PplWare Mobile

O seu café pode nem precisar de cafeína para o despertar

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. David Guerreiro says:

    Daqui a nada vem o tal ignorante de serviço dizer que o café sem cafeína faz mal por “causa dos químicos” que usam para remover a cafeína.

  2. X says:

    O abuso de substancias e o excesso de tudo leva ao vazio “espiritual”, depois já nada significada nada.

  3. Max says:

    Nunca bebi café descafeinado, mas reduzi bastante o consumo do café.
    Mas já tenho perguntado a pessoas que bebem descafeinado e a resposta é sempre a mesma: “O café faz mal … tomar descafeinado faz menos mal”. Se se perguntar: “Faz mal a quê?”, ou não sabem ou dizem que aumenta a tensão arterial (mesmo que não controlem a tensão arterial, nem saibam se a têm habitualmente alta ou baixa).
    Tirando pessoas hipertensas ou com especial sensibilidade à cafeína – o consumo normal de café, ou seja, até 3 cafés por dia, não faz mal nenhum, nem aumenta a tensão arterial.
    O estudo do post não se mete por esses caminhos. Mas, de certa forma, tranquiliza os “descafeinados” – o efeito de beber descafeinado não é significativamente diferente de beber café normal, designadamente para ajudar a acordar e ficar mais ativo, sem os malefícios (supostos ou reais) da cafeína.

  4. Rui Capucho says:

    A pergunta é se o efeito do descafeínado é próximo do do café mesmo sabendo que é descafeínado? Ou o efeito placebo desaparece?

    • David Guerreiro says:

      Num estudo, os participantes nunca sabem se é o placebo ou descafeinado.

    • Max says:

      Os 20 que participaram na experiência, sensivelmente da mesma idade e condição física, são bebedores habituais de café. Para não haver efeitos colaterais, foram instruídos a dormir pelo menos sete horas na noite anterior à participação. Antes das medições, abstiveram-se de beber café por um mínimo de 8 e um máximo de 11 horas, e não consumiram comida por 2 horas.
      O café tinha sempre o mesmo sabor – um descafeinado a que, num caso, foi acrescentada uma forte dose de cafeína e no outro não (o placebo). Ninguém sabia se estava a beber café com ou sem cafeína.

  5. PeterJOak says:

    “o estudo foi feito com grupos de estudantes…”
    Só comecei a tomar café aos 32 anos. Antes dos 30 somos todos acelerados por natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.