Vulcão italiano Etna volta a entrar em erupção e provoca chuva de cinzas
O Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que, hoje de manhã, um fluxo adicional de material piroclástico foi expelido da cratera sudeste do vulcão, que já sofreu 52 convulsões desde fevereiro.
O vulcão italiano Etna está localizado na ilha italiana da Sicília e provocou uma chuva de cinzas nos municípios mais próximos. Apesar do sucedido, não foi necessário interromper a atividade do aeroporto de Catânia.
Vulcão Etna é o mais alto vulcão da Europa fora da região do Cáucaso
O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa fora da região do Cáucaso, e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3357 metros de altitude, podendo aumentar, gradualmente devido às frequentes erupções.
A expulsão de lava de hoje provocou uma chuva de cinzas que se espalhou para nordeste e caiu nas cidades de Piedimonte e Linguaglossa, mas também numa parte da estrada que une Catânia a Messina.
A maior associação de agricultores da Itália, a Coldiretti, avisou que estes episódios estão a causar sérios prejuízos às lavouras da região e pediu uma intervenção urgente do Governo para “proteger os empresários agrícolas”.
Segundo o instituto italiano, as últimas erupções na cratera sudeste levaram o Etna a aumentar a sua altitude em 33 metros, estando agora o seu cume a 3.357 metros acima do nível do mar. Desde 1980, a cratera nordeste era considerada a mais alta do vulcão siciliano, com 3.324 metros, tendo atingido, em 1981, uma altura máxima de 3.350 metros.
Este artigo tem mais de um ano
Não querendo soar a maluquinho das conspirações, acho que já são bastantes os vulcões que acordaram nas últimas semanas. Desde as Canárias ao Japão passando agora por Itália são coincidências a mais… Acho.
Não são coincidências! Os vulcões estão a “acordar” devido ao excesso de magma que existe.
Excesso de magma? Mesmo? Tem a certeza do que está a dizer?
Sabe que disse um disparate, não sabe?
Bebê lá tu umas cervejinhas a mais a ver se não vem tudo cá pra fora! A era glaciar vem acaminho!
O seu comentário so pode ser visto como arrogancia humana no seu esplendor
Tudo normal, só a tua perceção é que mudou porque és manipulado pela imprensa que explora até ao nível da exaustão tudo o que é tema/assunto com sucessivas repetições de reportagens/directos ou painel de opinadores.
Em 2019 ocorreram 634 erupções de vulcões terrestres e mais de 3000 de subaquáticos.
Em 2020 ocorreram 496 erupções de vulcões terrestres e mais de 2800 de subaquáticos.
Em 2021 até 19 de Outubro foram registadas 222 erupções de vulcões terrestres e 2100 de subaquáticos.
Por isso, até estamos num ano muitíssimo fraco…
Esta na hora do yellowsstone, vesuvio e santorini acordarem. A era dos vulcoes e linda e sempre quis viver em mordor
O Vesúvio não será problema… é mais pequeno que o Etna, quase em 100 vezes. Nem consegue provocar danos suficientes para atingir Nápoles.
O Monte de Santa Helena está 200 lugares acima do Vesúvio.
Mesmo nesse ponto há 2, na Indonésia e um no Alasca que são piores que Yellowstone… só que são longe dos grandes filmes.
Ainda ninguém fez um comentário a dizer que os vulcões existem por causa do 5G e do Bill Gates 🙁 estão fracos