SKA: O maior telescópio alguma vez construído terá tecnologia portuguesa
No Pplware já falamos do Square Kilometre Array (SKA), o maior telescópio alguma vez construído. Como revelamos no passado, o nosso país vai investir 29 milhões de euros em dez anos no observatório SKA.
De acordo com informações recentes, a TLAR, a Critical Software e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto venceram o concurso de desenvolvimento de software de serviços e infraestruturas do software que garantirá o funcionamento do SKA.
Square Kilometre Array (SKA): Empresas portuguesas garantiram 3,1 milhões
As empresas portuguesas garantiram contratos de 3,1 milhões de euros para desenvolvimento de software do SKA. Nesse sentido, o maior telescópio alguma vez construído terá tecnologia portuguesa.
O Square Kilometre Array (SKA) permitirá que a astronomia inicie uma viagem científica muito mais profunda do que a que fez até aqui: com a construção das duas maiores redes de radiotelescópios alguma vez vistas, a recolha de dados será muito superior à existente. O telescópio será composto por duas redes instaladas na África do Sul e na Austrália, sendo o primeiro composto por 197 antenas orientáveis de 15 metros de diâmetro, e o segundo por 131.072 antenas periódicas de registo fixo.
Para que o funcionamento e a utilização ótima destas duas redes sejam assegurados, é necessário desenvolver software e soluções informáticas que garantam a sua implementação.
E esta componente terá a contribuição da indústria e academia portuguesas através da ATLAR, da Critical Software e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). No total, os contratos que a ATLAR, a Critical Software e a FCUP garantiram perfazem 3,1 milhões de euros.
As duas empresas e a faculdade portuense, selecionadas por um concurso organizado em Portugal pelo Observatório SKA (SKAO) no quadro da política de geo-retorno da instituição, vão participar no desenvolvimento de serviços e infraestruturas que sirvam de base a todo o software que garantirá o seu funcionamento.
Isso inclui serviços de análise, conceção, construção, codificação, testes, verificação, validação, implementação, lançamento, manutenção, depuração e documentação de software e sistemas informáticos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
É um radiotelescópio, basicamente um receptor de ondas radio.
obrigado AlexS, por acaso tinha ficado convencido que era uma pancha de surf depois de ter lido o artigo.