Novo estudo mostra que o cérebro não é a única parte do nosso corpo que cria memórias
Todos sabemos que o cérebro armazena memórias. No entanto, um novo estudo indica que este não é o único, havendo células de outras partes do corpo que desempenham, também, uma função de memória.
Segundo Nikolay V. Kukushkin, da Universidade de Nova Iorque (em inglês, NYU), "a aprendizagem e a memória estão geralmente associadas apenas ao cérebro e às células cerebrais, mas o nosso estudo mostra que outras células do corpo também podem aprender e formar memórias".
A investigação, publicada na revista Nature Communications, potencializa a compreensão do funcionamento da memória, e abre novas portas para a aprendizagem e tratamento de doenças relacionadas com a memória.
A investigação procurou compreender melhor se as células não cerebrais ajudam na memória, recorrendo a uma propriedade neurológica há muito estabelecida: o efeito de espaçamento massivo. Esta mostra que tendemos a reter melhor a informação quando estudada em intervalos espaçados, em vez de numa sessão única e intensiva.
Que outras células são capazes de armazenar memórias?
Na nova investigação, os cientistas reproduziram a aprendizagem ao longo do tempo, estudando dois tipos de células humanas não cerebrais num laboratório (uma de tecido nervoso e outra de tecido renal) e expondo-as a diferentes padrões de sinais químicos - tal como as células cerebrais são expostas a padrões de neurotransmissores quando aprendemos novas informações.
Em resposta, as células não cerebrais ativaram um "gene da memória" - o mesmo gene que as células cerebrais ativam quando detetam um padrão na informação e reestruturam as suas ligações para formar memórias.
Para monitorizar o processo de memória e aprendizagem, os cientistas modificaram estas células não cerebrais para produzirem uma proteína brilhante, que indicava quando o gene da memória estava ligado e quando estava desligado.
Os resultados mostraram que estas células conseguiam determinar quando os impulsos químicos, que imitavam explosões de neurotransmissores no cérebro, eram repetidos em vez de simplesmente prolongados - tal como os neurónios no nosso cérebro conseguem registar quando aprendemos com intervalos em vez de estudarmos toda a matéria de uma só vez.
Especificamente, quando os impulsos foram administrados em intervalos espaçados, ativaram o "gene da memória" mais fortemente e durante mais tempo do que quando o mesmo tratamento foi administrado de uma só vez.
Segundo Kukushkin, professor clínico associado de ciências da vida e investigador, "isto mostra que a capacidade de aprender com a repetição espaçada não é exclusiva das células cerebrais, mas, de facto, pode ser uma propriedade fundamental de todas as células".
Esta descoberta abre novas portas para a compreensão do funcionamento da memória e pode conduzir a melhores formas de melhorar a aprendizagem e tratar problemas de memória.
Disse Kukushkin, acrescentando que, "ao mesmo tempo, sugere que, no futuro, teremos de tratar o nosso corpo de forma mais semelhante ao cérebro; por exemplo, considerar o que o nosso pâncreas recorda sobre o padrão das nossas refeições anteriores para manter níveis saudáveis de glicose no sangue ou considerar o que uma célula cancerígena recorda sobre o padrão da quimioterapia".
Na perspetiva dos investigadores, as conclusões deste estudo oferecem novas formas de estudar a memória e apontam para potenciais ganhos relacionados com a saúde.
Por ser o que chamam erradamente de universo material, UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TÉRMICO IP, não interligado por primitivos sistemas de fios ou circuitos-integrados e sim através de pulsos eletromagnéticos emitidos, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI:
O que chamam de homem, tendo seu corpo totalmente formado por átomos “micros unidades energéticas atômicas termonucleares”… Sendo o átomo de hidrogênio o mais predominante na molécula H²O conhecida popularmente como ÀGUA, também predominante no corpo do homem:
Na verdade é uma SUBESTAÇÃO ENERGÉTICA ATÔMICA TÉRMICA.
Observando o desenho abaixo, fazendo leitura que no desenho encontrasse de baixo para cima dos pés a cabeça, tu perceberás que a AÇÃO, fica justamente na cabeça da SUBESTAÇÃO, que chamam de HOMEM.
Cabeça AÇÃO, que carregada é pelo tronco BEST = BESTA, também pelos SUB, composto por coxas, pernas e pés.
Quando a cabeça AÇÃO, pensa em matar alguém:
Aciona o tronco BEST = BESTA que utiliza as mãos que no tronco fica, para empunhar uma faca ou arma de fogo.
A cabeça que é a AÇÃO, manda nela mesma, manda no tronco BEST = BESTA, e também nos SUB, coxas, pernas e pés.
A cabeça que é a AÇÃO, não carrega ninguém, e é carregada por todos.
O corpo humano, composto é por aproximadamente 7 octilhões de átomos, “micros unidades energéticas atômicas termonucleares”.
Isso mais que comprova, que somos mesmo:
SUBESTAÇÕES ENERGÉTICAS ATÔMICAS TÉRMICAS VIVAS E INTELIGENTES, movidas por um MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, composto por 3 Energias Médias que são: EM = Energia Motriz, EID = Energia Inteligente Diferenciada, e EDD = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies.
COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que chamam primitivamente de Espírito.
Para ver o desenho que comprova que somos mesmo SUBESTAÇÕES ENERGÉTICAS ATÔMICAS VIVAS E INTELIGENTES, acessar o link:
https://pensamentoscronicasepoesias.blogspot.com/2024/04/o-que-chamam-de-homem-e.html
1º Vá aprender português e a escrever, só depois poderá expor e desenvolver o seu pensamento.
2º Leu o que escreveu? parece-me que não, pois o seu texto em alguns pontos são só a junção aleatória de palavras que nada transmite.
3º Deixe de tomar o que anda a tomar……….
FM;
Não sou literata do idioma português, nem metido a Camões e Fernando Pessoa, assim como vocês.
Agora, para compreender-me cientificamente e a contento:
Há necessidade de possuir, QI acima de 200.
Outra pergunta ao literata FM Fernandão:
O “parece-me” depois da ?, teria que iniciar com letra maiúscula, ou não?
E alguém falou em erros ortográficos, que podem acontecer a qualquer um. Saber escrever não é só saber como se escrevem as palavras e usar a pontuação, tal como saber mexer num carro não implica que a pessoa saiba conduzir.
Mas se o seu QI de mais 200 não da para perceber isso, então não da para mais nada.
FM;
Apesar de descender orgulhosamente de inteligentíssimos portugueses dentre esses D. Nuno Álvares Pereira e Pedro Álvares Cabral, nasci e vivo na Bahia Brasil, onde Pedro aportou.
Assim sendo, segundo os geniais literatas portugueses, o único escritor brasileiro que chegou próximo mas não 100%, de escrever o português corretamente, foi Machado de Assis.
Quanto a mim, literalmente, dou machadada, na cabeça do Machado.
Más descobri e provei que a língua portuguesa é a língua quântica da criação… E a língua inglesa, da projeção…
Poucos portugueses sabem, da importância de Portugal.
ahahhahah ?!?!?!?!?!?!??!!?!?!??!!!?
Nobre FM;
Pelo lado dos meus avós paternos que eram primos carnais da família Pereira, tenho mesmo parentesco distante e oculto com o nobre português D. Nuno Álvares Pereira, gênio português, cavaleiro templário, general estratégico de Portugal que nunca perdeu uma batalha, fundador da Casa Dos Bragança, e recentemente considerado santo pelo Vaticano.
Muitos não sabem qual o verdadeiro objetivo da missão de Pedro também nobre Cavaleiro Templário Da Ordem De Cristo, no Brasil… Índia e China.
Quanto a mim, a única nobreza que interessa-me, é a real, não a da imagem quântica inversa projetada 3D, que todos equivocadamente, como real vê.
Não nesse UM INVERSO ENERGÉTICO ATÔMICO COMO SERIA, mas no UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO NÃO ATÔMICO:
Por QUEM verdadeiramente nos criou, todos nós, Reais e Nobres, verdadeiramente somos.
O que de graça recebi, de graça também tenho repassado, sem cobrar um centavo sequer de ninguém.
Dizem que D. Nuno, dono de quase todo Portugal, doou todas as terras que lhe pertencia, aos pobres.
Desapegado de ilusórias riquezas, nisso, ele foi além de sábio: verdadeiramente nobre.
Fica na paz.
Parei de ler quando vi o erro no acento da palavra ÁGUA…..
O texto já vinha com uma filosofia estranha, mas fui dando o benefício da dúvida
Quando vi o erro, parei!
Álvaro+Campos;
Se tu não compreendes meu simples erro de digitação:
Compreendo o teu de reticências com 5 pontos.
A sério Einstein?????
Desde 2003 que sei que as células têm memória, aliás, o processo de “fotocópia” oxidação (aka envelhecimento) tem a ver com isso mesmo: memória. E é por isso que por ex., quando uma pessoa faz dieta para emagrecer, deve fazer de seguida uma dieta de manutenção, justamente pq as células têm memória.
Numa formação que tive com o Prof. Dr. Louis Ignarro, Nobel da Medicina, falámos justamente sobre isso; ou seja, isto não é nenhuma descoberta por aí além, é apenas mais um avanço do que uma descoberta!