PplWare Mobile

Este fim de semana poderá testemunhar o fenómeno incomum da microlua cheia


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. João Pereira says:

    Coisas da lua!

  2. Nuno V says:

    O artigo não está muito claro. A micro lua não é assim tão perto de ser raro. Em média acontece duas vezes por ano, tal como a super lua. Acho que se estão a referir à lua da colheita quando esta é uma micro lua.

    No entanto, nomes como a lua da colheita, do caçador, azul,… não têm qualquer significado cientificamente. Mesmo o termo micro lua e super lua não são termos técnicos.

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Não há nenhuma lua cheia nem sequer microlua cheia !! Hoje,Sábado,dia 14 de Setembro,é que entra a lua cheia.Ontem,Sexta-feira,dia 13 de Setembro,foi o último dia do quarto crescente !! Vamos lá ver se nós entendemos. 😐

    • Nuno V says:

      Presumo que o pplware se estava a referir ao dia 13 de Setembro de 2019 23:32 (CST), não ao horário de Portugal continental.

      A fase que precede a lua cheia é a crescente convexa, não o quarto crescente. Quarto crescente representa, tal como a lua cheia, nova e quarto minguante, um instante apenas. Tanto o quarto crescente como o quarto minguante acontecem apenas quando se encontra iluminado metade do lado visível da lua. Imagina um diagrama com o sol, a terra e a lua, para simplificar vamos imaginar que a inclinação da orbita da lua é precisamente 0º relativamente á eclíptica. O quarto minguante e crescente acontecem quando a lua se encontra precisamente a 90º relativamente à terra e sol. São pontos específicos da orbita da lua relativamente à terra e sol.

  4. Ramiro says:

    “A natureza é particularmente cooperante ao dar-nos Luas cheias perto do horizonte após o pôr do sol“…
    Adoro…
    É lua cheia justamente pq está oposta ao sol pelo que naturalmente a lua nasce quando o sol se põe. Tal como é nova no oposto.
    Ou seja, é uma consequência. Não uma cooperação da natureza 🙂

  5. Ramiro says:

    “A natureza é particularmente cooperante ao dar-nos Luas cheias perto do horizonte após o pôr do sol“…
    Adoro…
    É lua cheia justamente pq está oposta ao sol pelo que naturalmente a lua nasce quando o sol se põe. Tal como é nova no oposto.
    Ou seja, é uma consequência. Não uma cooperação da natureza 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.