Colossal radiotelescópio da China acabou de ouvir um sinal bizarro no espaço
Chama-se FAST e é um colossal radiotelescópio que foi criado pela China. Custou quase 200 milhões de euros e demorou mais de cinco anos para entrar em funcionamento. Este telescópio esférico tem um prato fixo de 500 metros de abertura. Situa-se na cadeia de montanhas na província Guizhou do sudoeste Chinês e é apelidado com uma verdadeira maravilha da tecnologia.
Segundo informações, o maior radiotelescópio completo da Terra detetou um sinal de rádio notoriamente estranho que irradia pelo espaço.
China ajuda a detetar intrigantes Rajadas Rápidas de Rádio
De vez em quando, os radiotelescópios na Terra detetam sinais poderosos de fontes desconhecidas. Estas Rajadas Rápidas de Rádio (em inglês FRB), são frequentemente flashes singulares, mas alguns deles têm sido observados a aparecer repetidamente em intervalos aparentemente aleatórios.
Um sinal em particular, conhecido como FRB 121102, é conhecido por aparecer várias vezes. Agora, o novo colossal radiotelescópio da China ouviu-o alto e claro.
Sinais estranhos e que se desconhece a origem
Ninguém sabe realmente o que cria os FRBs, e isso faz parte do que os torna tão excitantes para os cientistas. Pelo facto de que a maioria deles são explosões únicas, embora outros como o FRB 121102 continuam a repetir, torna o processo que os impulsiona ainda mais misteriosos.
O equipamento da China está pronto para uma revisão final. O projeto poderá assim ficar concluído no final deste mês. No entanto, os cientistas dizem que já usaram o telescópio para detetar um sinal de rádio notoriamente estranho que viaja pelo espaço.
Uma vez aprovada a revisão ao radiotelescópio, o FAST torna-se num telescópio aceite para explorar o Universo. O Fast tem sido aberto aos astrónomos chineses desde abril de 2019. Posteriormente, após a Aceitação Nacional de Construção, ele será aberto a astrónomos de todo o mundo.
Referiu, em comunicado, Jiang Peng, engenheiro responsável do FAST.
FRB 121102 é um fenómeno detetado há pouco tempo
Pese o facto desta rajada, FRB 121102, ter sido identificada pela primeira vez em 2012 pelo Observatório Arecibo em Porto Rico, só voltou a ser detetada recentemente pelo FAST. Mais concretamente foi no dia 30 de agosto. Posteriormente, deu-se uma repetição a 3 de setembro, quando mais de 20 pulsos foram registados. Isso caracteriza este sinal como particularmente persistente.
Este evento particular foi especialmente significativo. Isto porque nenhum outro telescópio na Terra alguma vez detetou tantas repetições do sinal num período de tempo tão curto. Desta forma, este feito do novo telescópio da China poderá ajudar a desvendar os segredos do sinal.
Portanto, olhando para o futuro, o FAST terá as suas mãos cheias, com investigadores à espera de o poder usar na contínua procura por pulsares distantes, elementos como o hidrogénio e, é claro, Rajadas Rápidas de Rádio adicionais.
Este artigo tem mais de um ano
São os ETs a comunicar 😉
Então mas a FRB 121102 não é uma galaxia a 3000 milhões de anos luz?
Os chineses captaram sinais de rádio provenientes da FRB 121102 que outros já captaram.
Novidade – 0´.
Enfim, mostra que o Colossal radiotelescópio da China já capta alguma coisa.
Novidade:
China ajuda a detetar intrigantes Rajadas Rápidas de Rádio
Novidade Importante:
FRB 121102, é conhecido por aparecer várias vezes. Agora, o novo colossal radiotelescópio da China ouviu-o alto e claro.
Assim caso o artig não tenha sido suficiente claro!
Se fosse cientista ia comparar o FRB 121102 com o código Morse talvez houve-se uma surpresa.
Realmente biliões de dólares gastos e dezenas de anos de investigação e nunca ninguém pensou nisso.
Damn… Adoro este blog e sou leitor assíduo.. mas o Português deste artigo valha-me Deus… Ainda fiquei mais confundido…
Tendo em conta o autor, cheira-me que vais ser banido.
Completamente! Ponham revisão nisso por favor…
Bom dia. Realidade tinha umas gralhas que passaram. Obrigado pelo reparo.
Verdade, camarada é de embrulhar o estômago ver tantas opiniões de pseudo-sábios, que dão conta sequer, de escrever corretamente no seu idioma nativo.
Este radiotelescópio foi com construído com este mesmo objectivo. Há décadas que se detetam sinais de rádio vindos do espaço e alguns deles com mensagens bem interessantes. Agora com este radiotelescópio chinês fica mais fácil decifrar “as mensagens” vindas do espaço. E acreditem que ainda vai haver surpresas.
Viva Tiago,
Que tipo de mensagens interessantes tem recebido ?
Consegues explicar um pouco mais !!!
Obg.
Realmente de imaginarmos que aqui pela nossa Terra conseguimos fazer escutas, através de satélites e nao só, de pessoas a falar umas com as outras; então se este ráriotelescópio conseguir fazer escutas pelo universo e se forem idênticas às nossas podemos ter surpresas…
Já não estamos no campo da ficção ciêntifica mas sim numa cada vez mais realidade !!!
Se relacionarmos a outra notícia que por aí anda a circular que também se detectou vapor de água num exoplaneta então podemos estar perto ou ter a esperança de encontrar vida “igual à nossa” numa outra parte do universo.
Igual igual DUVIDO!
Porquê?
Porque por muita água e condições à vida que possa ter, as condições do planeta nunca serão iguais!
(gravidade, atmosfera (ainda que seja por nós respirável), propriedades da água (pode para nós ser imprópria para nosso consumo), etc…
Acredito que haja vida não só em moléculas mas tambem em seres, mas não serão iguais a nós, serão bem diferentes ainda que sejam, eventualmente tão ou mais inteligentes que nós, ou não.
Hahaha gravidade …ets ….planetas….hagsgsg como são idiotas estes humanos hahahahaha
É a surpresa de vir a escutar o lamento de um burro a 3000 milhões da anos luz de distância… Ide c……………… No assunto
ET phone home!
Fui eu …estaca com gases peço desculpa