Zimbabué é o primeiro país a associar o valor de uma moeda digital ao do ouro
Tendo em conta a taxa de inflação berrante, no Zimbabué, o banco central resolveu ligar o valor de uma nova moeda digital ao do ouro.
No ano passado, a taxa de inflação, no Zimbabué, foi superior a 90%, fruto de um problema que não é, de todo, recente. Perante este cenário e numa tentativa de o transformar, o Banco da Reserva do Zimbabué teve uma ideia: criar uma moeda digital cujo valor estará ligado ao do ouro.
O Zimbabué vai criar uma moeda com curso legal e vai permitir que os cidadãos do país troquem um determinado montante de dólares zimbabueanos (ainda por definir) pela moeda digital.
O que temos notado é que a procura de moeda estrangeira, além de ser impulsionada pela necessidade de importar bens e serviços no Zimbabué, é também para uma reserva de valor.
Explicou o governador e presidente do conselho de administração, John P. Mangudya.
Tendo em conta a incerteza económica do Zimbabué e considerando que o país detém reservas de ouro, este servirá de porto seguro, muito também por não ser um método prático para servir, de forma tangível, transações monetárias.
Esta não é a primeira vez que se liga uma moeda criptográfica ao ouro - por exemplo, existe a Gold Coin (GLC) e a Meld Gold (MCAU). Contudo, o Zimbabué está a estrear o conceito de basear o valor de uma moeda digital no valor do ouro detido numa reserva nacional. Até aqui, as moedas digitais baseavam-se em reservas privadas ou no próprio valor internacional do ouro.
O Banco da Reserva do Zimbabué considera que se trata de um material concreto, acessível pelo governo e de valor suficiente para transmitir confiança aos investidores.
Este artigo tem mais de um ano
Outro El Salvador… Enfim…
Não é o mesmo. El Salvador usa uma criptomoeda (BTC). O Zimbabwe criou (vai criar) uma moeda digital oficial.
Enfim porquê? ficou pior desde isso?
E quem diz que o país tem as reservas? Que impedimento terão pra criar mais do que têm? Alguém vai poder verificar?
Grande fachada do dinheiro por decreto. Não existe em algum momento da historia deste planeta que um sound money tenha alguma vez sobrevivido. Até mesmo nós portugueses fomos um dia um império financeiro do mundo.
Bitcoin, é o único ativo do mundo em igualdade com o tempo que carece da verdadeira qualidade de escassez.
Bitcoin é uma palhaçada, o valor da moeda é instável e depende de quem aposta na moeda.
E depois o povinho recorre a agiotas … como o outro …
Mas talvez, talvez …. até dê certo.
200% de inflação …
A pergunta óbvia, a moeda digital estará associada ao ouro, mas se EU obtiver essa moeda digital no país, e quiser trocar por ouro, consigo? Se não, não está associada a nada, e é só conversa. Se conseguir, posso sair do país com o ouro? Que outro país me vai deixar entrar com o ouro sem o reter ou taxar de tal maneira que torna na prática um péssimo negócio? Ou posso pelo menos converter ao valor do ouro e depois enviar para outro país digitalmente? E a quem vão associar o valor do ouro? Onde vale mais? Onde vale menos? É uma tabela interna do país onde a pessoa sai sempre a perder e o Estado sempre a ganhar?
No final do dia associar algo ao ouro, é um pouco mais complicado em termos práticos a nível de se perceber o valor real.
O objectivo é que a moeda estando associada ao ouro seja aceite nos mercados internacionais e que possas trocar por qualquer outra moeda. Agora se outros países vão confiar de que o ouro existe mesmo e esta ideia vai funcionar, isso já não sei.