A relação de Elon Musk e da Tesla com as moedas digitais não tem sido pacífica. Para além de (aparentemente) estar a tentar controlar este mercado, o homem forte da fabricante quer massificar e tornar comum a sua utilização.
Para isso, revelou há algum tempo a possibilidade dos seus carros poderem ser pagos com bitcoins. Este foi um cenário que durou pouco tempo, mas agora teve uma nova evolução. Foi o próprio Elon Musk que revelou que a Tesla poderá em breve voltar a receber pagamentos em bitcoins, mas apenas quando uma condição for cumprida.
A relação de Elon Musk com as bitcoins
A relação de Elon Musk com as criptomoedas tem sido muito ativa e, acima de tudo, não tem sido pacífica. Apesar de ser um adepto fervoroso das moedas virtuais, os seus comentários têm conseguido elevá-las ou fazê-las cair de forma rápida e sem qualquer controlo.
Na verdade, introduziu a sua utilização na Tesla, onde pôde ser usada como pagamento durante algum tempo. Depressa foi removida, mas mostrou que poderia ser utilizada da mesma forma que qualquer outra forma de pagamento, com dinheiro físico.
This is inaccurate. Tesla only sold ~10% of holdings to confirm BTC could be liquidated easily without moving market.
When there’s confirmation of reasonable (~50%) clean energy usage by miners with positive future trend, Tesla will resume allowing Bitcoin transactions.
— Elon Musk (@elonmusk) June 13, 2021
Tesla pode voltar a receber moedas digitais
Agora, numa publicação que fez na sua rede social favorita, Elon Musk veio agitar um pouco mais este mercado. Em resposta a outra mensagem, o CEO revelou que a Tesla poderá em breve voltar a receber bitcoins como forma de pagamento dos seus carros.
Para que tal aconteça, definiu uma meta relevante e importante a ser usada pelos mineradores. Estes têm de usar pelo menos 50% de energia limpa no processo de mineração. Curiosamente, esta tinha também sido uma das razões apresentadas para deixar de aceitar bitcoins na Tesla.
Tweet revelou muito mais sobre este processo
Nessa mesma mensagem publicada no Twitter, Elon Musk revelou que a Tesla vendeu somente 10% da participação de bitcoins da empresa. Esta ação pretendia apenas confirmar que a moeda pode ser liquidada de forma fácil sem alterar o mercado.
Curiosamente, e após a publicação deste tweet, o preço das bitcoins foi alterado, tendo aumentado 5%. Mesmo tendo adiantado pouco a este cenário, a verdade é que mostra bem a disposição de Elon Musk para as bitcoins e para a sua utilização na Tesla.