Foram roubados 1,13 mil milhões de dólares em criptomoedas no 3º trimestre de 2021
Apesar de ser um mercado instável, as criptomoedas têm estado em alta nos últimos tempos. O interesse dos consumidores é cada vez maior e não é para menos pois só o Bitcoin vale atualmente mais de 50 mil euros.
Com este cenário, é de esperar que este seja um setor que desperte a atenção dos criminosos. E de acordo com uma recente pesquisa, só no 3º trimestre de 2021 já foram roubados 1,13 mil milhões de dólares em criptomoedas. Para além disso, houve também mais roubos neste mercado de janeiro a setembro deste ano do que em todo o ano de 2020.
1,13 mil milhões de dólares de criptomoedas roubados no 3º trimestre
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Atlas VPN, os três primeiros trimestres de 2021 registaram um maior volume de roubo de criptomoedas do que o total do ano passado. Segundo os detalhes, até setembro deste ano foram registadas 146 fraudes, enquanto que 2020 contou com um total de 122.
No entanto, contando que o mercado das moedas digitais continue em alta, tendo aumentado o valor no geral no início do mês de outubro, estima-se que a quantidade de roubos aumente ainda mais até ao final do ano.
A pesquisa indica que apenas no terceiro trimestre de 2021 foram roubados 1,13 mil milhões de dólares em criptomoedas, o que equivale a cerca de 970 milhões de euros. Deste montante, perto de 800 milhões de dólares foram subtraídos a utilizadores ou aplicações da rede Ethereum através de 20 ataques ao ecossistema. E desses 20, apenas um único ataque, com alvo à Poly Network, conseguiu roubar 610 milhões de dólares.
O segundo maior alvo foram as exchange de criptomoedas, onde houve cerca de 114 milhões de dólares roubados entre julho e setembro. Os ataques à plataforma japonesa Liquid levaram a perdas de quase 90 milhões de dólares enquanto que os golpes à rede EOS renderam uma subtração de 25,4 milhões de dólares.
Por sua vez, houve ainda 28 ataques a outras plataformas menos populares e lançamentos de criptomoedas falsas que resultaram num roubo de 193 milhões de dólares apenas no terceiro trimestre de 2021.
Para concretizarem os crimes, os ladrões exploram falhas de protocolos e sistemas de segurança das diversas plataformas ou blockchains. Enganam também os utilizadores através de phishing e outras táticas de burla.
Confira todos os dados da pesquisa aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Atlas VPN
Neste artigo: Blockchain, Criptomoedas, ethereum, exchange, moedas digitais, Roubo
Fui uma vitima
Eu também. Do governo.
Todos os anos tenho menos poder de compra em FIAT do que recebi no ano anterior
Com 890000000000000000000000 de euros que tens na conta de criptomoedas, depois de investires 5000 euros há 8 meses atrás, podes comprar 60000 governos ou 40 milhões de votos nos teus amigos do Chega.
Troca de teclado, estúpido.
Compra um BMW! quem te manda comprar um FIAT?
E em Fiat, será necessário multiplicar esse valor por quanto? 😀
Algo normal, ja na epoca medieval enganavam os camponeses esquemas de roubo de galinhas
Ao menos é possível ter uma boa estimativa… e em Fiat, quanto foi?
Somos roubados todos os dias e não nos importamos.
Somos pessoas fantásticas… Muito generosas… Ou muito otárias :/
Como dizia o outro: “informação dramática!”
A arrogância pelo lucro fácil sem tomar as devidas providências quanto a formação (porque dá trabalho), leva muitas vezes a esse tipo de descuido.
Crypto está em grande…
Buy buy buy lol
o interesante é que é possivel quantificar em moedas como Bitcoin. Ja com dolares euros e afins nao.
outra coisa é o ze povinho importar-se com o vizinho que esta a ganhar com crypto… mas quando sao politicos e diretores de bancos a roubar milhoes e milhoes…. é apenas mais um dia em PT, nada de anormal.
Quem ganha 70000000000000000000000000000000 de euros nas criptomoedas, paga 270000 euros de taxas e comissões, o resto é para investir em casas, barcos, viagens de 300 dias em hotéis de 9* para cima, gastando parte do lucro fora do país.
Troca de teclado, estúpido.
Estás mesmo avariado da matemática fds
Nao era uma bandeira das criptomoedas, a segurança?
Tal como a tua casa. Tu tens as chaves, mas se te descuidares…
Sim, segura, não centralizada, impossível rastrear. kakakaka. o markting é uma coisa fenomenal.
nao é markting.
Bitcoin existe ha mais de 10 anos e nunca foi hackeada.
agora a estupidez, falta de conhecimento, ou descuido, faz que que acidentes acontecam.
A parte mais relevante da notícia, e no que concerne às cripto-moedas, é o roubo efectuado por exploração de falhas nos protocolos/segurança, seja de operadoras ou do blockchain.
Em muitos destes casos os detentores das moedas ficaram sem elas e sem modo de serem ressarcidos, apesar de não terem tido qualquer responsabilidade no processo («down the drain» com diria o amigo americano).
Em 99,99% dos casos quem perdeu perdeu tudo e não receberá 1 cêntimo, além de ficar a dever as comissões das últimas operações que fez.
A vantagem é que ninguém paga impostos e ficam super milionários em 3 dias… como anunciam os influencers que dizem investir 5000 euros e compraram uma mansão de 6 milhões na semana seguinte.
Só dizes é barbaridades.
Não percebes um corno.
Não é possível ficar a dever taxas ou comissões. Elas fazem parte de uma transferência. Se não tiveres que chegue, a transferência não é feita ou então terás de deixar que se faça a compensação e diminuir a transação. E ninguém foge aos impostos ou fica milionário em poucos dias.
A merda que sai dessa boca é impressionante.
Não tenho pena nenhuma!! Quem anda à chuva molha-se!!
Qual é a moeda que recomendas para não se ter azar? Todos os dias é ver noticias de roubos, fraudes e afins. Procuro uma moeda imune a isso.
Colchones.
Euros
comentário de gente que não vai a lado nenhum
Quem se põe a jeito… acontece isto!! Como é que diziam?! Ah!! Pois!! As cripto moedas são seguras não podem ser roubadas e não existe maneira de as roubar!! No entretanto vem uns hackers e chapéu foram roubados!! Já agora não tenho inveja apenas pena de não terem sido roubadas mais 😛
És apenas e somente estupido que nem um calhau.
Nem argumentar consegues.
Não percebo, afinal dá para fazer pagamentos com cryptomoedas sem que se saiba a proveniência das mesmas?
sim, Monero por exemplo.
Bitcoin ja nao, é facilmente ver por onde andou, atraves do historico publico de transacoes
tornado cash
Ah e tal é muito segura, ah e tal o blockchain é muito seguro e tal…todos os meses há noticias destas! Já disse e volto a repetir, as criptomoedas estão feitas para os hackers, é uma questão de tempo!
Quanto se perdeu por hack de carteiras individuais de bitcoin? Zero?
E hack do blockchain Bitcoin ? Zero?