IFA2018: Huawei prepara-se para apresentar o novo Kirin 980… será que traz smartphone?
A Huawei é uma das grandes empresas do mundo da tecnologia que está presente em mais um edição da IFA a decorrer por estes dias em Berlim. Para hoje sabemos que a marca tem preparado o novo processador dedicado aos smartphones.
Pela montra que já tivemos oportunidade de visitar esta manhã, além do Kirin 980, pudemos ver outros gadgets, como uma coluna inteligente, a Huawei AI Cube, e um localizador para o auxílio de pessoas e bens, o Huawei Locator. Será agora que vamos ficar a conhecer todos seus pormenores, mas... será que não vem por aí nenhum smartphone de surpresa?
Durante a manhã de hoje já tivemos a oportunidade de passear um pouco por uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. O stand da Huawei foi um dos visitados onde já foi possível vislumbrar um pouco daquilo que nos espera neste evento.
Um novo SoC, um gadget para ajudar a localizar pessoas e objetos e outro que traz para a nossa casa a Inteligência Artificial, serão as grandes estrelas desta tarde.
Principais novidades
A Huawei já começou a apresentar o seu novo Kirin 980 construído com tecnologia de 7nm. A Huawei consegue colocar 6,9 mil milhões de transistores por cm2, o que resulta num aumento de 20% na performance e 40% na sua eficiência energética, quando comparado com o processo de 10nm.
Estamos perante o primeiro processador a usar os novos núcleos Cortex-A76, que são 75% mais poderoso e 58% mais eficientes no consumo energético, face à geração anterior.
O Kirin 980 conta com 2+2+4 núcleos – 2 Big (cortex A76), 2 midlle (cortex A76) e 4 small (cortex A55), que vão ser chamados para processamento consoante as necessidades de performance.
A AI no novo Kirin
O Kirin 980 conta com 2 NPUs (Unidades de processamento Neuronal), que conseguem aumentar ainda mais o processamento dedicado à IA.
Segundo a marca, há uma melhoria de 135% no poder associado à Inteligência Artificial, conseguindo reconhecer mais imagens - 4500 por minuto! A marca aponta para uma melhoria de 120% face ao seu processador anterior.
O Kirin 980 ainda traz o primeiro modem com suporte para LTE Cat.21. Este novo modem consegue dar acessos à Internet de 1.4Gbps. Além disso tem suporte para 5G.
Em resumo...
Leia mais sobre o novo Kirin 980
E não é que havia um smartphone?...
Leia mais sobre o novo Huawei Mate 20 Lite
A Huawei AI Cube
A Huawei AI Cube é uma materialização de 3 elementos: router 4G, um sistema de som poderoso e a Inteligência Artificial.
A AI Cube garante acessos 4G com LTE Cat.6 e velocidades de aceso à Internet até 300Mbps. Ao mesmo tempo é também um router que fornece Wi-Fi.
A Huawei conseguiu integrar um poderoso sistema sonoro numa estática muito inteligente e que facilmente se integra em qualquer local.
No campo da Inteligência Artificial, está garantida a integração com a Alexa e com todos os serviços que esta assistente proporciona.
Huawei Locator
Poderá ser usado para garantir que nada ou ninguém se perca. Tem a capacidade de funcionar durante 15 dias de forma ininterrupta, garantindo uma precisão de 5 metros.
Pode ser usado em qualquer local, com sistema de roaming global e tem certificação IP68.
Traz um botão de SOS e permitirá definir áreas de limite geográfico.
Este é um equipamento indicado para ser usado em animais de estimação, crianças e idosos, bagagens ou outros valores.
Este artigo tem mais de um ano
Quando o kirin tiver ao nivel do snapdragon, exynos e A da Apple talvez valha a pena um Huawei mas neste momento estão ao nível da mediatek chines e isso não é bom
Dá para perceber o quanto percebes do assunto com o teu comentário. 😉
algo parece estranho…nao deveria ser +20% melhoria na velocidade e +40% na eficiencia energética?