Google Maps passará a ter navegação offline em breve
A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.
Serviços disponíveis para todos é o que a Google pretende oferecer, assim, é necessário criar infraestruturas e condições capazes de fornecer serviços de qualidade a toda a população.
Como tal, a Google anunciou a pesquisa e navegação offline através do Google Maps. Em qualquer lugar do mundo, com bom ou mau acesso a dados, pretende-se que os mapas da Google funcionem de forma perfeita.
Não é só o Google Maps que poderá ser utilizado offline. Também o Youtube permitirá o download de vídeos durante 48h de forma a que possam ser visualizados com a melhor qualidade independentemente do serviço de Internet dos utilizadores, algo que já havia sido anunciado há algum tempo, mas que é agora confirmado e que estará disponível no final do ano.
Quanto ao Chrome, há que referir que, apesar de não funcionar offline, irá ter uma redução de consumo de dados na ordem dos 80% o que será uma grande vantagem para todos os utilizadores Android.
Artigos Relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos a stream não crasha ao contrário da Apple.
E podemos usar um Mac para ver a conferência enquanto que a da apple não funcionava no windows. É a diferença
Crasha o quê?
O Windows e o Mac não são da Google LOL!
Crasha a stream.
Não me expliquei bem. Para ver a apresentação do iphone 6 no site da apple tinhas de ter um mac (havia streams a partir daí mas eram de utilizadores). Esta conferência da google toda a gente pode ver com qualquer sistema operativo
Para veres a apresentação do iPhone 6 tinhas de ter um reprodutor que suportasse um standard aberto da internet, HLS:
Safari, Android Browser (ssiiiiiiiim, tiraram isso do Chrome de propósito para dar suporte à tecnologia da Google), VLC, Kodi, Tuenin Radio, Flowplayer, etc…
Mapas offline -> HERE maps
Youtube online -> Diversas apps no WP e sem limite de tempo para os filmes guardados.
Eu tenho o here maps gosto mto mas so uso por dar para usar offline, porque google maps e mto em tudo.. detalhe, informação e flexibilidade. Se vamos ter maps offline, não vejo a razão de ter o here instalado.
Fandroid detected. O here e o melhor serviços de mapas, do android só tens o lag
FanAntiandroid detected
Deixa la de ser “quadradinho”. Eu apenas disse que apesar de gostar bastante do here, só o tenho instalado porque ate agora o maps não suporta offline. nao estou a ofender a tua religião com a minha opinião pois não? pronto
So o tens instalado porque apareceu ha pouco tempo no Android…
Como é que podes Dizer que é fandoid?? tu ja viste a qualidade do google maps a precisao que te da na navegacao,eu em londres só uso google maps é desnecessario qualquer outro tipo de app de navegacao.E agora com esta opcao de modo offline vamos só ver qual é o tamanho do mapa que podes guardar offline.Se for portugal inteiro vai ter imenso sucesso.
Here maps e metrotube, 2 apps que fazem isto há muito no wp…ainda dizem que o android é melhor ahah..só lag e ainda usam o 2.3
Deves pensar que para Android só há o Google Maps… -.-
Para além do Here também funcionar no Android, tens muitas outras aplicações de mapas que funcionam ofline – por exemplo tens uma tuga : MEO Drive…
Vê se mm que nc usaste o here drive…meio drive e o gps dos pobres só bugs e lags
Carlos vou apenas fazer uma pergunta, tens vida? Ou é basicamente isto que fazes? Força miúdo tou contigo, tu vais vencer.
Nop o carlos nao usa o Meo drive ele usa o Apple maps que é bem melhor,nao tem bugs nenhuns ,ha pera foi retirado do mercado por estar mesmo mal feito e trocar os sitios. LOL.
Here funciona no Android, mas ha pouco tempo..
Resumindo: Uma conferência sem nada de relevante.
A dor de cotovelo é assim tanta? Mete Nivea que ajuda a passar… Ou o teu ifones gastou-te o dinheiro todo?
+1
É verdade… que é que isto é de novo?
Tivesses visto a conferência que já sabias. Se não te apetece ver, pelo menos vê sites tipo pplware que te fazem resumos daquilo que saiu novo…
Quem usa android nc terá formação acadêmica, só miudos usam isso é de mau gosto
uma pessoa com uma resposta destas é que nao tem o minimo de inteligencia, sabes que existe liberdade de escolha?? cada um é livre de escolher o que lhe apetecer, e se fosse pela apple diz me la como é que tinhas possibilidade de ver Realidade Virtual por exemplo num smartphone?primeiro nao tinhas e se eles inventassem um card Board metiam la o logo da apple e cobravam 300Euros e faziam tambem uma versao do cardBoard noutra cor e diziam que era premiam e cobravam 1000euros, e voces iam todos a correr comprar porque era o melhor do mundo. Mas se quisermos chegar ao teu nivel de formacao academica, Quem usa Iphones(apesar de nao ser a minha opiniao porque para mim quem gosta usa e ponto final) é que é tolinho da cabeça porque todos os anos muda para o modelo aseguir e ao fim ao cabo nem sequer tem diferencas que valha apena mudar ano apos ano.mas leva la a bicicleta.
uso android e tenho formação académica. por sinal se calhar até melhor que a sua. e muitos outros também terão. mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. até parece que a educação académica é tudo na vida. basta ver quantos CEO’s milionários acabaram a faculdade.
Nao percebi uma coisa, o google maps tera versao offline tb para IOS ou so para android? É que usar android e frustrante para mim, n admito lags e nesse aspecto o 6plus n falha.
Pois, tens de usar o google maps no teu 6plus…
A apple não tem nenhuma aplicação de mapas de jeito. é uma pena que tenhas de usar google
Usar google maps n tem mal, o android e que evito
É uma pena que a Google tenha de fazer os Mapas para iOS…
Porque é que tem?
“A apple não tem nenhzma aplicação de mapas de jeito.”
Por acaso tem, ora vamos la ver Portugal: http://maps.apple.com/?ll=38.766667,-9.15
Tas a ver? É tão bom que é capaz mostrar um mapa de jeito da Google Maps 😉
A sério que o GMaps não funciona offline? Fiquei parvo…
Funciona ja algum tempo,mas tinhas que fazer download do mapa ou do espaço que querias utilizar offline e ele fazia o download para o teu telemovel,mas nao podias navegar offline, so podias consultar o mapa offline.
Como a autora muito bem diz, a utilização offline de mapas no Google Maps “não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida”.
De facto, a aplicação permite o download de mapas, só que estes têm uma validade de 30 dias e o raio alcance de cada um destes mapas é de aproximadamente 50 km. Assim, um viajante que queira viajar numa distância equivalente à de Lisboa ao Porto e não queira utilizar dados do telefone, apenas o GPS, terá de previamente fazer o download ( por exemplo da rede doméstica ou de outro hotspot, ) de 6 mapas que cubram essa distância.
Para aqueles que dão particular relevo à voz de assistente ou “co-piloto” dispensando o visionamento do smartphone dando assim mais segurança à condução, ouvindo apenas as indicações por voz do tipo “virar ligeiramente à esquerda”, convirá dizer que existe a aplicação SVOX com duas vozes portuguesas, a Catarina e a sua alternativa masculina, as quais se configuradas no Android como as vozes do sistema dotam o Google Maps de voz e tornam-no uma alternativa de peso às aplicações comerciais, quanto mais não seja por poder interagir com Google Earth e possibilitar o “street view”. De referir que tal voz pode ainda transformar um ebook num audiobook utilizando o TTS (texto to speech) numa aplicação de eboks que disponha desta função ( p.e. Moon+ Reader).
Quando o Google Maps poder contar com mapas offline permanentes e cobrindo desde um país a um continente, incluindo “street view”, ( a voz de assistente já tem a solução referida ) e a toda a já existente parafrenália de informação ( trânsito, pedestre, públicos, pontos de interesse, fotos, restaurantes, hotéis, etc, ) e ainda poder contar, quem sabe, com uma integração com o Waze que a Google comprou acedendo por esta via a uma rede social de informações e comunicações em viagem, que outra aplicação a poderá bater ??
Salvo erro, o Here aqui falado não permite visualização “landscape”, só na vertical e a “street view” neste é uma miragem assim como é no Sygic e no Meo Drive, para não falar na diversidade de informações .
Tom Tom ? Não sejamos tontos.
DISCLAIMER : não sou fanboy da Google ( o mesmo não posso dizer da voz Catarina ), apenas me limito a uma opinião que tento fundamentar objectivamente
O Here da nokia permite sim visualizacao em Landscape posso confirmar,é bastante fiavel tambem,mas para mim o Google maps da lhe 10 a zero.eu tenho o Sygic comprado mas se pudesse usar em portugal o google maps nao olhava duas vezes sem gastar dados claro.
Porque não usas o Google maps? Tens um smartphone sem net?
Então limita-te a andar pelo país sem passar fronteiras, senão tens duas hipóteses, ou dados em roaming ou então esquece o google maps.
Tenho um smartphone com net mas tu usares o Google maps gasta te bastantes dados.em comparacao a usares um no modo offline,e como sabes os dados em portugal sao pagos a preço de ouro.exactamente como o NEWJ estava a dizer se tens o azar de passar a fronteira e ficares em roaming entao estoiras o teu plafond nao de dados mas o Saldo… é ai que eu quero chegar..
A aplicaçao here da nokia ja tem esse modo a muito tempo
Por isso a google esta um pouco atrasada como sempre
Boas.
Eu uso o Meo Drive profissionalmente, ou seja, de manhã à noite, há já vários anos. É rara a rua que ele não tem. A versão free perdeu algumas funcionalidades quando comparado com o TMN Drive, mas cumpre o que promete. Tem milhares de POI. Comecei ontem (graças a este conversa) a usar o Here só para experimentar. As primeiras impressões são muito boas. Em relação aos vários SO… por amor de Deus. Isso não interessa. O importante é usar estas conversas para divulgar app´s.
Abraço fraterno para todos.