Sabe qual é o “frame rate” do nosso olho?
Com a tecnologia a colocar no mercado cada vez mais qualidade nos ecrãs e nas câmaras dos smartphones, questionámo-nos se o nosso olho conseguiria tirar proveito de tanta resolução e de tantos "quadros por segundo", que bombardeiam a nossa visão. Uns apostam que sim, outros dizem que não. Deixamos a explicação hoje de um especialista... para tirar as teimas!
O olho humano tem um limite, o cérebro também!
Alguma vez se perguntou qual é a taxa de fotogramas do olho humano e, o que é importante, por que é que isso importa?
Bom, face a estas duas importantes questões, a resposta é mais complexa do que um simples valor numérico, e isso tem consequências tremendas para a conceção das câmaras e para a razão pela qual os players desse mercado trabalham da forma como temos visto.
Este vídeo que deixamos é muito completo, profundo no tema e que nos leva aos bastidores da ciência por detrás da forma como os olhos veem para discutir o tema e as implicações que tem para os cineastas e não só!
Por trás destas explicações está um especialista do mundo do cinema, dos filmes, também um youtuber de renome, do canal Filmmaker IQ. Assim, este vídeo discute a taxa de fotogramas do olho humano. A resposta curta é que o olho humano não tem realmente uma taxa de fotogramas, mas para efeitos práticos, se quisermos insistir num número, este é de cerca de 10 fps.
Este é um valor importante a ter em mente, pois os vídeos não são mais do que uma sequência de imagens em movimento, e como tal, as imagens precisam de mudar com frequência suficiente para ultrapassarem o olho e assim parecerem ter um movimento contínuo. É por isso que o mínimo é de cerca de 24 fps e que, abaixo desta taxa de quadros (fps), a pessoa começará a notar um pouco de "congelamento" no filme.
Há muito mais sobre o tema, no entanto, por isso veja o vídeo acima para o resumo completo!
O que é o frame rate?
Se entende como funciona a projeção de um filme, saberá que as imagens estáticas que formam o rolo do filme são rodadas num projetor e exibidas consecutivamente através de uma abertura iluminada que projeta a imagem no ecrã, o que em alta velocidade cria a sensação de movimento.
A taxa a que essas imagens (ou quadros) são exibidas é dada a conhecer por "quadros por segundo" (ou frames per second, fps, em inglês) para a película fotográfica tradicional, e como “taxa de atualização”, medida em hertz (Hz), para filmes digitais e ecrãs. Em ambos os casos, este valor reflete o quão rápido as imagens estáticas podem “piscar” e quanto mais rápido isso acontecer, mais realista o movimento parece ser.
Este artigo tem mais de um ano
Neste artigo: FPS, frame rate, olho
Mesmo a 24 nota-se, tem tudo a ver com a quantidade de acção que existe no momento, o que acontece é que nos filmes é dado a volta com motion blur.
Esta história do FPS que o olho capta é mais velho que os tempos. Mas com toda a certeza de 10 FPS não é.
Quem tiver um monitor de 120 FPS ou as taxas de atualização, ao voltar para os 60hz vai sentir a centil ação logo o cérebro capta essa falta de informação entre os 60hz e 120hz..
Quem tiver dúvidas veja vídeos no YouTube a 120hz que compara no mesmo vídeo uma animação de 60 FPS e 120 FPS e vão notar diferenças na fluidez.
Depende do nível de concentração e objectivo para notar diferenças. Ver o video 120, 60 ou 24fps em modo relaxado, pouca diferença vai-se notar.
Acho que também podes meter a variável ‘habito’ nessa equação.
Uma pessoa que esteja 95% do tempo em video ou jogos com frames e tx de atualização elevada num PC não deixa de notar a diferença mesmo ‘relaxado’ quando vai ao cinema ou vê um filme na TV.
Eu vou raras vezes ao cinema, mas quando vou, pergunto sempre onde meteram a fluidez das cenas ou porque que as cenas rápidas parecem tão ‘desfocadas’/bassas (motion blur)’.
Se o ‘hábito’ é estar concentrado no jogo e levar esse nível de concentração para o cinema, claro que vai notar algo. Mas manter níveis altos de ‘hábito/concentração’ não é saudável para o cérebro e para o coração.
Relaxa e joga menos.
Jogo 1h por dia se tanto. Infelizmente já estou na idade adulta e o tempo é super limitado.
No entanto não é só o jogo que conta. Tens telemóveis com refresh rate elevado, as câmaras (modo vídeo) já praticamente vêm por default a 60fps, desde a era da ps4 que 60fps também existe….
Se és uma pessoa relaxada que não tem muito contato com a tecnologia diariamente, bom para ti.
Mas cada vez mais haverá pessoas que entenderão o meu ponto de vista felizmente ou infelizmente.
Existe um estudo de 2014 que demonstra que o cérebro demora cerca de 13 milissegundos a captar e processar uma imagem. Isto traduduzido para FPS daria cerca de 76FPS.
13 milisegundos não tem nada a ver com frame rate pois somos analogicos e nem sequer latencia que é o que ‘medes’ nos monitores em milisegundos frame rate são imagens por segundo e não milisegundos chega ou tens que googlar para perceber melhor?
alem disso devias deixas o link desses estudo para o pessoal ler e perceber se percebeste bem. boas
LOL, talvez se reler o que disse entenda melhor…. Para já não somos analógicos, somos biológicos.
FPS = Imagem por segundo que é igual a imagem por 1000 milissegundos. Tal como nos monitores, há necessidade de converter/apresentar o “sinal” para uma imagem e isso leva tempo. O nosso cérebro precisa de 13 milissegundo para criar essa imagem. Em grosso modo divides 1000ms (1s)/13 e dá os 77FPS.
Quando se fala em monitores de 60hz isto quer dizer que só conseguem apresentar uma imagem a cada 16,5ms (16,5*60)=990ms que são o tal 1s.
Ms nos monitores é outra história totalmente diferente. Basicamente é o tempo que demora a mudar de uma cor, normalmente preto para branco para preto ou outro tipo que é GtG.
Mas para si aqui vai a fonte. (mas quem manda Googlar também podia ter Googlado)
Dos 13ms;
https://mollylab-1.mit.edu/sites/default/files/documents/FastDetect2014withFigures.pdf
Dos Ms do monitor (cor para cor)
https://www.viewsonic.com/library/tech/what-is-response-time-for-monitors/
Um bem haja…
Adoro filmes com 24fps pois cria um suspense assim seu cerebro complementa a cena. Assistir filmes a 24fps faz com que saibamos inconcientemente que estamos assistindo um filme e nao assistindo televisao a 60fps. Fazer filmes 60fps é para gente amadora que nao tem glamur em reconhecer um classico filme em 24fps. Consigo ver a diferenca de 10fps, 24fps, 30fps, 60fps. Nao tenho monitores acima de 60fps para testar o limite. Provavelmente o limite dos monitores tera como base o calculo os 13ms do cerebro. Mas como nossa taxa de processamento cerebral e visual e coracao é variavel, entao esse limite de 13ms pode ser maior ou menor dependo do estresse. Alguem que pilota um caça com adrenalina no maximo deva enchegar uns 200-300fps. Mas uma pessoa sem estress deve ser 77fps. Entao, deduzo, com a adrenalina e picos de estress no maximo, a taxa de imagem de um monitor sincronizado com olho humano, pode ser que o monitor precisaria de uns 1000fps. Mas acredito que seria picos de estress, portanto voltaria para base normal de calculo. Ou seja, monitores de 300-600fps ja bastam para um humano normal em paz
Enfim, nada melhor que curtir 24fps de um bom filme. 60fps acho ideal para uma programacao de TV, novela, ou telejornal. Viver na normalidade e limitacao é muito bom. Adoro os meus 77fps entao
Antes de bititar, vejam o video
É uma taxa variável e depende de situações. Em situação de perigo, processamos mais imagens de tal modo que parece que o tempo passa mais devagar. Acredito nos 10fps quando estamos em momentos mais relaxados como a ver um filme. Manter altos níveis de processamento de imagem é cansativo por isso é que é variável.
Sou o único que penso que os tradicionais 24fps cinemáticos já deviam de passar a história e aplicar obrigatoriamente os 60fps? Farto de frame cuts e motion blurs em grandes ecrãs. Até um iPhone tem mais fluidez.
eles não tiram os 24 e passam para 60 poor causa da edição, já vieram explicar que passar a fazer filmes de 60fps é o dobro do tempo na edição das imagens do filmes, pois tens mais fotogramas para editar a cada segundo….
Ainda bem que temos ferramentas de Machine Learning para fazer essas edições repetitivas entre frames. #foodForThought
Por outro lado, eu por acaso gosto de ver videos em 60fps, gosto de ver a fluidez….mas muitos preferem não ver…..mas pronto….
Secalhar o framerate das pessoas não é todo igual pois noto diferença de um vídeo a 30fps para 60fps
Será que não notam a diferença ????
24 vs 30 vs 60 Fps
https://www.youtube.com/watch?v=_SzGQkI-IwM
É abismal a diferença!!
O que interessa para o artigo dizer que é youtuber de renome? Não o conheço de lado nenhum por isso para mim é um gajo qualquer. A única coisa que realmente interessa é que é um vídeo de quase meia hora a ouvir um gajo qualquer a falar e que o mais importante vem escrito no artigo. Portanto dispenso totalmente o vídeo.
Eu particularmente consigo ver toda a “tremura”dos filmes em 24fps e em algumas cenas é tanta que me encomoda.
Uma vez assiste um filme em 60fps achei muito melhor, me senti mais imersivo quase que dentro do filme, infinitamente melhor.