Parabéns! Satélite português Aeros MH-1 ganha prémio
O satélite português Aeros MH-1 foi o resultado de uma parceria internacional de Universidades e empresas portuguesas com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Recentemente o MH-1 ganhou um prémio!
O pequeno objeto lusitano orbita a 510 km de altitude (um pouco acima da Estação Espacial Internacional), à velocidade de 7 km/segundo, dará uma volta à Terra a cada 90 minutos. O trabalho deste satélite é estudar os oceanos e enviar as imagens recolhidas para um centro de operações instalado na ilha de Santa Maria e tratadas em Matosinhos - saber mais aqui.
Este nanossatélite vai observar durante os próximos 3 anos o oceano Atlântico em particular.
A Conferência de Pequenos Satélites 2024 atribuiu ao nanossatélite português Aeros MH-1 o Prémio Missão do Ano.
O CEiiA é o proprietário do satélite e foi responsável pelo desenvolvimento da estrutura e pela integração completa, incluindo os testes de qualificação e logística associada ao lançamento. A operação do MH1 será assegurada pela GEOSAT, participada do CEIIA e Omnideia. O MH-1 está equipado com uma câmara Hiperespectral da Spinworks e as comunicações da Dstelecom.
O satélite MH-1 é resultado de uma parceria internacional com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi liderado pela Thales Edisoft Portugal com o CEiiA e envolveu um consórcio de 12 entidades, entre as quais as empresas SpinWorks e Dstelecom e as Universidades do Minho, do Porto e do Algarve, o Instituto Superior Técnico (IST), o CoLab + Atlântico, o Okeanos e o Air Centre.
Mas afinal já há imagens recolhidas pelo Satélite? Podemos ver?
https://ptspace.pt/pt/ola-aeros-mh-1-veja-as-primeiras-imagens-captadas-pelo-satelite-portugues/
O premio de parolice! Um pais como o nosso so serve para os outros disfrutarem da praia e comida, não temos mais nada para oferecer. Somos um pais que gosta de se fazer importante mas completamrente insignificante. Que os espanhois comprem isto
Achas que este prémio saiu do cú? Então já que és tão inteligente porque é que este projecto é assim tão mau?
Esquece, talvez quando sair da adega veja o que o rodeia, até lá não vale a pena.
Eu sou bastante crítico em relação ao comportamento de Portugal e dos portugueses mas neste caso tenho a dizer que Portugal não é e nunca foi insignificante.
Por exemplo do que falo. Após o terramoto de 1755 Lisboa foi a cidade mais moderna do planeta durante um século.
A introdução da batata que salvou a Escócia e o norte da Europa da fome foi feita por Portugal.
Tem de ser dar o devido mérito.
Com os erros, mais e melhores projetos para o futuro.
Totalmente de acordo, o pessoal nunca está contente é porque sim e porque não, enfim.