94% concordam com o uso de bodycams pela polícia portuguesa
Recentemente foi aprovado em Portugal o uso de bodycams pelas autoridades. Tratam-se de pequenas câmaras de filmar que se colocam nas fardas para, sempre que assim se justifique, sejam usadas como meio de prova ou esclarecimento de determinadas situações.
Neste sentido, na nossa última questão semanal quisemos saber se os nossos leitores concordam com utilização das bodycams pela polícia portuguesa. Vamos então conhecer todos os resultados.
Concorda com o uso de bodycams pela polícia portuguesa?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.741 respostas obtidas.
Através da análise quantitativa dos resultados, verifica-se que a esmagadora maioria dos leitores, com 94% dos votos, concordam com o uso de bodycams pela polícia portuguesa (2.572 votos).
Já apenas 6% dos leitores respondeu que não concorda com esta utilização por parte das nossas autoridades (169 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:
Assim, os agentes de autoridade portugueses estão obrigados a ligar a câmara "quando ocorra o uso de força pública sobre qualquer cidadão ou o recurso a quaisquer meios coercivos, especialmente arma de fogo". De acordo com informações do próprio Governo, as “bodycams” estarão ligadas a uma plataforma, onde tudo será “controlado à hora, minuto e segundo”.
Mas a bodycam não está sempre ligada e apenas deve ser usada quando o agente detete algum sinal de situação grave. Segundo os esclarecimentos "não é uma câmara que esteja sempre a gravar. Não é para o polícia andar na rua com ela ligada. Tem que haver um sinal por parte do agente de que vai começar a gravar". Por outro lado, fica proibida “a gravação permanente ou indiscriminada de factos que não tenham relevância probatória”.
Se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se concorda com o uso das bodycams pela polícia portuguesa.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Já atualizou o seu PC para o Windows 11?
Loading ...
Já atualizou o seu PC para o Windows 11?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Diria mesmo que as câmaras deviam estar sempre ligadas enquanto estão em serviço, já tive um policia a oferecer porrada por ter encolhido os ombros enquanto respondia ao colega dele que não me importava de soprar o balão, tipo, não bebo quero lá saber se tenho de soprar o balão, mas o homem ficou ofendido. Disse logo para parar a operação e chamar o responsável, ao qual questionei a ação do policia, ficaram todos a rir a mandaram seguir viagem, umas semanas depois recebo uma multa por passar 1 stop.
Uns pontos sobre isto…
1. As infrações só deviam ser aceites sobre prova documental e não do diz que aconteceu do policia, já apanhei vários mal dispostos a inventarem multas.
2. Se existissem filmagem bem podiam acreditar que tinha apresentado queixa.
3. Eles na sua maioria são um bando de frustrados que têm a mania que quem vive num bairro social é tudo *****, muito por culpa de eles estarem habituados a apanhar os criminosos e os juízes voltaram a manda-los para a rua, havendo prova documental isto deveria ter tendência a melhorar.
4. Ambos os lados (policia e cidadãos) sabendo que estão a ser filmados têm uma tendência a portarem-se melhor, nos USA tem descido o numero de queixas onde as câmaras foram implementadas.
5. Câmaras desligadas durante o serviço devia dar processo disciplinar ao policia, +50% dos elementos da operação com as mesmas desligadas devia dar direito a despedimento imediato dos elementos todos da operação, as câmaras deviam ter uma forma visual de identificar facilmente se estão a gravar.
Aldrabão sou eu não aldrabo tanto!
Esquece, ninguém além de ti vai acreditar nessas histórias.
Por essa escrita toda tenho a certeza que bastava te portares como um homenzinho que resolvias essas azias todas.
Falas de barriga cheia, já tive vizinhos a levarem porrada porque tiveram o azar de irem a sair do prédio quando a policia ia a entrar para fazer uma rusga, isto há cidadãos de 1ª, de 3ª e os a que as leis não se aplicam, só não vê quem não quer.
+1
O amigo tonheco disse tudo o que pensei ao ler o comentário enorme anterior…
Qual privacidade qual quê?! Hoje ninguém tem privacidade nenhuma.
Devia haver quanto mais câmaras melhor, nos lugares manhosos. Quem não faz nada de mal, não tem nada a temer. Os defensores da privacidade devem ser, só, aqueles que têm alguma coisa a esconder!
O senhor autorizaria eu colocar câmaras de vigilância no interior da sua casa?
Já as tens no teu telemóvel e não te queixas..
Os 6% que tao contra sao os que sao vitimas de violencia policial e racismo lol
Quem não deve não teme, toda a ação policial devia ser gravada, isto acontece há muito nos EUA e aí é que se vê bem os coitadinhos e vítimas a enterrarem se
Para quê? Dêem primeiro a mesma liberdade que a polícia americana tem, à polícia portuguesa. Depois sim, uso da bodycam obrigatório.