PplWare Mobile

Quase 50% da poluição por microplásticos provém dos automóveis. Porquê?

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Realista says:

    E os outros 50%?

    • Fusion says:

      Aviões que todos usamos para as nossas viagens de influencer, cargueiros que atravessam o oceano para trazerem coisas que mandamos fazer do outro lado do mundo, poluição provocada por outros países com regras menos rígidas relativamente às questões ambientais que nós moralmente superiores e dizemos que somos todos verdes e enviamos para lá as nossas fábricas, e uma pequena percentagem os veículos de uso pessoal.

      Isto para a poluição no geral.

      Relativamente aos plásticos a culpa é tua, minha e de todos que usamos diariamente plásticos, tudo a nossa volta é plástico, que convenhamos grande parte não é reciclado e fica perdido numa espécie de void no planeta que aparentemente ninguém quer saber ou se preocupa.

      No fundo, a nossa estupidez enquanto espécie que procura ter as coisas o mais barato possível sem pensar nas consequências para o ambiente é que está a rebentar com isto tudo.

      Só aqui numa espécie de desabado, nisto é que o estado deveria meter o dedo, de criar mecanismos ou qualquer coisa que obrigasse as pessoas a reciclar ao invés de andar com as proibições com os carros.

      No meu ver é mais urgente e essencial que todos reciclemos plásticos e abandonemos o seu uso do que propriamente o carrito que temos para ir às compras. Mas isto sou eu.

      • Grunho says:

        A reciclagem é uma burla. Já nos anos 90 se descobriu que a cámara de Gaia mandava separar o lixo para depois juntar tudo e chegar-lhe o fogo. A única solução para a poluição é não fazer compras, sobretudo de produtos com embalagem.

        • Fusion says:

          Lá porque a câmara de Gaia fazia isso, não quero dizer que a reciclagem seja uma burla. Nesse caso a câmara deveria ser multada no caso de fazer isso.

          Mas concordo, as embalagens seja do que for deveriam ser de matérias biodegradáveis, no entanto, e até que se consiga chegar a esse ponto, a reciclagem é o melhor que temos para tratar os plásticos e não ficarem por aí e depois andarmos todos a meter microplástico dentro do corpo.

          Voltando ao tema de Gaia, eu não sabia disso nem nunca tinha lido que eles tinham tal prática, no entanto, aplica-se a todas as autarquias, garantir que os plásticos e restantes ecopontos são reencaminhados para onde devem ser e fazerem a reciclagem corretamente e em caso de incumprimento multas pesadas.

          • ifm says:

            Fusion, isso de multar identidades publicas é o mesmo que tu teres uma conta conjunta com a tua mulher e passares lhe uma multa!!
            O dinheiro sai e entra ma mesma conta hahaha

            E quando é multas da europa ou outro sitio!! é ainda melhor.
            É o mesmo que tu pagares a multa com o dinhro do outros (contribuintes).

            Achas que eu tinha medo de levar uma multa se fores tu a pagar??? nenhum problema.

            As pessoas é que tem de ser responsablizadas e afastadas do Publico para o resto da vida.

            Agora andar a pagar multas com o dinheiro dos outros é facil.

  2. John Travolta says:

    Lembram se dos micromachines? Descobri isso na garagem e tenho verao todo para me entreter, bueda nice!

  3. Andreas Noack says:

    Tudo o que compramos no supermercado está carregado de glifosato. Isso não faz mal nenhum, desde que continue e garantir vidas de luxo para alguns.
    O cerco à nossa independência na mobilidade é para persistir e apertar ainda mais.

  4. Factos says:

    Appsto que este “estudo” exclui a China e India.

  5. Grunho says:

    Quem não gosta de comer micro plásticos evita comprar e usar automóveis.

  6. B@tm@n says:

    Os carros elétricos são nocivos para a saúde e para a carteira.

    • Grunho says:

      E os a combustão são ainda mais novos. Duas vezes mais. A começar pelos pulmões

      • Infinity says:

        Não me digas que a extração da matéria-prima para as baterias e o seu transporte não polui?

        • Grunho says:

          A extracção, refinação e transporte de petróleo polui mais do dobro. Depois ainda é preciso desfazer-se dos óleos que são resíduos perigosos. Quem quer mobilidade limpa só tem uma opção: bicicleta. Ainda por cima é de borla. E se não houver quedas, nem roubos,nem furos nem corrente a sair só há uma coisa a perder – barriga.

  7. Mais um says:

    Ah ah ah ah ah eu sempre disse que os sacos de plástico, nos quais eu separava o lixo, é que eram os maus da fita. Taxados, resolveram-me o problema da separação, vai tudo ao molho e Eles que separem, que eu já paguei a taxa.

  8. Yamahia says:

    As particulas emanadas pelos pneus são o pior veneno com q se pode conviver em meio urbano.
    Pior só mesmo as cidades que admitem o estacionamento de navios cruzeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.