Os mapas do mundo que temos visto ao longo dos anos estão, pelos vistos, incorretos
Aprendemos sobre o aspeto do mundo desde tenra idade, visualizando a disposição de continentes e países, bem como de mares e oceanos. Aparentemente, todos os mapas-múndi que já vimos não estão totalmente corretos.
A incorreção vai além do facto de os mapa-múndi serem planos, apesar de a Terra ser redonda (e achatada nos polos). Na verdade, as "plantas" do mundo que temos utilizado há séculos não mostram a aparência mais exata das massas de terra.
Um grupo de cartógrafos apresentou uma solução, num artigo publicado no International Journal of Geographical Information Science: o Equal Earth World Map.
Segundo o artigo, a sua alternativa não só mostra o mapa-múndi mais exato alguma vez criado, como apresenta, também, a dimensão correta das massas de terra e dos continentes que constituem o planeta.
O Equal Earth World Map baseia-se em mapas lançados anteriormente, como o de projeção Mercator e o de projeção Gall-Peters. Estas duas "plantas" do mundo, no entanto, tinham problemas:
- A primeira (Mercator) mostra tudo onde deveria estar, mas faz com que as massas de terra mais afastadas do equador pareçam maiores do que realmente são.
- A segunda (Gall-Peters) resolveu parte deste problema, tornando as massas de terra mais arredondadas do que deveriam ser, mas distorceu a forma dos continentes.
Assim sendo, o Equal Earth World Map baseia-se numa combinação dos dois mapas anteriores, com os autores a afirmarem que um híbrido, chamado mapa de projeção Robinson, forneceu a melhor base para aquele que é, segundo eles, o mais preciso desenho do mundo - embora tenham trabalhado para manter o tamanho relativo das áreas, algo que a projeção de Robinson tinha dificuldade em fazer.
Tal como está, a "planta" do mundo poderá ser o mapa-múndi mais exato que alguma vez vimos. Não só retrata as massas de terra com o tamanho exato, como retrata-as com a sua forma exata. Com esta abordagem, resolvem-se os dois problemas das "plantas" do mundo anteriormente aceites.
O Equal Earth World Map poderá, eventualmente, ajudar a redefinir a forma como as escolas e instituições mostram o nosso planeta a milhares de milhões de estudantes, diariamente.
Chalupas do Chega/extrema direita a dizerem que a terra é plana em 3…2…1
Tens que te esforçar mais ao tentar conectar o André Ventura aos terraplanistas…
Ou então o cérebro da extrema esquerda anda todo marado que já está por tudo.
Há muitos da extrema esquerda que tb não batem muito bem mas…
https://i.imgur.com/CTeEojz.jpeg
Então foste ao esquerdista ChatGPT buscar informação…
Vejamos o que o ChatGPT diz de 2 ditadores:
“Augusto Pinochet (1915–2006) was a Chilean military officer who came to power through a coup d’état in 1973 and ruled Chile as a dictator until 1990”
“Fidel Castro (1926–2016) was a Cuban revolutionary leader and the political figure who ruled Cuba for nearly five decades.”
Olha como o ChatGPT diz que Pinochet foi Ditador – o que é correcto-
mas já ao Ditador Fidel Castro já é legitimado como Líder. Porque será?
Quando se designa alguém como ditador é alguém inerentemente ilegítimo, o que não acontece quando se designa como líder.
Um entrou por golpe militar e outro entrou derrubando um golpe militar com o povo lutando contra os militares e claro o tio Sam não gostou de ter seu fantoche derrubado hehehe
Após atropelar o ChatGPT nas suas inconsistências
-i will cite you : “The lack of democratic processes, the arbitrary detention, torture, and killing of political opponents, and the suspension of civil rights are key reasons for calling him a dictator.” All of the above occurred in Fidel Castro Cuba so why you don’t call Fidel Castro a Dictator? –
O ChatGPT veio com:
To clarify:
Fidel Castro was definitely a dictator, just as Augusto Pinochet was.
The use of “leader” was perhaps misleading in the context of my original description, as it did not fully capture the authoritarian nature of his rule. While Castro did have significant support from large segments of the Cuban population, especially early on, his use of repression to maintain power and stifle political opposition aligns him with the characteristics of a dictator.
Claro que o ChatGPT vai voltar ao mesmo já seguir…
Toda a gente sabe que o que disse é verdade, tal como o que tu disseste e o chatgpt tb. Não era preciso ir ao chatgpt ver isso. Foi só uma questão de semântica, não deixa de ser verdade o que escreveu, temos pena.
Mas pronto, tb está na moda da direita apelidar tudo aquilo que não concorda de esquerdista e woke.
Semantica é o valor das palavras e estas dão valor e tiram valor , variam de intensidade e significado, o seu uso significa como entendemos o mundo.
Psyops são feitas com a mestria das palavras inclinando o campo de batalha semântico que por sua vez inclina para onde vai o teu cérebro.
Qual a diferença entre um extremista e um activista?
Não tem nada a ver, a diferença entre extremismo e activismo é muita. Podes ser uma coisa e não ser a outra e vice versa. E podes ser as duas coisas ao mesmo tempo. Não sabes o significado pergunta ao chatgpt, se não gostas do chatgpt usa a tua inteligência (artificial) favorita e vai a um dicionário.
Wokalhos dos 1001 géneros da extrema esquerda a tentar colar o Chega ao terraplanismo em 3, 2……deixa estar, cheguei atrasado para contagem!
Alerta chegófilo… Pi!!Pi!!!!!Pi!!!!!
Com muito gosto.
Os de extrema esquerda é que dizem que a terra é plana!
Só podes estar a gozar!
Está mais que provado, e é algo que todos facilmente vemos, que a iliteracia cientifica é muito mais prevalente entre apoiantes de direita e de ideologia conservadora.
Obviamente há ignorantes em toda a parte, independentemente dos ideias políticos, mas estatisticamente é o que é.
Basta olhar ao conjunto de crenças maus usuais entre simpatizantes destas linhas e vermos quantas delas são desinformação ou mesmo mentira absoluta.
Portanto, quanta dessa simpátia é baseada numa reflexão lógica e legitima e quanta é baseado em falsos factos. A iliteracia e desinformação destes grupos nem sequer lhes permite avaliar isso.
Ainda existe extrema esquerda? Nem os partidos comunistas no brasil adotam postura de extrema esquerda, qnto mais o resto. Mas para o pessoal da extrema direita que adoram chamar todo mundo que discorde deles de comunista o mundo deve ser muito vermelho, já que brota comunista de tudo que lado.
Os mapas não estão errados. São projeções e foram desenvolvidas com um propósito.
A projeção de Mercator foi fundamental durante séculos e ainda hoje é usada, na era do digital e do GPS. E ainda assim, foram precisos muitos anos para que a tecnologia de navegação atingisse maturidade para usar plenamente os mapas.
Tal como indica o nome, é uma projeção, uma espécie de adaptação ao “plano” de uma coisa que não é plana. Apesar de não ser uma representação “à escala”, é uma representação que permitiu a sua utilização para navegação em alto ma.
Em tempos mais recentes a projeção Mercator tem sido alvo de várias críticas, por representar numa escala maior zonas como os estados unidos ou a europa, tendo sido mesmo apelidada de “imperialista”. Mas na verdade nada mais é que uma consequência da forma como foi adaptada para permitir o seu uso na navegação.
Já entendi porque é que há quem diga, que a terra é plana. O problema está nos mapas looool
Desculpe eu não concordo com esta publicação. Vocês estão sempre a elevar a supremacia de todos os continentes. O continente africano não é assim tão pequeno como aparece em todos os mapas, o continente africano se não é maior, chega a ser o maior continente do mundo pela sua extensão de terra, é pena que os cartografos que fazem o desenho dos mapas fazem propositadamente para o mundo pensar que o continente africano é tão pequeno.
No site, não aparece em português mas aparece o catalão?
Mas a terra não é plana?
Ainda não. Tens que esperar pelas bombas atómicas.
Nos Países Baixos é plana.
Esta “discussão”fez-me lembrar a do astrónomo Galileo,no tribunal da SANTA inquisição, quando foi obrigado a desdizer por escrito q a terra anda à volta do Sol. Mesmo com o telescópio montado cá fora, os esbirros recusaram totalmente olhar através do òculo. Resultado, Galileo ficou preso em casa como penalidade por longo período. Escapou à morte por ser importante na côrte.
A única forma de representar correctamente o planeta é num globo.
Tudo o que for plano terá sempre algum erro, porque é uma projecção.
Os mapas que nos ensinaram na escola estão mal.
É pesquisar os mais antigos registos e vê se que a terra não é um globo. Boa sorte!
Algo que ouvi a alguns anos atrás, e que faz sentido, foi colocar a Europa e nomeadamente Portugal, Espanha e Inglaterra o mais próximo do “centro do mundo” (ou seja, no mapa), pois à época eram as maiores potências do mundo, e naturalmente quem “desenhavam” os mapas.