Sismos podem ser previstos com cinco dias de antecedência
Uma equipa internacional de geólogos e geofísicos, que tentam prever os sismos, descobriu que, perante um terramoto iminente, os parâmetros das ondas gravitacionais internas, que oscilam nas camadas estratificadas da atmosfera, alteram-se cinco dias antes de um evento sísmico.
Descobrir e antecipar os abalos sísmicos é um objetivo que tem vindo a ser perseguido. Nesse sentido, esta pode ser um descoberta crucial.
Previsão de sismos poderá ser possível
Uma equipa internacional de investigadores, descobriu que, com um terramoto iminente, os parâmetros das ondas de gravidade interna (IGWs) podem mudar cinco dias antes de um evento sísmico. Nesse sentido, estes dados podem ajudar os especialistas a desenvolver métodos de previsão de terramotos a curto prazo.
Hoje, os cientistas podem prever desastres sísmicos que variam de dezenas de anos a meses. No entanto, ainda é impossível determinar o tempo exato do evento. Previsões de curto prazo mais precisas e confiáveis são necessárias para que as pessoas possam ser evacuadas da zona de impacto sísmico.
Assim, para que tal aconteça, os investigadores registam várias anomalias e manifestações de processos geofísicos em regiões sismicamente ativas. A lista de precursores é atualizada constantemente e, quanto mais dados existirem sobre terramotos, maior a precisão de uma previsão.
Ondas de gravidade interna são a chave para prever terramotos
Os autores do estudo processaram dados de satélite extraídos de terramotos que ocorreram em várias regiões sismicamente ativas: no Usbequistão, em 26 de maio de 2013; no Quirguistão em 8 de janeiro de 2007; e no Cazaquistão em 28 de janeiro de 2013.
Aconteceu que, cinco dias antes do desastre sísmico, nos três casos, os parâmetros das ondas de gravidade interna (IGW) mudaram. IGW é a flutuação das massas de ar que, ao contrário das ondas sonoras e além das longitudinais, também possui um componente transversal.
Os especialistas observaram como a temperatura da atmosfera intermediária (a camada da atmosfera da Terra, que inclui a estratosfera e a mesosfera) se comporta ao longo do tempo. Posteriormente, os comprimentos de onda IGW foram determinados.
Assim, os comprimentos de onda máximos foram de 14,2 km e 18,9 km respetivamente. Além disso, sabe-se que IGWs com comprimentos de onda verticais de mais de 10 km podem surgir durante períodos de aquecimento convectivo profundo.
Isso significa que os processos ocorrem na litosfera da Terra, cujo desenvolvimento gera instabilidades convectivas na atmosfera mais baixa. Eles são a causa do IGW em regiões sismicamente ativas. As ondas de gravidade interna, quando atingem a mesosfera, podem ser destruídas. Quando isso acontece, a energia IGW se transforma em movimento térmico, que afeta a temperatura.
Explica Sergey Popel, professor da Faculdade de Física de HSE e chefe do laboratório IKI, um dos autores do estudo.
Além disso, os investigadores determinaram que o comprimento de onda começa a crescer 4-5 dias antes do evento, atingindo o seu valor máximo dois dias antes do terremoto e depois cai acentuadamente no dia anterior.
Os resultados do estudo foram publicados na revista Doklady Earth Sciences.
Este artigo tem mais de um ano
“Ondas de gravidade interna cão a chave para prever terramotos”
O acordo ortográfico mudou outra vez?
e aqueles dias quando estou mal da barriga? ninguem pode prever esses sismos
Ondas de gravidade interna “são” a chave para prever terramotos
um lapso aqui neste título
Em vez de dar a importância que este artigo tem e como podem ser salvas muitas vidas, estamos à procura de erros ortográficos!
Há gente tão pequenina!
realmente temos alguns anões
+1
Entretanto os animais costumam saber de todos os sismos e terramotos com antecedência suficiente para saírem da área… não consta que utilizem equipamentos altamente sofisticados… limitam-se a seguir as indicações dos seres da natureza… para quando nós os humanos voltamos a esse nível? Fica a pergunta.
Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz, os animais conseguem ouvir frequências que nós Humanos não ouvimos. É por isso é que eles fogem antes, mas é apenas uns segundos e não dias como explica esta notícia! Abraço.
Pois… não sei.
O Sapiens quando não entende as causas das açōes chama-lhes, “instinto” e fica descansado.
Será que edta não é uma das causas desse comportamento?