A nave espacial Boeing Starliner completou com êxito o seu voo de regresso à Terra sem tripulação, anunciou a NASA esta noite. O regresso terminou o mais recente teste de voo da Starliner meses mais tarde do que o previsto e deixa a sua tripulação original, os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, a bordo da Estação Espacial Internacional até ao próximo ano.
A Starliner aterrou pontualmente às 05:01 da madrugada deste sábado (hora de Portugal continental) no porto espacial de White Sands, no Novo México, segundo a NASA.
Os funcionários da agência saudaram o sucesso da descida:
Estou extremamente orgulhoso do trabalho que a nossa equipa colocou em todo este teste de voo e estamos satisfeitos por ver o regresso seguro da Starliner. Apesar de ter sido necessário devolver a nave espacial sem tripulação, a NASA e a Boeing aprenderam imenso sobre a Starliner no ambiente mais extremo possível.
Disse Ken Bowersox, administrador da Direção de Missão de Operações Espaciais na sede da NASA em Washington.
NASA and Boeing welcomed #Starliner back to Earth at 12:01am ET (0401 UTC) on Saturday, Sept. 7, following the uncrewed spacecraft’s landing in New Mexico—concluding its flight test to the @Space_Station: https://t.co/rOrGmEZtgP pic.twitter.com/LUqnGfuDME
— NASA (@NASA) September 7, 2024
Segundo partilhou Steve Stich, diretor do Programa de Tripulação Comercial da NASA, em comunicado, este foi um importante voo de teste para a NASA, preparando-nos para futuras missões no sistema Starliner.
A nave Starliner foi inicialmente lançada apesar de fugas de hélio que a NASA considerou estarem dentro dos limites aceitáveis.
A agência espacial atrasou então o voo de regresso depois de ter encontrado mais fugas e problemas com os propulsores de controlo de reação da Starliner.
Espera-se que os astronautas Wilmore e Williams regressem a bordo de uma cápsula Space Crew Dragon da SpaceX quando a missão Crew-9 da NASA terminar no início de 2025.