PplWare Mobile

Portugal será atingido por tempestade de poeira do Saara este fim de semana

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. mamba says:

    ainda bem que lavei o carro esta semana…

  2. Luis says:

    Acabei de lavar o carro! Fonix!

  3. Diogo F. says:

    A Madeira também foi severamente atingida na 2a. feira, inclusive resultando na inoperacionalidade do aeroporto.

  4. Profeta says:

    Mas como e que estas tempestades de poeira chegam a Europa ? E dificil de entender isso.

    • Realista says:

      Difícil?

      Faro está a menos de 250km de Marrocos…

    • Há cada gajo says:

      Chegam à Europa ?? E como chegam à Amazónia ?? Ignoras que todo o planeta é um sistema vivo.

      • Profeta says:

        Bem a minha duvida e que isto nunca aconteceu em tempo algum e agora esta a acontecer com alguma frequencia. Nao sei se e a vinganca da natureza ou a vinganca do Chines :p

        • Yamahia says:

          Bom, isto acontece naturalmente desde há milhares de anos.
          Antigamente não se ligava muito a estas questões, nem havia meios para tal, mas as poeiras do Saara foram observadas na Europa já no século XIX. Por exemplo, em 1821, um registo de chuva vermelha em Itália foi atribuído à presença de poeiras do Saara.
          Ultimamente as técnicas de monitorização têm evoluído principalmente desde a década de 50 mas não chegava muita informação â opinião pública.
          Em 1999 lembro-me perfeitamente, ainda andava com um NOKIA 6150 e era considerado a última bolacha do pacote mas não informava nada, o PC que usava embora fosse o último grito tb não dispunha de acesso a informação que hoje um qq Pentium consegue devolver. . Contudo lembro-me perfeitamente de ir várias vezes aos Açores e mesmo à Madeira e admirar como os carros deles estavam sempre limpinhos, enquanto os nossos, volta e meia, estavam todos sujos de lama. Choveu terra, dizia-se na época ahah. Na verdade a comunicação social não falava disso ou a malta não ligava.
          Só há poucos anos começou a ser informado que as poeiras do Saara podem de facto afetar a qualidade do ar, a saúde das pessoas e o meio ambiente em geral, especialmente em áreas urbanas e que os governos devem tomar medidas e lançar alertas à população. Não sabemos se este e o ano que passou foram piores ou melhores que os anteriores, pois a intensidade sempre variou ao logo dos anos em função de certas condições meteorológicas, ventos etc. O que sabemos é que ultimamente se tem falado mais no assunto. Apenas e só isso.

  5. Yamahia says:

    Essas poeiras já chegaram aqui a Loures há pelo menos 2 dias. Vê-se bem nos carros. Ainda por cima chuviscou um pouco o que os deixou com um aspecto imundo pelo q esta tudo pronto para seguir para a lavagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.