PplWare Mobile

Criptomoedas não têm valor intrínseco e deviam ser regulamentadas como o gambling

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: CNBC

Autor: Ana Sofia Neto


  1. NotFUD says:

    Irrelevante.

  2. João says:

    E estes pedaços de papel que o banco central pode imprimir quantos quiser e quando quiser, principalmente quando pressionados por governos sujeitos a corrupção e cujos votos dependem disso, têm valor intrínseco?

    • Eu says:

      Sim tem. O valor que eles dizem ter.

    • João Fernandes says:

      Um estado até pode fazer “impressão” de moeda não sustentada em valor, mas o mercado em geram tratará de baixar o valor da moeda e vai haver mais dinheiro com menos valor. Ao nível interno a inflação acabará por fazer o mesmo. Temos o exemplo de países da américa do sul que fizeram e fazem operações dessas com consequências devastadoras.
      No entanto os consultores financeiros que comentam aqui no Plware é que percebem disto e vão resolver o problema da fome no mundo com crypto.

  3. andre says:

    o valor intrinseco que algumas criptomoedas é nao poderem ser controladas e censuradas pelos governos

  4. AlexS says:

    Que raio é valor intrínseco?
    Nenhuma moeda tem valor intrínseco, nem ouro tem valore intrínseco. Só o valor que nós humanos lhe damos.
    Quanto vale o quadro da Mona Lisa? Se formos à selva da amazonia a uma tribo talvez valha para queimar na fogueira.

    • Realista says:

      A moeda antes de 1970 tinha valor intrínseco porque era imprimida na premissa que X valor impresso teria que ter a correspondência de Y em ouro…

      No entanto também existem criptomoedas que possuem valor intrínseco, como as moedas estáveis (stablecoins) que por cada X de novas moedas devem ter a correspondência de Y noutra moeda física qualquer. [Agora se as empresas que a gerem fazem ou não essa correspondência é outra história.]

      • AlexS says:

        Só porque humanos dão valor ao ouro. Mas não é um valor intrínseco.

        Quando muioto podemos dizer que O2, CO2, Sol, água, comida tem valor intrinseco porque sem elas não viveríamos.

        • Redin says:

          Sim Alex, tem. Para extrair ouro você tem de colocar trabalho e investimento de tempo e dinheiro. Isso dá valor intrínseco

          • AlexS says:

            E então se criar a minha moeda com o meu desenho e mandar imprimir já tem valor intrínseco?

          • André says:

            O valor trabalho é uma ideia que ja foi desmentida à muito tempo.
            Compra 1 tonelada de tijolos e passa 1 ano a movelos da esquerda para a direita e da direita para a esquerda e nao estas a introduzir nenhum valor com o teu trabalho

          • Redin says:

            André. essa é uma maneira estupida de colocar o problema para uma solução, mas também eu poderia argumentar que num supermercado, desviar um produto de cima ou de baixo para o meio, poderia criar mais valor, pois a procura por ele iria movimentar esse economia.
            Mover tijolos ou o que quer que seja eternamente de um lugar para o outro é só estupido a partir do momento que ninguém tos comprar.
            Se os comprarem, deixa de existir e já não tens de ter voltar a ter esse trabalho.
            Pronto, criaste uma pequena economia e valor.

          • André says:

            O valor estara sempre indexado a uma necessaria utilidade de algo.
            O valor do btc é oriundo dos seus fundamentos e tokenonics, e a partir desse valor o trabalho a segurar a rede com a sua mineração gera um valor de btc que se for maior que os custos gera uma diferença que será o lucro.

            A tonelada de eletricidade gasta a segurar a rede do btc é uma demonstração do seu valor, e nao propriamente aquilo que lhe da valor, ou melhor da lhe algum valor porque dá segurança à rede mas nao é componente unica que deve ser tida em conta.

    • Redin says:

      Valor intrínseco é quando eu crio algo e a partir do meu esforço e trabalho e consigo provar o seu valor.
      Para ter Bitcoin, precisa de aplicar o esforço das suas máquinas, pagar a sua manutenção e a despesa energética que deu origem a esse esforço.
      Por isso, a moeda estatal não tem valor intrínseco. Pelo menos aquela que é criada do nada só porque eles têm a impressora.
      Eu também tenho uma mas o valor que peço por elas (notas ou voucher) não me garante o seu valor.
      Enquanto uma é proveniente do valor da bota do estado e a sua organização de poderio militar, o Bitcoin provém dos incentivos de corrigir a moeda FIAT.
      E quem pensar o contrário só está a compactuar com o crime e o abuso do estado.
      Pronto: “Borrei a manta”.

  5. PML says:

    O valor intrínseco tem a ver com os bens ou serviços produzidos que podem ser adquiridos com a mesma. O valor da criptomoera é quase todo ele especulativo (baseado na compra e venda do mesmo bem sem ser acrescentado qualquer valor à mesma). São definições, mas não deixa de ser verdade o que está escrito.
    Alguns dos intuitos principais das criptomoedas foram a descentraliação, a facilidade e baixo custo de transação e como sabemos, já não se aplicam todos. Outras novas haverá que irão colmatar essas falhas, mas neste momento, *a maioria das criptomoedas* são um ponzi gigante sem qualquer regulação.
    Claro que enquanto houver pessoas lá a meter dinheiro, haverá sempre outros mais diligentes que o irão sacar (de forma legal) aos mais incautos. Será preciso que alguns “patos” coloquem lá dinheiro real para que outros o possam sacar e com esse comprar o que querem.

    • AlexS says:

      Qual a diferença de comprar bitcoin para quando compras dolares e euros?
      O valor de uma coisa é aquilo que os humanos dão a essa coisa. Um cromo de um jogador de futebol ou um selo de grande valor dependem do valor que humanos lhes dão. No recreio da escola tinhas miudos a trocar cromos baseados no valor que os miudos lhes dão, noutras comunidades a moeda poderia ser o cigarro, etc.

      • Francisco Teixeira says:

        Há uma diferença muito grande.
        Eu troco Dólares ou euros por produtos em qualquer parte do mundo.
        No caso das Crypto tenho que as trocar por Dólares ou Euros e só assim que os posso trocar por produtos.
        Já sei que vão dizer que há lojas que aceitam cripto, mas eu ainda não vi nenhuma.
        O Valor das Crypto não está associado a nada que não seja a especulação e tem sido a desgraça me muita gente, mas eu já sei que aqui no PPlware todos estão ricos á custa das Crypto.

        • Redin says:

          Então vais ter de mudar de geografia, porque se vivesses num local onde a tua inflação te obriga a ter preços a todo o momento diferentes para mais caro, vais ver que o bitcoin é a melhor opção. O dinheiro fiat que usas para comprar um produto nessas geografias é muito mais caro do que o bitcoin que usas para comprar o mesmo produto.
          Mas talvez estejas a fazer confusão com o bitcoin que compras nessa altura para comprar o mesmo produto, porque como é logico, o preço de compra desse bitcoin também foi inflacionado.
          Abre mais os olhos para o horizonte e vais ver que o bitcoin que compraste ah uns meses atras valorizou e vai ser esse que vais usar para compra a comida e bens essenciais na altura que vais precisar dele.
          Mas a malta só olha para o cu dos outros que “malditos” estão e enriquecer.
          Os defensores do bitcoin estão fartos, fartos, fartos de dizer. Na vez de guardarem o dinheiro no banco, comprem bitcoin e guardem pois vais valorizar ao longo do tempo para o poderem usar no futuro.
          A escola em que voces andaram é que é a culpada disso tudo. Não vos prepararam.

          • João Fernandes says:

            Nas reuniões dos “telexfree” deste mundo preparam as pessoas para ganhar muito com crypto moedas. O azar é que nem todos ganham.

        • Sergio says:

          a possibilidade de conseguires trocar ou não, nada tem haver com valor intrínseco, não mistures alhos com bugalhos.

          Uma pequena percentagem estará rica à custa das cryptos, como estará rico à custa da bolsa.
          O facto de te custar compreender a tecnologia por de trás de algumas cryptos e a sua usabilidade, não te devia levar a dizer disparates.

          E devias de dar graças a deus dos bancos estarem a adoptar processos cada vez mais similares, só torna as tuas contas bancárias mais seguras e distancia das filas de espera nas agencias.

          Tanto cai o senhor zé num esquema de Mbway, como o puto joão num esquema forex xpto ou de bitcoin.. chama-se falta de literacia financeira ou vontade de ler.

  6. Realista says:

    Deixamos o padrão de outro na década de 70 e passamos para moeda fiduciária, que é a que temos atualmente (desde o escudo passando ao euro), e moeda fiduciária porque a mesma não têm valor intrínseco…

    Aliás basta que imprimam muita moeda que a inflação dispara [O BCE têm imprimido muita moeda desde 2016 e andaram a comprar dívida pública dos estados membros gastadores como Portugal] e agora estamos a sofrer as consequências disso.

    Também a compra de dívida pública deveria ser considerada como jogo?

    • Francisco Teixeira says:

      A dívida publica não é um jogo porque o estado paga.

      • AlexS says:

        É um jogo expeculativo se há duvidas que o país não vá pagar ou vá aumentar a inflação para pagar menos.
        Inflação outra forma de austeridade, destruir as poupanças e pagar menos a quem emprestou ajudando assim a baixar dívida que os políticos e os votantes nos partidfos que ganharam as eleições fizeram.

      • Realista says:

        Achas mesmo que o estado paga?

        Portugal esteve para não pagar a dívida pública e a intervenção do FMI foi precisamente para evitar isso. A Grécia não pagou 50% da dívida pública em 2011 e os seus titulares tiveram de aceitar a perda…

        Argentina está a dar haircuts na dívida desde 1990. Ainda em 2020 foi 62% dos juros…

  7. ue seja ilegal o casino continua ! says:

    o dinheiro tem!! hahahaha

  8. Miguel Nóbrega says:

    Querem é taxar forte, tudo o que se mexa…
    Até podiam usar Atuns como moeda de troca, se tivesse sucesso relativo, o Atum também teria um problema e seria tratado da mesma forma que vemos nesta notícia.

    • papagaio says:

      Ckaro Alguem tem que bancar as mordomias dos meninos..trabalharem tá quieto..resumindo cambada de proxenetas… offshores k é bom ..nada

  9. Barbosa says:

    Só tenho uma coisa para dizer.
    Banco Espírito Santo.

    • Francisco Teixeira says:

      Eu tambem tenho uma coisa a dizer:
      – FTX
      – CoinFlex
      – Babel Finance
      – Three Arrows Capital
      – Voyager Digital
      – CoinLoan
      – Celsius Network
      – Vauld
      – Terra
      – Stablecoin USD Coin

      • Sergio says:

        eu também:
        – Credit Suisse
        – BPN
        – BPP
        – Silicon Valley bank
        – Goldman Sachs
        – Banco Espirito Santo
        – Signature bank
        – First Republic
        – Deutsche bank só não la vai porque vao lhe meter a mao

        Podia estar aqui a noite toda a usar o google e acrescentar mais alguns, mas foi os que me lembrei.
        Ah e tal, ha ali um ou outro que maioritariamente tinha cryptoAtivos, então mas não estavam regulados pelo sistema financeiro tradicional? um tal de FED?

    • AlexS says:

      Eu tenho outra: Republica Portuguesa.

      Não faliu porque pela violencia quea lei autoriza a empregar pode obrigar a pagar os impostos que foram aumentados.
      Qualquer dessas organizações se pudesse fazer o mesmo também nunca teria falido.

      • Eu says:

        O que merece assim questionar o seguinte.
        Se os estados imprimem dinheiro sempre que precisam para pagar as suas mordomias, porque andamos nós a pagar impostos?
        Não poderiam eles continuar a imprimir e pagar a divida publica?
        Pois, o mexilhão que se lixe.

  10. João Fernandes says:

    Não sei se a moderação aceita links, mas nem que seja por uma questão de “literacia financeira” deviam ler isto https://www.forbes.com/advisor/in/investing/cryptocurrency/why-crypto-market-is-down/

  11. PeterOak says:

    O dinheiro também não tem valor intrínseco. Change my mind.

    • joao says:

      Ninguem consegue provar-te errado, por isso e que nao tens comentarios…
      A malta fala por falar, mas quando chega a hora, foge tudo!

      “It is well enough that people of the nation do not understand our banking and monetary system, for if they did, I believe there would be a revolution before tomorrow morning.”
      ― Henry Ford

  12. Yesir says:

    Isso é um absurdo.
    O dinheiro real, como notas e moedas físicas, também não possui um valor intrínseco em si.

    • João Fernandes says:

      Tem um valor real e intrínseco, porque pode ser trocado por um produto de igual valor.

      • Redin says:

        Poder trocar pode mas não significa que o “papel” ou o ativo usado para tal, tenha sido criado com trabalho ou valor.
        O que quer dizer que não tem. Nem valor intrínseco nem lastro.

      • joao says:

        Tudo pode ser trocado por um produto de igual valor (ou ate diferente se lhes apetecer a quem esta envolvido na troca…)

        Diz la isso de novo mas com cabeca tronco e membros….

  13. Repara says:

    O que diz o relatório do comité do parlamento inglês:
    “As “criptomoedas” não têm suporte/respaldo em nenhum ativo subjacente e, portanto, não têm valor intrínseco”.
    Se pesquisarem, encontram a definição do “valor intrínseco” (ou “valor real”) de uma ação cotada em bolsa – interpretado como o preço justo de uma ação, para o distinguir do valor de mercado dessa ação. Ou seja, a ação pode ser vendida a um valor de mercado e ter seu valor real diferente.
    Depois encontram várias técnicas para determinar o preço justo (valor intrínseco ou real) baseados no valor futuro que essa ação pode gerar – ou seja, é o valor atual desses rendimentos futuros. Ou o valor calculado parta a empresa a dividir pelo número das suas ações.
    E conclui o relatório:
    “Os eventos de 2022 destacaram os riscos colocados aos consumidores pela indústria de criptoativos, grandes partes dos quais permanecem um “far west”. Uma regulamentação eficaz é claramente necessária para proteger os consumidores de danos, bem como para apoiar a inovação produtiva no setor de serviços financeiros do Reino Unido.
    No entanto, sem valor intrínseco, enorme volatilidade de preços e nenhum bem social discernível, a negociação do consumidor de criptomoedas como o Bitcoin se assemelha-se mais ao jogo do que a um serviço financeiro, e deve ser regulamentada como tal. Ao apostar nesses ‘tokens’ sem suporte em ativo subjacentes, os consumidores devem estar cientes de que todo o seu dinheiro pode ser perdido.”
    Nos comentários há muito re-nhó-nhó sobre o “valor intrínseco”, sem saber do que falam. A questão principal é que: os consumidores de criptomoedas devem estar cientes de que todo o seu dinheiro pode ser perdido, o que torna a sua compra um jogo de fortuna e azar.

  14. joao says:

    Com tanto banco a cair para o lado, anda tudo aflito que a malta anda a prestar mais e mais atencao ao cripto…

    Nao abram a pestana, nao…

    Agora tambem ha que ter atencao aos projectos que suportam e apoiam… Comecem por Bitcoin e Ethereum e cagem no resto!!

  15. Lecas says:

    Criptomoeda so serve para pedir resgates de ransomware e derivados.

    Estão à espera de q para acabar com essa farsa piramidal?

    • Eu says:

      E a mesma coisa com o dinheiro FIAT. Mas faz lá um esforço para dar outra desculpa, va lá

      • Profeta says:

        Ja tens um Ferrari a porta meu maluco ? Com tanto dinheiro ganho nas cryptos ? Obviamente que nao ha valor intrinseco nem sequer existe qualquer produto associado as cryptos, e pura especulacao o gas que as move de um lado para o outro.

        • Eu says:

          Ya, como se eu tivesse mesmo te iria fazer alguma comichão ou influenciar.
          Quando se tem palas nos olhos, nem com “ela” a roçar-te o nariz irias arrebitar.
          És como o outro. “Meu Deus, ajuda-me a ganhar a loteria” – E responde Deus. – “Pelo menos compra uma para eu te poder ajudar.”
          LOL – É que nem assim.

    • Antonio says:

      Tal e qual!

  16. Stanley says:

    Argumento generalista que tomba na primeira réplica.

    Criptromoedas* com lastro em metais ou dinheiro possuem valor intrísceco. Vem de um fundamento antigo: tábuas sumérias** possuíam quase a mesma função a milhares de anos atrás.

    *tokens digitas
    ** tokens físicos

  17. André says:

    Apenas um comentário…. Muito desespero por parte dos vendedores. Boa sorte.

  18. CadaUma says:

    A malta dos “ferraris” e das “mansoes” não tem outra coisa se não inveja de quem fez fortuna ou faz à pala das crypto.
    Vocês que leiam uma coisinha que só vos faz bem. É que aprender por conta própria, para perceber como as coisas funcionam e usufruir delas dá trabalho… mas não são enganados!
    A crypto é volátil porque existem muitas baleias no mercado que num dia valorizam o portfolio em 10M e trocam os ativos com ganho por outros em perda para aguentar e alevancar o ganho. Sendo que algumas baleias seguem outras, a percentagem de mercado é grande, e quando começam a vender, a palha vai toda atrás para vender com ganho com medo de perder dinheiro.
    Essa palha está no mercado a comprar ativos sem saber para que servem sequer pk em vez de aprenderem o que é e para que é, andam é a ver videos de quem não na sua maioria não sabe do que fala, e vender “cursos” para ficarem ricos. É a essa malta que vocês deviam perguntar onde andam os ferraris e as mansoes. Que querem fazer dinheiro facil a seguir indicaçoes de terceiros que nao conhecem de parte nenhuma e sem terem noção do que estao a fazer na realidade. A primeira pergunta que uma pessoa com dois dedos de testa faz quando ve videos com promessas financeiras ou cursos ou o raio a 4, é porque raio esse gajo que “sabe fazer dinheiro” anda a vender cursos???? Algum dia alguem vende te uma coisa por 10 euros, para que tu faças 100? Se sabe tanto, nao precisa vender. Basta oferecer, já que nao precisa. Mas a malta é como é e depois em vez de se queixar de quem lhe vendeu banha, queixa se do que não sabe.
    O MBWay tambem devia ser banido com as vossas lógicas de palmeira. Grande percentagem dos portugueses não sabe usar, e é facilimo de ativar, tornando qualquer pessoa com menos conhecimento uma presa. Ah, mas nao retira o dinheiro da banca, por isso deixa estar.
    Crypto, BTC e ETH principalmente, são o futuro.
    Talvez se deva banir a internet, já que ha muito burro online que pensa que a filha dum rei qualquer lhes mandou um email para receberem uma herança. Ou que não sabe verificar se um site é confiavel antes de espetar lá um cartão de crédito com altos limites para comprar uma merda que está a “metade do preço, só durante a proxima hora!”
    Para quem diz que crypto não tem valor, epa leiam um bocadinho, vejam tutoriais, ganhem opiniao própria depois de perceberem como as coisas funcionam e façam as vossas escolhas baseadas no vosso conhecimento. BTC é limitado. quem as tinha às carradas no inicio e as manteve, claro que o aumento de pessoas interessadas, o preço aumentou e ha de continuar a aumentar.
    Quem quer euros tem de trabalhar ou vender alguma coisa que tenha/faça. Quem quer BTC ou mina, ou compra. Minar só para alguns, por isso quem quer, tem de comprar de quem tem, que na teoria não vende mais barato do que o que comprou.
    A maioria dos que acham que nao tem valor, pura e simplesmente espera ( e mal ) que o comboio descarrilhe pk acha que perdeu o comboio e como egoistas que são, se eu nao estou no comboio, que eles caiam para eu nao sentir que fiquei atrás.
    Minha gente. Vocês querem confiar uma vida inteira em bancos e sistemas que ficam com mais rendimento do que voces sobre o vosso depósito a prazo que eles utilizam para emprestar e ainda ganhar mais sobre ele, estão à vontade.
    Houve muita boa pessoa que ficou sem os seus euros que tinha em bancos. Ou sem o seu pouco patrimonio pk o banco vê irregularidades em pagamentos e não informa o cliente que quando vem a saber, já está entalado para ficar sem nada. É incrivel que isso aconteça nos dias de hoje, mas ainda ha poucas semanas soube de um casal que perdeu a casa nessas circuntancias. Reformados que depositavam mensalmente o valor aproximado da prestação. Ninguem lhes disse/avisou que andavam a depositar menos que a prestação. Só souberam quando receberam a carta da empresa que lhes tinham comprado a divida ao banco.
    Existe muito esquema e aldrabice em tudo o que mexe com “dinheiro”. Bater na crypto, pk há palhaços sem escrupulos que fazem o que o SBF e outros fizeram é de gente fraca do juizo. Essas plataformas é que lixaram os depositantes como certos bancos já nos lixaram a todos. Sim, a todos. Porque a malta gosta de tirar os bancos da merda onde se metem, com o dinheiro de quem paga os seus impostos. E o pior é que a confiança nos bancos é tanta que atualmente temos de andar a encher fundos para salvaguardar os depositantes se algum banco for à falência.
    Vão na cantiga dos governos e bancários em vez de pensarem por vós proprios que vão longe.

  19. Eu says:

    https://youtu.be/ztJrs5ug6mo
    Bitcoin corrige isto e quem não vê isso, está a compactuar com o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.