“Welcome to Mars”: vídeo mostra como poderá ser a colónia humana em Marte
A ambição de Elon Musk relativamente a Marte e à colónia humana no Planeta Vermelho é conhecida, há alguns anos, desde que o empresário partilhou que planeava trabalhar para estabelecê-la. Agora, num vídeo, mostrou aquela que pode ser a sua visão.
Em 2016, durante uma entrevista na Code Conference, no sul da Califórnia, Elon Musk disse que "deveríamos ser capazes de lançar pessoas em 2024, com chegada [a Marte] em 2025".
Apesar da conhecida ambição, o plano não está a correr "de vento em popa", com Marte a representar um verdadeiro desafio - ainda mais, a potencial colónia humana no Planeta Vermelho.
Ainda assim, recentemente, Elon Musk partilhou aquela que poderá ser a sua visão para uma colónia de humanos fora da Terra. Um minuto e 12 segundos de uma "voltinha" num planeta Marte transformado pelos seres humanos: "Welcome to Mars"!
Welcome to Mars pic.twitter.com/cyvEEVRD7L
— Elon Musk (@elonmusk) February 11, 2025
No vídeo, vê-se uma cidade verdadeiramente futurista, com grandes prédios e estabelecimentos, e aeronaves a servirem de transporte.
Não se vê qualquer vegetação, mas são vistos alguns humanos a circular nas vias.
Bem-vindos a Marte! A humanidade será multiplanetária. O começo de uma nova era.
Em resposta ao vídeo de Elon Musk, que já foi visto por mais de 48 milhões de utilizadores, um utilizador perguntou: Como se vai chamar a primeira cidade em Marte?
De recordar que Elon Musk prevê um futuro em que os humanos não só viajam para Marte, como estabelecem uma colónia em terras vermelhas. Conforme vem partilhando, o empresário pretende tornar as viagens e a vida interplanetárias possíveis.
Porquê Marte?
Segundo a SpaceX, encabeçada por Elon Musk, "a uma distância média de 140 milhões de quilómetros, Marte é um dos vizinhos habitáveis mais próximos da Terra" e "tem uma luz solar decente".
Apesar de o Planeta Vermelho ser "um pouco frio", "podemos aquecê-lo", e "a sua atmosfera é constituída principalmente por CO2, com algum azoto e árgon e alguns outros oligoelementos, o que significa que podemos cultivar plantas em Marte apenas comprimindo a atmosfera".
Depois, considerando a gravidade, em Marte, "seria possível levantar coisas pesadas e andar de um lado para o outro".
Nunca vai acontecer. E a explicação é relativamente simples… Mas ok, serve para continuara a construir o mito do Musk e a encher-lhe os bolsos com dinheiro dos contribuintes americanos.
https://defector.com/neither-elon-musk-nor-anybody-else-will-ever-colonize-mars
Muito interessante mas nem a lua conseguem ir. Foquem se em planetas habitaveis fora do sistema solar, no nosso sistema apenas europa a lua de jupiter tem potencial mas dada a radiacao de jupiter acaba por deitar tudo a perder
Marte não é habitável mas poderá ser trabalhado para o ser. Está na zona “habitável” do nosso sol. Apesar das condições estarem muito longe das ideais, tem vários fatores que são facilmente corrigidos (em teoria, claro). Obviamente que quando digo facilmente me refiro a décadas ou até séculos.
Esqueci-me:
Enquanto não descobrirmos novas formas de propulsão, acho difícil uma colonização em grande escala. Apesar de ser possível efetuar a viagem daqui até marte em+/- 6 meses, não deixa de ser muito tempo, além de dispendioso. Uma coisa é levar meia dúzia de gatos pingados, outra é levar materiais e comida para muita gente e muito tempo. Claro que tudo mudará se descobrirmos novas formas de propulsão, mas mesmo assim fora do nosso sistema solar não ajuda muito.
Mesmo viajando à (quase) velocidade da luz (o máximo teórico que atualmente consideramos como possível) a estrela mais próxima está a 4.25 anos luz. Qualquer viagem irá demorar no mínimo 5, 6 ou mais anos (a aceleração e desaceleração devem demorar meses e meses). Poderá ser uma solução para o envio de “colónias semente” com bilhete só de ida, mas mesmo assim teríamos de ter forma de analisar os planetas de destino, as suas condições, as condicionantes da estrela (ou estrelas). Teríamos de levar muita coisa atrás e garantir que tudo funcionaria durante a duração (e mais) da viagem. Poderíamos enviar naves “geracionais” em viagens de décadas ou séculos. Seria um enorme feito de engenharia, de mecânica, de física, social… ou então se descobrirmos como congelar as pessoas por décadas ou séculos poderá resultar também. Mas qualquer destas hipóteses será quase certamente uma viagem só de ida e sem telefonemas para casa 😀
Depois, talvez se descubra como ter um wormhole funcional ou algo do género. Mas isso já é muito para a frente… a não ser que venha uma civilização qualquer que nos abra a porta. Só espero que sejam bonzinhos.
Ninguem pensa nos recursos que serão tirados da terra para marte para no fim dar em nada, desbaratar recursos para satisfazer sonhos sci-fi de um megalomano.
A ideia de colonização de Marta já existia até antes de musk nascer. E existem “planos” +/- bem fundamentados desde pelo menos os anos 90. O musk (como sempre) colou-se ao assunto para dar nas vistas, nada mais que isso.