Cuidado: Atenção aos esquemas de Phishing com criptomoedas
O Phishing é atualmente uma das técnicas para fraudes digitais mais usada no mundo. Os esquemas fraudulentos são muitos e diversos e todo o cuidado é pouco. Sabia que o Phishing também usa como "isco" as criptomoedas?
Phishing com criptomoedas cresce 40% num ano
No último ano, o phishing direcionado para o roubo de criptomoedas aumentou significativamente, com um crescimento anual de 40% e 5.040.520 deteções em 2022, em comparação com as 3.596.437 registadas em 2021.
A revelação foi feita pela Kaspersky que revela ainda que os ataques de ameaças financeiras tradicionais, como o malware bancário em PC e dispositivos móveis, têm-se tornado menos comuns.
Embora a maioria destes esquemas empregue truques tradicionais, como giveaways para obtenção de dados pessoais, a Kaspersky revela que os atacantes estão constantemente a surgir com novas técnicas para garantir o seu sucesso.
Num esquema recente, o utilizador recebe um ficheiro PDF em inglês por email, afirmando que se registou numa plataforma de criptomoedas cloud há muito tempo e que deve retirar urgentemente as suas criptomoedas, uma vez que a conta está inativa. O ficheiro contém um link para uma plataforma falsa. Para retirar os ativos, o utilizador deve preencher um formulário com as suas informações pessoais e bancárias, incluindo o número do cartão ou da conta, e pagar uma comissão através de uma carteira de criptomoedas.
Para maximizar os benefícios e a segurança na utilização de criptomoedas, a empresa de segurança sugere:
- Seja cauteloso. Os criminosos utilizam frequentemente e-mails de phishing ou websites falsos para enganar as pessoas, levando-as a revelar as suas credenciais de login ou passwords. Verifique sempre e várias vezes o URL do website e não clique em links suspeitos.
- Não partilhe as passwords da sua carteira de criptomoedas.
- Mantenha-se informado sobre as ciberameaças mais recentes e as melhores práticas para manter as suas criptomoedas seguras. Quanto mais souber sobre segurança, mais bem equipado estará para evitar ciberataques.
- Antes de investir em qualquer criptomoeda, investigue minuciosamente o projeto e a respetiva equipa. Verifique o website, redes sociais, documentos diversos, entre outros, e garanta que o projeto é legítimo.
- Utilize soluções de segurança de confiança. Por exemplo, o Kaspersky Premium evita as fraudes de criptomoedas, como, por exemplo, o uso não autorizado do seu computador para minerar criptomoedas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: kaspersky
Neste artigo: Cibersegurança, Criptomoedas, Phishing
Só tem o que merecem.
E em que contexto teces essa afirmação?
Nos que usam a ganância ou naqueles que caem em esquemas que de qualquer outra forma poderia ser em outro qualquer activo?
Lol, se tens dinheiro mereces ser roubado, que lógica é essa?
São boas recomendações e pronto. Não há na história nada de bom que se tenha feito que não tenha atraído desde logo uma cambada de grunhos a tentar aproveitar-se. O ser humano é assim.
Só caí quem quer, recebo dezenas de mails por semana, mas a maior parte até com fiat e não criptomoedas.
Todos esses tipo de crimes já haviam antes de 2008, não sei por que teimam a criar notícias a ligar estes crimes a criptomoedas, quando eles já aconteciam antes de haver criptomoedas.