Pplware

Nave Boeing Starliner completou o seu regresso solitário à Terra

A nave espacial Boeing Starliner completou com êxito o seu voo de regresso à Terra sem tripulação, anunciou a NASA esta noite. O regresso terminou o mais recente teste de voo da Starliner meses mais tarde do que o previsto e deixa a sua tripulação original, os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, a bordo da Estação Espacial Internacional até ao próximo ano.


A Starliner aterrou pontualmente às 05:01 da madrugada deste sábado (hora de Portugal continental) no porto espacial de White Sands, no Novo México, segundo a NASA.

Os funcionários da agência saudaram o sucesso da descida:

Estou extremamente orgulhoso do trabalho que a nossa equipa colocou em todo este teste de voo e estamos satisfeitos por ver o regresso seguro da Starliner. Apesar de ter sido necessário devolver a nave espacial sem tripulação, a NASA e a Boeing aprenderam imenso sobre a Starliner no ambiente mais extremo possível.

Disse Ken Bowersox, administrador da Direção de Missão de Operações Espaciais na sede da NASA em Washington.

Segundo partilhou Steve Stich, diretor do Programa de Tripulação Comercial da NASA, em comunicado, este foi um importante voo de teste para a NASA, preparando-nos para futuras missões no sistema Starliner.

A nave Starliner foi inicialmente lançada apesar de fugas de hélio que a NASA considerou estarem dentro dos limites aceitáveis.

A agência espacial atrasou então o voo de regresso depois de ter encontrado mais fugas e problemas com os propulsores de controlo de reação da Starliner.

Espera-se que os astronautas Wilmore e Williams regressem a bordo de uma cápsula Space Crew Dragon da SpaceX quando a missão Crew-9 da NASA terminar no início de 2025.

Exit mobile version