Por Daniel Pinto para o Pplware.com
Esta é a aposta do presente no mundo da tecnologia: relógios inteligentes.
Depois de um rumor dar a conhecer pretensas intenções da Apple em desenvolver o seu iWatch, o mundo reagiu de imediato, criando aquilo que a Apple precisa: a necessidade de cada um de nós ter um relógio inteligente. Dessa forma, as principais marcas convergiram nesse sentido, a Sony, a Samsung, a Nissan, a Google… entre outros, passaram à acção. Agora foi a vez da Adidas e chegou bem a tempo, com a proposta de um smartwatch.
O segmento dos Smartwacthes não é algo assim tão recente. Em 1972, a Pulsar lançou o primeiro relógio com memória programável e, motivada pela introdução dos computadores na sociedade, a Seiko, nos anos 80, começou o desenvolvimento de relógios com capacidades computacionais – quem não se lembra do Timex Data Link, que recolhia a informação directamente do ecrã do nosso computador, que apresentava vários códigos de barras?
História à parte, a verdade é que só há cerca de 3 anos começámos a ouvir falar realmente daquilo que nós chamamos de smartwatches, por norma ligados a um smartphone, e que além de uma simples lista de contactos, apresentam panóplia de aplicações.
O lançamento do Peeble, Motorla Motoactv e, mais recentemente, a Fuelband 2 da Nike fez mexer a gigante do mundo do desporto. A Adidas foi um pouco mais além e apresenta algo que pode ser inovador, mesmo dentro deste segmento já muito habitado.
miCoach Smart Run
A Adidas anunciou o miCoach Smart Run, um smartwatch com ecrã capacitivo de 1,45 polegadas e vidro Gorilla Glass. Traz 4GB de armazenamento interno para músicas que serão reproduzidas pelo leitor nativo do relógio, Wi-Fi e Bluetooth 4.0, para ligação a auriculares que permitem ouvir música e instruções durante o treino. Além disso, o smartwatch dá instruções muito específicas em relação ao treino que podem ser transmitidas através de um motor de vibração incorporado.
O miCoach corre o Android Jelly Bean 4.1.1, com interface própria e aplicações pré-instaladas, e tem GPS, acelerómetro e pulsómetro integrado para controlar o ritmo cardíaco do utilizador, permitindo desta forma treinos optimizados e personalizados de acordo com o desempenho do atleta.
A autonomia anunciada varia consoante as funções utilizadas, uma vez que há a possibilidade de escolha de diferentes perfis de utilização nomeadamente, o modo de treino, com autonomia de até 4 horas, modo maratona, 8 horas, e o modo relógio, que permite uns bons 14 dias de utilização.
A bracelete em silicone apresenta acabamentos de toque suave, o espelho do relógio é feito em aço inoxidável e a parte traseira em magnésio. As medidas são muito elegantes, mede 263,1 x 48,4 x 15,6 mm e pesa 80,5 gramas.
A venda está anunciada para dia 1 de Novembro nos EUA, com o preço recomendado de 399 dólares. A sua disponibilidade fora dos EUA não foi revelada.
Quais as marcas que irão vingar neste segmento?