um erro do site, a DECO não tinha processos a decorrer…
        Conheço o funcionamento da DECO e sei que só avançam desta forma quando têm inúmeras reclamações pendentes e com respostas negativas.
        Infelizmente a DECO não tem mãos a medir com inúmeros assuntos pelo que só pode avançar neste sentido quando os mesmos se tornam recorrentes.
        Conheço muita gente que nunca teve problemas e que até teve direito a substituições de equipamentos com 2 anos e 1 mês mas também sei que existem casos em que a Apple se recusa a dar garantia…
        Se quiseres até posso tentar saber na DECO quantos processos pendentes contra a Apple eles têm :).

        Abraço

        • Vítor M. says:

          Paulo, se leres o que a DECO refere e depois de várias tentativas sem resposta para alterar o que leva o cliente à confusão, a via judicial é a ultima forma de “obrigar” a Apple a corrigir o problema. É que não é mais do que isso, uma terminologia que “pode” confundir o utilizador e levar este a “comprar” o serviço Apple Care… nada mais do que isso 😉

          Claro que se o cliente estiver informado saberá que a lei obriga a Apple a dar 2 anos de garantia.

          • Carlos says:

            A Apple tem o dever, está na lei, de informar o comprador.

            Aliás, não só a Apple, todos os vendedores têm a obrigação legal de informar o comprador do direito à garantia.

            É a lei.

          • Paulo Cardoso says:

            Olá Vítor,

            Já confirmei. A DECO tem neste momento cerca de 1800 reclamações relativamente à Apple!

            É claro que atendendo ao volume de vendas da Apple não se pode dizer que toda a gente reclama, mas como vês, não são assim tão poucas.

            Posso confirmar que a Apple costuma responder rápido às reclamações mas que ainda assim existem muitos processos a que a Apple não deu o devido seguimento.

            Parece que o próximo processo deve ser relativo a uma marca de TI’s que só dá garantia de 6 meses nas baterias :D. Neste caso acho que até devia processar a generalidade das marcas.. 😀

            Abraço

        • Gerardo says:

          Mas o Vítor é que sabe. Alias se ele tivesse enviado o conteúdo do post dele por e-mail a dizer que é clarinho como água, a DECO nem tinha perdido tempo nem dinheiro em processos e advogado, bastava ter consultado o Vitor. Porque como ele diz:

          “Tanto simples quanto isso. É um serviço como qualquer outro e legitimo.”

          Os gajos da DECO é que devem ter uma licenciatura como a do Relvas para não verem algo tão evidente.

          Outra verdade de La Palisse é:

          A Apple tem sempre razão e faz tudo maravilhosamente bem. Depois existem por ai uns papalvos que não percebem nada disto e usam produtos da concorrência.

          • Vítor M. says:

            Tens é de tomar as gotas ou então dizes estas coisas, enfim. Se lesses em vez de disparares veneno.

            Mas pronto já te conhecemos como o venenoso de Android.

          • Rui says:

            @Gerardo, por acaso a tua Sony não foi aquela marca que andou a vender Playstations 3 com possibilidade de instalar linux e de um momento para o outro lembrou-se e retirou essa possibilidade? A alternativa era ficar parado no tempo e deixar de aceder aos restantes serviços. Excelente exemplo de marca que foste buscar!!!

            Outra verdade de La Palisse é:

            O Gerardo tem sempre razão. Pois, e telhados de vidro também!

        • Gerardo says:

          Eu referi a Sony, numa altura do tempo, sobre uma linha de Productos: televisores, que por acaso ainda eram CRTs.

          O que a sony faz agora ou deixa de fazer não me interessa muito. Mas sempre olhei com muito bons olhos para empresas que têm tanta certeza que o seu produto é bom, que oferecem mais garantia do que a lei exige. Claramente o contrário da Apple….

          • Vítor M. says:

            A Sony é claramente uma marca com excelentes produtos, tenho uma excelente imagem da Sony quanto a questões de garantias e durabilidade de produtos.

          • Rui says:

            @Gerardo, existe uma clara diferença entre o que a marca “oferece” e o que na prática faz. O que não faltam são exemplos de marcas que “oferecem” anos a mais de garantia e depois na prática quando algo avaria, a resposta que dão é que a peça é de desgaste rápido e por isso não está abrangida pela garantia. Depois, depende até onde cada um está disposto a perder a paciencia para usufruir da garantia. As marcas, são na generalidade todas iguais.

            @Vitor, eu tambem sempre tive a Sony como uma marca de qualidade até ao momento em que me colocaram num dilema… actualizar a PS3 e perder algo que paguei (possibilidade de utilizar linux na PS3), ou não actualizar e perder algo que paguei (todos os serviços afectos à PSN).

            Neste caso da Apple, espero bem que a nossa lei seja reflectida na politica de garantia.

          • Vítor M. says:

            Atenção que as garantias para particulares são de dois anos e para empresas são de um ano.

    • cenas says:

      Exacto. Como a Microsoft com a Xbox 360. Aumentou a garantia porque estava confiante no seu produto..oh wait.

  5. Sérgio V. V. says:

    A Apple falava da M$ mas agora está a fazer pior. Processos para impedir que a concorrência venda – não respeita a lei das garantias nos países – faz o que quer e lhe apetece…. enfim. Esta já não é a Apple geek e de culto, é agora outra líder de mercado com a mania que está acima de tudo e todos.
    É como diz o povo: “A cevada a picar na barriga.”

    Só espero que o WP8 e o W8 sejam um sucesso a par com o Android, para ver se estes meninos baixam a crista.

    • Ecchin says:

      Tou à espera que o Gecko vingue na América latina e se expanda posteriormente para o resto do Mundo. Provavelmente tem mais hipóteses que o WP8

      • Sérgio V. V. says:

        Pode ser que o Gecko vingue. Para já a Mozzila tem muitos fãs. Ao que parece, disseram também que o Gecko vai correr tanto apps Android como Apple (estou curioso em relação a isto).
        Pode ser que sim.
        Quantos mais e bons, melhor.

    • Vítor M. says:

      Sérgio, a Apple não é uma empresa de caridade 😉 é uma empresa de visa o lucro e mesmo assim consegue ter um grande leque de clientes que são seguidores da marca, logo é porque estão satisfeitos. Como é uma marca de grande qualidade, tem “milhões” de olhos em cima deles e à mínima falha… o mundo cai-lhes em cima.

      Faz parte, é assim e pelo que estou a ver… não será fácil tirar o trono à marca de Cupertino.

      Se reparares não é o culto, a elite e tudo o resto que muita gente (que não gosta, que não consegue comprar ou que não sabe o que é) tende a apontar para explicar o sucesso, se reparares os mais conceituados geeks, e dou-te como exemplo os “patrões da Google” são utilizadores convictos da Apple. Apple tem os mais precisos equipamentos tecnológicos, são os melhores equipamentos de edição de vídeo que equipam os maiores estúdios do mundo cinematográfico.

      São máquinas de alto desempenho, são equipamentos que estão há décadas ligadas à precisão, sendo utilizadas pelos artesãos tipográficos, entre tantos outros artistas e criativos.

      Actualmente os developrs estão a migrar os seus softwares também para Mac OS X porque o conceito está muito mais focado na Apple, o modelo de negócio começado pela Apple na App Store atrai os developers e isso está a fazer escola. Claro que o Mac OS X ainda não é um Windows e dificilmente o será em termos de abrangência, mas o mundo está mais “utilidade instantânea” que “utilidade burocrática”, por isso os smartphones e tablets estão a ter o sucesso que conhecemos e por isso a Apple está a ter o sucesso que sabemos com os seus SO’s, tanto no segmento desktop como no segmento iOS.

      Prova disso é esta nova tendência do Windows 8 😉 muito mais centrado na utilidade imediata, no agora, desligando os “módulos burocráticos” para os utilizadores PRO.

      O baixar a crista é a tua sombra, vocês é que andam à volta da mesa, a malta do iOS e do Mac OS X querem lá saber do Android e se vocês são muitos ou poucos, vocês é que se sentem incomodados com a vossa sombra. Pensem nisso 😉

      • Sérgio V. V. says:

        Embora esteja a criticar e isso faça parecer que sou um Apple hater, no entanto, não sou. Durante muitos anos disse bem e admirei (e admiro) as máquinas Apple. Trabalho em informática e cheguei a vender Mac’s para gráficas e são, como dizes, e muito bem, máquinas de alto desempenho e fiabilidade. Todos sabem que as empresas cinematográficas, cadeias de tv, revistas, etc etc todos usam Mac porque são de longe os melhores e os mais fiáveis para esse efeito.
        Foi isso (e o preço) que fez da Apple uma marca de elite.
        E, claro está, a Apple é para dar lucro como qualquer outra empresa.

        Não me incomoda o sucesso da Apple.
        O que me incomoda é esta mudança de atitude. Durante muitos anos, não fossem as indemnizações que a M$ teve pagar ao abrigo da lei anti-monopólio, a Apple estaria em maus lençóis com a sobrevivência em risco.
        Passaram muitos anos encostados ao seu nicho de mercado e pouco mais puderam fazer.
        Agora, com o rei na barriga, é vê-los a tentar travar a concorrência a todo o custo (literalmente). Esta já não é a marca que admirei durante muitos anos. Passou a ser ‘mais uma’ que, se se apanha numa posição de monopólio fará, pelos vistos, bem pior que a M$.

        E, Vítor M., calculo que tenha algum tipo de posição na empresa ou quota, daí ter dado a parecer que sentiu o ‘toque’.
        Eu falo da marca e não de quem compra. Sempre que se fala contra a Apple vêm todos ‘magoados’ e/ou ‘ofendidos’ como se de ataques pessoais se tratassem.

        Caro amigo, eu não me sinto incomodado com a minha própria sombra. O que acabei de opinar sobre a Apple, falo-ei sobre a Google ou M$ ou Symbiam ou a torradeira que tenho em casa, desde que essa seja a minha opinião.

        • Vítor M. says:

          Sérgio V. V. não tenho quota nenhuma, não vás por aí, é feio esse tipo de discurso.

          Apenas estamos a conversar.

          Não senti toque nenhum apenas refuto alguns argumentos e concordo com outros que apresentas. Quando refiro que ninguém tem de baixar a crista digo-o porque não sentimos, nós utilizadores de equipamentos Apple qualquer tipo de sentimentalismo face aos equipamentos, usamos como equipamentos e não vestimos camisolas, ao que vejo o Sérgio é que partiu para o trato pessoal, ao falar nas minhas palavras como dirigidas a si quando falei no genérico utilizador de Android que se preocupa com quotas de mercado, indemnizações, monopólio e outros elementos abonatórios para justificar alguma coisa mais… pessoal.

          Não sejam assim, usem o que querem e parem de dar justificações. Ninguém tem nada com isso e parem de atacar as preferências dos outros, também não têm nada com isso, verdade? 😉

          • Vítor, lê novamente o meu primeiro comentário, por favor:
            “A Apple falava da M$ mas agora está a fazer pior. Processos para impedir que a concorrência venda – não respeita a lei das garantias nos países – faz o que quer e lhe apetece… enfim. Esta já não é a Apple geek e de culto, é agora outra líder de mercado com a mania que está acima de tudo e todos.
            É como diz o povo: “A cevada a picar na barriga.”
            Só espero que o WP8 e o W8 sejam um sucesso a par com o Android, para ver se estes meninos baixam a crista.”

            Os ‘meninos’ a que me refiro são, como deves ter percebido, claro, os gestores da Apple. Apenas estou a criticar a empresa e a sua política, não estou a atacar as preferências de ninguém.

            Depois a tua resposta começa com “Sérgio, a Apple…”, portanto, é dirigida a mim, e termina assim:
            “O baixar a crista é a tua sombra, vocês é que andam à volta da mesa, a malta do iOS e do Mac OS X querem lá saber do Android e se vocês são muitos ou poucos, vocês é que se sentem incomodados com a vossa sombra. Pensem nisso ”
            Portanto, tenho de assumir que o “tua crista” é para mim e o “vocês” também me inclui.

            Defensores aguerridos há-os de ambos os lados da barricada e, por isso, tenho um reparo a fazer: quando falei dos utilizadores dos produtos Apple se sentirem ‘magoados/ofendidos’ esqueci-me de frisar que também os há do lado Android, como os comentários neste blog tão bem demonstram.

            Agora, (isto é apenas uma opinião) publicarem esta notícia no blog para de seguida virem correr defender a Apple com unhas e dentes, leva a que se levantem brincadeiras e ironias acerca das quotas ou shares. Deviam, digo eu, pelo menos aparentar mais imparcialidade.

          • Vítor M. says:

            Não é defender, estamos a trocar opiniões, até porque o que me interessa mesmo é ser sempre bem servido enquanto cliente.

            E volto-te a dizer. Os utilizadores de produtos Apple não querem saber se têm mais ou menos quota de mercado, se a Apple tem ou não o monopólio de mercado, se vendem mais ou menos nos semestres, isso é para outro tipo de segmento de curiosos 😉

            Isso alimenta os argumentos de quem precisa de justificar a si mesmo quanto a uma escolha que não Apple. Pelo menos é o que se vê sempre.

            Quanto ao resto… usem lá o que quiserem, o que poderem compram, o que vos der na real gana… cada um é livre de escolher 😉 não venham é com etiquetas para os que fazem escolhas diferentes das vossas, nãos os culpem por serem diferentes 😉 por preferirem produtos com outro estilo mais apurado 😀

        • Serva says:

          Excelente comentário .

          Serva

          • RD says:

            Concordo plenamente com o Vitor, o que tem que se discutir aqui é a qualidade dos produtos/serviços e tudo mais que envolve isso e que nos afecta, a nos utilizadores, directamente

            Não me interessa se os senhores da Apple ficam chateados porque os tipos da empresa XPTO copiaram nao sei o que, nao me interessa se os tipos da empresa XPTO fica chateada com a Apple porque está a processar tudo e todos.

            O que me interessa é ter um produto com qualidade, que me faça feliz, que nao me de dores de cabeça, que funcione, assim como um serviço de excelencia. Poder ter as ultimas actualizacoes no meu dispositivo de forma normal, sem ter que inventar, e sem por em causa a estabilidade/velocidade do sistema (esta foi so pa picar um bocadinho 🙂 nao levem a mal).

            Neste momento, quer se goste, quer nao, a empresa que melhor consegue fornecer isso é a Apple, e sim visto a camisola, enquanto isto se mantiver, continuo a vestir, até alguem me apresentar algo melhor (realmente melhor).

            Tambem já muitos de nos vestimos a camisola da Nokia, e acredito que 90% dessas pessoas já a despiram (apesar de gostar do caminho que a Nokia está a comecar a levar)

            Continuo a repetir, gosto de reconhecer o trabalho dos outros, quando é bem feito, na minha opiniao.. E defendo-os enquanto o continuarem a fazer….

            Só um reparo, há muita pouca gente que experimentou ter (ter, nao é o mesmo que brincar com o de um amigo) um produto Apple, e depois se arrependeu, já dos outros……….

            Um abraço a todos

      • Alexandre Amaral says:

        Eu sinceramente como utilizador do iphone 4s (e antigo de Android) posso dizer que ter um telemóvel com android é para nunca mais. Talvez irei arriscar no novo tablet nexus dado ao preço e ao conceito que é bastante atractivo, de resto já me esqueci do android por completo.

      • Dimu says:

        Só li a parte do trono e nem consegui ler mais o resto das tretas que disseste…..
        Mas a apple tem o trono de que? Vai lá contar as percentagens de pessoas que usam windows vs apple e depois diz-me alguma coisa…..

        O trono…. fazes-me rir sempre fanboy Vitor….

        • Vítor M. says:

          Dimu 😀 de vendas e de comichão… e ao apelidares os outros de fanboy… ui mostras tanta comichão… coça coça 😉

          • Dimu says:

            Mas tem o trono de vendas em que?
            Comichão talvez seja… de resto não tem é o trono de nada 🙂
            Porque é o que és…basta ver TODOS os teus artigos….Mas todos mesmo… 😉

      • Viperz0r says:

        LOL, quem parece incomodado és tu, que escreves posts de metro a defender a APPLE. =)

        • Vítor M. says:

          Não é necessário defender, bem pelo contrario, basta ser exigente com eles, pelo preço que se paga, temos é de ser exigentes e por isso é que quando temos algo a reclamar devemos ser firmes e directos.

          Este post que deixei aqui é para mostrar que é necessário ser firme e passar a atitudes mais enérgicas no nosso país para que empresas como a Apple não “menosprezem” a lei e o consumidor.

          É o que aqui está, interpretem como quiserem. 😀

          Já agora, alguma vez usaste um equipamento Apple?

    • Serva says:

      E o Linux incluído SFF .

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Sim Linux também, mas em tempos ambos fizeram questão de dizer que são desde sempre utilizadores Apple.

        E não só eles, uma observação alargada por vários dos mais conceituados CEO’s de outras áreas usam Macs, como tu sabes bem disso.

  6. Mário Sousa says:

    Por acaso ouvi esta noticia hoje de manhã na TSF. Segundo a DECO já vão só este ano mais de 1000 reclamações respeitantes a este problema.

    Na minha opinião, se existe uma lei que obriga todos os demais fabricantes a dar 2 anos a Apple não pode ser excepção, além do mais trata-se de uma lei que chegou através de uma directiva comunitária de forma a harmonizar toda a UE relativamente à lei das garantias.

    Na rádio acrescentavam que outras Associações do Consumidor Europeu iriam avançar no mesmo sentido…

    • Jorge Vieira says:

      1000 reclamações mas não todas sobre a Apple, atenção; a Apple acaba por ser o rosto mais visível deste problema e é óbvio que os atacam a eles para dar o exemplo (e ainda bem!)

    • Sérgio V. V. says:

      A Itália também se está a mexer, ameaçaram que fechariam as lojas Apple durante um mês e também abriu processos por não respeitarem a lei da garantia no país.
      E parece que há mais países a apertar com a Apple.

      Quanto a mim, era um embargo a todos os produtos que desrespeitem a lei, ponto. Sejam de que marca forem. Querem vender? Então têm de respeitar! Senão retirem as lojas e quem quiser comprar online fá-lo por sua conta e risco.

    • Serva says:

      Nem sei como é que em Portugal se continua a vender os new Ipads a dizer na caixa que são 4G , mas também não me admira com os ministros que temos somos um povo que come e cala , na Austrália foram obrigados a aceitar a devolução na Europa que eu saiba não se passa nada , isto de ser o velho Continente tem muito que se lhe diga .

      Serva

  7. Paulo Teixeira says:

    Tenho um Iphone 4 que tem tido quebras constantes de rede e fui a Vodafone para poder trocar pois por ter uma pequena lasca no canto superior do telemóvel não foi para reparação e foi-me dito que para ir para reparação teria que pagar 200 e tal € e só depois iria para a Apple! o telemóvel não tem 2 meses e tenho um contrato empresarial com a Vodafone! não á volta a dar a esta situação pois não?
    cumprimentos a todos

    • Ecchin says:

      ãh? Algo está mal aí. Em geral não podes TROCAR quando há riscos ou falhas causadas por ti. Mas ir para a reparação devido a defeitos de fabrico é da responsabilidade do fabricante, não te podem recursar, a não ser que o telemóvel não funcione devido a uma má utilização pelo dono…

      • Paulo Teixeira says:

        Sim ele de-fato tem uma pequena marca no canto superior esquerdo! E devido a isso não mo aceitaram. Mas a marca é tão mínima que não justifica o mau funcionamento do Telemóvel! E o mais ridículo é que se pagar essa coima de 200 e tal € eles trocam por um novo tenha o tempo que tiver e não importa o estado do telemóvel, até podes ter a tela toda partida( isto se não exceder os 2 anos de garantia). Pensei que fosse tratado de outra maneira pois tenho um contrato com a Vodafone empresarial e o telemóvel não tem 2 meses de uso, está como novo!

        • Jorge Vieira says:

          muitas vezes isso depende da pessoa que se apanha; tenta ir a outra loja ou noutro horário e talvez corra melhor

          • Ecchin says:

            Sim, confirmo isso. Primeiro vais lá ver como as coisas funcionas, depois vais lá com a conversa melhorada, mas tentas com um empregado diferente. Já fiz isso na fnac e funionou. No meu caso eu tinha um portatil com um dia de uso e a borda do ecrã estava cheia de riscos, por isso nao mo queria aceitar!! Mas consegui convencer que era impossível fazer tantos riscos na borda e manter o resto do portátil intacto… tampa e teclado sem riscos. Consegui convencer que quando me venderam o portátil, a caixa chegou-me aberta às mãos… O que era verdade.

        • Miguel Ribeiro says:

          Eles são obrigados a enviar para a garantia. Os únicos que têm “poder” para rejeitar a assistência é a Apple que pode alegar que a avaria deve-se ao mau manuseamento por parte do utilizador. No entanto, caso isto aconteça, eles têm que fornecer um relatório sobre o porquê dessa marca não deixar o telefone funcionar convenientemente.

          O meu conselho é ires à mesma loja e, caso uma pessoa diferente te aceite, faria queixa da pessoa no livro de reclamações. Não é para ser mau ou embirrento, mas diga-se de passagem que existem empregados com ordens para tentar enganar os clientes no que toca a garantias e garantia do preço mais baixo.

          • Paulo Teixeira says:

            E se for directamente a Apple? Na Vodafone disseram que não adiantava ir lá. Disseram que eles me iam dizer para ir a Vodafone derivado ao telemóvel ter sido comprado lá! o que acho ridículo pk caso me aceita-sem a garantia iria para a Apple para ser trocado ou iria ser a Vodafone a fazer a troca?
            Sou capaz então de passar outra vez na Vodafone!

    • RD says:

      O meu iPhone 4 desde novo sempre teve problemas de captação de Wireless, e sempre o deixei andar, porque precisava dele, um dia (tinha o iPhone já 1 ano) caiu, e por baixo do ecra, rachou, desde o botao até a borda, passado 2 dias, voltou a cair e o ecra deixou de funcionar, ficou todo preto. Fui a Optimus e disse, “O Wireless nunca funcionou bem, e agora o ecra deixou de funcionar”, mesmo apesar da rachadela a moça disse que em principio com a Apple nao havia problema. Deixei ficar o telefone, e 2 semanas depois ligaram-me a dizer que ja o tinham recebido, qual nao é o meu espanto, novinho em folha, em caixa com plasticos etc (era mesmo novo, o IMEI era diferente). Por isso…. só tenho a dizer bem da Apple e da sua garantia

      • Ecchin says:

        Uau, pronto, não digo mais nada. Então o problema é tas outras marcas xD
        Pessoal, mudei pra Optimus e ta tudo resolvido.

        • Paulo Teixeira says:

          Uau MESMO!! O meu tem um arranhão que quase é preciso uma lupa para identifica-lo! e nada! pensando melhor acho que vou fazer contrato com a Optimus!! 😀

          • RD says:

            pois la esta, se calhar o problema normalmente esta, ou na operadora, ou na pessoa que nos atende. Porque pelos vistos a Apple resolve, mas primeiro a operadora tem que enviar para la, continuo a dizer ou a operadora, ou o pessoal que nos atende, se calhar nao estão para se chatear/ter custos de envio

  8. A Apple tem no seu site:

    Quando compra produtos Apple, a legislação da União Europeia sobre o consumo proporciona uma garantia legal sem prejuízo da cobertura que recebe da garantia limitada de um ano da Apple e do AppleCare Protection Plan opcional. Os produtos de outras marcas adquiridas através da Apple estão também abrangidas pela cobertura proporcionada pela legislação dos consumidores da UE.

    Quem quiser ser esclarecido pode ler esta página
    http://www.apple.com/pt/legal/statutory-warranty/

    • Jorge Vieira says:

      amigo, sou utilizador Apple e já li essa página antes; posso-lhe dizer que é treta e areia para os olhos dos consumidores. Na Europa a garantia é de 2 anos. PONTO! No dia em que a APPLE mandar mais que a UNIÃO EUROPEIA, é um dia triste

    • Mário Sousa says:

      Dizer isso é uma coisa, a questão é que pelos vistos não cumprem, incutindo a garantia de 1 ano e propondo o pagamento para o 2º ano. Vá-se lá entender isso.

  9. André Sousa says:

    Ainda pensei que fosse como o caso em Itália, mas cá parece ser um pouco diferente. Neste momento, não consigo aceder ao site da Apple português para ver a questão em causa.

    Mas basicamente em Itália, é algo do género, só que informam e recomendam veemente a comprar o Plano Apple Care que entra em vigor a seguir ao 1º ano de garantia e tem duração de 1 ano. Como a lei europeia de garantia é de 2 anos, estaríamos a pagar um serviço que decorria dentro desses mesmos anos. Estaríamos a pagar um serviço que seria por lei grátis.

  10. Bónus says:

    Ao contrário do que muita gente pensa, a Apple oferece 2 anos de garantia em Portugal. Se não respeita as condições obrigatórias em território Luso, acho muito bem que a Deco intente a acção judicial.
    Mas isto das garantias tem coisas que não percebo:
    Um amigo meu comprou um Macbook de exposição na Fnac e passado um ano e meio avariou o disco rígido e a bateria foi ao ar. Mandou à Fnac e estes mandaram à PC-Clinic que informou que a garantia não cobre discos rígidos por estes serem consumíveis e que a bateria só tem garantia de um ano, apresentando um orçamento de cerca de 300€ para o reparo. Eu aconselhei-o a levar o computador à Oficina dos Neurónios, onde lhe colocaram o disco rígido por este ter um defeito de fabrico e uma bateria nova por esta ter menos de 300 ciclos de carregamento, não pagando absolutamente nada pelo reparo.

    Como pode acontecer uma situação destes tratando-se da mesma marca? Isto é inadmissível por parte da PC-Clinic!

    • Jorge Vieira says:

      enviar à PC Clinic é suicídio. Tive um problema no meu mac e telefonei à PC Clinic que disse que apenas arranjava se fosse fora da garantia (eu pagando!). Pela garantia devia ir a outro sítio 😉
      no mesmo dia fiz queixa à Apple PT.

      • Gerardo says:

        Não percebo o motivo da queixa. Qualquer assistência não autorizada te vai dizer a mesma coisa. Seria motivo de queixa mexerem sem puderem. Isso sim….

    • Mike says:

      NUNCA NUNCA NUNCA comprar nada em exposição. Um direito do consumidor é exigir o produto em caixa selada de fábrica. Eu já me recusei a comprar um frigorífico por esse mesmo motivo. Penei uma semana mas olha, ao menos veio um fechadinho e novinho em folha.

      • Gerardo says:

        É tudo uma questão de negócio. Até com as avarias a lei permite que o vendedor te ofereça um desconto. Se fizerem um bom preço, porque não comprar algo de exposição???

      • Bónus says:

        Mike, quando se compra um produto em exposição, a vantagem está no seu preço que normalmente é bastante reduzido.
        Mas eu partilho da tua opinião depois que comprei um monitor Sony há uns anos, que estava em exposição na Fnac e só me deu problemas até o tive que arrumar quando surgiu o 1º problema depois da garantia.
        Agora penso como tu: NUNCA comprar nada em exposição.

        P.S. -Para não falar do que já vi miudos a fazerem na Fnac, como por exemplo bater com garrafas de água nos iPads, como quem toca bateria… Mas com vontade!

  11. k says:

    Eu já sabia disto a muito. Um amigo meu que trabalha na apple care diz-me que eles são obrigados a dizer que o produto tem 1 ano de garantia. Se o cliente aceitar e não reclamar mais, óptimo, somos todos felizes, mas se começar a fazer barulho, ele tem que insistir no 1 ano, se o cliente mesmo assim continuar a fazer MUITO barulho e a invocar leis, ele tem que passar a um superior que vai acabar por aceder ao que nada mais é do que a lei.

    Isto é roubar e chular à descarada e, honestamente, dado o sucesso e popularidade da marca, nem sei como não foi feito mais cedo.

  12. cenas says:

    Já enviei um produto (iPhone 4) para reparação, 1 ano e meio depois da compra, com um defeito que apareceu entretanto (botão deixou de funcionar). Recebi um novo.
    Será mais uma angariação de novos sócios para a DECO? 🙂 Quando tive um problema com os CTT nem me responderam. Que bom ter uma empresa destas que só responde a sócios :).

  13. BFS says:

    Concordo plenamente com esta ação por parte da Deco!
    É lamentável a maneira pouco clara e enganadora da “garantia” dos produtos da Apple!
    Nós em Portugal (e até UE) temos todos o direito a 2 Anos de garantia da marca Grátis, por Lei!
    😉

  14. El Lentinho says:

    Já é também tempo de a DECO acordar e colocar as inúmeras marcas que vendem computadores em tribunal, por nos obrigarem a adquirir um pc já com o windows instalado e por isso a um preço superior.

    Se quiserem a legislação a invocar para estes casos digam!

    Cumps,

    • RD says:

      O problema, é que eles argumentam que o Sistema Operativo é oferecido e portanto, não há valor a retirar no preço do produto! Mas concordo plenamente contigo

    • Serva says:

      Também posso dizer que depois de 14 anos de sócio da DECO desisti de ser sócio , já não me identifico com esta associação que passou a ser demasiado mercantilista e mais num produto a uns anos atrás que recebi como brinde por ter aderido a uma revista as instruções não vinham em Português numa altura em que a lei tinha saído e a DECO denunciava situações de marcas que não tinham as instruções em Português , por isso todos acabamos por ter telhados de vidro , quanto a Apple de facto os tempos de culto pela maçã já passaram a muito tempo hoje considero das empresas que piores práticas tem quer com os seus clientes quer com os seus empregados .

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Como é que sabes isso da Apple se não és empregado, não és cliente… é estranho como tens uma ideia dessas, aí há gato!

      • RD says:

        Serva concordo com a primeira parte (relativa a DECO), discordo em parte com a segunda, só na parte das práticas com o cliente, sou cliente e estou extremamente satisfeito

        Não posso discordar com a parte das praticas com os seus empregado, porque nao posso falar com conhecimento de causa, visto nao ser empregado da Apple, nao sei se tu falas com conhecimento de causa, se sim, explica aqui à malta para todos ficarmos a saber (esse tipo de casos devem ser “denunciados”)

        Daquilo que sei, da-me a sensacao que os funcionarios da Apple, gostam de ser funcionarios da Apple e tem orgulho na marca que representam, mas pode ser algum tipo de pressao externa, tipo o que acontece em certos paises comunistas em que todos amam o seu lider, apesar de estarem todos oprimidos por ele, mas la esta, se tu es funcionario denuncia.

        (Peço desculpa pelo exagero)

  15. Pedro says:

    Não sei se é bem assim… surgiu-me um defeito no ecrã do iPhone passado uns meses da compra e eles trocaram-mo.
    Foi a primeira vez que consegui usar a garantia de um telemóvel para um defeito que só surgiu passado uns tempos.

  16. tp says:

    Eu tive problemas com a placa de wirelles no meu mac book pro e levei á staples(onde comprei) e disseram que a marca não cobria aquilo.
    Reclamei, inclusive para a deco e nada. Fui á pcclinic e reparam o pc sem fazer qualquer pergunta, apenas tive que levar o a factura de compra das staples.
    Ou seja, por vezes são as próprias lojas que não se querem chatear com os processo de garantia, porque ainda dão algum trabalho.
    Aconselho alguma cautela na loja onde compram os produtos, para mais tarde não ter problemas destes. Porque ainda perdi algum tempo com reclamações, que não adiantaram de nada.

    Outro exemplo é da sony, que temos de enviar a consola diretamente para a marca e pagar as despesas de envio. Isto não têm logica nenhuma.

    Para concluir:
    Todas as marcas têm falhas, mas neste caso como é a Apple toda a gente gosta de apontar o dedo. Tenha mas é atenção onde compram os vossos produtos.

  17. Jysk says:

    Mas afinal não era a Apple que tinha o melhor serviço de apoio a clientes?
    Isto quando se trata de vender são todos iguais e na hora de reparar vai dar tudo ao mesmo. Pior ainda, enganar os clientes desta forma é mesmo de uma pessoa fazer todo o barulho possível.
    Aqui não está em causa o produto. O que está em causa é um serviço e uma empresa que não está a respeitar as regras do jogo.
    Se basta acrescentar uma frase no regulamento do serviço porque não o fizeram? É para ver se pega?

    • RD says:

      Tem a ver com a “minuta” que tem a nivel internacional, erros deste genero sao muito comuns, infelizmente, mas pensa que não é facil para uma multinacional ler todas as leis de todos os paies onde vende, portanto ha falhas, sao legitimas, e aposto que com um aviso destes eles alteram o que tem a alterar sem problema nenhum

      • Rui Pedro says:

        Por ser multinacional, não justifica nada.
        Quando é para beneficio deles, têm logo dezenas de advogados a tratar do assunto e lêm as leis todas e mais algumas.
        Experimenta abrir uma empresa e usa uma das patentes deles, a ver se eles lêm ou não as leis!

        • RD says:

          Claro que sim, concordo contigo, nao deixo de criticar, mas tambem compreendo que possa haver falhas desse genero, e que se forem avisados as resolvem… lembra-te que sao seres humanos e que pode uma coisa ou outra escapar, e tem que haver iniciativas por parte de entidades como a DECO para os avisar, acho muito bem. Porque como já se disse muito, eles praticam os termos da garantia dentro da legalidade, a unica coisa que se fala aqui é um erro “tipografico”

          • Rui Pedro says:

            Sem duvida que errar é humano. Mas pelos avisos que a deco já tinha feio, nada mudou. Além das politicas que muitas empresas usam à margem da lei e muitas vezes fora dela de propositadamente até aos avisos, eles enganam muita gente e ganham milhões.
            Não defendo A ou B porque toda querem saber é do lucro, muitas vezes a qualquer custo pra enterter accionistas. O cliente que se F… desde que desembose os dinheirinho.

  18. Paulo Bastos says:

    Gosto dos produtos da APPLE e tenho um Macbook mas sei que não são santos esse é o problema das empresas actuais, só vem lucro fácil, não querem saber nem dos clientes e muito menos dos funcionários (excepto alguns), a APPLE ainda vai pelo mesmo caminho da Microsoft que tanto criticou.

  19. Gonçalo Pimenta says:

    Eu sou utilizador Apple e concordo que a qualidade dos materiais têm durabilidade muito para além dos 2anos. No entanto a Apple se pretende vender em países onde a garantia é de 2 anos tem que a respeitar, senão que arrume as malas e vá vender para os países que estão em sintonia com as suas imposições. Uma pessoa quando compra um dispositivo apple pelo valor que é devia ter era 4 anos de garantia.. xD

    Cumprimentos.

  20. RD says:

    Relembro a todos, a Apple, dá os 2 anos de garantia. O problema que aqui está, é “apenas” a informação no site, que nao é a correcta, fazendo com que as pessoas menos informadas comprem o servico de proteção desnecessariamente!

  21. Nuno says:

    Eles tentam enganar os totós… aqueles que não ligam a estas “pequenas” coisas e, muitos, são enrolados.

    Contudo, é preciso sermos discretos e exigir os nossos direitos.
    Eles armam-se em espertos, mas “esquecem-se” que, se estão a vender na Europa, têm que respeitar as leis europeias… não criar as suas leis e exigir que seja tudo como eles próprios querem.

  22. João Reis says:

    Sou fan da Apple, fan do que eles fazem sem dúvida mas estou com a DECO e com casos similares. Ganham muito do nosso dinheiro tem de começar a respeitar as leis de cada país.

    Duvido que isto dê em alguma coisa, a não ser que façam como em Italia ameacem proibir com a venda, embora se calhar em PT eles não se importariam muito.

    Força nisso, plenamente de acordo.

  23. Kai says:

    Bom dia,

    Após ler todos os comentários acima e sem apoiar mais uns que outros gostaria de apontar alguns factos sobre o assunto.
    Devido à minha profissão tenho alguns conhecimentos de como o processo de garantia ou falta dela funciona.

    -A Apple apresenta um ano de Garantia internacional
    Ou seja pode comprar o seu produto no Quirquistão que durante o primeiro ano a Garantia é válida em qualquer país do Mundo.

    -Após o primeiro ano de Garantia Apple internacional a garantia continua conforme a legislação do país de origem onde foi adquirido o equipamento.

    Ou seja a grande quantidade de pessoas que vai a correr aos EUA e ao UK comprar Iphones, Ipads e etc só porque são mais baratos ou porque ainda não saíram em Portugal depois não se queixe!!!
    Sim porque esses equipamento terão 1 ano de Garantia internacional e depois no 2º ano de Garantia se o quiserem vão ao país de origem da compra e submetam-se á legislação em vigor nesses países!

    Esta é uma das razões das muitas queixas e faltas de assistência no 2º ano de Garantia!

    -Os equipamento comprados bloqueados às Operadoras Nacionais só podem ser assistidos em garantia nas mesmas.
    Porquê? Não sei, só posso acreditar que tenha que ver com os contratos entre as operadoras e a Apple.
    Por isso é que depois o cliente não pode levar o seu Iphone bloqueado a um Centro Autorizado Apple.

    Não concordam? Acham mal?
    Não comprem bloqueados ás Operadoras, toda a gente sabe que depois estão “agarrados” a eles para sempre….

    -Muitas vezes o cliente apresenta as suas queixas ao revendedor e a informação/suporte prestado é incorrecto (como já vi mencionado em alguns comentários).
    E depois dizem que a Apple recusou a garantia quando muitas vezes o problema nunca foi além do revendedor e a Apple não foi sequer informada ou nada foi reportado.

    Outros revendedores têm uma politica perante o cliente que se este fizer muito barulho ou armar uma cena na loja eles assumem a reparação ou troca do equipamento, mesmo que esta não seja abrangida pelo fabricante.
    Só para “calar” e não perder o cliente.

    -A Apple é muito rigorosa sobre os equipamentos aceites em Garantia e se lerem as condições da mesma podem comprovar isso.
    Mas depois muitas das reclamações são feitas pelo cliente que acha que o seu Iphone que andou a voar e tem o ecran todo estilhaçado devia ser reparado em Garantia!!!!
    Ou o Mac que caiu tem um dos cantos todo “amarrotado” e não liga também devia ser reparado em Garantia, afinal o que é que interessa que ele tenha caído da mesa?

    -E depois temos os vários reparadores que dentro da sua “lógica” de mercado e concorrência gostam de dizer que ali o vizinho não presta! Repara mal e leva muito tempo, traga é aqui a nós, que nós somos muito bons, somos muito rápido e aceitamos tudo em Garantia.

    Cumpts

    • RD says:

      “Mas depois muitas das reclamações são feitas pelo cliente que acha que o seu Iphone que andou a voar e tem o ecran todo estilhaçado devia ser reparado em Garantia!!!!”

      Se houve ai alguma forma de mencionar aquilo que eu tinha dito, faço só um reparo.

      Eu nao fiz uma reclamacao a dizer que o iphone tinha que ser reparado em garantia.

      Eu desloquei-me a loja, com calma e simpatia disse a moça. “Desde novo sempre apanhou mal o Wireless, mas como precisava do telefone nunca ca tinha vindo, mas agora o ecra deixou de funcionar, teve mesmo que ser” ao que ela respondeu “OK vamos preencher aqui a papelada”, e eu até perg. “Acha que o facto de ele tar aqui rachado nao vai haver problema” e ela disse “acho que nao, a rachadela nem sequer entra na parte do ecra, e a Apple nestas coisas costuma ter apreço pelo cliente, o que provavelmente vao fazer, é substituir só as peças avariadas” e eu disse “OK”, mas depois veio novo.

      Por isso, só tenho a dizer bem da Apple, da Optimus e da Moça que me atendeu.

      Sei criticar quando me tratam menos bem, mas principalmente e mais que tudo, sei reconhecer quando prestam um bom serviço. Já a cerca de 3 anos que so cliente Optimus (tambem sou da Vodafone, e fui 12 anos cliente TMN), e para mim é simples, é a melhor operadora do mercado, nunca me deixou ficar mal (ao contrario das outras que de vez em qd, meu Deus), tem um apoio ao cliente extremamente simpatico, acessivel, e pronto a ajudar, quer na loja quer no Call-Center, e ainda vende os telefones desbloqueados pelo preço normal (o meu iPhone 4S está desbloqueado e paguei 300 euros por ele com contrato, preço normal)

      Um abraço a todos

      • Kai says:

        Boas,

        Não quis de forma alguma fazer referência ao teu caso bem como a nenhum dos casos aqui expostos.
        Baseava-se somente na minha experiência pessoal.

        Nota: Iphones em Portugal que estejam ao abrigo e sejam aceites em Garantia não serão reparados, serão sempre alvo de substituição.

        Cumpts

    • Jorge Carvalho says:

      Aleluia , 1 post decente.

      Se ligarem para a Apple care (linha) eles informam logo que se o numero fiscal for individual têm 2 Anos de garantia como está na lei. Se for NIF de empresa é 1 ano.
      O meu Imac 27″ ficou com “manchas” no LCD após 1 anos e meio , 2 dias na Tou aqui Tou AI voltou com um novo a preço €0 ….
      E atenção que quem tem que dar garantia é o VENDEDOR , não a marca , por isso isto é uma trapalhada de todo o tamanho.
      Aconselho que quem tem Macs use assistências autorizadas e nunca a PC-medic (é autorizada mas até a Apple Care me indicou para não os usar 🙂 ).

      Abc

    • M. Maria Silva says:

      Parabéns pela lucidez Kai.
      Não o teria dito de melhor forma…

  24. dude says:

    Eu não tenho queixa . 1 ano é oferecido pela apple e o outro pela casa onde compramos. no fundo é o mesmo. quando mandamos são os mesmos que arranjam lol

    • Vítor M. says:

      Não, tu tens por lei dois anos de garantia. A Apple dá dois ao abrigo das regras da EU.

      • Jorge Carvalho says:

        Não 🙂 Tens 2 anos de garantia dada pelo Vendedor. A marca dá o que quiser 🙂
        No caso da Apple os seus centros de assistência cumprem os 2 Anos.
        Leiam as garantias de outros fabricantes :
        Discos 6 meses ..
        Baterias 90 dias
        Etc..

        Abc

        • dude says:

          Sim 2 anos pelo fornecedor, e a Apple da 1 ano de garantia em qualquer parte do mundo.
          Verdade que nunca tive grandes problemas.
          Até digo o que tive foi erro meu e eles sempre aceitaram e concertaram, impecável, então o meu mac numa semana ficou pronto, mas isso foi a fnac. lol
          já não digo o mesmo da mediamark ou como se chama. Nisto não acho que a Apple tenha culpa tudo depende onde compramos

    • Serva says:

      Wrong , não leste nada deste post , na UE as regras são :

      primeiros 15 dias troca directa , após 15 dias 2 anos de garantia fornecida pelo fabricante .

      Cumprimentos

      Serva

      • dude says:

        Sim é verdade, mas esta garantia deles oferece apoio em qualquer parte do mundo, enquanto a fornecida pelos fornecedores da 2 anos, mas tens que ir a casa marca onde compras te se não ardeu.
        Se comprares um produto em portugal e fores ex. Brasil se quiseres garantia tens que mandar para Portugal e para a loja que compras te, se tiveres a garantia da Apple vasta ires a uma casa que venda produtos Apple seja ela qual for e tens garantia e mais garantia no produto , muitas da vendedores a vezes quando la vamos tem tendência a fugir dizem sempre qualquer coisa.
        E é isto simplesmente na Apple levas o produto não interessa como esta, e bem como novo. Já tive essa experiência

      • Jorge Carvalho says:

        @Serva , é pelo Vendedor e não pelo fabricante 🙂
        Mas não é isso que estamos a discutir.

        Abc

  25. Eu cá não fiquei muito impressionado says:

    Mas afinal quanto é que custa o Apple CareProtection Plan, que pode ser por 2 ou três anos e que a DECO diz que só vale a pena se for por 3 ?

    E se for só por 2 o Apple CareProtection Plan não oferece mais nadinha do que oferece a garantia genérica dada pelo Decreto-Lei ? A DECO diz que não oferece mais nada, a mim custa-me a acreditar. Vd.penúltimo parágrafo.

    http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/nc/noticia/acao-judicial-contra-apple

  26. Manuel Rocha says:

    Boas,

    Não percebo o porquê de tanto alarido nisto. A apple tem essa situação prevista. Cheira-me é que o pessoal não lê a coisa.

    Se forem a qualquer produto Apple eles realmente recomendam o AppleCare e depois têm uma indicação a dizer “Saber mais sobre AppleCare” como podem ver aqui ( http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_pro ) por exemplo (fim da página).

    Depois dentro da informação do AppleCare tem um outro link que diz “A garantia limitada de 1 ano da Apple e as vantagens do AppleCare Protection Plan são um complemento adicional aos direitos da legislação do consumidor. Para obter mais informações, clique aqui”. Se clicarmos nesse link vamos ter a uma outra página onde podemos ver a excepção para 2 anos ( http://www.apple.com/pt/legal/statutory-warranty/ ) em países da União Europeia.

    Eu, tal como o Vitor e muitos outros, compro os meus produtos da Apple diretamente do site deles e em 2009, quando comprei o meu primeiro produto, já lá eles tinham essa indicação.

    Cheira-me que isto é mais uma questão de as pessoas não quererem ler as coisas, tal como acontece com os contratos dos bancos e telecomunicações, e depois vão-se queixar que foram enganados.

    Não estou a defender ninguém, mas penso que antes de adquirir algo deve-se sempre ler as coisas. E acreditem, que se seguirem os links que eu apresentei acima, vão reparar que as partes principais das coisas não estão em “letras pequeninas”, como acontece com a maioria dos contratos.

    Cumprimentos,
    Manuel Rocha

    • João Reis says:

      Não vejo a exepção ao nosso país de 2 anos, mas posso não ter encontrado:
      http://www.apple.com/pt/legal/statutory-warranty/

      Neste link pelo menos não encontrei, indica-me por favor onde fala sobre PT ter direito a 2 anos.

      Obrigado

      • Jorge Carvalho says:

        Podem ler na pagina da Apple :

        “Na maioria dos Estados-membros da UE, os consumidores apenas podem reclamar defeitos existentes à data de entrega. Existem algumas exceções como é o caso da República Checa e da Roménia. O ónus da prova de que o defeito existia à data de entrega transfere-se geralmente para o consumidor após o decurso de um prazo de 6 meses a contar da data de entrega. A título de exemplo, são os seguintes os países onde o ónus da prova não se transfere: República Checa, Roménia e Portugal. Por favor, contacte o seu Centro Europeu do Consumidor local para informações sobre o seu país.

        Durante o prazo de denúncia (ver acima), os consumidores podem, nomeadamente, exigir a reparação ou substituição do produto, a título gratuito, quando o produto não corresponda ao contrato. Alguns Estados-membros da UE, nomeadamente a Finlândia, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos e Suécia têm um prazo de denúncia, que é superior a 2 anos a contar da data de entrega. Por favor, contacte o seu Centro Europeu do Consumidor local para informações sobre o seu país.

        Na maioria dos Estados-membros da UE, os consumidores apenas podem reclamar os direitos previstos na lei do consumidor contra o vendedor a quem compraram o produto. Existem algumas exceções, nomeadamente, a Finlândia, França e Suécia. Por favor, contacte o seu Centro Europeu do Consumidor local para informações sobre o seu país.
        Os consumidores que compraram produtos da marca Apple ou que não sejam da marca Apple na Loja Apple ou na Loja Online Apple podem reclamar contra a Apple. Os dados de contacto da Apple encontram-se disponíveis aqui.

        A disponibilidade de cada opção depende do país onde o serviço é solicitado e da localização do Prestador de Serviços Autorizado da Apple. A Apple também pode pedir que o cliente substitua componentes com peças diretamente instaláveis.
        A Apple pode restringir o serviço para iPad e iPhone ao EEE e à Suíça.”

        Querem mais detalhes ???

        Abc

      • Manuel Rocha says:

        “Legislação de Defesa do Consumidor na UE” -> “Prazo de denúncia” -> “2 anos (mínimo) a contar da data de entrega” (Só não é aplicado aos países Finlândia, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos e Suécia porque o prazo de denuncia nestes países é superior aos 2 anos.

        Que eu saiba ainda Portugal ainda faz parte da UE (União Europeia).

        Cumprimentos,
        Manuel Rocha

    • Sérgio V. V. says:

      Então, se a DECO os está a processar é porque, digo eu, entre o que a Apple escreve aí e aquilo aplica vai uma enorme diferença. Senão não vejo o fundamento do processo. Veja-se, por exemplo, o caso da Itália que ameaça, inclusivé, com o fecho de lojas.

      • Manuel Rocha says:

        O único fundamento que vejo assim de relance e que me parece ser a única justificação é o fato de termos de andar a saltar os links e o “bla bla bla” não estar logo na página do produto que vamos comprar.

        Mas a meu ver, e se for esta a situação, então a DECO teria de processar todas as empresas que vendem em Portugal, pois os termos e condições de compra e os termos de garantias estão geralmente nos rodapés dos sites e tenho quase a certeza que ninguém os lê.

        Enfim, vamos esperar para ver o que vai surgir daqui.

        Cumprimentos,
        Manuel Rocha

  27. Vítor M. says:

    E porque não haveriam de avariar?

  28. Carlos C. says:

    Nem a enganar os clientes são pioneiros, hehehehehe, infelizmente há muito disso.

  29. Ricardo says:

    Olhem, eu tenho de ser muito franco com vocês: fez dois anos agora em Abril que comprei o meu Macbook Pro, com algum esforço, pois andei a pagá-lo durante 18 meses ao banco.

    Eu usava o Windows 7 e a minha curiosidade em experimentar os produtos da Apple foi crescendo, até que comprei um. Depois das constantes queixas acerca das condições deploráveis nas fábricas dos trabalhadores da Apple e subsidiárias e os suicídios decorrentes, mais a recente notícia que dá conta do desinteresse da Apple em termos ecológicos que penso foi aqui publicada… mais esta questão da garantia que eu já conhecia… francamente, já é demais!!

    Se fosse hoje, nunca teria comprado nada da Apple! Eu sei que também existem problemas com outras marcas… mas a própria Apple já não consegue esconder a sua ganância e abuso devido à posição dominante.. Já ando a ponderar vender o portátil e voltar para Windows, porque a vergonha já é demasiada. E não venham para cá os defensores do culto Apple pôr-se com desculpas, porque não há argumentos!!

    • Manuel Rocha says:

      Viva,

      “Depois das constantes queixas acerca das condições deploráveis nas fábricas dos trabalhadores da Apple e subsidiárias e os suicídios decorrentes, mais a recente notícia que dá conta do desinteresse da Apple em termos ecológicos que penso foi aqui publicada… mais esta questão da garantia que eu já conhecia… francamente, já é demais!!”

      Demais porquê? As outras marcas também não o fazem? Segundo sei as maiores marcas de equipamentos informáticos montam os seus equipamentos no mesmo local que a Apple?!

      “Já ando a ponderar vender o portátil e voltar para Windows, porque a vergonha já é demasiada.”

      Isso não é desculpa. Instala o Windows no Macbook. Ele correr lá e pelos testes que já tive oportunidade de fazer corre de forma muito mais estável.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      • João says:

        Gotava de saber que testes fizeste. Tive o windows a correr no meu macbook pro durante algum tempo e a performance é, alias foi, desastrosa.

        O mac aquece mais que o meu aquecedor de casa quando está a correr o windows, já pra não falar dos constantes freezes.

        • RD says:

          Deves ter alguma coisa mal, no meu MacBook (é de 2008) corria perfeitamente bem o windows 7 (quando as vezes usava), nunca tive esse tipo de problema, alias cheguei a correr windows 2008 server com montes de servicos a correr e funcionou perfeitamente bem, melhor que muitos pcs. Instalaste os drivers do bootcamp? Se estiveres a usar bootcamp, suponho que nao estejas por VM

        • Manuel Rocha says:

          Viva,

          Estou como o RD, deves ter algum problema na máquina, ou então tens alguma das seguintes situações:

          – Instalação do windows via bootcamp mas não instalaste os drivers

          – Instalação do windows em VM com uma alocação de memória acima do recomendado (não confundir com alocação de memória acima do que a máquina permite, penso que nem é possível)

          – Instalação do windows direto no disco sem passar pelo bootcamp.

          Eu tenho dois equipamentos Apple com os dois sistemas operativos (Mac e Windows) e correm os dois perfeitamente bem. Tenho instalado num iMac 27” de 2010 e num Macbook Pro de 2010, pois a minha profissão assim me obriga a ter os meus equipamentos Apple.

          Deverias ver o que se passa.

          Cumprimentos,
          Manuel Rocha

    • Eu cá não fiquei muito impressionado says:

      Podes ter a certeza que raramente digo isto.
      Mas sou exatamente como tu – também sou muito mentiroso.

    • RD says:

      Isso dos suicidios e das condicoes deploraveis ultrapassa completamente a Apple, essas situacoes acontecem na FoxConn que é fabrica que faz componentes para alguns dos equipamentos da Apple (iPhones e companhia), mas é uma fabrica independente da Apple que, alias, fabrica componentes tambem para Intel, Microsoft, Sony etc etc etc… Alias à uns anos atras quando se soube dessas situaçoes a Apple (julgo que foi o Tim Cook), foi pessoalmente a fabrica a tentar averiguar essa situação. A questão que aqui se põem é que a Apple (e outras) exige determinados padroes de qualidade no fabrico dos componentes e os tipos da fabrica para conseguirem ter mais lucro, em vez de apostar em funcionarios mais competentes ainda, preferem meter pressão em cima da mao de obra barata, exigindo um tipo de qualidade de produção, mas nao dando condiçoes aos funcionarios, e sobre esta pressao extrema, ocorre esse tipo de casos. É de lamentar, mas o preço que estas fabricas asiaticas praticam, sao tentadores para as empresas ocidentais, e é a unica forma de conseguir ter preço para a concorrencia

      Um abraço

  30. BallmerGenio says:

    segundo alguns Apple esta acima da lei , eu digo a esses , vão viver nesse pais que não existe.

  31. Eu cá não fiquei muito impressionado says:

    Resumindo:

    1 – A DECO fez prova de vida
    2 – Os Apple haters aproveitaram
    3 – Bastantes esforçaram-se em perceber o que se passava e deram o seu contributo. Os meus parabéns e agradecimentos a estes.

  32. Mike Silva says:

    Em Inglaterra a Apple vai ter mesmo que mudar o site para não confundir mais o consumidor final, mas é para dizer que o Tablet da Samsung não é uma cópia do iPad 😛
    http://www.engadget.com/2012/07/18/uk-judge-forces-apple-samsung-tablet-not-ipad-copy/

    • Eu cá não fiquei muito impressionado says:

      É capaz de náo ser má publicidede. Basta dizer o que está no link que puseste: “Judge said: Android tablet “not as cool” as the iPad.” e por isso não se confundem, pelo que não copiaram o iPad.

      Mas a Apple recorreu, por considerar a argumentação do juiz um bocado bizarra.

      A argumentação com base em decisōes de juízes é destas coisas – encontram-se tantas a dizer que não há cópia como a dizer que há.

  33. André says:

    Comprei o meu iPad 2 em março na media markt, na altura estavam esgotados em todas as superficies, e o senhor la da loja disse que para eu ter vantagem sobre as outras pessoas que já tinham reserva que eu tinha de comprar esse plano Apple Care. e Lá tive eu de gastar quase 90€ para poder comprar o ipad.

  34. Rui Pedro Cruz Peixoto says:

    O que sei é que ainda este mês o meu Mac avariou, está fora da garantia e mesmo assim a Apple assumiu um erro de fábrica e vai fazer a substituição. Da mesma forma já tive um problema num portatil ACER um mês depois de acabar a garantia e fiquei sem portatil.
    Se quem tem está satisfeito, está tudo dito!

  35. Nelson says:

    Alguem pode me ajudar onde reclamar:

    Iphone 4s Tem cerca de 1 ano e tem anomalias as quais foi reclamar a assistência Vodafone/Apple em Faro 06.05.2013,em 09.05.2013 foi-me dado indicação para ir levantar o Iphone, qual o meu espanto quando foi informado que não tinha sido reparado porque é NORMAL o Iphone ter peças SOLTAS la dentro apos um ano devido ao uso do botão ligar, ora isso não vem no contrato de garantia da Apple nem em lei Portuguesa Garantias (peças internas com folgas internas)

  36. Tony says:

    Só tenho bem a dizer da apple. A relativamente um ano tinha um ifhone 3GS 32gb que caiu e ficou bastante danificado, este ainda trabalhava no entanto a tela deixava cair alguns pequenos vidros. Fui a um representante apple, este ja estando fora da garantia, ” no entanto de nada valia a garantia pois o dano foi causado por mim” foi-me dito que a apple n faz reparações e tinha duas hipóteses. Ou trocava o ecran fora da Apple por 40€ ou 50 € “n me recordo ao certo” e perdia todos os direitos na Apple ou trocavam por um novo por um valor de 150€ ou por volta disso. No dia seguinte fui informado que ja não havia este modelo para substituir e que é se poderiam fazer o upgrade para o ifhone 4 32gb. A minha resposta foi óbvia. Sim. Fiquei com um telemóvel novo por 150 ou 170€. Outra marca qualquer, diria-te algo assim. Compre um novo.
    Após isto tive sim avaria do telefone ao que me foi trocado de imediato e logo no outro dia estava com um novo telefone. Acho que não podemos falar assim tão mal da marca que se dedica a ter um produto bom no mercado.
    Ainda assim, como todas as marcas tb erram.

  37. Jose says:

    Ando numa disputa com a Worten por causa do iphone 6 comprado há 2 meses. Há cerca de duas semanas e meia deixou de funcionar. Nenhum dos resets que a Apple aconselha funcionou. Levei-o á Worten a qual preencheu uma ordem de reparação onde diz que o estado fisico do artigo era bom. Retirei o SIM da gaveta onde se pode ver se o telemóvel esteve em contacto com líquidos e não apresentava sinal nenhum. Após uma semana ao contactá-los, foi-me dito que os técnicos encontraram danos de líquidos (os detectores de contacto com líquidos estavam activados) e que por isso a garantia não seria válida. Como o telemovel não esteve em contacto com líquidos enquanto esteve na minha posse, disse-lhes que não poderiam imputar-me o mau manuseamento. A Worten alega que o aspecto fisico do artigo não se refere a danos líquidos( então em que area se incluem os danos líquidos?), nem que os seus funcionários costumam avaliar esse tipo de danos (apenas riscos e quebras de écran).
    Como me recusei a pagar o arranjo, o telemovel está de novo na loja para ser levantado. Eu estou na duvida se o deverei levantar pois assim a Worten irá descartar-se das suas responsabilidades.

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