Os países pretendem atingir a imunidade de grupo através da administração da vacina. Então, é fundamental que as pessoas sejam inoculadas com as vacinas disponíveis. No entanto, um clima de medo e insegurança tem surgido relativamente à imunização da AstraZeneca por todas as notícias que a associam a mortes.
De forma a esclarecer e tranquilizar a população, um regulador afirma que a vacina é efetivamente segura.
Coágulos de sangue associados à vacina da AstraZeneca?
Dos 18,1 milhões de pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca no Reino Unido, 30 desenvolveram coágulos de sangue. Além disso, a Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA) confirmou que dessas 30 pessoas, sete tinham morrido.
Como estas, algumas outras foram registadas e provocaram uma onda de insegurança e desconfiança face aos efeitos da vacina da AstraZeneca.
Assim como em qualquer situação, é importante pesar as medidas e perceber se é motivo para alarme.
Neste caso, o regulador do Reino Unido afirmou que não existem evidências que relacionem os coágulos de sangue e a administração da vacina da AstraZeneca. Além disso, revela que os benefícios continuam a superar os riscos.
Os benefícios da vacina da AstraZeneca na prevenção da infeção pela COVID-19 e as suas complicações continuam a superar quaisquer riscos e o público deve continuar a receber a sua vacina quando solicitado para o fazer.
Disse June Raine, chefe executivo do MHRA.
Ainda assim, continuam em curso investigações que pretendem garantir que não existe efetivamente uma relação.
Vacina mostra-se segura e eficaz
Na realidade, as preocupações relacionadas aos coágulos começaram a surgir depois das complicações numa pequena porção de casos. Aliás países como a Alemanha restringiram até a administração das doses da AstraZeneca a determinadas idades.
A par disso, a Organização Mundial de Saúde e outros órgãos médicos garantiram a sua fiabilidade.
Se olharmos para a população em geral, as estimativas mostram que entre duas a 16 pessoas por milhão podem naturalmente obter este tipo de coágulo de sangue, pelo que a associação com a vacinação pode não estar relacionada com a própria vacina.
É também importante reconhecer que uma coisa que o coronavírus faz é realmente aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos, pelo que em termos de risco e benefícios a vacina é segura.
Explicou Robin Shattock, especialista em infeções.